Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Bruna 27/04/2021

O romance do livro tem o seu lado previsível, mas ler as cartas de amor, puro e verdadeiro, vale demais a leitura. Me encantei pelas palavras..

Dani 21/04/2021

História original e encantadora
Marina é uma jovem sonhadora que se muda do interior para a grande São Paulo. Abandonando o sonho traçado por sua família de origem italiana de se tornar padeira, ela vai estudar moda e aspira ser um grande estilista.

Para ajudar a pagar as contas, ela trabalha meio período numa agência dos correios, onde uma situação surpreende aparece no seu caminho e pode mudar tudo: ela descobre que uma jovem usava com frequência a agência dos correios para prestar seu serviço de “anjo carteiro”.

Uma espécie de ghost writer de cartas, ela escreve para velhinhos se fazendo passar por algum ente querido ou pessoa do passado.

Quem contrata o “anjo carteiro” são familiares desses idosos, desejosos de que eles tenham alguma alegria no fim da vida.

É então que jovem “anja” morre e Marina acaba assumindo a sua tarefa, um tanto por pena e um tanto por curiosidade de perceber que ainda há quem escreva cartas (e de amor!) em pleno século 21!

Minha opinião geral: a leitura é bem gostosa. Os diálogos entre os personagens são tão autênticos que senti vontade de fazer minhas as amigas da Marina. Achei a história bem diferente e nada clichê. Mas não deixou de ser fofa. Ah, e não consegui descobrir se tem uma continuação à vista! O final pede.

Fabio451 19/03/2021

Sensível e tocante
Este é o quinto livro que leio do autor Maurício Gomyde e confesso que busquei a leitura mais por gostar de outras obras do autor que por interesse despertado pela sinopse da história. Não sou muito afeito a histórias de romance "romântico", mas surpreendentemente essa história me tocou bastante pela sensibilidade e por narrar uma história de amor a partir da troca de correspondência,como se fazia antigamente. Trata ainda de outros assuntos relevantes como o impacto da idade em relacionamentos, a solidão na terceira idade e a disponibilidade de se apaixonar para além das aparências. Recomendado.

Ratinha da Biblioteca 05/02/2021

@ratinhadabiblioteca
Uma história que me trouxe serenidade..

Marina é uma jovem sonhadora e também romântica, enquanto cuida da sua carreira profissional tão desejada, espera o grande amor que mexerá com seus sentimentos, seus batimentos cardíacos e trará muitas borboletas no estômago.

Enquanto isso ela se vê, quase de forma espontânea, trocando cartas com um senhor como se fosse a "amada eterna" dele, numa tentativa de trazer algum conforto nos últimos dias de vida de Heitor.

Marina, ou Milena quando escreve as cartas, só não podia imaginar as consequências dessa correspondência..

Achei a escrita maravilhosa, o livro é contado em um tom leve, mesmo quando aborda assuntos mais sérios e pesados, o sentimento ao concluir a leitura foi de plenitude, calma e satisfação. Foi minha primeira experiência com uma obra desse autor e com certeza lerei outras, pois gostei muito.

livros.let 21/08/2020

Mais uma história de amor de Maurício Gomyde linda e emocionante, leiam!

Ane Gabriela 12/08/2020

Uma das leituras mais agradáveis do ano
Que delicia de livro! É uma daquelas historias que a gente quer ver virar filme.??

Janaina Edwiges 23/07/2020

É possível se apaixonar pelas palavras de alguém?
Este é o segundo livro que leio do autor Maurício Gomyde, (o primeiro foi Todo o tempo do mundo) e posso dizer que as histórias são bem bonitas e originais. Recomendo muito para quem tem interesse em conhecer mais romances de escritores brasileiros contemporâneos.

Ainda não te disse nada tem um toque de nostalgia, pois mostra um amor que nasce através de cartas. Nos faz relembrar um passado em que os Correios levavam e traziam histórias, bem diferente dos tempos modernos, com comunicação instantânea propiciada pela internet. Com essa mudança, perdeu-se o prazer de escrever palavras à mão, colocar os sentimentos no papel, fechar o envelope, caminhar até um agencia e postar a correspondência. Diminuiu-se a ansiedade e emoção de finalmente receber a carta com a resposta tão esperada.

Também gostei dos personagens secundários, que ajudaram a compor bem a história, com exceção das duas melhores amigas da protagonista, que achei bem chatinhas e superficiais.

No conjunto, foi uma leitura muito agradável e prazerosa!

Erik56 01/07/2020

Maravilhoso!
Em ainda não te disse nada, Marina Albertini rejeita ser a sucessora do pai na padaria da família e decide sair do interior de São Paulo para estudar moda na capital. Lá consegue um emprego na agência de correios e por obra do acaso uma carta enviada por Heitor, de Porto em Portugal, decide pairar em suas mãos. Ela se apaixona pelas palavras românticas escrita por Heitor e respondendo a carta ela assume o papel de Milena, a quem a mesma era endereçada. O destino insere Marina dentro desse contexto e ela se vê escrevendo cartas para alguém que ela não conhece.
Sem entrar em detalhes do enredo, a história se desenrola de uma forma fascinante e a gente se vê esperando para ler as cartas que chegam, e parece que elas se dirigem a nós enquanto saboreamos as palavras trocadas com tanta doçura entre os personagens. E enquanto Marina é guiada por uma história que não lhe pertence, sua própria vida vai seguindo um rumo paralelo que, por causa das cartas, a conduz ao que o destino lhe reserva.
?Dizem que na solidão e na tristeza a gente produz as coisas mais bonitas?.

Dadá 11/06/2020

Delícia de história
Livro de leitura rápida e deliciosa. Personagens cheios de carisma. A história se passa nos dias atuais e conta a história de uma estudante de moda que passa a se corresponder por cartas com um desconhecido e tem sua vida mudada por isso. Parece roteiro de filme!

Joy 31/05/2020

Sem palavras
Mano do céu, esse livro me desidratou!
Que incrível, que essência, que amor!
Amei

23/04/2020

Ótimo!
Este foi o primeiro livro que li do autor. Gostei muito da história, tem algumas reviravoltas impressionantes e um enredo muito cativante.

Tay 22/04/2020

Ainda Não Te Disse Nada
Resenha: Ainda Não Te Disse Nada
Autora: Maurício Gomyde
Editora; Qualys
Gênero: Romance

Marina, a filha de um padeiro italiano do interior de uma cidade paulista, largou a padaria para realizar seu sonho: fazer o curso de designer de moda e trabalhar com alta costura.
Para se sustentar em São Paulo, Marina passa no concurso dos correios e tem um perfil profissional de designer Instagram com vários seguidores. Após um trágico episódio, a jovem designer se vê correspondendo através de cartas com uma pessoa do outro lado do Atlântico. O que começou como uma forma de ajuda, acaba se transformando em amor. Seria possível se apaixonar por uma pessoa que nunca viu?
Eu amei tanto o livro e a escrita do Maurício que comprei todos os seus livros! O.o
?Ainda Não Te Disse Nada? é uma história que me tocou de várias formas, tanto pelo enredo quanto pelos detalhes que o Maurício teve ao construí-la.
A gramática dá vontade de chorar de tão limpinha, respeita a norma culta quando tem que respeitar, e os diálogos são repletos da ?língua falada?, sem descaracterizar as personagens.
Os cuidados que o autor teve ao descrever personagens secundários, alívios cômicos e a relação de Marina com os vizinhos, as amigas, os pais e os irmãos dão uma aula para qualquer autor iniciante.
As descrições de lugares, personagens e vestimentas, transporta-nos para dentro do livro, sem deixar a leitura monótona ou mecânica. Caminhei com Marina pela Avenida Paulista, por Santa Ana e pela Champs-Élysées; ouvi suas playlists, comi croissant, desenhei seus modelos e escrevi suas cartas como ?Amada Eterna?.
O livro me ganhou no momento em que percebi que estava diante de uma protagonista brasileira, o enredo teria partes no Brasil, em Portugal e na França.
O romance faz meu coração se encher!
Recomendo para todos escritores e leitores que gostam de histórias divertidas, cheias de romances e reviravoltas.

Mariana_ 19/04/2020

Bom!
Gostei. Recomendo. Fazia tempo que não lia nada do autor..

Amanda.Andrade 12/04/2020

Mais uma vez a estrita de Maurício não decepciona. Fácil, fluída a gente lê e nem sente o tempo passar.
Entretanto, diferente dos outros livros que li dele, não consegui me conectar com a história. Não gostei da protagonista e das amigas. As achei vazias

isabellamolkoli 02/04/2020

Um mundo de possibilidades.
O Maurício sempre inova e surpreende, como se fosse possível (vindo dele).
O autor nos apresenta personagens incríveis, sensíveis, com um arco de evolução sempre marcante, diálogos apaixonantes e um plot twist de fazer o queixo mais duro cair !
Dê uma chance pra essa obra prima. Você não vai se arrepender.
Ainda não te disse nada ...