Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Vicky 23/11/2014

Uma História de Amor que Aquece o Coração!
Ainda Não Te Disse Nada é um dos livros que mais me marcaram. Me envolveu de uma forma deliciosa, me presenteando com momentos maravilhosos. Eu gostaria de ler outros livros assim mais vezes, mas acho que ninguém nunca escreverá algo parecido. As páginas voaram em questão de horas, porque a senhorita Marina Albertini me conquistou em um livro mágico e romântico. Caso você esteja atrás de um livro bom, senta aí que eu vou te enumerar os motivos para que Ainda seja o perfeito.

Primeiro: ótima estrutura. Em todos os quesitos, esse livro se destaca de muitos outros. Não foi aquele livro que começa fraco e cresce ao longo da história. Ele já começa com tudo. Gomyde sabe criar suspense com certos fatos sem tornar a leitura confusa ou cansativa. Soube equilibrar as duas coisas, atiçando a curiosidade do leitor e ao mesmo tempo sustentando o que ele já sabe. É como se Gomyde já soubesse de todas as cenas e de todos os detalhes do livro logo ao começar a escrevê-lo, ainda assim mostrando com reviravoltas de tirar o fôlego que nem tudo é o que aparenta ser.

Segundo: personagens atraentes. Todos eles, mesmo os secundários, têm seu charme. Logo ao conhecê-los o leitor percebe que a história inteira não seria a mesma sem aquele cara ou sem aquele moça. Isso foi importante na leitura porque descentralizou o foco. Sempre tinha alguma coisa acontecendo com cada personagem, sempre expectativas sendo criadas e mais tarde sendo mais que atendidas. A descrição deles foi explicitada de diversos ângulos sempre que se abria uma brecha para tal. Além disso, as particularidades de cada um quase os transformaram em pessoas reais. Foi tudo muito profundo. Marina, Francesca, Thaís, Luca, os amigos e família fizeram dessa uma história de ouro!

Terceiro: caso você já tenha lido a sinopse, já tem uma ideia de que o livro trata-se de cartas. Eu, honestamente, não sou muito fã de histórias que as envolvam, mas acho que o Ainda foi a separação definitiva do antes e depois. As cartas escritas por Marina assim como as escritas por Heitor têm um sensibilidade tocante, sendo sempre verdadeiras e suficientes para se expressar a magia do livro. Ler as correspondências e sentir na pele os sentimentos que os personagens sentiram deixou meus olhos úmidos. Além de que, na narrativa em terceira pessoa, Gomyde enfatiza esse charme e paixão na escrita de cartas.

Quarto: ótima escrita. O estilo de Gomyde guia o leitor fluidamente, pois não houve nenhum momento em que eu quis parar porque o andamento estava lento. Havia sempre alguma coisa que me atraía ao próximo capítulo. Gomyde é criativo com as palavras e com a forma que escreve as cenas, desde as comuns até as mais complexas. Além disso, a revisão e ortografia estavam perfeitas - esperamos nada menos de um escritor do nível do Maurício.

Quinto: se você acha que os quatro anteriores não foram suficientes, serei o mais sincera possível. O Maurício, tem uma capacidade inata de contar histórias. Sabe exatamente o que fazer para entreter seu leitor e desejar logo outro livro seu. Não vou compará-lo com algum outro autor de sucesso - pois ele é conhecido como o Nicholas Sparks brasileiro - porque é impossível: não há um escritor como Maurício, ninguém que consiga copiar sua essência ou dizer que é cópia de alguém. Esse escritor conquistou meu orgulho e meu respeito, fazendo todos os meus sentimentos mais puros aflorarem com cada livro, escritos com maestria e por um escritor que ainda tem muito céu pela frente.

Leu? O que achou? Não leu? Tá esperando o que mesmo?

site: http://omundosecretodavick.blogspot.com/

Peterson.Silva 03/10/2014

Magnífico!
Ainda Não Te Disse Nada é do escritor nacional, e também relativamente independente (ter sua própria editora é uma trapaça, cara) Mauricio Gomyde. O livro é fantástico sob vários sentidos: é muito bem escrito, é divertido, emocionante, relativamente profundo, relativamente inesperado (infelizmente a grande surpresa ele mesmo meio que sabota com aquela conversa no começo do livro), com personagens muito bem construídos e referências interessantes. O fato de que tem uma trilha sonora parece ter deixado bastante gente feliz; particularmente, não fez diferença nenhuma para mim.

Rabugice rápida: colocar na primeira página um diálogo só com o que é dito, sem caracterizar quem está dizendo o quê (e só o nome não bastaria porque você não conhece nenhum personagem ainda) pode parecer legal, mas deixa o leitor completamente no escuro. Nada faz sentido e, como dito acima, ainda estraga a surpresa.

Eu só lamento que o autor não tenha escapado a dois clichês (até onde sei, do gênero mesmo): primeiro, a absoluta perfeição física (quiçá outras também) dos personagens. O mundo das histórias de amor não se passa no plano dos meros mortais das belezas medianas. Se passa na terra dos deuses e das deusas, dos não apenas estilistas como também estilistas absolutamente aptas a ser modelos; não só um português campestre, mas sensível, inteligente, musculoso, que cuida da aparência na medida certa para conservar a atratividade que os genes lhes deram, etc etc etc. Não é que essas pessoas não existem, nem que a narrativa é centrada ao redor delas (a velha questão do ovo e da galinha: o mocinho não morre nunca porque a história é sobre ele ou a história é sobre ele porque ele não morreu?). Trata-se da representação: o amor é certo quando é perfeito. Tudo perfeito, até coisas que não têm nada a ver com a construção do amor.

Lembro-me de Alexandre Soares Silva (nem volto a procurá-lo no Google para não passar horas e horas me atualizando sobre o que ele tem escrito, mestre do estilo que é ainda que fale besteiras a rodo) pondo os olhos através da tela e declarando: você não se apaixonaria por uma mulher chamada Vandicleusa. Marina se apaixonaria pelo português se ele se chamasse Estrebufaldo?

Outro clichê irritante é o das mulheres tematicamente androcêntricas: não se trata de realismo (ah, Peterson, mulher quando se reúne não fala de homem, por acaso?), se trata de uma escolha. O autor escolheu não mostrá-las conversando sobre outras coisas porque só quando elas conversam sobre seus relacionamentos a história progride, mas num livro com tão poucas páginas para a história linda que é, podia ter gasto um pouquinho mais de tempo enchendo um pouco mais essas vidas de um sentido que não fosse procurar um homem. Sério, apesar da profusão de personagens femininas, fiquei até surpreso que o livro passou no teste de Bechdel.

Mas, de qualquer forma, a história ainda tem muito a nos dizer sobre o amor. É ótimo. Achei bem válido.

site: http://pormaisuma.com/2014/10/dois-romances-romanticos/

Rosana Galiano 04/06/2014

Emocionante!
Sabe aquelas histórias que te deixam flutuando, com vontade de fazer parte e conhecer cada uma das personagens? Então, isso é o que acontece com o Ainda Não te Disse Nada. A determinação da Marina, as amigas cheias de histórias boas e conselhos maravilhosos, o vizinho que é uma graça. As cartas são o ponto alto. Recomendo demais.

Driele9 23/05/2014

Cartas de amor são sempre lindas <3
Após trinta páginas lidas, coloquei o livro de lado e me preparei para clicar em abandonei no mural do skoob. Teria sido o meu maior erro literário, caso eu tivesse levado esse plano adiante. Felizmente resolvi dar uma segunda chance ao livro e com certeza não me arrependi. Acabei lendo uma história recheada de grandes amores.

Logo, somos apresentados á protagonista, Marina, que desistiu de seguir a tradição de sua família, e partiu em busca de seu sonho. Não está dando muito certo, ela trabalha numa agência de correios, esperando sua grande chance chegar.

E ela chega em formato de carta, inesperadamente, e de uma forma avassaladora que acabou transformando seus dias, e com suas histórias, letras e formas também influenciaram no seu destino.

O livro tem alguns traços engraçados, tem diversos ganchos ótimos para outros livros, personagens secundários carismáticos como as amigas de Marina, que também têm suas histórias, mas estão sempre juntas, se apoiando, tem também o vizinho adolescente, galanteador e muito engraçado, e principalmente tem uma heroína doce e forte na medida certa. O romantismo de Marina só perde para sua independência, ela sabe o que quer e não desiste fácil.

Consigo Imaginar perfeitamente a versão cinematográfica desse livro, ele tem enredo bem estruturado, com cenas marcantes e bem definidas na linha do tempo. Daria um filme romântico perfeito para uma noite de sábado.

Como todos sabem cartas são tão românticas, eu, velha que sou, cheguei a receber algumas. A emoção de uma declaração escrita tem um peso muito diferente de uma declaração de outra forma. E o Maurício soube transcrever essas emoções muito bem.

A espera pela resposta, a ansiedade em abrir o envelope, a dificuldade em passar para o papel as palavras exatas que queremos enviar. Deixam meu coração batendo forte só de pensar.

É um livro que já vem com playlist, as dicas sonoras são ótimas e a maneira de Marina de organizar suas listagens é bem criativa (e resulta em ótimas combinações).

Recomendo esse livro para todas as românticas de plantão, vale mesmo a pena ler.

site: pegadaliteraria.blogspot.com.br

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 19/04/2014

Romance nacional muito bom
Marina Albertini é a personagem principal do livro, uma jovem de 25 anos que saiu do interior e foi para São Paulo estudar moda. Seu grande sonho era ser estilista. Tinha um blog onde falava sobre o assunto. Na faculdade, tinha duas melhores amigas: Thaís e Francesca. Para conseguir se manter na cidade grande, trabalhava numa agência dos Correios.
"Nunca havia sido o sonho de Marina trabalhar numa agência dos Correios. Ela não queria levar e trazer histórias. Queria ser uma história..."
Ela e Dona Jane, sua colega de trabalho que já estava quase se aposentando, observavam nessa agência que quase ninguém mais mandava cartas, eram apenas encomendas e encomendas.
E é justamente uma carta que vai mudar a vida de Marina. Ela decide responder uma carta que não era para ela, mas que só ela poderia responder, e a partir daí se inicia uma série de correspondências que faz com que Marina repense muitas coisas.
"Começou a se sentir vazia, sozinha.
Namorava um homem lindo, era também linda e desejada por muita gente, estudava o que queria, tinha emprego, amigos, era querida. E sentia-se infeliz. Cada vez mais parecia com a Nina. Linda e solitária, enfiada num mundo pequeno, prensada de todos os lados por uma parede invisível. A autossuficiência cobrava sua fatura em forma de solidão. Opção própria. Não era culpa de mais ninguém."
Seria possível apaixonar-se por alguém apenas por suas palavras? Um amor improvável, incomum.
"...mas o destino faz das suas e, em se tratando de destino, nada é certo, nada é errado. Apenas é, não há explicação." (página 222)

Gostei muito do livro, foi uma das minhas melhores leituras do ano. É um romance divertido, nos faz pensar sobre tornar melhor a vida de outras pessoas, sobre realizar sonhos... sobre nossa própria vida. Achei incrível como o autor conseguiu criar personagens tão bem construídos, mesmo os que tem menos destaque na história são super ricos em detalhes. É tanta coisa em 236 páginas!

"Sempre ouviu que cada um é a soma de suas experiências. Mesmo que imperceptíveis, uma palavra, uma cena, uma situação, essas mínimas coisas são capazes de mudar uma pessoa. Para melhor ou pior. A passagem de Julia por sua vida havia sido rápida e transformadora, mas só agora percebia aquilo." (página 71)

Quando eu abria "Ainda não te disse nada" era como se o mundo ao meu redor não existisse mais, era só aquela história que importava. Foi uma leitura que me prendeu. E quando eu achava que já tinha descoberto o que ainda não tinha sido dito, aconteceram reviravoltas e o final me surpreendeu e encantou.

O livro tem folhas amareladas, o tamanho das margens e das letras é bom. Gostei da capa, tem a ver com a história.
Eu já acompanhava o autor pelas redes sociais, depois de ler "Ainda não te disse nada", me tornei fã dele.

"Ainda não te disse nada" é um livro apaixonante, divertido, encantador, super bem escrito e que eu recomendo.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/04/resenhalivro-ainda-nao-te-disse-nada.html
Jéssica Maria 23/03/2016minha estante
Amei sua resenha! Fez eu querer ler o livro! :)

Silvana Gomez 22/03/2014

Um dos livros mais fofos e originais que já li. Só posso dizer isso. A história da Marina e sua busca pelo amor por meio das cartas que ela troca com o Heitor é muito linda. As surpresas finais são de tirar o fôlego.
Pode ler sem medo.

Suzy Coutinho 16/02/2014

Leitura surpreendente
Achei a leitura deste livro realmente surpreendente. Não sou conhecedora de livros nacionais e admito certo preconceito com ela. Mas acho que este livro é tão doce, encantador e gostoso de ler, que vou rever minhas prioridades.
A história da Marina e de seus amigos / personagens secundários, é muito fofa. Recomendado para as pessoas que, como eu, gostam de um bom romance.
5 estrelas merecidas.

Ana Paula Carva 12/02/2014

Perfeito!

Livretando 16/01/2014

Resenha Ainda não te disse nada
Marina Albertini é uma jovem sonhadora, que, apesar de amar e se orgulhar do pai, não quer seguir sua profissão, ser padeira. Filha de italianos, nascida em São Pedro da Serra e moradora da grande São Paulo, Marina estuda moda e trabalha em uma agência dos correios para custear suas despesas. Seus sonhos? Se formar na faculdade e conseguir uma vaga em alguma empresa de moda no exterior, além de conseguir um verdadeiro amor. Um homem que seja romântico, que se importe com as pequenas coisas de um relacionamento, não apenas com o sexo.

Francesca e Thaís, suas fiéis amigas, e seu irmão Tiziano, formam a parte humorística da obra, o que não pode faltar na narrativa do Gomyde. Seu Patrício é o dono do café dentro da livraria onde ela passa a maior parte do seu tempo livre, se inspirando nos modelos das grandes revistas de moda. Ele é uma pessoa muito agradável e amável, que Marina adora conversar. Assim como Dona Jane, sua companheira de trabalho.

Em mais um dia rotineiro de trabalho, Marina conversa com Dona Jane sobre a perda do hábito de se escrever cartas nos dias de hoje. As pessoas, sempre tão atarefadas e certadas de tecnologia, preferem enviar suas correspondências via e-mail ou qualquer outro meio de comunicação, que consiga respostas mais rápidas. O que Dona Jane considera algo sem emoção, afinal, todas as letras são iguais, não é a mesma coisa de se pegar em um papel e imaginar: "nossa, esse papel já esteve nas mãos dela(e)... hm, e essa letra..." Até que, neste dia, algo incomum acontece: uma jovem, Júlia, vai à agência dos correios onde elas trabalham para postar uma carta. Aquilo chamou a atenção das duas, afinal, era sobre isso que se falava naquela manhã. Tudo bem, o dia passa e mais nada de diferente acontece. Mas em uma de suas idas à livraria, Marina vê a jovem novamente, escrevendo uma carta. Então ela decide abordar a garota, que acaba contando o que faz. Julia mantém um negócio chamado "O Anjo Carteiro", onde, mediante contrato, ela se corresponde com pessoas se passando por outra, geralmente algum amor do passado.

Mas por obra do destino, uma dessas cartas vai parar nas mãos de Marina, que não resiste e a lê. As palavras contidas ali a arrebataram, palavras tocantes e apaixonadas. Então Marina, sabendo do esquema "d'O Anjo Carteiro", fica se questionando se deve ou não responder a carta de Heitor, escrita de forma tão apaixonada. Afinal, esta foi responsável por trazer de volta um pouco de alegria a Heitor, através das "palavras de sua amada", Milena.

Será que Marina deveria seguir em frente com aquilo e responder a carta? Não traria sofrimento a Heitor? Afinal, essa mentira não duraria para sempre. Marina sabia que não era Milena quem realmente escrevia as cartas.

Mais uma vez, Maurício Gomyde arrebentou em sua narrativa. Pôs tudo na medida certa. As cenas de humor, que são comuns nos livros do autor, também não deixaram a desejar, ri muito, na maioria delas. Sem dúvidas, uma obra que merece ser lida por todos. Um romance singelo, onde não se espera nada além de palavras de carinho. Mas que vai muito além...

site: http://livretando.blogspot.com.br/2012/03/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html

Felipe Miranda 10/01/2014

Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde por Oh My Dog estol com Bigods
Quando completasse vinte e um anos Marina seria coroada "Padeira Oficial da família Albertini",mas de padeira ela não tinha nada,nem pão comia,queria viver o mundo da moda. Jovem e romântica,dona de uma beleza de dar inveja,os pretendentes que chovem em sua horta,nunca atendem suas exigências,Marina queria se apaixonar de verdade. Em busca do seu sonho de ser uma famosa estilista vai para São Paulo estudar,onde trabalha numa agência dos correios para se sustentar. Em uma conversa com Dona Jane,amiga de trabalho,elas discutem que ninguém escreve cartas hoje em dia.
Não sabia o quanto estava errada.

"Ninguém mais manda carta.Agora só querem saber de e-mail e sei mais lá o quê.O pior é que escrevem tudo errado e abreviado." - Dona Jane,página 17.

Marina então conhece Julia,uma moça jovem que no mundo tão moderno como o de hoje,ainda escreve cartas,aparecendo sempre nos Correios. Descobre então que ela é uma espécie de "Anjo Carteiro",pessoas pagam para que ela escreva cartas se passando por outras pessoas,levando um pouco de alegria e afeto,mesmo que sejam falsos. Mas Julia chega a falecer e Marina fica com sua correspondência que não pôde ser entregue.Sem conter a curiosidade,abre a carta e se encanta com o que lê. Marina começa a se corresponder fingindo ser a "Milena" que Julia fingia ser,trocando cartas com Heitor. Mas acaba se envolvendo demais,e todas as palavras trocadas entre ela e Heitor despertam sentimentos nela que a deixam muito confusa.Mesmo nunca tendo o visto,nem ouvido sua voz. Marina conhece o amor do jeito que nunca imaginou,da forma mais improvável do mundo.

A base do livro é essa,não sei como fazer essa resenha sem estragar as surpresas,por isso pararei por aqui,já contei demais. Vou dizer que o livro é de uma delicadeza encantadora,uma delícia de ler.
Dei várias gargalhadas durante a leitura,os personagens são super bem construídos,a estória então nem se fala. As amigas de Marina,Thaís e Francesca,ambas com seus problemas amorosos,rendem muito "pano pra manga" no livro,muitos diálogos divertidos entre as três durante o enredo. O meu personagem preferido é o Otavinho,vizinho de Marina,que tem quinze anos de idade e me matou de rir todas as vezes que apareceu no livro dando em cima de Marina,haha. Realmente gostei muito do livro, de todos os detalhes que me encantaram, das páginas amarelinhas á capa linda de morrer. Sabe o que seria demais? se virasse filme.De verdade,eu imaginei esse filme no cinema,seria um sucesso,eu com certeza pagaria pra ver.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2011/11/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html

LU Faustino 02/11/2013

A história é muito diferente e fofa. Acreditar nos sonhos e tentar busca-los é a lição que fica do livro. Marina Albertini é uma sonhadora e ao mesmo tempo tem os pés no chão para saber onde quer chegar. As conversas com as amigas são hilárias. E o Otavinho é muito fofo demais da conta, gente. Nota 10.

Anna na biblioteca 30/09/2013

Cartas e Romance!
O livro traz a história de Marina Albertini, que durante anos, ajudou o pai, um legítimo e tradicionalista italiano, nas tarefas da padaria da família em uma cidade do interior, onde residia também com dois irmãos e a mãe.
Muda para São Paulo para estudar Moda e buscar seu grande sonho de se tornar uma grande estilista.
Marina arruma um emprego na agência dos Correios durante o dia e estuda a noite.
Cobiçada pelos homens devido sua beleza física e também pelo fato de não se deixar deslumbrar pelos encantos de qualquer rostinho bonito, pois quer uma relação verdadeira, de amor intenso e profunda identificação com seu amado.
Até que por engano ou força do destino, uma carta e uma história chamam sua atenção e sua vida...
A escrita de Maurício Gomyde é muito fluida, gostosa, dando a sensação de que eu estava assistindo a um filme, como por exemplo "Cartas para Julieta". Há uma semelhança no clima da história, mas com enredo diferente, bem interessante! Temos cartas, sonhos, amizade, esperança, apreensão, desejo, paixão e empatia!
Este é o segundo romance do autor que leio, depois de "O Rosto que precede o sonho" e digo que mais uma vez valeu a pena! Leitura recomendada!

site: http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/

Marcela Suzano 30/09/2013

Lindo!
Acho muito lindo quando a gente encontra um autor nacional da qualidade do Maurício Gomyde. Prova de que a literatura brasileira tem muita gente boa, com capacidade de nos fazer emocionar e vivenciar uma história tão bela quanto a desse livro.
Ainda não te disse nada conta a história de Marina, uma jovem sonhadora, etilista, que se vê envolvida com a troca de cartas com Heitor, um senhor que está num asilo em Portugal... Só essa premissa já dá a ideia do tanto de coisas interessantes que podem desenrolar.
E Maurício não decepciona. Livro lindo, cartas especiais. Uma história de tirar o fôlego.