Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Literatura 02/07/2012

Com você não tem segredo
Gosto de ler os livros e sempre ter a perspectiva de uma palavra que possa defini-los. Na íntegra, faço isso com tudo: coisas, pessoas e situações. Eis que procuro na minha cachola uma única palavra que expresse o que preciso. Adoro!

E Ainda não te disse nada (236 páginas, Ed. Porto 71) de Maurício Gomyde - não iria fugir da minha rotina espacial. A palavra refletiva foi Destino, que segundo o dicionário Aurélio significa ‘1. Sucessão de fatos que podem ou não ocorrer, e que constituem a vida do homem, considerados como resultantes de causas independentes de sua vontade; sorte, fato. 2. O futuro. 3. Aplicação, emprego. 4. Lugar onde se dirige alguém ou algo; direção.’

“Sempre ouviu que cada um é o resultado de suas escolhas e experiências. Mesmo que imperceptíveis, uma palavra, uma cena, uma situação, essas mínimas coisas são capazes de mudar uma pessoa. Para melhor ou pior. A passagem de Júlia por sua vida foi rápida e transformadora, mas só agora pôde dar-se conta daquilo.”

Marina, protagonista da história, sentirá que a força das palavras escritas com paixão podem direcionar nossas vidas à rumos jamais pensados. Que as palavras possuem vida própria e que são capazes de nos fazer repensar nossas próprias perspectivas junto à vida. Que tempo e espaço não são capazes de apagar a chama da paixão que reside em cada coração humano. E que tudo que é construído com amor e paixão eleva-nos ao cosmo.

O que primeiro prendeu minha atenção no livro foi a capa. Achei-a super poética. Ainda continuo vidrada na capa, é linda! Árvore, cartas, violão e cadeira de balanço são iguais à vida, evolução, comunicação, registro, constituição, instrumento, música, assento, repouso, descanso e paz. Afirmo que essa é uma interpretação pobre, mas que traz um resumo do que senti ao vê-la.

Veja resenha completa no Literatura:

Kelly SB 13/06/2012

APAIXONANTE!
"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...

Eis mais uma perfeição de Maurício Gomyde! É o seu segundo livro e a diferença do primeiro é gritante! Ok, eu amei O Mundo de Vidro! ele possui uma história linda e envolvente, mas nada que se compare a Ainda Não Te Disse Nada, que além de possuir essas duas características indispensáveis em um bom livro, ainda é surpreendentemente apaixonante!

Marina Albertini, de família italiana, mora em São Paulo. Estuda moda e sonha em ser uma estilista de sucesso. Trabalha em uma agência dos Correios, envia e recebe encomendas de todos os lugares do mundo e pensava que ninguém mais, com a correria da vida, parasse para escrever cartas, até que um dia, por acaso? Destino? Eu acredito mais que por "aproveitamento de situação" rs uma veio parar em suas mãos e ela entrou em uma história que jamais pensou que pudesse viver. Não vou detalhar muito pra não estragar a surpresa maravilhosa que esse livro revela.

Marina tem duas amigas, Francesca e Thaís, que estão sempre ao seu lado. Francesca é divorciada e tem uma filha, Ciça. Thaís é escritora, namora Antônio há um certo tempo e também estuda moda. As três são da mesma turma na faculdade.

A história gira basicamente em torno de Marina, que é do tipo romântica ao extremo que sonha em encontrar o seu príncipe encantado. Porém, tem sempre um pé atrás nos relacionamentos, acredita que existe alguma coisa de errado com ela e que nunca vai encontrar seu verdadeiro amor, alguém que te complete e que seja o homem dos sonhos de qualquer uma.

Quando eu disse que a diferença entre os dois livros do autor é gritante eu me referi à estrutura geral da obra (não adianta, pode parecer loucura, mas eu sempre comparo um livro com o outro). Maurício escreveu de forma simples mas tão bem escrita, que nos permite entrar no mundo secreto de Marina e sentir cada emoção das cartas que ela recebeu ou escreveu, como se estas tivessem sido escritas a nós ou por nós mesmos...

Leia a resenha completa em: http://cademinhafluoxetina.blogspot.com/2012/06/na-cabeceira-003-ainda-nao-te-disse.html
Marina 15/06/2012minha estante
Eu também penso que ninguém mais escreve cartas hoje em dia. E olha só, a personagem tem meu nome rsrs'

Kelly SB 15/06/2012minha estante
Menina, por falar em ninguém mais escrever cartas, eu to participando de um clube onde a gente troca cartas! Recebi a primeira hoje com vários marcadores, amei!

Marina hahhaha a personagem tbm é gente boa! sorte sua rs

pordiegofranca 09/06/2012

Ainda não te disse nada
Realmente o título do livro já é uma surpresa. Surpreendente também é a emoção que o autor desperta num livro com palavras e um modo simples e divertido de ser escrito.

Cartas de amor tornou uma raridade nos dias atuais e é sobre isso que Maurício Gomyde aborda em seu livro.
A história de uma bela moça do interior que saiu de sua cidade para tentar a vida em São Paulo. Sonhando em ser uma estilista famosa, Marina corre atrás de seu sonho todos os dias com garra. Em seu trabalho num correio conhece uma garota que vai mudar a sua vida. E é aí que aparece a idéia de que "ainda não te disse nada".

É um livro divertido, romântico e bem fácil de ler. São palavras simples e que conseguem emocionar fácil o leitor. Não perca tempo e procure esse livro. Com certeza vão amar.

Nati 02/06/2012

Veja mais em: meninadelivro.com.br
Desde a capa eu já estava conquistada. É linda! O livro chegou quando eu estava lendo O Noivo da Minha Melhor Amiga, e dei uma super apurada nele pra poder começar a ler Ainda Não te Disse Nada no mesmo dia. Eu já fiz resenha de O Noivo da Minha Melhor Amiga, mas como o sorteio do livro do Mauricio acaba dia 20, achei melhor colocar a resenha antes, já que eu estava devendo.

O livro conta a história de Marina Albertini, uma garota de família italiana do interior, que vai para São Paulo para cursar moda e tentar virar uma estilista famosa. Claro que para chegar lá não é fácil, e enquanto seus sonhos não se realizam, Marina vai dividindo seu tempo entre o trabalho nos Correios, os desenhos e a faculdade.

Até que um dia ela e Jane, sua colega de trabalho, estavam comentando como ninguém mais manda cartas românticas e fofas nos tempos de hoje. Um tempinho depois, uma mulher entra e manda uma carta. É, uma carta. Não uma conta, nem nada desse tipo. Uma carta!

Marina acaba conversando com a tal mulher que mandou a carta um dia, e descobre porquê e para quem ela mandava aquelas cartas. Tão logo, Marina se vê mandando cartas para Portugal como se fosse outra pessoa. Confuso, não? Até que sim, mas a narrativa de Mauricio é impecável e tudo flui de um jeito ótimo. Acontece que Marina, sem querer, começa a fazer parte do programa Anjo Carteiro, mandando cartas para um velho senhor de Portugal, como se fosse Milena, uma pessoa muito especial para ele.
Marina se vê apaixonada pelas palavras do homem, mesmo sem nunca sequer tê-lo visto. Até que eles se encontram... Mas isso eu deixo reservado para quando vocês lerem! Haha.

Ainda Não te Disse Nada é super leve, flui maravilhosamente. É bem romântico e fofo. O final foi o melhor, se bem que eu já desconfiava há muito que aquilo poderia acontecer.

TriBooks 09/05/2012

Resenha do TriBooks - Ainda Não te Disse Nada
Esta resenha foi publicada no blog TriBooks
(http://tribooks.blogspot.com)

Assim que surgiu a oportunidade de firmar uma parceria com o autor Mauricio Gomyde fiquei muito entusiasmada, pois há tempos queria ler "Ainda não te disse nada" e esta seria a ocasião perfeita. Mauricio Gomyde é paulista, são-paulino (ganhou mais ainda minha simpatia), mora em Brasília e tem muitos talentos: canta, escreve e compõe. Creio que assim como um pintor deixa suas digitais nos quadros que pinta, um autor também deixa transpassar para o papel um pouco daquilo que ele é, e o que cerca seu cotidiano.
O enredo que Mauricio constrói é cheio de citações a músicas e cantores. A história possui sua própria trilha sonora que pode ser ouvida pelo leitor no canal do youtube. Resumidamente, "Ainda não te disse nada" conta a história de Marina, uma típica menina do interior que trabalha e luta para tornar-se uma estilista famosa. Sua família tem uma padaria e ela deveria seguir os passos de seu pai e assumir os negócios, mas a vida que ela quer construir está muito longe dali. Ela é estudante de moda e trabalha em uma agência dos Correios para poder sustentar-se até terminar os estudos e construir uma carreira estável. Em um dia de trabalho, Marina e uma amiga conversavam sobre como as pessoas não escreviam mais cartas nos dias de hoje. Mas por obra do destino, ela se vê com uma correspondência nas mãos, que mudará o curso de sua vida.
Marina pode ser qualquer um de nós: ela tem seus sonhos e corre atrás de torná-los concretos, trabalha, estuda e divide seu tempo entre sua família e amigos. As amigas de Marina, Francesca e Thaís são personagens cativantes. Com seus dramas pessoais, paralelos a vida de Marina, elas trazem mais vida para a narrativa. Thaís quer ser escritora, e vive com um gravador para não perder frases de efeito e potenciais novos personagens para suas histórias. Já Francesca tem uma filha e fica dividida entre voltar com seu ex ou seguir em frente. Mas ambas são engraçadas, descontraídas e são como a família de Marina em São Paulo.
Entre as idas e vindas de sua vida, Marina mal sabe o que o destino reservará para ela e que sua vida tomará rumos não traçados por ela. Uma personagem bonita, mas que não se deixa ter vantagens por conta de sua beleza, decidida, sonhadora, mas sem tirar os pés do chão. Mauricio escreve de forma inspiradora, leve e descontraída, incrementando o grande time de escritores brasileiros que tem surgido a cada dia.

Citações

"A vida real não tem paixão. A fantasia tem." Página 123

"Passaram o final da noite conversando. Não mais sobre homens. Naquela noite, eles não mereciam." Página 149

Boa Leitura,

Equipe TriBooks - Paula

TRISORTEIO (Até 30/05/2012) - http://tribooks.blogspot.com.br/2012/04/resenha-ainda-nao-te-disse-nada-de.html

House of Chick 04/05/2012

“Ainda não te disse nada” conta a história de Marina, uma jovem muito bonita que sonha em ir para cidade grande. Filha de um italiano padeiro ela não deseja seguir com os negócios da família. Quando surge uma oportunidade Marina vai para São Paulo em busca dos seus sonhos: achar um amor para sua vida e seguir uma carreira de moda, já que ela quer se tornar uma estilista renomada.
Precisando de um emprego para pagar as suas despesas em sua nova cidade, Marina realiza um concurso público para trabalhar nas agências dos Correios. Ela não esperava ir trabalhar nos correios, já que isso nunca fora parte dos seus planos, mas acaba sendo lá que a nossa protagonista vai trabalhar.
Em seu trabalho ela fica pensando que ninguém manda mais cartas de amor, a maior parte das pessoas enviam pacotes. Quando ela repara em uma garota ruiva que vai repetidas vezes ao correio enviar cartas, ela fica interessada em saber sobre a história da menina, já que não é muito comum as pessoas escreverem cartas nos dias de hoje.
Mas assim que ela tem oportunidade de conhecer a tal ruiva, ela fica sabendo que o seu nome é Julia e que ela trabalha mandando cartas como se fosse outras pessoas. No início, ela acha que aquilo tudo é errado, já que Julia está enganando pessoas, mas depois de um tempo analisando a situação ela entende que ela pode estar ajudando alguns idosos solitários e transformando seus dias e suas vidas para melhor.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/01/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html

Danni 28/04/2012

"[...] Ela não queria levar e trazer histórias. Queria ser uma história..."
"...Largo a espera e sigo o sul.Fica forte,sê amada.Quero que saibas que ainda não te disse nada...Pede-me a paz,dou-te o mundo..."

Marina trabalha nas agências dos correios, e sonha em ser uma estilista famosa. O que ela não esperava é que com a tecnologia de hoje em dia, em e-mails, pessoas ainda escrevessem cartas.E é numa dessas que muda sua vida...

Ainda não te disse nada, é um livro bem seção da tarde. Gostei da estória, é emocionante. A única coisa que me incomodou um pouco foi o diálogo dos personagens "português bem popular".
Tirando isso, vale apena ler o livro!

Nathália 22/04/2012

Marina trabalha em uma agência dos correios, e percebe que ninguém mais manda cartas. Todos acreditam que os correios servem para despachar encomendas e pagar contas. Ninguém mais vive o romance a distância como antigamente.
Um dia, ela descobre que sua teoria está errada e uma bela jovem ruiva aparece, no primeiro lugar da fila para postas cartas com um enorme sorriso no rosto. A partir daí tudo começa a mudar.
Certo dia seu chefe lhe pede para confirmar se o dono de uma certa caixa postal ainda a quer ativa, porem ela não encontra ninguém, e descobre que a dona dessa caixa postal nada mais é que a bela jovem ruiva, ela leva a carta para casa e descobre se tratar de um senhor se comunicando com seu antigo amor.
Marina vive então o dilema de responder ou não a carta.
Em meio a tudo isso ainda tem que frequentar suas aulas de moda para realizar seu sonho de ser uma estilista famosa.

----------------------------------------------------

Simplesmente adorável!!! Não tem como não se apaixonar pela linda história presente nesse livro.
A leitura é rápida e nos conquista a cada página. Sempre queremos saber qual será o próximo passo, o que vai acontecer com Marina, sua família e amigos, e se finalmente ela conseguirá encontrar o amor de sua vida. Esse suspense nos leva até a última página com uma rapidez surpreendente. Li esse livro em dois dias, isso porque estava caindo de sono, literalmente.
- Alô.
- É do “O Anjo Carteiro”?
- Sim?
- Oi, conheci se trabalho pela internet. Fiquei interessada no serviço e queria saber detalhes...
Página 29.
Eu sabia como o Mauricio escrevia, pois li O Mundo de Vidro, mas não esperava que houvesse uma melhora tão significativa de um livro para o outro. É simplesmente espantoso como ele melhora de O Mundo de Vidro para Ainda não te disse nada. Fiquei surpresa. Mas foi uma surpresa boa.
Os personagens amadurassem ao longo do livro. Marina é um bom exemplo.
No começo ela era insegura, tinha medo de tomar algumas atitudes e acabar quebrando a cara. Ao final da última página ela havia crescido como pessoa e no ambiente de trabalho.
Suas amigas também crescem como pessoas ao longo da história, pois conseguem ajudar Marina apesar de seus problemas pessoais e abrem sua mente para o que possa acontecer em suas vidas ou na vida da amiga.
A única coisa que realmente me intriga na escrita do Mauricio é sua capacidade de deixar o final em aberto e ao mesmo tempo deixando o final implícito em suas últimas palavras. Cabe a nós, leitores imaginar o que realmente aconteceu ou implorar de joelhos ao autor que escreva uma continuação.
A diagramação do livro é simples. Não me lembro de ter encontrado muitos erros de digitação. Mas o que realmente quero destacar é a belíssima capa desse livro. A que retirei do Skoob contem apenas a parte da frente, mas juntamente com a parte de trás forma um belo cenário. Esse livro é daqueles que conquista pela capa e pelo capricho.

luzuanon.appromances 22/04/2012

LEIA MAIS:http://www.apaixonadaporromances.com.br/2012/03/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html

Máh Bracho 20/04/2012

Em uma manhã precisava ir ao centro da cidade e resolvi ler esse livro levei comigo e comecei a ler dentro do ônibus e lá mesmo comecei a rir com “uma discussão” entre Marina e Dona Jane, sobre o envio de cartas e o de e-mail e ninguém escreve mais, elas quase fizeram uma aposta.
O engraçado era que estava indo justamente ao correio postar 8 cartas que tinha na bolsa, eu escrevo cartas! =D
Achei um livro simples, moderno e bem fácil de ser lido.
Seus capítulos são pequenos e a história por ser bem na atualidade, dá a sensação de que estamos participando da história, me divertir e me identifiquei bastante com esse livro, gosto de todas as músicas que foram citadas.
Conheço alguns locais mencionados pelo escritor e quando for ao Shopping da Paulista vou lembrar-me das meninas nele.
Achei o vizinho de Marina, Otavinho, uma graça, bem divertido mais muito imaturo para a idade e me perguntei que garoto ainda se comporta dessa forma hoje em dia?
Não fui muito longe, meu sobrinho Mateus de 15 anos, é igual! ¬¬¨¨
Enfim, amei a história e o autor foi muito esperto ao findar o livro e nos deixar à imaginar....
Eu queria que tivesse mais!
Ps:. Está aí um livro que gostei tanto que futuramente estarei lendo novamente.
Aaah, não podia deixar de falar que ganhei do próprio autor e o melhor veio autografado
uhuuullLLL
Beijos da Mah ;*

Aninha 17/04/2012

Ainda não te disse nada
Marina é uma garota romântica, advinda de uma cidade interiorana, que mora em São Paulo e trabalha numa agência de correios. À noite, ela vai para a universidade com o intuito de estudar o que ama: moda. Lá há um jovem professor por quem todas as aluna suspiram, com exceção da personagem principal. E talvez por isso mesmo, o homem se mostra muito interessado nela. Contanto, mesmo tendo “o” cara, ela não se sente satisfeita.

Um cotidiano comum e monótono. Mas isto acaba quando uma carta super apaixonada vem parar em suas mãos. Não se sabe a respeito da destinatária e Marina decide assumir seu papel. A troca de cartas se torna constante e a moça se perde em meio às palavras apaixonadas do remetente.

Embora existam vários obstáculos entre os dois, Marina descobre o poder de uma paixão avassaladora – e apenas por meio de papeis. Porém, depois de ambos envolvidos, como expor sua verdadeira identidade?

Eu amei a história. É realmente envolvente e terna. Me identifiquei bastante com o desejo secreto de encontrar um príncipe encantado. E o pior, e muito provável, é a possibilidade de achar um sapo no meio do caminho. Mas, a melhor escolha é seguir o coração através daquilo que nos traz a verdadeira felicidade. E essa descoberta pode causar grandes surpresas.

Continue lendo: http://muchdreamer.blogspot.com.br/2012/04/ainda-nao-te-disse-nada.html
Silvia 25/05/2012minha estante
Nossa vc escreve muito bem mesmo, parabens, e este livro só vejo elogios, um dia tenho que lê-lo também ;-)

Endry 17/04/2012

Eu li: Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde
Ler "Ainda não te disse nada" foi extremamente emocionante! O Mauricio tem uma bela escrita! Eu estava repleta de expectativas para com o livro, pois não havia lido nenhum do Mauricio ainda e não me arrependi nem um pouco, o livro é maravilhoso!
Marina, a personagem principal, mora em São Paulo, vinda de uma cidade do interior, para estudar e viver aquilo que ela mais ama: Moda! Ela é inspiradora, possui tudo que uma garota poderia amar, mas ainda não está 'completa'. Nisso, aparece o toque mais incrível que já li: ela começa a trocar cartas com um "desconhecido"... Não posso contar mais, pois senão é spoiler. Mas só digo uma coisa: é super recomendadíssimo! Uma das melhores leituras deste ano! O Mauricio conseguiu me ganhar, hihi :)

Juliana ;* 08/04/2012

Como deixa bem claro em todo o livro, Marina não nasceu para levar e trazer histórias, nasceu para ser a história, e é. É romântica e sensível sem deixar de ser realista e independente. Apesar de sonhar e manter os seus sonhos, mantêm os pés no chão e luta para alcançar os objetivos estipulados.Tem a sua personalidade e suas manias. A mais marcante, no meu caso, foi a de fazer listas de músicas de acordo com a inical do cantores ou das bandas. Isso é muito interessante porque causa uma certa identificação com os leitores, ou pelo menos causou em mim. Em todos os momentos da minha vida eu tive uma música que acompanhasse. Como se representasse tudo aquilo que sentia.

Por estar tão acostumada a apenas receber encaminhar encomendas e efetuar pagamentos de contas, se surpreeende quando uma moça jovem e bonita vai até o correio entregar uma carta, escrita a mão. Com o avanço da tecnlogia e com o uso frequente da Internet ninguém mais enviava cartas, muito menos escritas com paixão. Marina ficou tão impressionada com a garota, que ao encontrá-la num café que costumava frequentar para desenhar e ler sobre as últimas tendencias da moda, decidiu conversar com ela e matar sua terrível curiosidade. E é a partir dai que sua vida muda radicalmente.

Apesar de não ser o primeiro livro que li do autor, "Ainda não te disse nada" me surpreendeu de forma muito positiva.

É interessante perceber que apesar do autor ter sim o seu modo de escrever, apesar dos seus livros serem romãnticos e ao mesmo tempo engraçados, eles são diferentes. Eles contam histórias diferente de formas diferentes apesar de ambos carregarem a mesma essencia. E o Maurício, soube fazer isto de forma muito bem feita, pois soube manter o bom humor, que foi o que mais marcou em "O Mundo de Vidro", porém de forma mais sutil. Como se tivesse ocorrido um amadurecimento das obras.

É como se os leitores acompanhassem este amadurecimente e amadurecessem junto com o livro.

A Marina consegue sair do rótulo de mocinhas frágeis, inseguras e vítimas de determinada situação sem deixar de se encaixar neste grupo. Porque apesar se ser frágil ela e forte, apesar de ser insegura ela é confiante e apesar de ser vítima de uma situação, não encara desta forma. É uma mulher, uma mulher normal, com altos e baixos. E talvez seja isso o que me encantou no livro, além da fantástica história de amor é claro.

O livro é completamente envolvente, talvez por ser realmente real. Quando lemos, é como se estivessemos vendo de fato os seus personagens e seus cenários. Com se estivéssemos ouvindo as músicas com a Marina. O livro desperta em cada um, sentimentos diferentes e em momentos diferentes. É como se nos transformassemos em Marina, que por sua vez se transforma em Milena. Enfim, é como se fossemos mais um "M" da história.

Além de tudo isso, é satisfatório ver que todos os personagens presentes no livro, desde o atendente do café até a própria Marina tem grande importância no decorrer da história. Essa característica faz com que cada pessoa se identifique de verdade com os personagens, uns mais outros menos. Mas, como não poderia deixar de ser, o livro tem momentos de muito humor. Os diálogos entre Marina e as amigas, os exageros de Tiziano (irmão de Marina), e é claro, Otavinho! O vizinho adolescente que todos sonham em ter.

Não posso deixar de falar da imensa beleza das cartas lidas e escritas pelos personagens. Cada uma tem um significado, e todas são lindas. Mesmo aquelas que não foram enviadas por medo ou insegurança. As rosas e seus significados presentes na escrita deixam tudo com certo perfume. São emocionantes! Provocam leves sorrisos, grandes alegrias. Pequenas lágrimas e grandes angústias.

A leitura é agradável e leve e faz com que todos leiam rapidamente apesar de não quererem que a história termine.

Enfim, a única coisa que posso fazer é agradecer ao Maurício por me proporcionar este grande prazer. Por me fazer sentir como se a história também fosse minha.

J.