O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

mainarabooks 25/08/2021

A obra apresenta um caso fictício do ano de 4300, em que cinco exploradores ficaram presos em uma caverna por dias, após um desmoronamento. Para não morrerem de fome decidem matar um deles para servir de alimento.

Os sobreviventes foram condenados por homicídio com pena de morte e o caso levado ao Superior Tribunal, onde são apresentados os votos dos juízes analisando a sentença dada pela primeira instância.

Com diferentes argumentos dos juízes, o livro trata de lacunas no direito, moral, ética e outras questões filosóficas e jurídicas.

Kami 25/08/2021

O livro é muito bom
O livro é ótimo para quem estuda filosofia, sociologia e direito. Mostra conceitos filosóficos e jurídicos muito bons, mesmo que em uma época diferente.

A norma mudou e o que aparece no livro não se aplica mais, contudo, ainda assim é bom para refletir em como o mundo jurídico opera, muitas vezes de forma hipócrita e sem sentido, mas que ainda assim deve ser seguido, já que o que vale é aquilo que está escrito.

Rodrigues 16/08/2021

Livro necessário
Um colega de trabalho da minha mãe me mandou esse livro a um tempo e eu vinha já enrolando para ler. Tenho interesse em ingressar um dia a faculdade de direito, então ele havia me recomendado começar a ler por este livro. Minhas conclusões são simples em questão do caso; a princípio ainda acho complicado lidar com os acontecimentos e nesse livro é mostrado a visão de três (?acho) juízes, onde você mais tarde descobriria o desfecho.
Livro muito interessante e fluído, me deixou com pulgas na orelha haha.

Jumacerra 14/08/2021

Acabei de terminar o livro é tô em choque mesmo já sabendo como ia terminar mais ou menos. É um bom livro para se refletir e observar diferentes argumentos e pontos de vista sobre o mesmo caso.

Tai 08/08/2021

Embates
Um verdadeiro clássico jurídico, quase leitura obrigatória para quem inicia no curso de direito, no entanto, quando lemos a história extremamente original entendemos o porquê do sucesso.

O livro narra o julgamento de 4 homens que ficaram presos junto de mais 1 em uma caverna, o qual foi morto e comido pelos demais para que pudessem sobreviver por tantos dias.

A obra é curta e fluida, embora a linguagem seja bem rebuscada, o que não desagrega muito. Todavia, o que prevalece mesmo são os embates filosóficos a luz do direito, juntamente do ponto de vista de cada juiz.

Amanda 31/07/2021

Obviamente o objetivo desse livro não é o entretenimento, mas sim é um estudo de caso para o Direito. Como não sou dessa área, o livro foi um pouco maçante. Foi uma leitura para agregar o meu repertório.

Leillane.Barbosa 29/07/2021

Imprescindível para estudantes de Direito
Cada vez que se lê, se revela um novo prisma ao caso. Leitura rápida, porém profunda na questão legalidade e positividade versus defesa da vida

Bruno.Santos 22/07/2021

Interessante demais
Como explicar o que senti lendo esse livro? Sempre que leio algo sobre ficção jurídica ou direto bate essa vontade de me afundar mais nesse tema, que parece tão abstrato para mim.

Adorei a leitura, apesar de ser curta e rápida. Os votos dos juízes carregados com seus ponto de vista da lei e da moral, me deram muito o que pensar, sobre a justiça em si. Recomendo ler esse livro.

Maria Santana 16/07/2021

Fui ler esperando outra coisa
Fui ler esperando a história dos exploradores de caverna,por exemplo : eles decidindo as coisas e tals, porém o livro é o tempo todo sobre os votos dos juízos. Apesar de ser curto foi muito arrastado e cheio de palavras difíceis.

ferbrito__ 14/07/2021

É um livro muito bom com um caso muito curioso e nos induz a desenvolver senso crítico e ético. Muito interessante, só não dei cinco estrelas porque - por mais q eu soubesse a maioria - tiveram uns termos jurídicos que difucultaram a leitura de certos períodos, mas nada que atrapalhasse a compreensão do todo.

JoAo.Victor 03/07/2021

Vade Mecum
Apesar de não ter a mínima ideia de como funciona um tribunal, pois não sou estudioso na área, o livro se torna um grande aliado para que repensemos o nosso senso de justiça.

Camila 02/07/2021

É uma história interessante
Foi bem interessante ver os pontos de vista de cada Juiz.

anaa.zaranza 30/06/2021

opiniões
é um bom livro, comecei a ler por recomendação de uma amiga q faz direito e teve q ler para a faculdade. possui termos técnicos do direito, porém a história é facilmente compreendida mesmo sem saber o significado dos termos. muito interessante ver vários argumentos sobre uma mesma situação, gosto bastante disso, pois da a possibilidade do leitor ter opinião própria acerca do ocorrido. não foi uma leitura que me prendeu muito, mas queria muito saber do final e foi um final satisfeito apesar de não ser muito o que eu queria.

peedroferreiraa_ 23/06/2021

Recomendo!
Recomendado por um professor, livro levíssimo e interessante, mostrando diferentes visões do direito em um julgamento.

Ri :) 11/06/2021

Uma leitura bem curtinha sobre o que é justo ou não.
Achei bem injusto, pra falar a verdade.
Circunstâncias atípicas merecem julgamentos excepcionais.