O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Virgílio César 02/01/2019

Gostei do livro, mas não achei excelente. Algumas partes ficava bem cansativo. Dava para desconfiar o que iria acontecer. Nota 8.

Dri F. @viagenscomlivros 26/12/2018

Matt e Katie formavam um casal apaixonado e feliz, até que quase um ano depois de estarem juntos, Matt termina tudo.
E Katie não consegue encontrar motivos para esse fim. Mas no dia seguinte ela encontra um pacote deixado por Matt onde está um diário, um diário onde está escrito Diário de Suzana para Nicolas.
Será que é nesse diário que Katie vai achar explicações para o fim do seu romance?

Esse livro tirou o meu fôlego! James Patterson é conhecido por seus livros policiais e pela série "Bruxos e Bruxas" e eu amo a escrita do autor, e me surpreendi muito quando encontrei esse romance.
Li ele muuuito rapidamente, ele é bem curtinho e a história não me deixou piscar.
É um livro muito bem escrito, e tem tudo que alguém que ama grandes romances pode esperar.
Mas se prepare porque essa história é intensa e difícil também. É sensível, emocionante e vai fazer seu coração se despedaçar.
Não procure resenhas sobre essa história, principalmente no Skoob, que tem muita resenha falando sobre o final. Só leia, se você gosta de grandes história de amor e de se emocionar com um livro.
O que acho que me fez amar essa história mais ainda foi justamente não saber nada sobre ela, e ter sido pega tão de surpresa.

site: Instagram @viajecomlivros

Carol Cristina | @blogacdh 21/10/2018

Romance à la Nicholas Sparks, mas sem enrolação
***Resenha postada no @blogacdh

Senti vontade de resenhar esse livro assim que terminei de ler! O li bem rapidinho, pois os capítulos são curtos, e a narrativa do James Patterson tem um ritmo ótimo e que prende o leitor a história. Estava muito curiosa pra saber como tudo terminaria.
É um livro muito sensível, que traz mensagens muito bonitas, e mostra o amor de uma forma que você fica arrebatado, sinceramente. Parece que você está lá. Além disso, a forma que história foi construída tornou-a mais bonita ainda. Você tem partes alternadas entre a Katie no presente e o diário da Suzana, e assim tudo vai se entrelaçando e fazendo sentido.
Confesso que acabei me apegando mais a Suzana e ao diário; na verdade, o autor não deixou muito espaço pro leitor se conectar com a Katie também, infelizmente. E sobre o Matt... Nossa, que homem! kkk O sonho de toda mulher, definitivamente XD Ah, e se você está curioso: Nicolas é o filho de Suzana com o Matt (não é spoiler!). Impossível não se apaixonar por essas pessoas.
Durante a leitura, eu me lembrei muito do tipo de história que o Nicholas Sparks costuma escrever, realmente lembra. Só que sem toda aquela enrolação kkk. Engraçado que a Katie nasceu na Carolina do Norte também, muitas coincidências (a maioria dos livros do Tio Nick se passam nessa cidade dos EUA).
E aí preciso falar porque acabei pegando esse livro pra ler, quando nem estava na minha meta. Na verdade, de tanto olhar para ele na minha estante ao longo do tempo, já estava achando que não iria gostar da leitura, e não lembrava do motivo de ter me interessado pela história: por isso quis adiantar logo. Estava enganada, mais uma vez!
O autor me surpreendeu pela sua flexibilidade, e pelo fato de em poucas páginas ter conseguido fazer uma história de amor grandiosa. A gente ouve falar mais do James Patterson por causa de suas histórias policiais, apesar de agora ele estar enveredando por vários gêneros (fantasia, ficção cientifica), inclusive o romance.
Enfim, "O diário de Suzana para Nicolas", é um livro que se você não tiver cuidado, vai te influenciar, e vai te emocionar, com certeza. Achei legal que o autor conseguiu retratar "a vida como ela é" e passar a sensação de um final feliz, mesmo que ele não tenha sido literalmente e totalmente feliz.
Leitura mais que recomendada! (só não ganhou pontuação máxima por causa do desfecho apressado no presente, e pela questão da Katie que eu comentei).
"Minha vida está tão ligada a você que parecia impossível que alguma coisa ruim pudesse me acontecer agora. Mas acho que o amor nos dá essa falsa sensação de segurança."

site: http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

Kennia Santos | @LendoDePijamas 23/07/2018

A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender olhar para ela sob perspectiva correta.
Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Classificação: 3,5/5

Matt Harrison e Katie Wilkison formam um casal completamente apaixonado. Ele é poeta, ela é editora, e eles se conheceram no meio profissional. Tudo começou com reuniões estendidas, que viraram encontros e assim por diante.

E então, de forma repentina, Matt rompe com Katie e deixa a mulher aos pedaços, pois ela não tinha dúvidas da reciprocidade e de que o que eles sentiam um pelo outro era algo forte demais para coisas banais atrapalharem. Mas, pelo visto, ela estava errada.

No dia seguinte ao rompimento, Katie recebe em sua casa um pacote enviado por Matt, e nele se encontrava um encadernado com o título "Diário de Suzana para Nicolas". Intrigada, ela começa a ler instantaneamente, e logo descobre que Suzana é uma jovem médica, e, depois de sofrer um infarto, largou a grande Boston pelo interior, ,mais precisamente por um chalé na ilha de Martha's Vineyard, onde ela montou seu próprio consultório e conheceu Matt, e juntos eles tiveram o pequeno Nicolas.

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas -família, saúde, amigos e integridade- são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada, e vai se quebrar de vez." (p.23)

Ferida, confusa e curiosa, ela continua a leitura. Katie está prestes a descobrir mais sobre o passado do homem que ela jurava amar, mas que aparentemente, não conhece.

"Eu a amava demais e não tenho palavras para explicar como é uma sorte encontrar alguém que se possa amar tanto e que -a maior felicidade de todas- ame você com a mesma intensidade." (p.198)

"O Diário de Suzana para Nicolas" retrata histórias de amor. O amor de duas mulheres por um mesmo homem, as reviravoltas do destino capazes de mudar completamente planos, sonhos e o futuro. A narração é intercalada entra Suzana (através do diário) e Katie (e suas reações com as revelações do diário), que James Patterson redigiu em um ritmo muito bom.

Mas o que me frustrou (e muito) foi o final. Depois de uma história escrita de forma poética e reviravoltas, o final foi extremamente corrido e sem sal. O autor poderia perfeitamente agregar um ou dois capítulos para fechar a história de forma mais detalhada sem deixar o livro excessivamente extenso, mas isso infelizmente não aconteceu.

Foi o meu primeiro contato com James Patterson, e pretendo sim ler outros do autor. Tenho aqui um dele que se intitula "Primeiro Amor" e parece ser do mesmo tipo desse livro (espero que com desfecho melhor, amém). Recomendo pra quem procura uma leitura romântica, leve e emocionante.

"Os barcos tão esperados
Chegam vazios ou afundam nas profundezas
E os olhos primeiro perdem as lágrimas
E depois o sono." (p.208)

Rosângela 12/05/2018

Comecei a ler e não parei até acabar, e li em algumas horas.. É envolvente, daquelas leituras que te prende até o final. Muito sensível, emocionante, que nos ensina a dar valor para as coisas que realmente importam.
“A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta.”

“Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma.”

Estante da Mila 08/07/2018minha estante
Verdade, é muito envolvente, comprei no sábado, terminei no domingo. É meu livro preferido.

Pah 05/05/2018

Frases do livro
?Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez.
Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida."

"Quando uma dança é bem feita, uma música sempre leva a outra?

?Nós é muito melhor que eu.?

?Talvez alguma coisa dentro de mim tivesse certeza de que você estaria aqui um dia. Um sinal de esperança. Um desejo profundo. Ou apenas a simples inevitabilidade daquilo que o amor entre duas pessoas leva.?

"Coisas ruins acontecem às vezes, Nicolas.
A gente levanta a cabeça, olha para alguma coisa bonita, como o céu ou o mar, e segue em frente, caramba.?

?Então conserte o que há de errado com o seu coração.?

?Meu coração se agitou como um passarinho num chafariz num dia de verão.?

?Se eu não tiver mais nada, já terei tudo.?

?Viver pode ser igual a andar na corda bamba: um passo em falso e caímos.?

?Lembro-me de um ditado que minha avó costuma usar: um hoje vale dois amanhãs.?

?A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta.?

?A vida pode ser boa quando se está com a pessoa certa.?

?Um sorriso seu vale o mundo inteiro para mim.?

?Meu bom Deus, permita que eu seja forte o bastante para enfrentar o que quer que aconteça agora.?

Lela Tiemi 08/04/2018

"A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta".(p. 185)

Katie Wilkinson está com seu coração partido. Apesar da tristeza, sente raiva também. O homem que ela amava havia terminado o relacionamento que mantinham há 11 meses de maneira repentina e inesperada. Aqueles foram meses maravilhosos e por mais que tentasse, não conseguia encontrar a razão que poderia ter levado àquele término repentino.
Os dois se conheceram quando Matt Harrison fora a Nova York após vender os direitos de publicação de seu livro a uma prestigiada editora em que Katie era editora sênior. Eles se deram muito bem e em poucas semanas, já estavam apaixonados.
Matt era um cara reservado, pouco compartilhava com Katie sobre seu passado. Mas ela sabia que ele fora casado, e sabia o nome da esposa: Suzana. Ele lhe garantira já não estava mais casado com Suzana, mas agora Katie não consegue deixar de se perguntar se isto é mesmo verdade.

Na manhã do dia 19 de julho - um dia após o rompimento deles -, ela saíra para um passeio de barco pelo rio Hudson, tentando lidar com a mágoa que sentia, e ao voltar encontra um pacote na porta de sua casa. Na capa, estava escrito à mão: "O diário de Suzana para Nicolas". Katie sabia que definitivamente aquela não era a letra de Matt. Seria, então, de Suzana? Por que Matt enviaria aquele diário a ela? E quem era Nicolas?
Assim como Katie, durante a trama possuimos as mesmas dúvidas e ao poucos vamos desvendando os segredos de Matt. Por isso, prefiro não me estender no resumo da história e deixar para que o leitor descobra sozinho. São surpresas lindas e um tanto tristes.

Este é um livro emocionante que não só me arrancou lágrimas (ok, eu sei que sou chorona demais! rs.) e me surpreendeu positivamente, como também me deixou arrepiada com suas lições de vida. A leitura nos faz refletir sobre milagres, sobre perdas e, principalmente, sobre superação. Um enredo e narrativa simples, mas marcantes.
Matt é o sonho de qualquer mulher. Ele é apaixonante! Um cara especial que, durante a leitura, faz com que você torça muito por ele, pela sua felicidade.

"Matt não podia ser mais diferente. Parecia se interessar por tudo no planeta: era jardineiro, observador de pássaros, leitor compulsivo, ótimo cozinheiro, campeão de palavras cruzadas, jogava basquete e, é claro, era muito habilidoso com as coisas da casa."

A maior parte da história é contada através do diário de Suzana, intercalada por algumas narrativas de Katie. As duas personagens são bastante carismáticas, mas tive um carinho especial pela Suzana, pois como Nicolas é o filho dela com Matt, trata-se então de um diário escrito por uma mãe para seu filho, algo cheio de ensinamentos preciosos e comoventes, confira alguns deles:
"Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um lindo cordão colorido."

"Mas ela me fez com que eu me desse conta, mais do que nunca, de quanto somos vulneráveis, de como viver pode ser igual a andar na corda bamba: um passo em falso e caímos."

"Coisas ruins acontecem às vezes, Nicolas. Lembre-se sempre disso, mas lembre também que é preciso seguir em frente de alguma maneira.
A gente levanta a cabeça, olha para alguma coisa bonita, como o céu ou o mar, e segue em frente, caramba."

"Ah, Nicky, às vezes gostaria de poder guardar você em um lugar seguro, como uma relíquia. Mas o que é a vida se não a vivermos?

Acho que sei bem disso.
Lembro-me de um ditado que minha avó costumava usar: um hoje vale dois amanhãs."

Este foi o primeiro livro que li de James Patterson, e gostei demais. Um belíssimo drama; uma história especial que eu recomendo a todos!

Adrielle104 29/03/2018

Maravilhoso
"Nunca se esqueça dessa história, ela é muitíssimo importante. A vida é uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas são: trabalho, família, saúde, amigos e integridade. A bola do trabalho é de bola de borracha e as outras de vidro"

Um livro comprado nas promoções malucas dos sites em 2013, pouca expectativa . Até então James Patterson, um autor desconhecido pra mim, que passei a admirar muito vendo sua versatilidade como criador de histórias.

Escolhi como primeiro livro do Randomico Books, porque esse trecho do livro que citei, me marcou, não na leitura, pra VIDA.

Estrelas: ?????

Kate, Matt, Suzana e Nicolas...

É uma história sensível, uma tentativa de recomeço e a dificuldade de se abrir frente ao amor.
Matt ama Katie, mas já perdeu demais, já perdeu Suzana, e precisa seguir em frente amando e criando Nicolas.

Claro que me irrita Matt não conseguir se expressar diretamente com Katie, mas ele ainda está de coração quebrado. A melhor forma de explicar seus desajustamento é entregando a Katie o diário que Suzana escrevia para Nicolas antes de sofrer um acidente.

A principal personagem é Suzana, ela é a mulher forte, que aprendeu na vida a valorizar todos os momentos, e aprender até com as tristezas. Não é uma sorte?
Suzana é a pessoa que me trouxe a história das bolas e essa história eu sempre penso enquanto enfrento as dificuldades da minha vida.

Devemos valorizar mais as bolas de vidro.

Vivi 13/02/2018

Um livro pra vida !
Mais um livro que leio dele que amo. A diferença que eu não conhecia esse lado romantico dele. E... calma ai... tem um cisco enorme no meu olho 😭😭
Achei lindooo essa forma de contar ao seu novo amor a essa segunda chance na vida de ser feliz mesmo com medo de tantas depois dessas perdas importantes que esse homem passou.
Foi um romance quase que de forma poetica que conhecemos aqui. Não foi nada cansativo, nada com tanto mimi e uma liçãos de vida perfeita não só sobre a lição das cinco bolas para realmente priorizarmos o que é importante em nossa vida mas, o viver cada dia valorizando cada detalhe e nunca, nunca desanimar. Eu imaginava mais ou menos o final em nenhum momento pensei que ele tivesse algo negativo para o nova chance que a vida estava dando a Matt mas o que eu não imaginava que ia ser tudo tão lindo e perfeito. Na milha humilde opinião não a nada de negativo nessa linda história e sim uma lição enorme de vida e do amor verdadeiro.
💝💝

Roberta Jornalista 06/01/2018

Simplesmente emocionante!
Este é só o 1° livro que me esvaziou as glândulas lacrimais. Já chorei em "A culpa é das estrelas", mas nem se compara com este! Fiquei namorando este livro um bom tempo. Não comprava pq achei que se tratasse do diário de uma mulher para um homem e que tivesse outra mulher envolvida. Não estava a fim de ler um triângulo amoroso. Quando descobri que Nicolas é o filho, me interessei imediatamente e comprei! Leitura super válida! Não dou 5 estrelas a toa, o livro tem que ser maravilhoso, pq sou exigente! E este vai te surpreender! Se vc gosta de romance bem dramático e triste, aí está: O diário de Suzana para Nicolas. Não esqueça a caixa de lenços!

Andreia 03/01/2018minha estante
No final do livro fala claramente quando Suzana e Nicolas faleceram, Katie vê na lápide do túmulo deles, já tinha se passado 2 anos.

Vanuza.Dias 05/02/2019minha estante
Eu até queria saber porque Nicolas morreu...
o livro não revelava se ele tinha algo, ao contrário da mãe.

Vanuza.Dias 05/02/2019minha estante
Será que ele estava no carro junto com Suzana???

Andreia 07/02/2019minha estante
Estava no carro junto com a mãe dele

Erika 09/11/2017

Sensível e um tanto triste
Matt se relaciona com katie. Ela nem imagina o passado triste que ele esconde. Então ele lhe entrega um diário , onde ela pode encontrar respostas e pensar se lhe dá a chance de uma nova vida com um novo sentido.
Jordana Zatta 09/11/2017minha estante
É bom? Conheço alguns livros dele de suspense e gosto muito.

Erika 10/11/2017minha estante
Olá! Então, eu amo os suspenses do James Patterson. Até que me apresentaram este aqui que é ben diferente de tudo que ele escreve. É um romance com toque de drama. Bem curto, que dá para ler numa tarde. Eu gostei!

Silvestre 28/10/2017

Magnífico
Um livro pequeno mas que nos traz emoções imensas! Chorei litros! Uma história emocionante! Vale MUITO a pena a leitura. São poucas páginas e dá pra ler ?numa sentada? só! Recomendo demais!

Rubia 11/09/2017

Inesquecível!
Quando me falaram que esse livro era um dos melhores que já tinham lido, corri atrás para conseguir comprar ele, nas livrarias não tem mais pois esgotou, fiz uma troca com minha amiga Luci (ela nem sabe o livro que perdeu, nem tinha lido) e consegui o tão falado livro..comecei de bobeira não colocando tanta fé assim, mas ao longo da história impossivel não se apaixonar pelos personagens, esse autor escreve de uma maneira tão linda que eles pareciam fazer parte do meu dia a dia..estava amando amando..chega lá por 90% do livro a bomba cai..meu Deus...não podia acreditar nisso, que tristeza..esse autor pegou pesado. Tudo que aconteceu vou levar para minha vida, como uma lição importantissima ou seja aproveitar a cada dia, não deixar para depois o que podemos fazer agora..o amanhã pode não chegar.... Recomendo mas preparem os lenços, não tem como não chorar.
Nadja 22/12/2017minha estante
Amo. Emprestei e não me devolveram!