Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

JUH BEATRIZ 10/12/2012

"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo..."
Silvia 19/12/2012minha estante
Oi, vc não deu estrelas e nem deu a sua opinião, se gostou do livro ou não. Eu acho que vc gostou, eu estou amando a leitura. :)

Maíra Souza 07/12/2012

Ainda não te Disse Nada - Maurício Gomyde
Vou começar pela linda capa. Depois de várias olhadas é que reparei o rosto de uma mulher entre os muitos envelopes de cartas. O que me fez pensar em Marina, quando escrevia, fazia por inteiro, como se cada palavra saísse de uma parte de seu corpo. Uma ótima idéia para capa.
Confesso que nos primeiros capítulos achei bem simples, sem muita empolgação. Mas a partir de certo ponto, não conseguia parar de ler. Tanto que fiquei na pilha para lê-lo por completo o mais rápido possível.
A forma simples de escrita, fácil de entender, trechos de músicas.. Me encantou.
Depois de certo ponto fui tentando imaginar um pouco o final do livro, não sei dizer se é bom. Mas acabou seguindo bem o roteiro que imaginei.
As amigas de Marina são as melhores! Divertidas, sem papas na língua e verdadeiras. Me fez refletir sobre a carência de amizade que se tem hoje em dia. Carência de amizade sincera! Não conheço muitas pessoas com amizades do tipo. Mas sei que isso faz toda a diferença na vida da gente.
É uma boa história e tem "seus jeitinho" para ser diferenciada de outras histórias.
Os escritores brasileiros precisam ser mais divulgados e suas histórias devoradas tanto quanto histórias de escritores estrangeiros. Aconselho que leiam, indico totalmente!
Espero que gostem!

Denha 18/11/2012

Para aqueles que acreditam em destino
E depois dizem que só as garotas acreditam no amor perfeito, aquele que a gente conhece quando se toca pela primeira vez e um choque percorre o coração. Bom, parece que o autor também acredita nisso.
Marina se apaixona pela história de duas pessoas que viveram um amor na juventude e que se reencontram muitos anos depois através de cartas. Ela se envolve e é arrebatada por este amor, que no final das contas passa a ser seu também.
O enredo é lindo, desenrola com suavidade e repleto de músicas e, acima de tudo, nos faz acreditar que o grande amor existe e uma hora iremos esbarrar nele.

Moonlight Books 15/11/2012

Ainda não te disse nada, resenha de Cida Oliveira
Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, em http://www.moonlightbooks.net/

Este é o segundo livro do escritor e músico Maurício Gomyde e também o segundo que li, posso dizer que é um daqueles livros que você termina de ler e fica com um sorriso bobo nos lábios.

Vamos conhecer Marina, uma jovem que sonha em ser uma famosa estilista de moda e mesmo tendo como tradição de família a administração de uma padaria, não teme deixar seu lar e este negócio para trás e vir morar sozinha em São Paulo para realizar seus sonhos. Ela trabalha como atendente do correios, passa suas tardes em um café lendo revistas de moda, estuda durante a noite e ainda reserva um tempo para se divertir ao lado das amigas Francesca e Thais. Nossa! Quase esqueço, Marina também é blogueira, não um blog de livros como este, mas um de moda.

Vocês podem perceber que a vida dela é bem agitada e durante esta correria, uma carta de amor chega as mãos de Marina, devido a impossibilidade de ser entregue ao seu destinatário a jovem fica com esta carta e acaba lendo a mesma, não imaginando o quanto sua vida mudaria a partir daquele momento.
Uma carta de dois amantes, que infelizmente não poderá ser respondida, porém seu conteúdo, belo e romântico encanta Marina e com pena de deixar aquele amor morrer, ela resolve responder a carta.

Assim Marina passa a ser Milena, a amada de Heitor, um homem solitário, que vive em um asilo em Portugal e encontra nestas cartas a alegria de seus últimos dias. Marina que sempre sonhou em encontrar um grande amor, percebe em certo momento, que Milena não existe mais, que cada palavra escrita vem de si, a mulher apaixonada que agora escreve é ela mesma. As cartas trocadas são pura poesia, delicadas e singelas, são acompanhadas com pétalas de rosas e muita emoção. Eu ficava na expectativa, junto com Marina, para ler as próximas.

"Saudade é amar um passado que ainda não passou; é recusar um presente que nos machuca; é não ver o futuro que nos convida..."

Logo tudo muda e Marina precisa decidir o que fará com este amor.

Ainda não te disse nada é um livro com uma bela história de amor e com personagens extremamente humanos, dá até vontade de convidar todos eles para tomar um chocolate quente na sua casa.

A protagonista é vibrante, sonhadora, romântica e muito batalhadora, ela transmite sua energia ao leitor, nos deixando super animados.
Marina é cercada de pessoas incríveis, suas amigas por exemplo são super alto astral, querem que ela namore um professor gatão de qualquer maneira; suas tentativas de convencer a jovem são hilárias, bem como todas as conversas entre elas. Temos também o Sr. Patrício, um velhinho camarada que sempre tem a palavra certa na hora certa e a Dona Jane fiel amiga de trabalho. Não posso esquecer Otavinho, o vizinho paquerador, cheio de frases de efeito, que vão dos pensamentos de Bob Marley, passando por Bob Dylan e terminando com Bob Esponja.

A narrativa é leve e flui super bem, tem uma linguagem muito atual e real, permite ao leitor se ver naquela situação. O universo feminino foi muito bem retratado, acho que o Maurício andou ouvindo muitas conversas de garotas.
O que mais admiro em sua escrita, é a mistura de música ao enredo, não apenas como uma trilha sonora, mas como parte da história, você não lê apenas, você escuta o livro, canta e dança com os personagens.
O título do livro é parte de uma canção que confronta Marina no decorrer na história, a letra desta desafia a moça a encarar a verdade.

O livro ainda resgata o prazer de ler e escrever cartas e mostra a triste situação dos idosos esquecidos em asilos por seus familiares. Também nos questiona sobre o ato de mentir, em certos momentos podemos considerar a mentira de Marina errada, mas levando em conta a alegria que dá ao solitário Heitor, pensamos se realmente seus atos não são justificáveis. É uma situação difícil de julgar, no meu caso ainda sou a favor da verdade absoluta, por melhor que tenha sido a intenção.

Este é um livro que me fez suspirar, rir, chorar e acreditar na força dos sonhos e de um grande amor. Com certeza um dos melhores que li, recomendo.

"Nunca havia sido o sonho de Marina trabalhar numa agência dos Correios. Ela não queria levar e trazer histórias. Queria ser uma história..."

Alana Barbieri 04/11/2012

O amor como deve ser: inesperado.
Quando Marina Albertini resolveu responder a uma carta que caiu em suas mãos, jamais imaginaria o que poderia acontecer em sua vida. São aqueles momentos, aquelas frações de segundo em que uma decisão muda radicalmente tudo o que virá a partir dali.
Apesar do tema (troca de cartas) ser algo comum, o Mauricio conseguiu inovar e criar uma trama totalmente nova, cheia de personagens, viradas surpreendentes.
Os personagens secundários são fofos, engraçados, com conteúdo. Um livro muito gostoso de ler, um romance de verdade.
Maurício Gomyde é meu autor nacional favorito.

Viviane 28/10/2012

Incrível
Antes de mais nada queria parabenizar Maurício Gomyde por criar uma estória tão bela, tão simples e tão profunda como esta. Ele sabe usar as palavras pra comover, entristecer e enriquecer sua obra. Um verdadeiro escritor, o dom lapidado.

Marina é estudante de moda e trabalha nos correios. É linda, inteligente, sonhadora e dedicada. Tem amigas ótimas, é sempre cortejada e seus desenhos estão cada vez melhores. Um dia, ela se pega conversando com uma amiga do correio sobre o porquê de as pessoas não enviarem mais cartas hoje. Não simples papéis. Mas longas, apaixonadas, carinhosas e românticas cartas. Cartas à mão, com amor, dedicação. Até que ela vê no primeiro horário de seu trabalho uma menina enviar uma carta, essa cena se repete na semana seguinte e aquilo a intriga. Com o tempo, ela vai descobrir o que está por trás das cartas e entender que, talvez, esse fosse o seu destino. A partir delas, as cartas, Marina se descobre e entende o significado de sua vida e do amor.

Esse livro é totalmente cativante! Me prendeu de uma forma inigualável e me fez refletir sobre várias coisas. Tem uma escrita ótima, com um toque moderno e atraente e SEMPRE apaixonante. Palmas e mais palmas para Maurício, por escrever esta obra que ainda por cima tem uma playlist maravilhosa! Recomendadíssimo!
Silvia 19/12/2012minha estante
Este livro também me cativou, uma escrita deliciosa, viajei literalmente nas páginas do livro.

Aline 12/10/2012

O amor contado da forma mais pura e doce.
Amor por palavras, sentimentos, que vai além da aparência. Amor pela alma.

O livro conta a história de Marina, uma jovem estudante de moda que sonha em ser uma estilista famosa e viver uma grande história de amor. Trabalhando nos correios para pagar as contas, ela percebe que ninguém mais manda cartas com tantas tecnologias muito mais rápidas e práticas. Até que um dia acaba ficando com uma carta endereçada a “Minha amada eterna”. Não conseguindo conter sua curiosidade, ela acabando lendo a carta, e é ai que se depara com a forma mais doce do amor.

“Saber que ainda estás a andar pelo mundo com teu olhar magnífico a encanta-lo é o que me fará respirar a cada segundo dos meus dias.” (Pág. 67)

Sendo a romântica incontrolável que é, ela resolve que uma carta tão linda merece uma resposta. Se fazendo passar por outra pessoa, ela responde a carta e começa a se corresponder com Heitor. A partir daí, o que se segue é uma história de amor tão linda, que, muitas vezes, não consegui conter as lágrimas.

O livro conta não só com uma narrativa viciante, como também com personagens engraçados e cativantes. O Otavinho por exemplo, é o vizinho mais novo de Marina e o apelido carinhoso que ele deu pra ela sempre conseguia me fazer rir. As amigas dela, apesar de terem me irritado o livro todo com a insistência exagerada de que ela deveria arrumar um namorado, são ótimas pessoas e super companheiras, o tipo que eu gostaria de ter na vida real.
Heitor, consegue te cativar desde a primeira carta e mesmo eu, que sou basicamente uma garota viciada em badboys, não consegui me livrar de ficar encantada e apaixonada por suas palavras.

“... A minha memória pode não ser das mais confiáveis, mas há coisas impossíveis de esquecer. A principal delas? Tu, minha querida...” (Pág. 132)

Uma única coisa me incomodou no livro, o final. Não que tenha sido ruim, foi lindo, mas acho que o autor poderia ter desenvolvido um pouco mais a história, não precisava acabar ali. Mesmo assim, isso não estraga a história, que continua linda e uma das minhas favoritas do ano.

Livro super recomendado para as românticas incuráveis que, assim como eu, vão se identificar de cara com a Marina e se apaixonar pelo romantismo do Heitor.

Silvia 19/12/2012minha estante
Este é um tipo de livro que vc lê tão rápido, pois ele te prende e olha que é uma narrativa, simples mas que cativa.

Julia G 25/09/2012

Ainda não te disse nada - Mauricio Gomyde
"- Ih, desse jeito você nunca vai saber qual é o prazer de escrever... Fechar o envelope... Selar...
Marina acompanhou, de boca aberta, o ritmo das palavras da Dona Jane.
- ... Postar... Esperar a resposta por dias... Receber... Saborear a letra da pessoa... Imaginar o momento em que ela escreveu cada linha - Dona Jane olhou para cima, fechou os olhos, sorriu e continuou, lenta: - Não vai saber como é bom sentir a presença da pessoa ali... Naquele papel [...]" (p. 18)

Existem algumas histórias com o poder de sugar o leitor para além daquilo que está escrito; as palavras já não são mais vistas como palavras. O que se vê são imagens, são sorrisos, e até sentimentos. E foi exatamente assim que se desenvolveu Ainda não te disse nada, de Mauricio Gomyde.

Com o sonho de buscar seu futuro no mundo da moda, como estilista, Marina deixa a família e a pequena cidade onde creceu para tentar o mundo em São Paulo. Na escola de moda onde estava matriculada, fez algumas amigas para a vida toda: Francine e Thaís. Assim como também Dona Jane, sua colega de trabalho na agência dos Correios.

Sua rotina não poderia ter outro nome, principalmente porque, todos os dias, seus horários e atividades se repetiam. Até que, por um encontro brevíssimo com Julia - uma cliente da agência onde trabalhava -, tudo mudou. Ela, que pensava que ninguém mais mandava cartas hoje em dia, se vê com uma em mãos, e precisa decidir se assume a incumbência de responder, para não deixar que aquelas belas palavras de Heitor tenham sido registradas em vão. E escrever uma carta de resposta poderia ser muito mais importante para Marina do que ela poderia supor.

Com uma narrativa e linguagem simples, Mauricio Gomyde consegue encantar. A proposta do texto também preza pela ausência de complexidade, mas é este aspecto que torna a leitura tão prazerosa. Nas belas frases inseridas nas páginas do livro, pode-se tirar tantas lições quanto se desejar. Mas a principal delas, é sobre a força dos sonhos, especialmente quando se tem os pés no chão.

Os sonhos que Marina não são poucos nem fáceis. Mesmo assim, ela sabe que não pode perder o foco e simplesmente devanear. Ela luta por eles de maneira racional, trabalhada, metódica. E sabe-se que é essa a diferença entre quem apenas sonha e quem busca e consegue realizar.

Apesar de algumas passagens com os personagens secundários estarem ali apenas para mostrar os que se faziam presentes na vida de Marina, sem uma relevância real para a história, eu gostei muito da maioria deles. Os irmãos da protagonista eram especialmente interessantes, ainda mais quando tinham personalidades tão diferentes, como opostos que se complementavam. Francine e Thaís davam um ar de graça à trama, e apesar de não ter criado um vínculo mais aprofundados com as personagens, gostei muito delas.

É impossível deixar de gostar do livro, e eu fiquei suspirando com o final. Ainda que eu soubesse, antes de ler, o que realmente iria acontecer no final por dedução, nada tirou seu brilho. Acho que apenas fiquei querendo mais, aquele epílogo não foi o suficiente para mim. Para os que gostam de um livro leve e um romance fofo é mais do que indicado.

Gabi Lima 23/09/2012

Marina Albertini é uma mulher que mora em São Paulo, trabalha numa agência dos Correios e cursa Design de Moda. Seu maior sonho é ser uma estilista famosa ao invés de assumir os negócios da família em São Pedro da Serra (a padaria). A história começa de fato quando uma mulher entra na agência dos correios e manda uma carta escrita a mão. Quantas pessoas ainda hoje escrevem cartas assim? Marina fica intrigada e um dia encontra a tal mulher e pergunta a ela o porque de escrever cartas a mão. A mulher, Julia, responde que possui um negócio chamado de “O Anjo Carteiro”. Ela é contratada por pessoas que querem ver o seu familiar, na maioria das vezes idosos, um pouco mais felizes por receberem uma carta, então ela se passa por alguém que essa pessoa conheceu e começa a se corresponder com ela. Vocês podem imaginar o que Marina disse. Não seria maldade enganar as pessoas assim?

Por coisas do destino, uma das cartas que chegaram para a empresa de Julia foi parar nas mãos de Marina. Ela ficou em dúvida se dava continuidade ao trabalho de Julia ou não. Por fim ela resolveu responder se passando por Milena, afinal a carta que Heitor tinha mandado era totalmente apaixonante e ela sentiu pena de tirar a última alegria, talvez, dele. Então, Marina e Heitor, ou melhor, Milena e Heitor começam a se corresponder por cartas e cada dia mais Marina se envolve pela história de amor deles, só que ela se apaixona pela pessoa que escreve tantas palavras lindas. O que ela faz? Se entrega a esse amor por um homem bem mais velho que ela ou esquece e deixa essas cartas pra lá? Ah! Tudo isso ao mesmo tempo que ela tenta se firmar como estilista.

Confira o resto da resenha em: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2011/11/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html

MariFer_1212 11/09/2012

Quando uma amiga me indicou a leitura deste livro (e inclusive me emprestou este livro), eu admito que não esperei grande coisa do livro. Confesso, sou meio preconceituosa com autores brasileiros, é uma coisa inexplicável, mas os livros de autores brasileiros nunca conseguem prender a minha atenção como os estrangeiros conseguem.

Mas qual não foi a minha surpresa, ao pegar “Ainda não te disse nada” e simplesmente não conseguir parar de ler? Fui tragada de tal forma para dentro da história que parar de ler o livro era quase um martírio. Eu simplesmente devorei cada página e quando cheguei ao final, estava tão emocionada, que por pouco não chorei.

Marina Albertini é uma pessoa comum, trabalha nos Correios e faz faculdade de moda a noite. E tem um grande sonho: Ser uma estilista famosa. Para realizar seu sonho, ela deixa a família em uma cidade do interior de São Paulo, onde o sonho de sua família era ela assumir o comando da padaria de seu pai, e se muda para a capital. Lá, juntamente com suas grandes amigas Thais e Francesca, ela vive uma vida de sonhos, trabalho, paqueras e amizade, como qualquer outra mulher com seus 25 anos.

Um belo dia, toda a vida de Marina segue um novo rumo. Ela sempre vê uma bela ruiva indo aos correios enviar cartas, coisa que mais ninguém fazia nos dias de hoje. E qual não foi a surpresa dela ao dar de cara com a mesma ruiva na livraria onde ela fazia seus esboços e descobrir que na verdade, ela era contratada para escrever cartas de amor para pessoas que não conhecia, a pedido de algum familiar ou pessoa próxima. E qual não foi a surpresa dela ao tentar encontrar a dona de uma carta esquecida numa caixa postal dos Correios e descobrir que a mesma havia morrido e se tratava de ninguém menos que Julia, a ruiva que trabalhava com o Anjo Carteiro.

Curiosa para saber o que havia sido escrito na carta, que nunca teria uma resposta, Marina decide abri-la e se depara com uma grande declaração de amor de alguém que vive em Portugal. Ela tenta seguir em frente com a sua vida, mas não consegue. A carta mexe com ela de uma forma inexplicável. E ela se sente na obrigação de dar uma resposta ao remetente, Heitor.

Logo, Marina se vê em algo mágico. Ela envia cartas para Heitor, tentando descobrir informações sobre sua amada. E não só descobre que o nome dela era Milena, como também várias coisas que ela gostava. E mesmo namorando Luca, ela simplesmente se apaixona pelas palavras escritas nas cartas, ela simplesmente não consegue colocar um ponto final em toda aquela história.

Uma história altamente emocionante e cativante. Eu simplesmente ia me apaixonando pelas palavras junto com Marina. Em alguns momentos, eu não queria que o livro acabasse. E confesso, não sei dizer em qual parte do livro, mas acredito que desde o início, eu senti o que aconteceria no final. E não me enganei. E mesmo com esta “previsibilidade” do final, devo dizer que o livro simplesmente me encantou.

Renata Mascari 12/08/2012

Ainda não te Disse Nada
“Ninguém mais escreve cartas hoje em dia”

O livro conta história de Marina Albertini, uma jovem bonita, romântica e com o grande sonho de ser estilista, amava o mundo da moda.

Saiu da casa de seus pais, no interior, onde tinham uma padaria, pois não queria seguir a profissão de padeira, foi morar em São Paulo e lutar pelo seu sonho. Lá trabalhava no Correio e fazia faculdade de moda.

Sonhava também com um amor, mas queria que tudo acontecesse naturalmente, nada de ficar correndo atrás.
Até que um dia uma carta caiu em suas mãos e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que sempre sonhou, e a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo.

Me surpreendi com “Ainda Não Te Disse Nada”, imaginei que o livro fosse bom, mas ele é muito bom!!!
Gostoso de ler, a linguagem que Mauricio Gomyde usa é bem legal, me identifiquei bastante, parece quando estamos conversando com as amigas, nada de formalidades, muito natural!

A leitura é rápida, pois a história prende o leitor, é muito legal!

Super recomendo!! Vale muito a pena!!

Até mais = )

Carolina2647 09/08/2012

Marina leva uma vida normal. Trabalha nos correios, cursa a faculdade de moda, sai com as amigas, visita os pais e os irmãos que vivem no interior... É uma garota comum, sonha em ser uma grande estilista famosa, ao contrário do seu pai, que quer que ela siga os seus passos e se torne padeira.

Em um dia, enquanto trabalhava nos correios, Mariana começa a discutir com sua amiga e colega de trabalho, Dona Jane, que atualmente ninguém mais manda cartas. E justo neste dia aparece um ruiva enviando cartas.

O tempo passa e Marina chegue a sua vida, até que um dia ela vê aquela mesma ruiva escrevendo as cartas em um café onde Marina sempre vai.
Curiosa, ela vai até a mesa da garota conversar com ela e descobre que ela foi contratada para escrever cartas a outras pessoas fingindo ser um ente querido destas.
Marina não acha aquilo muito correto, só que ela não contava que uma dessas cartas fosse cair em suas mãos. E sem saber que está fazendo mesmo o mais correto ela começa a se corresponder com Heitor, um senhor de setenta anos que mora em Portugal e que foi o grande amor da vida de Melissa, por quem Marina se faz passar.

“O amor é um pássaro rebelde que ninguém pode prender. Não adianta chamá-lo, pois só vem quando quer. Não adiantam ameaças ou súplicas. Um fala bem, o outro se cala. É o outro que prefiro. Não disse nada, mas agrada-me. O amor, o amor...”

Só que essa troca de correspondências entre Marina e Heitor acaba sendo muito mais do que uma simples carta, nelas há sentimentos intensos, desejos, sonhos e um pedaço de cada um dos dois que não é revelado ao mundo, apenas entre eles.
E são por essas palavras que Marina se apaixona. Mas teria como ela se apaixonar por alguém que ela nunca vira ou que tinha idade para ser seu avô? Entretanto, Marina não esperava que tudo o que ela achava pudesse sofrer um reviravolta.

"Esperei-te, desejei-te, sonhei contigo milhares de noites. Imaginei que nunca mais saberia de ti, antes de Deus dar-me o privilégio de estar para sempre ao Seu lado."

Leia que você irá se surpreender, e se apaixonará por Heitor!
O livro é do tipo que acaba e você fica torcendo para que tivesse mais algumas páginas. Cada vez mais me fascino com os escritores nacionais.
Recomendo!

♪ “Largo a espera e sigo o sul. Perco a quimera, meu anjo azul. Fica forte, sê amada, Quero que saibas que ainda não te disse nada. Pede-me a paz, dou-te o mundo...” ♫

CrisGomes 19/07/2012

Resenha de Ainda Não Te Disse Nada.
Primeiro, me deixa falar da capa: achei superinteressante, já remete a troca de cartas, palavras lançadas ao vento… Linda!

Logo no começo do livro, o autor colocou o endereço do seu canal no youtube, com uma lista para a trilha sonora do livro, para escutar enquanto acompanhamos a história de Marina. Achei bem interessante essa iniciativa, nos ajuda a entrar na pele do personagem.

O que fazer quando o destino conspira a seu favor? Se jogar de cabeça ou seguir com cautela?

A doce e determinada Marina descobre a deliciosa sensação de abrir uma carta escrita à mão (coisa tão em desuso hoje em dia) e a ansiedade de esperar dias por uma resposta, da forma mais despretensiosa quando uma carta cai, por engano, em suas mãos. Dividida entre o sentimento de alimentar uma mentira e ajudar um desconhecido ou de ignorar essa travessura do destino, ela embarca numa jornada em busca do amor. Um amor com o qual sempre sonhou e muitas vezes achou que não passava disso: um sonho! Mas Marina não desiste e entra nessa jogada do destino, um jogo de cartas trocadas (ou seriam marcadas…).

Os personagens do livro são tão reais e bem construídos, que poderiam ser você, sua irmã, amiga, namorado, ou quem sabe aquele seu vizinho… As conversas entre eles, especialmente Marina e suas amigas, são ótimas e poderiam muito bem ter acontecido com qualquer um de nós.

E já estou falando dos personagens, vou contar um pouco sobre eles:

Marina Albertini veio do interior para morar em São Paulo atrás do sonho de ser uma grande estilista. Enquanto não alcança seu objetivo, trabalha nos Correios e cursa faculdade de moda à noite, com suas melhores amigas, Taís e Francesca. Taís é escritora, tem namorado e parece a mais espevitada das três amigas; e Francesca é separada, tem uma filha pequena e parece ser mais pé no chão delas. Ah, e não posso esquecer Otavinho, 15 anos, vizinho de Marina, que tem as melhores tiradas do livro. Muito engraçado!!!

Lógico que tem vários outros personagens, mas por esses me apaixonei e a história acaba sempre voltando a eles.

O livro trata de sonhos, amorosos ou profissionais, que nunca devemos abandonar por achar impossível que se concretizem; da importância de correr atrás desses sonhos e agarrar as oportunidades quando elas se apresentam; de saber diferenciar um sonho que não vai se concretizar daquele que ainda não se concretizou… Às vezes é só uma questão de tempo e muitas vezes nos falta paciência para que as coisas aconteçam em seu próprio tempo, e não no nosso… A própria Marina, assim como a maioria de nós, se vê varias vezes nessa situação e essa é uma das razões pelas quais o livro é tão bom!!!

Xero!

Vanessa Sueroz 13/07/2012

Ainda não te disse nada
“Ninguém mais escreve cartas hoje em dia”, o livro começa e termina justamente por causa desse pensamento de Mariana.

Mariana é de uma familia Italiana, porém mora em São Paulo e sonha em ser uma estilista famosa e uma moça muito romantica, que sonha em encontrar o principe encantado montado em um cavalo branco, porém ainda não conseguiu esse feito e trabalha em uma agência dos Correios, ela vê as pessoas diáriamente mandando encomendas de um lado para o outro, mas dificilmente vê alguém mandando cartas escritas a mão, até que um dia uma carta assim vai para uma caixa postal que o dono não aparece há muito tempo e Mariana resolve ajudar e ir entregar a carta pessoalmente ao dono, mas acaba por ficar com a carta em sua mão, mudando totalmente a sua vida.

Duas personagens que aparecem bastante do livro são as melhores amigas de Mariana Francesca – divorciada e tem uma filhinha – e Thaís – que é escritora.

Resenha completa em: http://blog.vanessasueroz.com.br/ainda-nao-te-disse-nada/