Poemas

Poemas Wislawa Szymborska

Resenhas - Poemas

joaoggur 27/07/2023

Afago na alma.
?Mulher, como você se chama?
?Não sei.
Quando você nasceu, de onde você vem?
?Não sei.
Para que cavou uma toca na terra?
?Não sei.
Desde quando está aqui escondida?
?Não sei.
Por que mordeu o meu dedo anular?
?Não sei.
Não sabe que não vamos te fazer nenhum mal?
De que lado você está?
?Não sei.
É a guerra, você tem que escolher.
Tua aldeia ainda existe?
Esses são teus filhos?
?São.?

[?]
De poesia ?
mas o que é isso, poesia.
Muita resposta vaga já foi dada a essa pergunta.
Pois eu não sei e não sei
e me agarro a isso como a uma tábua de salvação.?

Wislawa Symboroska, com sua personalidade taciturna e reservada, conseguiu misturar a filosofia com a poesia magistralmente. Seus versos saúdam questões filosóficas e existenciais, concluindo-se de forma nem pessimista, nem otimista; apenas? de forma poética.

Thams3 10/07/2023

Particularmente não curto muito avaliar e resenhar poemas.
Sinto que eles sempre partem de um lugar muito pessoal, para atingir também muito pessoalmente outro alguém. E particularmente essa obra não me atingiu em nada.
É muito bem escrito, traz diversidade em temas, mas nada me envolveu.
Talvez o grande hype envolto a Wislawa possa ter alguma influência nisso, pois não consegui enxergar nada do que vêem. Pretendo ainda ler outros da autora futuramente, já sem qualquer expectativa, aí quem sabe..

Artemis 16/05/2023

"Sou quem sou, inconcebível acaso"
Eu estava morrendo de curiosidade e vontade de ler os poemas de Szymborska desde o ano passado,com umas distrações aqui e ali deixei o livro em minha lista de espera, finalmente separei um tempo e não poderia estar mais grata a essa brecha,a poesia de Wislawa é aguda e franca, inerentemente profunda e as vezes obscura,feito uma expressão amarga que em seus entornos é humana e genuína,leitura maravilhosa,vai entrar para uma das favoritas desse ano.

Beatriz 16/03/2023

Recomendo!
Numa grande variedade temática, a polonesa Wislawa Szymborska, em "Poemas", personifica sua visão de mundo através de uma escrita potente, energética e extremamente sensível. Este livro traz uma experiência poética que recomendo para todos os amantes e curiosos do gênero.

najw 16/03/2023

Esse foi definitivamente um dos livros q mais procrastinei na vida, sinceramente não foi um dos melhores q já li, n indicaria.

clarawlx 23/02/2023

Quando pronuncio a palavra Futuro,
a primeira sílaba já se perde no passado.
Quando pronuncio a palavra Silêncio,
suprimo-o.
Quando pronuncio a palavra Nada,
crio algo que não cabe em nenhum não ser.

Muito bom ler a Szymborska brincando com palavras. Ela conseguia criar significados totalmente novos para coisas simples. Ousou tocar em narrativas geralmente ignoradas ? como a esposa de Lot, como quem fica para trás numa guerra, quem foge dela e quem a limpa quando acaba ? de uma forma muito delicada e singular.

dudinha77 09/02/2023

Após a página 107 o livro está em polonês, logo
apenas 2/3 do livro foi de fato aproveitado.
Adorei o livro muitos poemas reflexivos e
pretendo ler novamente no futuro e ver se
"capturo" mais coisas dele, já que mts poemas
eu n entendi.

Max 08/02/2023

Polonesa...
A simpática poetisa polonesa Wis?awa Szymborska, com todas aquelas impronunciáveis letras de seu nome, tem reunidas nesse volume suas principais poesias, com toda aquela "pegada" filosófica.
Como de praxe, garimpando, acha-se ouro.
Gostei muito!?

Cecelha 29/01/2023

?-estes são os seus filhos? -são.?
Tenho um xodó por cada página.
É impressionante, eu simplesmente choro em certas páginas e gargalho em outras.

naju2n 19/01/2023

hmmm
eu gostei bastante, os poemas delas sao bem diversos e a linguagem bem rebuscada, pra entender o que ela fala e apreciar a arte dela vc precisa ta bem ligada no que ela ta falando e tipo quase um retiro espiritual

Mayara 14/01/2023

Não tenho o costume de ler poesia, então o pouco que posso falar sobre essa experiência é de que gostei e pretendo introduzir mais livros de poesia no meu cotidiano.
Especificamente sobre as poesias da autora, é um texto simples, mas com muito conteúdo dentro de cada uma delas, todas muito reais.

Marilia.Capinzaiki 11/01/2023

uma curadoria impecável
curadoria impecável dos poemas, ótimo trabalho de tradução - e olha que deve ter sido bem difícil! Um livro ótimo para folhear despretensiosamente e se surpreender com a profundidade dos versos da autora.

mariana 10/01/2023

"- o que você trouxe?
- rosas, e você?
- a preferida dela, wis?awa szymborska"
(oxe, baby - página 138)

ainda bem que o curso da minha vida me fez eu pra lhe ler, vissû.
prazer te conhecer.
você e seu vestido moram agora no museu do meu peito.

Gabriel 30/12/2022

Adorei o humor, a ironia e a simplicidade dos versos. O tratamento mundano sobre os elementos míticos e épicos são um deleite. Sem falar da sensibilidade com os assuntos delicados. Muito bom :)

Mateus 02/10/2022

Um pouco mais
Nota para mim mesmo: "Quando algum espertalhão vir lhe falar sobre poesia moderna, citando Mario de Andrade ou coisa do tipo, faça questão de mostrar do que se trata poesia de verdade, e da história desta mulher que aqui trás não perfeição, porque algo como tal não existe, mas a Síntese disso caso existisse.

PS. Não terminei está resenha, preciso de mais tempo para falar desta obra incrível, mas no momento não disponho do necessário para tal.