Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Lídia 31/07/2021

Complexo e maravilhoso
A escrita amadurecida de Jane Austen exige mais do que em orgulho e preconceito por exemplo. Essa mulher era genial, faz leituras impressionantes sobre a sociedade da época, e que até hoje de outras formas se refletem na nossa. É um clássico, logo temos que ler com olhos daquela época. Muitas pessoas não gostam da Fanny, mas porque sempre esperam heroínas como Elisabeth, penso que o mundo não poderia ser formado apenas por Elisabeths, seria horrível. Quem não conhece uma Fanny? Com suas qualidades e defeitos!
Confesso que fiquei com um pouco de dificuldade de discorrer a leitura durante a primeira parte, mas a partir da segunda a leitura fica uma delícia!
Amo Jane Austen ??

Josi 23/08/2023

Esse calhamaço estava encalhado na minha estante há um bom tempo e agora, de férias, resolvi finalmente dar uma chance e não me arrependi!

O enredo nos apresenta Fanny Price, uma moça muito tímida e com grande firmeza de caráter. Tendo chegado ainda na infância para morar com os tios abastados, a personalidade quieta e submissa da garota acaba afastando-a dos primos, com exceção de Edmund, que é o primeiro a se mostrar empático com ela e, com isso, conquista sua afeição.

Apesar de por vezes ser humilhada ou simplesmente ignorada, Fanny não se deixa abalar. Durante boa parte da história, apenas observa as ações que se desenrolam à sua volta e serve como uma voz sensata enquanto os outros se mostram imprudentes ou arrogantes.

Até mais ou menos metade do livro, Fanny se mantém à margem dos acontecimentos. Quando um jovem rico e sedutor inesperadamente começa a cortejá-la, ela se vê forçada a deixar de ser uma simples observadora para se tornar figura central da história, tendo que resistir às pressões da família para se manter fiel à sua intuição e seus sentimentos.

O enredo é cheio de intrigas, conflitos de interesses e críticas de costumes, com personagens fúteis e interesseiros, e assume em alguns momentos um tom moralizador, principalmente através da protagonista, cuja conduta tão correta às vezes chega a ser irritante.

É fácil antipatizar com quase todos os personagens, inclusive Fanny, e acredito que talvez o que faça dessa obra uma das menos prestigiadas da autora seja a falta de atitude e brilho da mocinha, muito diferente de outras protagonistas da autora.

Entendo que seja daquelas leituras que não funcionam para todo mundo, mas para mim fluiu muito bem e simplesmente devorei as quase 600 páginas. Valeu a pena cada linha!

julia.cout 05/10/2021

Jane Austen é sempre incrível, nunca vou me cansar dos romances dela. Me apaixonei pela fofura e sensatez da Fanny Price.

Le 20/10/2021

Gostei muito desse livro porque de certa forma ele é o mais realista de todos que já li da Jane até agora. Personagens chatos, vida um pouco entediante, regras sociais rígidas e sem sentido, galera sem muito o que fazer no dia a dia, parece bem real e até perdi um pouco a vontade de viver naquela época, o que achei muito bom.
Tive momentos e momentos com a Fanny, porque ela é muito boazinha e as vezes chegava a ser até um pouco chato, ela é muito muito certinha, e tive dificuldade de entender porque algumas coisas não eram certas. O Edmund é um amor, eu também me apaixonaria por ele. O resto passa, gente chata e sem graça.
Confesso que tive um pouco de dificuldade de me conectar com o livro e com os personagens, o que é incomum com os livros da Jane. Só fui me apegar mais à história lá pelos 60%. Me perdi em muitas partes, achei que a Jane se alongou demais em alguns trechos e eu não entendi e também não fez a menor falta.
Em suma, é um livro bem ok, o "menos bom" da Jane pra mim. Não leria e novo, mas recomendo a leitura pros fãs da Austen, porque é bom compreender o outro lado e ver todas as nuances da escrita dela.

Raquel S.E. 16/07/2023

Gosto de todos livros da Jane Austen que li até o momento e esse é segundo melhor, logo após orgulho e preconceito.
A Fanny é uma personagem que apesar de ser muito quieta e tímida é justa e de opinião, que manteve sua opinião mesmo que todos tentassem persuadi-la a mudar de ideia. A história é longa, com diversos conflitos e um final justo para todos personagens.

Carolina 16/12/2015

Tradução
Preciso chamar atenção para os erros na tradução do livro, principalmente em concordância. Não chega a impedir, mas compromete a fluidez da leitura. Sugiro que os interessados leiam a versão em inglês ou procurem outra edição.

Isabela Beatriz 18/04/2023

Um pouco decepcionada...
Com certeza a história que menos gostei até agora da Jane Austen.
A história é sem graça, apenas em alguns momentos, bem específicos ela é interessante, mas atribuo ela ser assim pelos personagens, nenhum me cativou.
Vi que muitos não gostam da Fanny, que a acharam sem graça e a pior protagonista da Jane Austen, mas discordo, acredito que ela é a melhor da história.
Não foi um livro de todo mal, em alguns momentos gostei da leitura, mas gostei mais por ter acabado, ele é desnecessariamente extenso.
PriBull 12/07/2023minha estante
Nem terminei ainda mas concordo rs desnecessariamente extenso. Estou em 56% da leitura e agora que comecei a gostar da história, por alguns acontecimentos específicos com a Fanny.

Alessa Luna 22/06/2021

Bom!
Fanny, uma prima pobre que é levada a morar com os tios para ter uma educação melhor. Fanny é extremamente submissa, faz todos os desejos de seus tios, tias e primos e, está sempre agradecida a tudo que seu tio fez por ela. Mantém uma paixão platônica por seu primo Edmund, o único a tratá-la com respeito e carinho logo após sua chegada. Foi criada para ajudar todos da casa, e sempre o fez com alegria e bondade. Seu irmão é melhor amigo, William também foi agraciado com a ajuda de seu tio e conseguiu subir postos na marinha. Mansfield Park é sua paz e toda sua felicidade e lá ela realizou todos os seus mais inatingível sonhos.

greenbriar5 15/03/2023

Final revoltante
Minha primeira leitura da Jane Austen e me arrependo por ter escolhido aparentemente o pior livro da autora? A protagonista é uma pessoa de caráter muito duvidoso que não te cativa em momento nenhum. Sempre passiva em relação a tudo, não expressa nada e só sabe julgar o comportamento alheio. Não vou mentir, entendo muito bem os conflitos da Fanny em relação a como ela se sentia sobre a Mary, mas o jeito que ela falava, as opiniões dela sobre uma pessoa que a considerava como uma amiga??????? me deu nojo. Edmund foi outro que não soube amar uma mulher de opinião e personalidade forte como a srta.Crawford.. sinceramente ela e o irmão são muito mais interessantes do que o elenco água de chuchu inteiro dessa história. O que esse livro me passou foi que pessoas consideradas boas talvez não sejam tão boas assim e que realmente escolhas trazem consequências. Gostei muito do jeito que a autora retrata a sociedade no século XIX, pretendo ler mais obras e espero não me decepcionar como essa.

Thais.Gaspar 13/06/2021

Insosso
Acho que fui ler o livro com uma expectativa muito grande e acabei me decepcionando. Achei a narrativa insossa, sem objetivo e sem propósito. Nada se conectava muito bem. Mas, não foi um livro de linguagem difícil, o que facilitou o término do mesmo

Ceci 26/02/2021

Me desculpa por ter duvidado de vc Jane Austen
Já tinha tentado ler esse livro mas não tinha gostado porque a principal parecia muito sem graça, resolvi dar outra chance e... eu finalmente entendi a mensagem do livro e a força da Fanny, sua honestidade consigo mesma e perseverança. Todos os outros personagens são detestáveis e a ironia de Jane Austen mais uma vez é como uma facada, eu amo essa mulher, ícone feminista que já sabia desde o século 18 que a maioria dos homens não presta! Se eu não me engano esse é o maior livro da Austen e consigo entender porque muitos não gostam em comparação aos mais famosos mas se vc se abrir para a história e não tentar comparar Fanny com as outras heroínas de Jane Austen conseguirá ver a delicadeza desse livro e as críticas afiadas como sempre a uma sociedade perversa.

Celso 05/08/2017

Boa história mas edição péssima
Eu gostei dessa história o que me irritou foi a edição do livro, repleta de erros de Português e frases sem sentido... O filme também é muito legal.
Mimi 05/08/2017minha estante
Já tive uma edição dessa editora só que do livro Persuasão. Péssima também. Eles realmente não tem cuidado nenhum na hora de traduzir.

Bruna Gomes 15/07/2022minha estante
Menina, eu tbm acreditei na mudança dele e tomei uma lição da Dona Jane Austen: O caráter se mostra nos detalhes.

oeudesalves 19/09/2017

Mansfield Park: uma JA diferente
Seria injusto, como vi alguns colegas exigirem em seus comentários sobre este livro, a técnica do "don't tell, show" . E, cá entre nós, tenho lá minha ressalva com o fato de essas técnicas se tornarem regras absolutas para quem escreve hoje em dia. Penso que o escritor tem que se sentir livre para mostrar/contar sua estória como considera melhor. E, olha, “mostrar” uma cena como Jane Austen “conta” é uma tarefa não muito fácil, viu? A mesma manja e não é pouco.

Por sua vez penso que seria demais julgar uma obra do século XIX sem qualquer esforço de alteridade literária. Mas, evidentemente, concordo com algumas críticas, como, por exemplo, o fato de Jane Austen dar maior ênfase em sua escrita a fatos corriqueiros como um jogo de cartas ou a quantidade de faisões no bosque da propriedade dos Bertram, a despeito de reservar algumas páginas a mais para o final da trama, cabia algumas cenas românticas aqui, acolá, alguns detalhes maiores sobre o destino de algumas personagens. Eu não me importaria de ler algumas páginas a mais. Mas é só isso, e se ela escolheu não dar foco a isso, paciência. Meus crivo e expectativa não desmerecem o conjunto da obra. O texto é maravilhoso, tem ritmo sim – o ritmo do século XIX –, bons personagens, excelentes dilemas... então pisa no freio companheiro(a), e aprecie as boas tiradas [diga-se de passagem a frente de seu tempo] que a autora nos presenteia em plena Era Vitoriana. Não é um livro que entra para a minha lista de favoritos, mas é um bom livro! Aprendi muito. E que venham os próximos de Jane Austen.