A Mulher Que Matou os Peixes

A Mulher Que Matou os Peixes Clarice Lispector

Resenhas - A Mulher Que Matou os Peixes

Fabricio.Macedo 31/12/2021

O amor aos animais. Leitura rápida pra fechar 2021. Bem, ano de leituras literárias encerrado. Que venha 2022 com mistérios, romances, ficção e suspense...

Gio 09/12/2021

Li para minha filha e ela gostou muito! Eu me preocupei por ter partes que achei que ela ficaria triste e por ser de uma época diferente, mas é um livro envolvente e sensível!

mavidaribeiro 02/12/2021

Amei!
É uma história bem curtinha e bem divertida! Foi o meu primeiro contato com a escrita da Clarice Lispector e eu gostei muito!

Iasmin 19/11/2021

Te entendo Clarice!
Eu adoro o conceito da Clarice ter feito um livro só para pedir desculpas por ter matado dois peixes, e aproveitar para nos contar histórias fantásticas, "e totalmente verídicas, segundo ela" sobre suas experiências com outros animais. Adimito que me identifiquei, e que também já matei um peixe de forma involuntária.

Carolina Del Puppo 04/11/2021

Nostálgico
Procurei esse livro para ler a fim de relembrar minha infância, a memória da professora lendo para a turma, não sei como lembro disso se aconteceu no pré.

bimbicobimboca 18/10/2021

HAHAHAHAHAHAHAHAHA
eu não sei o que dizer pq eu ja sou macaca velha então sou incapaz de avaliar uma obra infantil, mas achei muito engraçado e talvez muito perturbador pra uma criança muito pequena, A ClaCla não parece ter muito interesse (ou cuidado) para falar da morte, sabe? KKKK mas gostei pra caramba! uma dica aos responsáveis: deem uma lida antes de apresentar aos pequenes

tinhooo 14/10/2021

a clarice como escritora infantil é algo pra ser comentado e muito. a história é bem curtinha mesmo, porém ela tem pano de bem maléfico. durante a leitura eu percebi que somente clarice poderia ter escrito essa história

Laiza0 11/08/2021

Como lidar com a morte
Que Clarice Lispector é incrível não é novidade para ninguém, mas saber que essa excelência consegue tomar o coração dos pequenos é simplesmente mágico!

Esse livro trata da morte de uma forma bela e cheia de empatia. Ensina a ter respeito pelos animais e acaba fazendo uma ligação com a nossa vida em sociedade.

Quem são os animais não convidados e quem são os convidados? Na sociedade você é bem vindo?

A morte vai chegar um dia para todos, isso é um fato, mas será que ela é algo simples de entender na idade dos pequenos? Você como adulto, o que sabe sobre a morte?

É com muita sensatez e o jeito único que a autora escreve sobre o tema nessas páginas. Leiam!

Joseane.Cruz 07/08/2021

É um livro muito fofinho. Perfeito para crianças. Mas sobre o causo do peixe eu esperava mais. Mas penso que a intenção foi essa mesmo, atiçar a curiosidade...... muito fofinho este livro.

Mariele 23/06/2021

Fofo
A leitura rápida consegue transimitir a genialidade de Clarice e eu certamente o daria para que meus filhos lessem

Lua 24/05/2021

Fofo
Vocês podem até me chamar de infantil, mas nesse livro Clarice ensina aos adultos como se deve tratar uma criança e falar com ela.
É um livro sobre várias experiências com animais de estimação e até que não são de estimação. Clarice mostra um lado bastante compreensivo e amoroso.
O livro tem uma escrita leve, fácil e divertida. Qualquer pessoa iria gostar de lê-lo.

Vi 19/05/2021

Livro ideal para ler com os pequenos
São pequenas narrativas que, dentro de uma narrativa maior, conversam com o leitor infantil (ou não) sobre diversas relações entre seres humanos e animais domésticos.

Temas como amor, cuidado, perda de animais queridos e até mesmo vingança permeiam essa obra. É uma leitura muito simples e rapidinha, onde a personagem principal e narradora encontra um jeitinho todo cuidadoso para falar diretamente com as crianças. A edição com imagens deve ser ainda mais interessante de ser lida com os pequenos.

Acredito ser uma leitura ideal para crianças entre 5 e 10 anos, pois tanto trabalha questões mais simples dos animais (nomes, características, episódios engraçados), como questões mais complexas (vingança entre cachorros, perdão, morte de pets, etc), de uma forma nada cansativa ou difícil.

Egito 07/05/2021

Lindo
O titulo estranho me chamou atenção e quando o abri para ler me encantei. Simples e gostoso me levou para outra vida.

Paulascrap 26/04/2021

Um olhar diferente de Clarice
A mulher que matou os peixes de Clarice Lispector, ilustrações de Mariana Valente (neta da autora) @editorarocco . 🌟🌟🌟 27/100

"Essa mulher que matou os peixes infelizmente sou eu. Mas juro a vocês que foi sem querer. Logo eu ! que não tenho coragem de matar uma coisa viva! Até deixo de matar uma barata ou outra."

📌 E com essa confissão a autora inicia história, dedicada a seus filhos, no intuito de justificar sua conduta e quem sabe obter o perdão alheio.

📌 De forma convidativa ela mantém um conversa com o pequeno leitor e seu amor pelos animais (de todas espécies) os convidados para entrar na sua vida e os intrusos (quem convidaria uma barata a entrar em casa...mas mesmo assim elas persistem em sua presença).

📌Dentro dessa tentativa de abolir sua culpa a narradora, ao l ensina o leitor a lidar com a dor e com a perda, e também exercita nos pequenos a capacidade de compreensão e do perdão, no entanto a passagem de MAX e Bruno, dois cachorros que se atacam pelo amor do dono, pode impressionar os mais sensíveis (como a minha leitora mirim), pedindo assim uma boa mediação para atenuar essa descrição de fatos da história.

📌 Resta ao leitor após finalizar a leitura concluir se Clarice merece ser perdoada pela a morte dos dois vermelhinhos, indefesos animais de estimação de seu filhos Pedro e Paulo.

📖 Todo leitor carrega um trauma de algum autor da época do ensino médio que o afastou da leitura ..e a minha sempre foi Clarice, tanto que não possuo nenhum livro dela na estante. Mas resolvi superar isso trazendo a literatura infantil da autora para minha filha, e até agora tem funcionado por terem sido ótimas experiências. nos falta ler apenas a vida intima de Laura, e depois vou tentar retomar a leitura da obra adulta.

📖 E você qual autor "de gente grande" você se apagou pelas histórias infantis e gostaria de se aventurar em outras obras?

#bibliotecadapi #claricelispector #literaturainfantil #amulherquematouospeixes #livrosparacrianças #pequenosleitores #leitoresmirins #bibliotecainfantil #livrosparainfância #livrosinfantis #leiaparaumacriança