O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Gabi 11/05/2024

Análise crítica: O Caso dos Exploradores de Cavernas
"O Caso dos Exploradores de Cavernas", de Lon L. Fuller é um clássico para estudantes de Direito. O livra aborda o julgamento de 4 homens acusados de homicídio em, aparentemente, uma época futura e distópica.
A história, ao contrário do que se pode imaginar, não é sobre a vida das personagens, mas a sentença dos acusados. Essa discussão se torna interessante visto que, devido a um motivo qualquer, perdeu-se registros das leis, dessa forma um grupo de juízes deve avaliar o caso desses homens e decidir se esses devem ser sentenciados à morte ou não.
Cada juiz demostra argumentos diferentes, e é possível ver diversos aspectos de uma lei um tanto quando mais "primitiva". Essa leitura não traz uma resposta concreta, mas nos faz pensar como a lei pode ser única, mas a aplicação dela pode variar.
Enfim... Se você fosse um juiz, qual sentença você daria?

Juju 09/05/2024

Interessante
O livro é interessante bem bacana a experiência..... vale a leitura recomendo bastante para ter uma noção da vida jurídica

anaethesix 09/05/2024

O embate entre o direito natural e o positivismo
Na obra ?O caso dos exploradores de caverna?, que se trata de um artigo escrito pelo filósofo jurídico Lon L. Fuller, o autor nos apresenta uma história fictícia representada por cinco integrantes de uma sociedade espeleológica que defrontam-se em uma situação de extrema sobrevivência, conjuntura da qual mais tarde é abordada por juristas a fim de estabelecer uma sentença definitiva.

Contextualizando, cinco membros da Associação de Espeluncologia, incluindo Roger Whetmore, decidem realizar uma viagem da qual acabam acessando o interior de uma caverna. No momento em que já se localizavam bastante distantes da entrada da caverna ocorreu um deslizamento que acabou por bloquear a única saída que eles conheciam. Com base na ausência dos membros notada por seus familiares e as informações deixadas pelos exploradores sobre seu paradeiro, foi promovido então um agrupamento de salvamento.

A missão de resgate se desenvolveu de maneira bastante complicada e desgastante. Apenas no vigésimo dia conseguiram estabelecer uma comunicação entre os exploradores e os homens que se identificavam na base do resgate. Em ciência de que a liberdade fora da caverna demoraria mais 10 dias, Roger Whetmore chegou a indagar se eles conseguiriam suprir a carência alimentar através dos nutrientes da carne humana e também se seria recomendável que apostassem na sorte para decidirem quem deveria ser sacrificado. Depois desse ocorrido, não se houveram mais notícias dos indivíduos e levou-se em conta que as pilhas do rádio de comunicação deveriam ter descarregado.

Quando os exploradores finalmente foram libertados, percebeu-se então que Whetmore havia sido morto e usado de alimento para seus companheiros. Em primeira instância, os quatro associados foram acusados e condenados de homicídio. Já na segunda instância, ocorreu grande divergência de opiniões entre os juristas, onde cada um apresentava uma tese.

?O caso dos exploradores de caverna? é uma grande ferramenta ao estudante na introdução do curso de Direito e exerce a função de apresentar conhecimentos basilares, como por exemplo, a hermenêutica, a diferença entre moral e direito, Estado e povo, assim como também ângulos e teorias aplicadas ao caso.

Após realizar uma análise pude perceber que o desenvolvimento da obra tem como base principal expor os conflitos entre o direito natural e o positivismo, como é muito bem articulado pelo Juiz Handy: ?{...} Ouvimos arrazoados sobre as distinções entre direito positivo e direito natural, o sentido e o propósito da legislação, funções judiciais e executivas, legislação oriunda do judiciário e do legislativo.?. Cada juiz apresenta um lado de maneira pontual que causa no leitor uma inquietação sobre qual princípio se apossar e qual argumento é mais contundente.

Como bem sabemos, a argumentação é uma questão valorativa no ramo do Direito e serve para que o indivíduo possa defender seu posicionamento sobre determinado assunto. Ela permite entendimento sobre pontos específicos e abre espaço para um raciocínio fundamentado, muitas vezes baseando outras teorias e estabelecendo a possibilidade de um debate (julgamento) em rumo à conclusão mais satisfatória. Percebe-se então que entre os juízes Truepenny, Foster, Tatting, Keen e Handy ocorre esse embate de teorias, sustentado por uma divisão de opiniões entre o direito natural e o positivismo.

Na obra é citado o seguinte trecho ?Quem quer que prive intencionalmente a outrem da vida será punido com a morte?, ilustrando o positivismo. Já em outro trecho diz ?A essência da argumentação de meu colega pode ser enunciada nos seguintes termos: nenhuma norma, qualquer que seja seu texto, deveria ser aplicada de modo a contradizer seu propósito. Um dos objetivos de qualquer norma criminal é a prevenção. A aplicação da legislação, qualificando como crime matar a outrem, neste caso peculiar contradiz seu propósito, pois é impossível crer que os dispositivos do Código Penal pudessem atuar de maneira preventiva relativamente a homens colocados em face da alternativa de viver ou morrer. O raciocínio por meio da qual esta exceção é encontrada na legislação é, segundo observa o meu colega, o mesmo que conduz à admissibilidade da excludente da legítima defesa.?, representando o direito natural.
Para melhor compreensão, os dados expostos aqui traduzem perfeitamente a necessidade de seguir aquilo que está dentro dos parâmetros da legislação, tanto quanto de aderir aquilo que é moralmente correto.

Diante deste homicídio gerado por uma situação completamente fortuita, onde o ser humano dentro de tal cenário teve que optar entre se manter vivo ou lutar contra seu instinto natural de sobrevivência, o que deve ser aplicado ao caso concreto? Qual seria mais viável? Agir conforme a lei, mesmo o direito à vida (e consequentemente a sobrevivência) sendo um bem fundamental? Ou seguir o direito natural, mesmo que tirar a vida de outrem seja configurado como crime? Seria justo condenar os quatro homens tendo consciência de todos os horrores que eles passaram e da situação limítrofe em que o único meio de existência foi através de dizimar a vida de outro? Este é o ponto central que move toda a pauta.

Depois de observar as teorias de todos os juízes e ver como certas inflexibilidades são capazes de coexistir, podemos notar que o Juiz Handy conseguiu sustentar ambos os posicionamentos, sem se expor a extremismos. Ele conseguiu aplicar a justiça ao caso concreto, de maneira que prevalece tanto o estado de um direito quanto também se faz do direito um indiferente à realidade social.

Me imiscuindo ao caso, estabeleço então a minha decisão de que não posso tomar com absoluta convicção o texto legal que tem como efeito ser radical e extremista, nem mesmo o jusnaturalismo, que se abstém do que se diz a lei.

De acordo com o Juiz Foster ?Um homem pode afrontar a letra da norma legislada, sem infringir a própria legislação. Toda proposição de direito positivo, quer contida em uma norma ou em um precedente jurisprudencial, deve ser interpretada racionalmente à luz de seu propósito evidente.?, ou seja, o incidente deveria ter sido analisado com base no propósito e na circunstância para então uma decisão ser aplicada ao caso concreto, o que não foi utilizado na obra, sendo que no final sucedeu-se um empate que teve como consequência a efetivação da letra fria da lei.

Então com base no desenvolvimento da obra, me apoio na ideia de que deve ser aplicada a justiça escorada no equilíbrio entre a lei e a sensatez, não apenas em um destes conceitos.

RaquelSales17 05/05/2024

Eu votaria pela força ?
Trata-se do livro que narra a história fictícia dos exploradores de caverna que ficaram presos e decidiram sacrificar um deles para se alimentarem e conseguirem sobreviver até o efetivo resgate.
Daí fica o dilema: foi homicídio, crime famélico, legítima defesa, tem excludente de ilicitude ou não !?!?
Sou formada em direito há 30 anos e nunca tinha lido ?
Valeu a pena
Muito interessante
Eu enforcaria todos ?
Para mim foi homicídio, pois a pessoa não pode dispor do próprio corpo, poderiam esperar para serem resgatados ou ao mesmos esperar que ocorresse a morte natural para se socorrerem dessa possibilidade.

Peu 28/04/2024

Barril
Livro bom dms, 1º da faculdade, me deixou bastante interessado e me intrigou muito. E acho que era a intenção do professor causar isso, mt bom.

lis 27/04/2024

O livro possui uma linguagem fácil, ele é altamente formativo. Todas as concepções demostradas fazem um ótimo uso da persuasão. Gostei bastante.

Kryptalin 27/04/2024

O livro "O caso dos exploradores de caver-nas" foi baseado em casos reais. Porém, a intenção do autor não é relatar um caso real e, muito menos, trazer a questão se aqueles homens devem receber a pena ou não, toda a história é apenas um pano de fundo. O objetivo do autor é, por meio dessa história, trazer conhecimentos que são bases do direito: a hermenêutica, a diferença entre direito e a moral, Estado e povo, e os diferentes ramos e ângulos que se pode ver o caso, apartir de ideias e teorias do direito. Isso se evidencia ainda mais, quando Lon Fuller coloca a história cerca de 2000 anos à frente da nossa época.

Donegati11 27/04/2024

???????
Como pode alguém concordar com os 5 pontos jurídicos apresentados pelos juízes do caso?????
Eu consegui concordar com todos eles e discordar ao mesmo tempo, pq não gostei da pena final, mas amei a leitura.

rafa.dalmolin 25/04/2024

Como sou de defesa
A leitura incrivelmente envolvente, explica a velocidade que eu li o livro, a argumentação dos juízes de forma geral é bem elaborada. Entretanto, senti falta de informações mais específicas sobre os réus, o inquérito e demais detalhes que poderiam fornecer um contexto mais claro. Compreendo que a decisão final foi embasada nas provas disponíveis aos juízes, porém, a ausência desses detalhes nos privou de uma compreensão mais completa do caso.

Matheusdanna 23/04/2024

Ganhei
Simplesmente ganhei a discussão na faculdade, tava no time que acusava de assassinato,ganhamos a discussão e ainda recebi 2 pontos no trabalho ,dito isso livrao da 🤬 #$%!&

Leonardo1121 15/04/2024

Sobre o caso dos exploradores das cavernas
Livro ótimo e um clássico do direito.
Como estudante de Relações Internacionais, me mantenho como espectador e me junto à opinião pública exposta no livro. Recomendo

spotter 10/04/2024

Entendi quase nada do que os juízes tavam falando do caso. Mas deu pra fazer o júri simulado que era o intuito de eu estar lendo esse livro

Muna.Mendes 10/04/2024

Suprema Corte de Newgarth, 4300
Achei que seria sobre o que aconteceu na caverna, me deparei com um tribunal de justiça e formulações sobre o direito aplicado e teórico e, o pior de tudo, me senti completamente envolta pela discussão.

"(...) o governo é uma ocupação humana, e que os homens são governados não por palavras num papel ou por teorias abstratas, mas por outros homens." (p.96)

Polianny Martins 09/04/2024

Não vejo a hora de ler ele de novo. Os argumentos são incríveis e fazem a gente voltar atrás várias vezes e embaralham tudo que você acreditava que podia ser a linha mais coerente a ser seguida. Simplesmente perfeito!