O Preço De Uma Lição

Gutti Mendonça

Resenhas - O Preço de Uma Lição

Dani 07/12/2014

O Preço de Uma Lição, Federico Devito
Acho a capa deste livro super teen e bonitinha e confesso que a sinopse até me deixa curiosa para saber o que, exatamente, o personagem irá aprender ao final da estória. Você pode até ver que, no Skoob, a maioria das pessoas não gostou deste livro, mas já explico o porquê.
O Preço de Uma Lição, escrito para um público adolescente, "deveria" trazer a estória de um garoto e suas experiências amorosas e, ao final, uma lição que deveria ajudar o leitor e etc. Coisas clichês. Mas, acontece que é simplesmente difícil, pelo menos para mim foi, acompanhar as experiências amorosas deste personagem. Por quê? O livro foi escrito de uma forma que torna tudo maçante. A estória central, onde ele conta como foi seu relacionamento com uma garota chamada Juliana, só é explorada depois de ele contar, cansativamente, como foi seus outros relacionamentos, que não acabaram bem. Os autores pecaram demais em diálogos, descrições e dia a dias desnecessários, onde eu fiquei me perguntando cadê a emoção. Havia páginas e mais páginas de diálogos inúteis, que não acrescentavam mais nada á estória. Então, demorou bastante para chegar á parte que seria o enredo central. E era, sinceramente, como se eu estivesse lendo o diário de algum amigo, com uma vida extremamente comum.
Os conflitos vividos pelo personagem eram extremamente comuns e pouco excitantes, coisas do dia a dia que ninguém quer saber. Eu não consegui ficar com aquela sensação de "O que será que vai acontecer agora? Será que eles vão resolver as diferenças?". Não, não desperta a curiosidade. É entediante.
Os personagens, por sua vez, são muito mal construídos. O personagem principal, que não revela o nome, é muito preocupadinho com coisas que não são importantes, acabando por estragar muito seus relacionamentos. Sinceramente, acho que os relacionamentos dele não deram certo por sua culpa, isso sim. Ele era muito dramático. Além disso tudo, o achei muito superficial. Sabe aquela coisa de conhecer, achar bonita e já querer namorar, se dizer apaixonado? Pois é...
Sua namorada, Juliana, também me irritou por ser tão sem graça. Para você ter uma noção, a maioria dos diálogos dos dois, ela apenas respondia com "Não sei" ou "Sei lá" como se não tivesse personalidade própria.
E assim, a "lição" que o personagem aprende não é nada além do que estava na cara o tempo todo, só ele não enxergava onde estava errando. Eu realmente me sinto mal por fazer uma resenha tão negativa - odeio ver apenas os lados ruins dos livros - mas, infelizmente, não vi nenhum lado bom neste. Tempo perdido. Mas se você, que leu esta resenha, quiser arriscar, vá em frente. Só lembre-se de tomar um café bem forte para não dormir. :-)

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2014/12/resenha-o-preco-de-uma-licao-frederico.html

Saleitura 09/06/2012

“eu te amo muito muito!”
Em O preço de uma lição, conhecemos a história da vida amorosa de um garoto. Gostaria de dizer o nome dele, mas acredito que ele não tenha nome. Durante toda a leitura eu procurei descobrir, mas o engraçado é que só o nome dele não aparecia. Sei lá pode ser que eu tenha lido desatenta e não tenha conseguido achar, o que é bem possível, porque a cada burrada que eu lia do personagem, era uma bronca que eu dava no livro. E acreditem, ele cometeu muuuuuuuuitas burradas, e eu adoro interagir com livros e com a televisão. Um dia se eu ficar gagá as pessoas vão achar que estou no meu temperamento normal.

No entanto, ele não era uma pessoa ruim. O legal do livro, é que ele mostrou que muitas vezes fazemos mal às outras pessoas porque estamos muito perdidas. Nem é por querer, mas acabamos fazendo besteira. O garoto então, nossa senhora! Partia corações de várias meninas, e muitas delas o perseguiam como almas penadas. Nessa parte do livro eu comecei a achar que era muita viagem: como assim? Todas arrastam um caminhão por ele? E mais: ele era nerd, modelo, fiel e apaixonado. Será que existe alguém assim? Mas lá pelo final do livro a gente tem a impressão de que pode ter sido baseado em fatos reais, então nem julgo se o autor resolveu ou não fazer um super-herói.

Outro aspecto, é que você se diverte muito com as primeiras namoradas do cara. A primeira era protestante, e tinha pais muito ortodoxos que proibiram o namoro. A menina se chamava Sara, mas ela era meio doida, esperava um sinal de Deus para permitir seu namoro, e antes disso não podia beijar na boca. Depois desse affair, nosso herói arruma Melissa como namorada, mas esta também enrola muito para beijá-lo na boca, dessa vez por causa da irmã que também se apaixona por ele.

Acompanhar a aflição dele é divertido, porque é muito típico da adolescência os garotos estarem desesperados pelo primeiro beijo (veja o vídeo do Felipe Neto sobre o assunto). O mais engraçado, é ler estas memórias sendo mulher. Você vai se ver pensando se as mulheres não são meio loucas: ora exigindo que o rapaz seja paciente e outra que ele tenha atitude. No meio disso tudo está só um cara afim de uma menina grilada.

Depois dessa fase de namoros frustrados, ele tenta apenas curtir com as meninas sem compromisso, e Você começa a pensar que ele pegou o jeito, e mais: que tem mel no sangue. Isso porque várias meninas no acampamento se interessam por ele e a namorada do melhor amigo dele também, e aonde ele vai, tem sempre uma rastejando por ele. O cara tinha tudo para ser o maior galináceo da história, mas quando encontra Juliana, ele não quer mais saber do mundo. Todos vão contra o namoro porque ela é 5 anos mais nova e mora em outra cidade, mas ele sempre corre atrás para estar com ela, até que ele acaba cavando a própria cova ao exigir demais de Juliana.

O término foi todo por culpa dele. Eu confesso que gostei quando o namoro acabou, porque os telefonemas melosos dele com a namorada acabaram (acredite, eram várias páginas de mimimimi), mas foi bonito ver o aprendizado do rapaz. Aos poucos o caráter dele foi se fortalecendo, e ele foi percebendo que um relacionamento é troca e não exigências. Cada um dá o que tem, e da melhor forma possível.

Entretanto é claro que você torce para eles voltarem, o sentimento de ambos é louvável e comovente, mas você reza para não ter mais 10 páginas de “eu te amo muito, muito!”. Isso é tudo pessoal!

Leitura e resenha feita pela Colaboradora Aleska Lemos a convite do Blog Vitrine de Promoções

Link postagem Vitrine de Promoções

Link postagem Saleta de leitura

Pandora 10/06/2012minha estante
Aleska é mesmo uma menina viajada!!! Adorei a resenha dela e sim, eu ri!!!

Aleska Lemos 08/09/2012minha estante
Eu tinha que fazer a coisa ficar comica rss.

Mauricio R. Ben 19/05/2014

O tipico conto adolescente estilo "Malhação".
Pois bem, como o próprio título que mencionei acima diz, o livro é puro conto adolescentes com o protagonista totalmente "infantil" cujo a vida passa por processos de mimices até chegar ao seu objetivo que é amar a tal garota. O mais incrível disso tudo, é ver que foram duas pessoas que escreverem o tal conto de amor moderno e contemporâneo do ponto de vista masculino. As tiradas com homossexuais são péssimas, o seu conteúdo fraco e não desenvolvido o bastante no que pode levar um leitor a se interagir com os personagens ou a narrativa fraca que nos faz entrar no tédio de ver nas mesmas páginas uma única linha de raciocínio que não sofre nenhum tipo de desenvolvimento por parte dos autores.

Danni 16/02/2012

Decepcionante!
RESENHA POSTADA ORIGINALMENTE EM:http://tudosobresentimento.blogspot.com/

Eu vou começar confessando que depositei boas esperanças neste livro por causa do Federico Devito. Não porque ele é colírio da revista Capricho, mas sim porque sigo o tumblr do Federico e gosto bastante dos textos que ele posta lá. Entretanto, partiu meu coração ver que o livro é... Digamos, fraco! Isso mesmo, partindo do pressuposto de que garotos também são capazes de amar, o livro tinha até uma boa chance de ser no minimo bom. Mas não chega a isso, fica apenas no mediano.
A questão aqui é a seguinte, "O Preço de Uma Lição" peca no exagero. Ok, eu sei que a intenção de Federico Devito e Gutti Mendonça era mostrar que homens também sofrem (e choram) por amor. Mas me deu uma angustia tão grande no decorrer da história: o menino (menino não, homem, ele tem 20 anos!) faz tanto drama que está até pior do que minha prima adolescente de 13 anos de idade. Devo dizer que em certos momentos me deu vontade de dar um tapa na cara dele e mandar ele crescer! Sem falar nos textos suuper clichês, aquele tipo que parece que você já leu em 300 lugares diferentes, sabe?

"Em alto-mar, o celular não tinha sinal, não conseguia sequer mandar uma mensagem para Juliana! Queria morrer!"
(como é que é a história? isso é sério, produção? u.u)

"...Você deseja tudo de melhor para aquela pessoa, você quer se entregar e fazer tudo por ela, e mesmo que aquilo custe o maior sofrimento do mundo, acha que o preço é justo para ver a pessoa sorrir, mesmo que por um instante. A impressão que dá é não caber tanto sentimento assim em você."

Eu não quero exagerar nos comentários ruins, mas devo adicionar que o livro tem diálogo demais. E diálogos longos e supérfluos, então tem que ter paciência. Bom, já deu pra perceber que eu não gostei do livro né? E eu pensei que eu seria a unica, que eu era uma extraterrestre ou algo assim, mas o pessoal do skoob também não gostou, vocês podem perceber isso pela avaliação do livro.
Por fim, os únicos elogios que devo dar a este livro são: a capa e a diagramação toda são lindas (uma das melhores de 2011 e isso é mérito da Editora Novo Conceito) e os autores até que escrevem bem, para um primeiro livro, mas como eu disse, a enrolação e o exagero tomaram conta do livro.
Depois de tudo o que foi dito, vocês já devem ter captado minha opinião sobre esse livro mas eu sou a favor de que cada um deve ler o livro e tirar sua própria conclusão. Então, por isso, neste final de semana (sábado ou domingo) irei abrir um sorteio (via facebook) de um kit "O Preço de Uma Lição" (clica aqui e confere a imagem do kit). Fiquem ligados na página do blog se tiverem interesse!

Biah @garotapaidegua 18/03/2012

Eu pensava que fazer resenha de livros que adoramos era difícil, mas fazer resenha de livros que não gostamos tanto é tão difícil quanto, principalmente quando o motivo do 'não gostar' tem muito a ver com gostos pessoais. Mas vou tentar explicar o porque de simplesmente não ter gostado desse livro.Eu poderia muito bem fingir ter gostado só para não desagradar pessoas, ou pra não ter o trabalho que eu terei para explicar por que eu não gostei, mas quando iniciei esse blog me comprometi comigo mesma a sempre dar minha opinião sincera sobre o livro, e aqui vai ela.

Esse livro conta a história de um personagem masculino sem nome, isso mesmo, sem nome. Acho que os autores escreveram uma história baseada pelo menos em parte em fatos reais, mas não quiseram nem dizer na história de quem era baseada, nem dar um nome novo ao personagem. É esquisito sabe? Eu não tinha lido nem 100 páginas ainda e não via a hora do livro acabar. E ai quando fui pensar no personagem eu pensei: credo, tá tão chato que eu nem lembro o nome dele. Depois que fui perceber que era por que ele não tinha nome mesmo. #TENSO

Pois sim continuando, esse personagem inicia a história criança, se metendo em uma confusão por causa de figurinhas, e por causa dessa confusão ele e seu amigo, que nasceu em um dia 21 assim como ele, fazem amizade com duas meninas que também nasceram em dias 21, formando o quarteto 21. Logo que eu li eu pensei 'que legal! acho que vai ter romance nesse quarteto!'. Doce ilusão. O quarteto cresce e por um motivo fútil eles brigam e cada um vai para o seu lado. Aí eu '????? ' .

O nosso personagem principal, que eu passarei a chamar de G é um menino de ouro. Bonito, notas boas, e tem uma legião de fãs. Para você ter uma noção, as 80 primeiras páginas do livro são de certa forma introdutórias. Isso, 80 páginas introdutórias, pois nessas páginas são contadas as histórias do quarteto 21 e dos relacionamentos anteriores de G. Depois de vários pseudo-relacionamentos fracassados G conhece Juliana, uma garota 5 anos mais nova (ele já tem 20 e ela,15) , que está em seu primeiro relacionamento é perfeita também: não briga, não sente ciúmes dele, é inteligente e é bonita. Tava tudo perfeito demais e cansado do marasmo(eu fiquei com essa impressão) ele começa a tentar obter reações dela, como ciúmes, e a provocar brigas para saber como ela reagiria. Super infantil. Eles brigam e ele tenta descobrir o que aconteceu de errado com o namoro perfeito deles e a tentar reconquista-la.

O livro tem 366 páginas em uma fonte pequena, mas se tivesse umas 200 páginas com uma fonte normal teria contado uma história menos enrolada, e da qual eu teria gostado pelo menos um pouco mais.Foram colocadas informações demias, foi pintada uma relação e personagens perfeitos demais. Houve destaque para coisas desnecessárias, e muita, muita enrolação e sentimentalismo. Depois que ele começa a namorá-la, foram gastas umas 100 páginas de livro tentando transmitir ao leitor a perfeição do relacionamento, e não era necessário tudo isso. Um termo adequado de uma outra resenha que eu li sobre o livro: é muito cheio de 'frescurinhas'.

Eu sei que faz parte do selo Jovem da Novo Conceito, mas mesmo assim...Eu nem sou velha, tenho 21 anos! E acredito que mesmo pessoas bem mais novas vão achar esse livro desnecessariamente longo. Eu já li livros em que não há amor à primeira vista e nos quais os relacionamentos vão sendo contruídos devagar, com menos páginas que esse livro, e que soam bem mais reais. E sem tanta 'frescurinha'. Enfim, não gostei, e a unica parte que se salva é o final. O capítulo final vale muito à pena ler. É a compilação das lições que a história quis passar, e me emocionou.

Eu recomendo esse livro para pessoas mais jovens, super romanticas, fãs daquele romantismo super puro e inocente, e que adorem declarações e diálogos super sentimentais, do tipo "se eu morresse você choraria?". Espero que meus motivos tenham ficado claros, senão eu faço até video resenha para tentar explicar.

Mais resenhas em www.garotapaidegua.com
Cami 17/04/2012minha estante
Adorei a sua resenha!!! E acho que concordo com tudo o que vc escreveu... O último capítulo é a única coisa que consegue salvar o livro e ainda assim, achei meio dramático!

Leandro | @obibliofilo_ 26/01/2012

Sério, eu poderia avaliar este livro como maravilhoso, muito bom etc. Mas eu estaria sendo mentiroso e muito maligno com meus leitores. Para ser sincero, eu não curti muito a leitura. Não é que a estória não seja bem escrita. Não. Mas não me convenceu. Não foi um livro bem empolgante como eu esperava que fosse. Porém, isso é um fator muito relativo, entende? Não? Então, tentarei explicar.

"Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas."

Para continuar lendo, acesse: http://www.leandro-de-lira.blogspot.com

Valéria 13/07/2012

O livro O preço de uma lição é simplesmente fantástico, uma mistura de Anna e o Beijo Francês com Querido John.
Comprei o livro já com um pouco de receio por ter sido escrito por um rapaz tão jovem e que estava entrando agora na vida de autor, então eu imaginei o que um menino tão novo tem pra falar em 368 paginas, então por se tratar de uma versão de romance contada por um cara, eu me animei e imaginei, vamos ver no que vai dar. Pois fiquei curiosa pra saber o ponto de vista do lado masculino
Logo quando comprei o livro achei meio morno, pois o cara era sortudo demais tão jovem e imaturo, tinha tudo e todas ao seu favor, bom emprego, uma família legal, e varias meninas no pé dele. Mas foi apenas uma garota de 15 anos que arrebatou o coração do nosso (vamos dizer Frederico, pois o nome do nosso protagonista não é mencionado nenhuma vez no livro).
Juliana uma menina entrando na adolescência mas muito madura, vai fazer uma grande mudança na vida do nosso personagem.
No começo é só amor, mas conforme a gente cresce vão surgindo as diferenças e os gostos, as brigas também vem com o tempo mas as vezes nem mesmos sabemos porque brigamos, pois amar só não basta. O amor faz um namoro, mas só o amor não faz um relacionamento, O amor constrói uma casa, mas só o amor não mantêm um lar. Amar é o primeiro passo mas para caminhar em um relacionamento é preciso, compreensão, respeito, maturidade, sinceridade dentre outros muitos sentimentos.
Esse livro me arrancou lagrimas e sorrisos e me surpreendeu pela riqueza dos detalhes que só alguém que ama mesmo sabe dar valor e mais do que dar valor, sabe expressar em palavras.
Em uma frase o nosso autor diz assim:

“Dizem que quando não há mais palavras para ser ditas acontece o beijo, mas eu discordo o beijo acontece para silenciar as palavras que não conseguem ser expressas”
Valéria 05/10/2012minha estante
s2

Yasmin 28/12/2011

A história fala sobre um garoto que acredita que os garotos podem amar e se entregar a um grande amor, mas que não tinha muita sorte quando se tratava de relações amorosas, uma saía pior que a outra. Mas isso ocorre até conhecer uma garota cinco anos mais nova, Juliana, e então percebe que nunca havia amado outra garota antes, já havia gostado muito, mas não amado.
No decorrer da escolha o protagonista precisa conseguir dar conta de morar sozinho, saber superar a dor de saber que não é correspondido no amor, continuar aturando suas "ex-namoradas" no seu pé, se sentir abandonado pro seus melhores amigos e muitas outras coisas. O livro mostra até onde as pessoas podem ir e o que são capazes de fazer quando amam muito alguém e às vezes não são correspondidas.

Tice 08/09/2023

O preço de uma lição
Juliana, Melissa, Sara, Bruno, Luciano, Selma, Beatriz, Marcela Franz, Milena, Marcela Prado, Francisco, Marcos, Ariane, Rebeca, Paulinho, Cláudia, Manuela, Pâmela, Meu motorista, Os pais dela, A avó, O irmão de Sara, A funcionária do cinema, O gerente do cinema, O chefe, Anita, Vinicius, Jaime, Daniela, Wilson, A modelo, A produtora, O fotógrafo, O figurinista, Bernardo, Talita, Tio Juca, Tia Carla, Natália, Gisele, Luiz, Marcela Keller, Rodolfo, Larissa, A criança, O cachorro, Flávia, Kibe, Pica-pau, Diana, Ester, Larissa, Mateus, Lucas, Danilo, Camila, Gustavo, Leonardo, Samanta, Sênior, Cláudia.

Haja página para caber tantos personagens. E eu tenho certeza que deixei escapar alguns. Personagens com falas preconceituosas, racistas e homofóbicas. Super valorização a uma classe social dominadora. Ênfase às conquistas materiais. Um livro longo com uma narrativa que cabia na metade. Não gostei, conclui porque tenho pena de abandonar a leitura e para reprovar algo, preciso experimentar, mesmo não gostando. Não recomendo. Achei muito sem graça e abusado.

Rafa 02/01/2012

Resenha - O preço de uma lição - Federico Devito e Rogério Mendonça
Meninos são capazes de amar, isso é bem claro no livro, e ele ama uma única pessoa, a Juliana, achei lindo isso, o mundo dele era só a Juliana e nada mais valia se não isso, nem a diferença da idade deles iria mudar isso, ele com 20 e ela com 15, o amor é destaque no livro. Ele mudou, amadureceu, o amor deixa a gente assim meio bobo, mas nos faz crescer por dentro, aprendi com o livro que para se amar não é preciso estar do lado da pessoa e nem sentir sua falta, é preciso querer isso ao contrário, querer estar perto da pessoa, e pensar nela o dia todo, se dar pra ela mais do que pra si mesmo, deixando seu amor-próprio em segundo lugar, o amor te faz perder a cabeça e esquecer de pensar, com ele foi assim.

Ju Árvores 20/11/2011

O Preço de Uma Lição - Os meninos são, sim, capazes de amar

Ele não é um garoto qualquer: é bonito, é romântico, educado, não fuma, não bebe. Enfim, um garoto que toda garota quer ter. Milhares de garotas correm atrás dele. Pena que querer não é poder, e a sortuda é a Juliana, garota de 15 anos, exatamente do jeito que todo garoto quer. O livro basicamente sobre o relacionamento dos dois. Agora, com vocês minha humilde opinião:

O começo do livro é chatinho, com muita repetição de palavras, o que me deixou um pouco irritada. Sorte que isso é apenas nos dois primeiros capítulos. A narrativa é um pouco fraca, mas isso não me incomodou. Também existe bastante detalhes desnecessários, como a data (dia, mês e ano) dos relacionamentos passados do protagonista. É, eu estou chamando-o de protagonista pois no livro não diz o nome dele!

Tirando esses pontos negativos, a estória é muito fofa e linda! Tudo bem que me senti mais "forever alone" do que já me sinto, e que fiquei repetindo para mim mesma: "Eu preciso de um namorado desse", hihi. É um romance super fofo, e eu adoro romance. EU ATÉ CHOREI! O final faz com que você tenha aquele desejo de querer mais, mas no lançamento do livro, os garotos comentaram sobre uma suposta continuação, que de fato concordo que quero!

Acho que mesmo com as coisas que eu citei anteriormente, vale a pena lê-lo, levando em consideração que é o primeiro livro dos dois, e que é com esse primeiro que eles vão melhorar para os próximos.

Bru 27/07/2013

Boring
Se eu precisasse resumir o livro "O Preço de uma Lição" em uma palavra, eu diria, sem sombra de dúvidas, que ele é chato.
Sinceramente, este livro perdeu vários pontos comigo por ser entediante e muito irritante. A história é contada por um protagonista que nem ao menos se apresenta. Sério, não há menção do nome dele durante o livro inteiro. Eu já havia me irritado com isso no "Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos", e agora a história se repete neste outro livro. Que mania mais chata que as pessoas têm de escrever um livro sem revelar o nome do protagonista. E este é apenas um dos fatos que deixaram a obra a desejar.
Os problemas todos começam no primeiro capítulo. Ele era para ser um prólogo sobre a infância do personagem principal e de seus amigos. Então, no capítulo dois viria o início da história real, já com os personagens crescidos. O caso é que o primeiro capítulo ficou bagunçado, contraditório e, portanto, confuso. Já começou por aí. Quase que abandonei o livro nesta parte, mas resolvi seguir em frente.
Se já não bastasse o protagonista não ter nome, ele também não tem vergonha na cara. Ele tem uma mania que me irrita de mais em personagens de livro: pensar uma coisa e fazer outra completamente diferente. Eu acho que ele faria um par perfeito com a Natalie do "Não sou este tipo de Garota". Ela é outra que me irrita com isso de saber o que é certo fazer, mas sempre acabar insistindo no erro. O pior é que com o menino do "Preço de uma Lição" o caso é bem complicado. Ele simplesmente contraria os próprios pensamentos o TEMPO TODO, o que é ridículo. Se ele faz as coisas erradas, então que não fique tentando limpar a consciência dizendo que no fundo sabia qual era a coisa certa que deveria ter sido feita. Se soubesse, ou se quisesse, não teria cometido o erro.
Outra coisa que me irritou no protagonista é que ele é um completo idiota com a namorada. Ele fica querendo que ela brigue com ele para que depois eles possam se reconciliar. Vejam se isso tem cabimento, pelo amor de Deus! E no final do livro, quando parece que ele se arrependeu e viu que estava sendo ridículo com a namorada, ele está tentando reconquistá-la após um longo tempo longe dela e começa, então, a mentir para a menina de novo, na maior cara-de-pau. Que personagem mais metido e otário. Odiei ele.
O final da história deixou muito a desejar. Eu esperava outra coisa depois de tanta chatice, mas o que encontrei foi mais chatice ainda! Acho legal quando os finais das histórias não são convencionais e fogem do clichê, mas acho que para este livro esse tipo de final não caiu bem.
Achei o livro bem mal escrito. Em muitas partes os personagens se contradizem – muitas mesmo – e isso torna a leitura cansativa, pois nunca sabemos qual é a verdade. É como se a história tivesse sido escrita em forma de rascunho e fora publicada assim mesmo, sem revisão ou coisa alguma. Eu não aconselho este livro, infelizmente.