São Bernardo

São Bernardo Graciliano Ramos




Resenhas - São Bernardo


451 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Davi.Paiva 28/11/2022

Interessante.
Conheci este livro por conta da faculdade e fiz a aquisição de um exemplar justamente porque ele seria estudado na aula de Literatura Brasileira - Prosa. Infelizmente tivemos um problema com a grade de aulas e tal obra nunca foi analisada. E só resolvi fazer a leitura quase 10 anos depois de formado (uau! Como o tempo passa!) porque coloquei a minha edição à venda.

Em termos de técnica de escrita eu fiquei muito surpreso porque embora a sua abertura seja regular (não é excelente, mas também não é ruim), o livro só começa de fato no capítulo 3 porque o narrador vai contando a ideia do protagonista de querer contar a sua vida e se dá ao luxo de dizer que os dois primeiros capítulos foram jogados no lixo.

E em termos de literatura, fiquei muito satisfeito.

Para quem nunca ouviu falar da obra, conhecemos a vida de Paulo. Um rapaz que vai galgando degraus na vida até ser proprietário de terras em S. Bernardo e virar um importante fazendeiro, que tem o seu apogeu e queda.

Durante toda essa jornada temos muitos registros de fala, pensamentos de época (sendo que nem todos mudaram) e um protagonista autoritário, que gera antipatia no leitor ao ponto de suas perdas não gerarem pena no leitor exceto aquelas que envolvem mortes de outras pessoas.

Foi uma leitura interessante e que me aproximou da região e do autor.

Recomendo!
comentários(0)comente



davi2h 27/11/2022

Muito bom o jeito como os livros do Graciliano te fazem entrar na cabeça do personagem e entender os pensamentos daquele século e região. Paulo Honório, assim como o Fabiano, é um animal, bruto, que tá condenado ao desastre desde quando nasceu.
comentários(0)comente



Anderson.Hoch 19/11/2022

Conhecendo Graciliano
E na categoria 5, um romance de 30, do Desafio Livrada, resolvi conhecer Graciliano Ramos com seu São Bernardo.
O narrador é Paulo Honório que conta sua história, apresenta os personagens, os lugares e os ocorridos de acordo com a sua bruta mentalidade e ações.
Particularmente tive sensações variadas sobre o narrador/protagonista, o que deve ter sido proposital do autor, assim como tive apreço por Madalena desde que apareceu na história. Não vou dar spoiler, mas indico a leitura, acredito que acertei na escolha.
comentários(0)comente



Marina 16/11/2022

S. Bernardo?
Quando vi que ia ter que ler esse clássico tive vontade de morrer, mas é como dizem ?não julgue um livro pela capa? e realmente não devia ter julgado!!! Apegar de no começo ter sido meio chatinho ao decorrer da história a escrita do Graciliano me prendeu DEMAIS, por ser um clássico a escrita é bem fácil e fluida. Q história em si não tem nada de mais, porém o fato de narrador ser o personagem me prendeu pq eu adoro esse tipo de livro na qual o personagem é quem ta ?escrevendo? o livro, acho que fica bem mais dinâmico e chama mais atenção. Sério me surpreendi com o livro? achei que ia odiar, mas acabei gostando bastante!!!!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ju 21/10/2022

Surpreendente!
Não estava esperando me envolver tanto com o livro quanto aconteceu. Ele é excelente, deixando sempre dúvidas acerca do que Paulo Honório está de fato te contando.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alessandro 16/10/2022

Ganância e poder
Certa vez encontrei afirmação razoável de que ? é nos presídios que se encontram os homens que cedem ao seus instintos?. Paulo Honório cedeu. sua vida aponta para o sucesso financeiro, ambição desmedida e a ânsia pelo poder. Sem limites em seus atos. O fim justifica os meios. Resultado: a vida me cobrou um preço muito alto. Disso resulta que é necessário haver equilíbrio entre Desejos e ambições?.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Larissa Tavares 15/10/2022

Retrato da Solidão
Um retrato de um homem solitário, arrependido das suas escolhas e ações. Do que adiantava ter uma fazenda enorme? Sem sua esposa, sem felicidade, sem amigos. Ele afastou as pessoas do seu mundo e agora tinha lidar com a principal consequência disso: a solidão e o arrependimento.
Muito bom voltar a ler Graciliano Ramos depois de tantos anos
comentários(0)comente



Batman 11/10/2022

A princípio não é uma leitura que me chamaria a atenção ou que a história seja encantadora, mas gostei bastante da escrita direta do autor.
comentários(0)comente



Johnny Blue Heart 11/10/2022

O limite entre a escrita curta e o imaginário sublime.
O velho Graça é, indiscutivelmente, o mestre do texto curto. Muito é dito em poucas e precisas palavras. Um livro tocante que beira o ?realismo mágico?, mas é puro sertão. Sublime! Irretocável!
comentários(0)comente



@tigloko 06/10/2022

Narrativa seca e brutal
O livro começa com Paulo Honório, dono da fazenda São Bernardo, que construiu sua reputação sem escrúpulos e sentimentos, escrevendo suas memórias desde a infância até se tornar um grande fazendeiro no sertão alagoano. Em determinado momento da sua trajetória, ele decide se casar para construir uma família. Já casado com Madalena, professora com uma visão de mundo totalmente diferente, o casamento entra em conflito por ele não conseguir entender a esposa e seguimos essa narrativa.

No início foi difícil entrar nessa história. O autor tem uma forma direta de escrever, sem dar muito contexto. Além da linguagem regional ser muito presente. Longe de isso ser algo ruim, apenas que foi dificil mergulhar no começo. Mas a partir do casamento eu não consegui largar o livro, até saber o que aconteceria. A leitura toma uma proporção frenética, mais pela tensão do que por grandes acontecimentos.

Tive aquele sentimento de bomba relógio nessa leitura. Como se a qualquer momento fosse acontecer uma desgraça, elevando o nível de tensão a cada página. Muito relacionado pelo ciúme doentio que Paulo tem por Madalena. Não lembro de ter lido uma narrativa que tratasse o ciúme de forma tão realista, brutal.

O tema de arrependimento também ecoa bastante durante o livro, já que acompanhamos um Paulo perdido nas memórias da sua vida passada e no casamento com Madalena. Se ou como ele poderia mudar os fatos passados, se ele faria algo diferente, são partes bem triste.

E ainda pra fechar, tem muito contexto político da época, algo que gosto e é sempre bem vindo.

Poderia falar bem mais desse livro mas já ficou claro que gostei muito, recomendo!
Fernanda 08/10/2022minha estante
Não acredito que depois dessa resenha estou tentada a ler Graciliano Ramos ? muito boa ???


@tigloko 08/10/2022minha estante
Obrigado Fernanda ? que bom q gostou! Fico feliz.




Andre.Santana 03/10/2022

Solidão
Sozinho e com a vida em declínio, Paulo Honório, poderoso fazendeiro do sertão alagoano, narra a sua história. O narrador revisita momentos da sua vida e conflitos internos que permanecem inexplicáveis até o momento em que suas memórias estão sendo escritas. Nem a fazenda S. Bernardo, que Paulo Honório comprou por preço irrisório, nem a professora Madalena, a quem contratou para alfabetizar as crianças do seu empreendimento rural e com quem acaba se casando, deram-lhe o sossego que tanto buscava. Escrever esta história, então, é o que lhe resta, na tentativa de encontrar paz e sentido para aquela vida solitária. Da elaborada teia existencial desenvolvida ao longo da trama ? com os conflitos entre as visões de mundo incorporadas pelos personagens ?, destaca-se um texto riquíssimo, principalmente nas falas de Paulo Honório, construído em metáforas surpreendentes, ainda que disfarçadas pela concretude das palavras.
comentários(0)comente



Amelie 01/10/2022

Me encantei com esse livro pela completude da obra, desenvolvimento do personagem principal e a perfeita conexão com o contexto da época, além da pitada de humor e ironia em alguns momentos. Gostei muito, apesar de no início eu pensar que seria uma leitura chata e etc
comentários(0)comente



451 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR