O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

euhellenxzs 04/06/2024

O livro conta uma história de cinco amigos que foram para uma caverna explorar, houve um deslizamento, estavam sem água, luz e comida e por ?questões de necessidade?, eles fizeram um sorteio para ver quem iria morrer (sortearam e houve o ?homicídio culposo? e canibalismo). Depois de alguns dias foram socorridos, porém 10 pessoas acabaram morrendo tentando tirá-los de lá pois houve mais um deslizamento. Você acha que eles devem ser inocentes ou pagar pelos seus ?crimes??
li por causa de um juri sumulado que tive na minha escola hoje (eu era da defesa) e esse caso é muito complexo!! Recomendo muito esse livro, principalmente pra quem quer fazer direito por que soube que fazem um juro simulado com ele também. Da pra abordar muitas questões, tanto negativa quanto positiva, enfim!! Se quiser saber o desfeche dessa história e tirar suas próprias conclusões compre que não vai se arrepender!!

Deéh 03/06/2024

Um bom livro..
Esse livro está na minha estante a cerca de 7 anos. Comprei para ler no início da minha graduação. Finalizei meu curso e não realizei a leitura dessa obra, porém, antes tarde do que nunca. Hoje finalizo a leitura do "Caso dos exploradores de cavernas", livro esse que é considerado uma das grandes obras do Direito.
Gostei bastante da leitura e as diversas discussões levantadas dentro dele.

Sterdiada 02/06/2024

"É preciso que os homens bons cumpram as leis más para que homens maus sejam punidos pelas leis boas." - Sócrates.

Gabi 11/05/2024

Análise crítica: O Caso dos Exploradores de Cavernas
"O Caso dos Exploradores de Cavernas", de Lon L. Fuller é um clássico para estudantes de Direito. O livra aborda o julgamento de 4 homens acusados de homicídio em, aparentemente, uma época futura e distópica.
A história, ao contrário do que se pode imaginar, não é sobre a vida das personagens, mas a sentença dos acusados. Essa discussão se torna interessante visto que, devido a um motivo qualquer, perdeu-se registros das leis, dessa forma um grupo de juízes deve avaliar o caso desses homens e decidir se esses devem ser sentenciados à morte ou não.
Cada juiz demostra argumentos diferentes, e é possível ver diversos aspectos de uma lei um tanto quando mais "primitiva". Essa leitura não traz uma resposta concreta, mas nos faz pensar como a lei pode ser única, mas a aplicação dela pode variar.
Enfim... Se você fosse um juiz, qual sentença você daria?

Juju 09/05/2024

Interessante
O livro é interessante bem bacana a experiência..... vale a leitura recomendo bastante para ter uma noção da vida jurídica

anaethesix 09/05/2024

O embate entre o direito natural e o positivismo
Na obra ?O caso dos exploradores de caverna?, que se trata de um artigo escrito pelo filósofo jurídico Lon L. Fuller, o autor nos apresenta uma história fictícia representada por cinco integrantes de uma sociedade espeleológica que defrontam-se em uma situação de extrema sobrevivência, conjuntura da qual mais tarde é abordada por juristas a fim de estabelecer uma sentença definitiva.

Contextualizando, cinco membros da Associação de Espeluncologia, incluindo Roger Whetmore, decidem realizar uma viagem da qual acabam acessando o interior de uma caverna. No momento em que já se localizavam bastante distantes da entrada da caverna ocorreu um deslizamento que acabou por bloquear a única saída que eles conheciam. Com base na ausência dos membros notada por seus familiares e as informações deixadas pelos exploradores sobre seu paradeiro, foi promovido então um agrupamento de salvamento.

A missão de resgate se desenvolveu de maneira bastante complicada e desgastante. Apenas no vigésimo dia conseguiram estabelecer uma comunicação entre os exploradores e os homens que se identificavam na base do resgate. Em ciência de que a liberdade fora da caverna demoraria mais 10 dias, Roger Whetmore chegou a indagar se eles conseguiriam suprir a carência alimentar através dos nutrientes da carne humana e também se seria recomendável que apostassem na sorte para decidirem quem deveria ser sacrificado. Depois desse ocorrido, não se houveram mais notícias dos indivíduos e levou-se em conta que as pilhas do rádio de comunicação deveriam ter descarregado.

Quando os exploradores finalmente foram libertados, percebeu-se então que Whetmore havia sido morto e usado de alimento para seus companheiros. Em primeira instância, os quatro associados foram acusados e condenados de homicídio. Já na segunda instância, ocorreu grande divergência de opiniões entre os juristas, onde cada um apresentava uma tese.

?O caso dos exploradores de caverna? é uma grande ferramenta ao estudante na introdução do curso de Direito e exerce a função de apresentar conhecimentos basilares, como por exemplo, a hermenêutica, a diferença entre moral e direito, Estado e povo, assim como também ângulos e teorias aplicadas ao caso.

Após realizar uma análise pude perceber que o desenvolvimento da obra tem como base principal expor os conflitos entre o direito natural e o positivismo, como é muito bem articulado pelo Juiz Handy: ?{...} Ouvimos arrazoados sobre as distinções entre direito positivo e direito natural, o sentido e o propósito da legislação, funções judiciais e executivas, legislação oriunda do judiciário e do legislativo.?. Cada juiz apresenta um lado de maneira pontual que causa no leitor uma inquietação sobre qual princípio se apossar e qual argumento é mais contundente.

Como bem sabemos, a argumentação é uma questão valorativa no ramo do Direito e serve para que o indivíduo possa defender seu posicionamento sobre determinado assunto. Ela permite entendimento sobre pontos específicos e abre espaço para um raciocínio fundamentado, muitas vezes baseando outras teorias e estabelecendo a possibilidade de um debate (julgamento) em rumo à conclusão mais satisfatória. Percebe-se então que entre os juízes Truepenny, Foster, Tatting, Keen e Handy ocorre esse embate de teorias, sustentado por uma divisão de opiniões entre o direito natural e o positivismo.

Na obra é citado o seguinte trecho ?Quem quer que prive intencionalmente a outrem da vida será punido com a morte?, ilustrando o positivismo. Já em outro trecho diz ?A essência da argumentação de meu colega pode ser enunciada nos seguintes termos: nenhuma norma, qualquer que seja seu texto, deveria ser aplicada de modo a contradizer seu propósito. Um dos objetivos de qualquer norma criminal é a prevenção. A aplicação da legislação, qualificando como crime matar a outrem, neste caso peculiar contradiz seu propósito, pois é impossível crer que os dispositivos do Código Penal pudessem atuar de maneira preventiva relativamente a homens colocados em face da alternativa de viver ou morrer. O raciocínio por meio da qual esta exceção é encontrada na legislação é, segundo observa o meu colega, o mesmo que conduz à admissibilidade da excludente da legítima defesa.?, representando o direito natural.
Para melhor compreensão, os dados expostos aqui traduzem perfeitamente a necessidade de seguir aquilo que está dentro dos parâmetros da legislação, tanto quanto de aderir aquilo que é moralmente correto.

Diante deste homicídio gerado por uma situação completamente fortuita, onde o ser humano dentro de tal cenário teve que optar entre se manter vivo ou lutar contra seu instinto natural de sobrevivência, o que deve ser aplicado ao caso concreto? Qual seria mais viável? Agir conforme a lei, mesmo o direito à vida (e consequentemente a sobrevivência) sendo um bem fundamental? Ou seguir o direito natural, mesmo que tirar a vida de outrem seja configurado como crime? Seria justo condenar os quatro homens tendo consciência de todos os horrores que eles passaram e da situação limítrofe em que o único meio de existência foi através de dizimar a vida de outro? Este é o ponto central que move toda a pauta.

Depois de observar as teorias de todos os juízes e ver como certas inflexibilidades são capazes de coexistir, podemos notar que o Juiz Handy conseguiu sustentar ambos os posicionamentos, sem se expor a extremismos. Ele conseguiu aplicar a justiça ao caso concreto, de maneira que prevalece tanto o estado de um direito quanto também se faz do direito um indiferente à realidade social.

Me imiscuindo ao caso, estabeleço então a minha decisão de que não posso tomar com absoluta convicção o texto legal que tem como efeito ser radical e extremista, nem mesmo o jusnaturalismo, que se abstém do que se diz a lei.

De acordo com o Juiz Foster ?Um homem pode afrontar a letra da norma legislada, sem infringir a própria legislação. Toda proposição de direito positivo, quer contida em uma norma ou em um precedente jurisprudencial, deve ser interpretada racionalmente à luz de seu propósito evidente.?, ou seja, o incidente deveria ter sido analisado com base no propósito e na circunstância para então uma decisão ser aplicada ao caso concreto, o que não foi utilizado na obra, sendo que no final sucedeu-se um empate que teve como consequência a efetivação da letra fria da lei.

Então com base no desenvolvimento da obra, me apoio na ideia de que deve ser aplicada a justiça escorada no equilíbrio entre a lei e a sensatez, não apenas em um destes conceitos.

RaquelSales17 05/05/2024

Eu votaria pela força ?
Trata-se do livro que narra a história fictícia dos exploradores de caverna que ficaram presos e decidiram sacrificar um deles para se alimentarem e conseguirem sobreviver até o efetivo resgate.
Daí fica o dilema: foi homicídio, crime famélico, legítima defesa, tem excludente de ilicitude ou não !?!?
Sou formada em direito há 30 anos e nunca tinha lido ?
Valeu a pena
Muito interessante
Eu enforcaria todos ?
Para mim foi homicídio, pois a pessoa não pode dispor do próprio corpo, poderiam esperar para serem resgatados ou ao mesmos esperar que ocorresse a morte natural para se socorrerem dessa possibilidade.

Peu 28/04/2024

Barril
Livro bom dms, 1º da faculdade, me deixou bastante interessado e me intrigou muito. E acho que era a intenção do professor causar isso, mt bom.

lis 27/04/2024

O livro possui uma linguagem fácil, ele é altamente formativo. Todas as concepções demostradas fazem um ótimo uso da persuasão. Gostei bastante.

Kryptalin 27/04/2024

O livro "O caso dos exploradores de caver-nas" foi baseado em casos reais. Porém, a intenção do autor não é relatar um caso real e, muito menos, trazer a questão se aqueles homens devem receber a pena ou não, toda a história é apenas um pano de fundo. O objetivo do autor é, por meio dessa história, trazer conhecimentos que são bases do direito: a hermenêutica, a diferença entre direito e a moral, Estado e povo, e os diferentes ramos e ângulos que se pode ver o caso, apartir de ideias e teorias do direito. Isso se evidencia ainda mais, quando Lon Fuller coloca a história cerca de 2000 anos à frente da nossa época.

Donegati11 27/04/2024

???????
Como pode alguém concordar com os 5 pontos jurídicos apresentados pelos juízes do caso?????
Eu consegui concordar com todos eles e discordar ao mesmo tempo, pq não gostei da pena final, mas amei a leitura.

rafa.dalmolin 25/04/2024

Como sou de defesa
A leitura incrivelmente envolvente, explica a velocidade que eu li o livro, a argumentação dos juízes de forma geral é bem elaborada. Entretanto, senti falta de informações mais específicas sobre os réus, o inquérito e demais detalhes que poderiam fornecer um contexto mais claro. Compreendo que a decisão final foi embasada nas provas disponíveis aos juízes, porém, a ausência desses detalhes nos privou de uma compreensão mais completa do caso.

Matheusdanna 23/04/2024

Ganhei
Simplesmente ganhei a discussão na faculdade, tava no time que acusava de assassinato,ganhamos a discussão e ainda recebi 2 pontos no trabalho ,dito isso livrao da 🤬 #$%!&

Leonardo1121 15/04/2024

Sobre o caso dos exploradores das cavernas
Livro ótimo e um clássico do direito.
Como estudante de Relações Internacionais, me mantenho como espectador e me junto à opinião pública exposta no livro. Recomendo