São Bernardo

São Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

Amelie 01/10/2022

Me encantei com esse livro pela completude da obra, desenvolvimento do personagem principal e a perfeita conexão com o contexto da época, além da pitada de humor e ironia em alguns momentos. Gostei muito, apesar de no início eu pensar que seria uma leitura chata e etc

Cabrardo autor 30/09/2022

OPINIAO SOBRE "SAO BERNARDO"
Nao consigo nao comparar em partes o personagem do Paulo Honorio com Heathcliff. A natureza das emoçoes envolvidas na narrativa sao igualmente brutais. A teimosia de besta de Paulo Honorio o conduz ao isolamento, condenando á ruina oq com tnt esforço ele construiu. Amei o livro.

Laura Chaves Araújo 28/09/2022

S. Bernardo
O livro como a grande maioria dos clássicos brasileiros contém uma linguagem condizente a época em que foi escrito, porém a história em si não é envolvente, se trata apenas de um homem ambicioso que passa por cima de tudo e todos para ter o que quer.

Layla 16/09/2022

Gostei da leitura de certo modo. Não digo que me prendeu de início a fim, mas deu pra aproveitar. Paulo Honório é certamente o ?homem agreste? que se diz ser, e a leitura aparenta representar bem a vida de um homem como ele, endurecido pelos caminhos que tomou e por suas escolhas de vida.

Beca.Borges 14/09/2022

São Bernardo
Este é o segundo livro do Graciliano Ramos que tenho contato, sendo o primeiro vidas secas.
Honestamente comecei o livro sem dar muito para ele, esperando uma leitura chata e que não fluísse tanto, mas para a minha surpresa me enganei completamente.
A leitura não só flui muito bem te fazendo querer ler cada vez mais do livro como você se prende na história do personagem principal.

Paulo Honório um homem solitário e amargurado nos conta sua história de vida de sua perspectiva bruta e gananciosa. É uma história cheia de contradições, romance, ciúmes, violência, ganância, que o personagem percebe (e as vezes não) ser o motivo de sua ascensão e de sua queda.

É um livro que recomendo de se ler e que definitivamente daqui alguns anos quero relê-lo para ter uma nova perspectiva dessa história.

AnaBia 13/09/2022

Por incrível que pareça é bom
Apesar de ser um livro antigo, a leitura fluiu bem mais rápido do que o último que eu li da literatura brasileira. A linguagem não é muito difícil (tem várias expressões que eu conheço por morar no Nordeste), a história é bem interessante e tem momentos engraçados.

Perdida_nas_Estrelas 05/09/2022

Típico patrão explorador que vive às custas de vidas alheias
O enredo em primeira pessoa mostra alguns anos da vida de Paulo Honório, desde sua ascensão social à sua ruína, mas essa ascensão vem de uma exploração normatizada de muitas outras vidas. Paulo conta sobre a bondade de sua esposa em querer ajudar seus empregados e de sua desconfiança em relação a ela ser comunista, e a partir desta e de outras desconfianças podemos acompanhar o declínio da vida de um homem assombrado por suas inseguranças e talvez alguns arrependimentos. Ele consegue a propriedade de seu sonho, S. Bernardo, à base de enganação e enriquece explorando empregados que vivem em condições sub-humanas, conhece uma moça bonita, se casa com ela e quando ela começa questioná-lo sobre seus métodos para com os empregados Paulo sente raiva pois é isso e isso apenas que ele conhece, para ele não há outra maneira de se tratar as pessoas que o servem; Madalena, sua esposa começa entristecer e adoecer naquele local, enquanto Paulo desconfia de suas inclinações políticas e mesmo de sua fidelidade matrimonial.

Rodolfo.Barbosa 25/08/2022

Uma obra de arte nacional
" A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. "

Tô Impactado com esse livro. Um obra de arte Brasileira.

S. Bernardo nós mostra o nordeste cru, o verdadeiro nordeste de 1920. A vida sofrida, precária e desumana das pessoas que ali viviam. E conta a estória de Paulo Honório. Humilde Nordestino do sertão, vai construindo sua vida com dificuldade, mas a vida sofrida lhe torna alguém que ele mesmo, se arrependeria depois...

A escrita é espetacular, Graciliano usa uma escrita informal daquela época, o que faz você adentrar no Nordeste/Brasil de 1920. A linguagem é muito semelhante a linguagens dos nossos avós e bisavós, é bonito de se ler.

Com várias passagens que te colocam em reflexões com o personagem principal; muitas vezes nos colocamos no lugar do personagem, sentimos sua dor.

A estória traz reflexões, como superação, jornada, arrependimento...

10, nota 10.

Luiza.Schfer 10/08/2022

gostei bastante
li para a escola e um trabalho de literatura e achei bem bom em âmbito econômico e social, aproveitei bastwnte

Vic 09/08/2022

Li por conta da escola, achei um livro denso mas com uma narrativa muito bem construída e com personagens elaborados. Apesar da dificuldade com o estilo de escrita e com o vocabulário, achei a leitura produtiva.

Layla 09/08/2022

nao
primeiramente q só li pq é leitura obrigatória da escola e nao leria de novo por prazer!!
durante os primeiros capítulos jurei q tinha baixado o livro errado, pq não era possível q a professora tinha passado algo tão nhe pra gente ler, mas depois percebi q era realmente o livro certo e ele só era chato mesmo.
a linguagem usada e o modo q o livro foi escrito é mto interessante, não parece nenhum outro q eu já tenha lido, mas a história não conseguiu me prender, não teve um estopim, não teve nada muito uaaaau, é algo meio q cotidiano. mesmo assim, é bacana pra entender alguns pontos q a sociedade passou antigamente

Giovanna.Pereti 08/08/2022

Denso
Livro denso, um tanto pesado também? não pela linguagem ? achei ela ótima, de fácil compreensão ?, mas pela profundidade dos acontecimentos e apatia da personagem principal diante deles?

Karine400 19/07/2022

Li esse livro por conta de um trabalho de português, a história é interessante, pouco complicada de entender. Achei que seria um livro chato, mas foi uma experiência boa.

Prissy021 19/07/2022

18. São Bernardo - Graciliano Ramos (2022 - Julho)
?[Romance]
? ?Palavras de arrependimento vieram-me à boca. Engoli-as, forçado por um orgulho estúpido. Muitas vezes por falta de um grito se perde uma boiada.?
? ? ? ?
Complexo; Leitura arrastada; Linguagem difícil; Interessante; Personagens bem construídos; Objetivo

Achei o livro com uma leitura um pouco arrastada e uma linguagem meio complicada por ter alguns termos que eu nunca tinha visto na vida, algumas vezes quis parar de ler mas mesmo assim continuei e valeu a pena.
Senti uma certa complexidade, pois, logo no comecinho da narrativa, o autor fala de alguns personagens e eu fiquei ???? por não fazer ideia de quem eram, mas, no decorrer do enredo, tudo foi se encaixando.
O livro despertou em mim vários sentimentos, sobretudo raiva devido a personalidade de Paulo Honório e seu jeito de tratar os outros, principalmente a sua mulher, mas, conforme os acontecimentos vão sendo apresentados, é possível entender as coisas que o provocaram a se tornar essa pessoa tão amarga e ver o quão bem esse personagem foi construído: aos poucos e de forma sútil.
No final fiquei um tanto paralisada, digerindo tudo o que tinha acabado de ler (sim, foi só no final que tudo fez sentido para mim) e em questão de segundos passei a amar o livro.