O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...




Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas


443 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


VictAria143 15/07/2023

Apesar de não concordar com o final, é um livro excelente. Recomendo até para pessoas que não estejam envolvidas no âmbito jurídico.
comentários(0)comente



Rafael1548 09/07/2023

Para Estudantes de Direto e quem gosta de investigação
Um livro gostoso de ler, onde os métodos de interpretação jurídica são expostos.

Um dos votos aqui narrados me fez lembrar o STF: confuso, sem nexo, que pisa o conteúdo do texto legal e que mistura estado de necessidade com legítima defesa. Ou seja, um circo completo!
comentários(0)comente



Gabrielle.Zanoni 06/07/2023

Li antes de começar a faculdade de direito e amei!! O livro coloca diferentes filosofias do direito (às vezes até opostas) para debater entre si, no contexto do caso fictício apresentado. Foi uma leitura extremamente rica em reflexões e em pausas para pensar se eu concordo ou discordo de certas posições kkkkkk
comentários(0)comente



Ratinha de Biblioteca 03/07/2023

Para interessados no Direito
O livro apresenta, por meio do voto dos juristas, um caso fictício de quatro espeleólogos que, presos em uma caverna, comerem o canibalismo para sobreviver até o resgate.
Assim, são discutidas diferentes linhas do Direito, nas falas do juristas. E nós, qual a nossa opinião sobre o caso?
comentários(0)comente



jessica1248 26/06/2023

O caso dos dois exploradores de cavernas | Lon L. Fuller
Esse eh da série de livros que eu li p faculdade e só por isso msm, achei a história legal e é isso. n tenho mt o que dizer n
comentários(0)comente



nenos 25/06/2023

Os limites da razão legal
O caso em particular trata de uma tragédia com 5 exploradores que ficam preso após um deslizamento que eventualmente ficam sem suprimentos e chegam à conclusão de sacrificar um dos integrantes e comer carne humana para sobreviver. O dilema jurídico é: condená-los pela literalidade da lei ou absolvê-los tendo em vista a situação em que se encontravam e, portanto, a abstenção de jurisdição?
Para julgá-los, 4 juízes da fictícia Suprema Corte de Newgarth. As argumentações do juizado tomam boa parte do livro e, como sendo uma literatura inicial do direito, é notável que seja de todo desejável os plenos atributos da magistratura capazes de conduzir com imparcialidade, caráter ilibado e probidade no que tange os mais extraordinários litígios que devem passar pelo direito, mas não somente pelo direito... o que isso significa?
Normalmente, para se atingir a efetividade e maior abrangência da norma jurídica, utilizamos instrumentos tais como a hermenêutica, a jurisprudência e os precedentes para que seja traçado a coexistência harmônica do conjunto contratual. Dentre as decisões, há os três cenários: absolvição, condenação e abstenção de voto.
Para o argumento naturalista, ou seja, que sejam absolvidos baseado na lei natural: A ficção na concepção de que a vida humana é um valor absoluto, o absurdo de condenar os exploradores em virtude da salvação de suas vidas, a falta de preceitos básicos que incorporam a norma criminal para agir de forma preventiva e a resposta a um impulso profundamente enraizado para repelir ameaças.
Por outro lado, o caso não atende os requisitos para excludente de ilicitude, a legítima defesa se aplica a casos de resistência a uma ameaça agressiva portanto, situada no âmbito da exceção tendo em vista que não há indícios de grave ameaça por parte do sacrificado, o indefinível momento que se cessa a jurisdição e o possível abalo na soberania considerando que o assassinato é injusto e que algo deve ser feito.
Você teria condições de bater o martelo?

Link para meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1gy6C2Ek0L6IZBctGShtBR5ANLjB3OX-B/view?usp=share_link
comentários(0)comente



Luiza1139 25/06/2023

?
Li esse livro pq foi citado em ?Jantar secreto? e me bateu uma curiosidade. Foi muito interessante ler as opiniões diferentes de cada juíz e as perspectivas deles fazem a gente se questionar direto sobre oque aconteceu.
Recomendo, bem rapidinho a leitura
Jeh.vias 25/06/2023minha estante
Eu tenho esse livro, mas ainda não li, recomenda?


Luiza1139 25/06/2023minha estante
simm, muito bom


Jeh.vias 25/06/2023minha estante
Vou ler então assim que eu terminar o que comecei ontem... Obrigada!!


Luiza1139 25/06/2023minha estante
depois me fala oque tu achou




Lipe 13/06/2023

Estou simplesmente apaixonado. Essa obra serviu de confirmação pra mim. É isso que eu quero pra minha vida kkkkk
comentários(0)comente



Inspirações Literárias 12/06/2023

Um livro essencial para refletirmos sobre justiça
Um livro que apresenta de forma fundamentada com argumentos coerentes e racionais sob o caso de 05 exploradores de caverna que ficam presos durante 32 dias e que realizam um jogo de dados para saber qual deles será morto e se tornará alimentos pata os demais a fim de sobrevivência.

Conheceremos teses argumentativa dos aplicações do direito e que há necessidade de reflexões profundas sob análise de várias perspectivas para entendermos a complexidade do que seja verdadeiramente JUSTIÇA.

UM LIVRO DE BASE PARA TODOS, NÃO SOMENTE, OPERADORES DO DIREITO.
comentários(0)comente



Laris 07/06/2023

Um estudo de caso
A complexidade desse livro é surreal. São tantas possibilidades, tantas opiniões que podem ser formadas. Um dos livros queridinhos do curso de Direito (não curso, mas li mesmo assim).
Já tinha ouvido falar desse livro muitos anos atrás, e finalmente depois de adulta tomei coragem pra ler. Recomendo. E recomendo muito.
comentários(0)comente



AlyssonFeitosa 05/06/2023

Um gerador de opiniões?
No geral, O Caso dos Exploradores de Caverna é uma obra instigante e enriquecedora para um estudante de direito aprofundar seus conhecimentos teóricos e conceituais. O livro evidencia a importância do olhar crítico e reflexivo sobre o direito, suas normas e suas interpretações, o que é essencial para uma formação jurídica comprometida com a justiça e a igualdade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@jurdanwr 01/06/2023

Não tenho muito o que falar sobre o livro, é uma leitura meio que obrigatória para a faculdade de direito
comentários(0)comente



Giovanna398 01/06/2023

Apesar de não fazer meu estilo de leitura, tive que ler para a faculdade e me peguei presa no desenrolar dos votos. muito bom e faz você repensar seus valores morais e interpretações de direito.
comentários(0)comente



Artur 30/05/2023

Ótimo livro!
Depois de ler o livro entendo perfeitamente o porquê dele ser indicado para todo juvenil estudante de direito.

Muito mais que julgamentos diferentes sobre um caso curioso o que cada juiz propõem em sua sentença é a defesa de correntes filosóficas distintas, qual a certa e a errada? não há.

O livro mostra que a lei está lá, mas é morta e fria e o juíz é vivo, sempre há lacunas na lei, há juízes literais, rígidos incapazes de depositar bom senso e empatia em suas decisões e também há aqueles que vergam a lei a para o seu interesse, que podem fazer a espada da justiça cortar para o lado que desejarem.
Todos, ou quase, buscando a verdade e a justiça cada um por seu caminho.
comentários(0)comente



443 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR