A Mulher Que Matou os Peixes

A Mulher Que Matou os Peixes Clarice Lispector

Resenhas - A Mulher Que Matou os Peixes

beatrizbzrr 29/09/2022

Eu te perdoo, Clarice!
Livro sensível e levinho escrito como um pedido de desculpas por ter matado dois peixinhos de fome. Queria que tivessem lido pra mim nos meus tempos de ?gente pequena? mas fico feliz de ler também como ?gente grande?.

Raitsa.Coimbra 28/09/2022

Criança nunca é chata
Meu primeiro contato com "A Mulher que Matou os Peixes" foi durante uma aula de Literatura Infantil na faculdade. Na época, eu lembro de ficar um pouco receosa antes da leitura, porque os textos da Clarice sempre me fizeram pensar muito profundamente ? e pensamentos frequentes e pesados levam a outros pensamentos, e o ciclo parece não ter fim. No entanto, fui surpreendida da melhor forma possível: eu pensei muito, é verdade, mas não como eu imaginei que pensaria.

Agora, anos depois, a obra ainda me causa muitos bons sentimentos. Enquanto a narradora conversa conosco, leitores, é difícil saber se os parágrafos e as tramas são verdadeiras, mas essa é a magia. De uma forma bastante expressiva e dinâmica, Clarice se dirige à nós com perguntas e explicações, além de falas cruas e sem hesitação ? principalmente quando precisa contar sobre a morte dos animais.

Essa foi a primeira obra infantil que li de Clarice Lispector, mas que, apesar de "simples", ganhou um grande espaço em mim como amante da literatura. E por isso eu volto para reler sempre que sinto saudade.

"Tem gente grande que é tão chata! Vocês não acham? Elas nem compreendem a alma de uma criança. Criança nunca é chata."

Biblioteca 28/09/2022

desafiador..
📌📖 Uma boa maneira de conhecer os grandes autores é pela seleção de obras infantis, podemos conhecer a escrita que sempre será mais simples para depois encarar uma obra mais complicada.

Como coloquei no último reels muitos autores de gente grande escrevem livros para crianças ...

"Essa mulher que matou os peixes infelizmente sou eu. Mas juro a vocês que foi sem querer. Logo eu ! que não tenho coragem de matar uma coisa viva! Até deixo de matar uma barata ou outra."

📌 A autora inicia a história confessando um ato não muito legal de sua parte e tenta justificar para os seus filhos e quem sabe ser perdoada. Esse livro foi escrito para contar essa história para Pedro e Paulo, seus filhos .

📌Da mesa forma que ela tenta se eximir da culpa, ela mostra ao pequeno leitor uma forma de lidar com a dor e com a perda, permitindo a oportunidade de aprender a perdoar.

📌 Para quem gosta de bichos pode se incomodar com a passagem de MAX e Bruno, dois cachorros que se atacam pelo amor do dono, não é uma cena agradável de ser lida, o que mostra que nem sempre uma leitura infantil não terá cenas mais fortes.

📌 Como leitor você irá concluir se Clarice merece ser perdoada pela a morte dos dois vermelhinhos, indefesos animais de estimação de seu filhos Pedro e Paulo, ou não... o melhor da leitura é quando você não tem uma resposta pronta podendo discutir sua opinião com outros leitores,e quem sabe até questionar a sua depois.

📖 E você qual autor "de gente grande" você indicaria pelas histórias infantis e gostaria de se aventurar em outras obras mais adultas posteriormente?

#bibliotecadapi #claricelispector #literaturainfantil #amulherquematouospeixes #livrosparacrianças #pequenosleitores #leitoresmirins #bibliotecainfantil #livrosparainfância #livrosinfantis #leiaparaumacriança #livroilustrado

Mari56_ 01/09/2022

bem curto e fácil de intendimento, uma obra pela qual eu realmente não coloquei expectativa alguma mas passei o tempo.

Belle 13/07/2022

Saudade.
Me lembro de ter lido esse livro quando era bem novinha, foi o meu primeiro contato com a Clarice. E foi também, um dos meus primeiros contatos com o mundo dos livros!
É bom poder relembrar um pouco daquela época, e pensar no quão importante essa e outras obras da Clarice foram pra mim. ??

Sarah 13/07/2022

"Tem gente grande que é tão chata! Vocês não acham?"
Meu primeiro contato com a Clarice!! Mesmo sendo um livro para crianças, gostei muito. Ela fala com tanta compaixão e zelo no livro que é muito agradável ler!!! Gostaria de ter lido quando era pequena.

Laryssa 27/06/2022

Li esse livro anos atrás e achei muito sensível e de uma forma engraçada de lidar com luto, perdas e sobre deixar ir. Uma leitura que pode agradar adultos e crianças!

sadbroccolitree 09/06/2022

Clarice para crianças, pero no mucho
Ter a Clarice em uma linguagem mais simples é sempre uma surpresa para quem está acostumado com a sua escrita visceral e incômoda, mas o livro infantil é belíssimo e daquele tipo que agrada crianças e pode ser lido e sentido por adultos da mesma forma. Clarice é Clarice, rainha.

leticia 07/06/2022

foi meu primeiro contato com algum livro/conto da clarice e não me decepcionou em nada. é um conto bem sensível e adorável, tô animada pra ler mais dela (agora é a hora da clarice para adultos !).

Maria Santana 18/05/2022

Meu primeiro contato com Clarisse
Primeira vez que leio Clarisse e devo dizer que estou muito arrependida de não ter lido antes.
As histórias são ótimas porém, muito tristes, nunca vi tanto bicho morrendo.
Tô bem curiosa para ler a Clarisse para adultos agora.

Max 11/05/2022

Que livro bom
Clarice nesse livro pede o nosso perdão por ter matado 2 peixinhos e conta várias histórias que envolvem animais e com isso nos traz mensagens positivas como por exemplo que devemos fazer as coisas porque gostamos dela e não por dever, que podemos ser qualquer coisa quando crescemos mas a parte que mais gostei foi fato dela falar com animais e plantas O quê? Depende de a gente estar triste ou alegre, com fome de beleza e de conversa.

Rayssa.Carvalho 07/05/2022

Clarice sendo Clarice
Extremamente fofo e sensível, adoro a forma como ela vai contanto as curiosidades para as crianças, a forma como ela gosta, de verdade, das crianças e dos animais e juntou os dois nesse livro.
Clarice vai falando dela mesmo, mas também dos bichos e vai inserindo as crianças no mundo dela. Adorei que ela vai fazendo perguntas para as crianças durante o livro, e isso é uma maneira de interação muito legal.

Ceucília 27/02/2022

A Clarice infantil tem sido descoberta aos poucos e eu me sinto honrada por ter lido este livro em pleno carnaval. Apesar de todo hermetismo de seus contos e novelas, Clarice tem uma índole franciscana: leve, dócil e leal aos animais. Eu não poderia deixar de me identificar mais com ela, nem mesmo deixar de perdoá-la. E claro, não posso deixar de mencionar as ilustrações: para além de um adorno, servem aqui como um mecanismo de evocação da memória, algo que Clarice tentou evocar até chegar ao fim da história.

Rafael Kerr 08/02/2022minha estante

Grazi 24/01/2022

Puro e genial!
Amo o conceito da Clarice ter escrito esse livro só pra convencer a gente que ela matou os peixes sem querer...