Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Soso:)) 30/01/2024

Slow burn
Comparado com outras obras da Jane, Mansfield Park é muito inferior. O foco principal da trama em teoria seria no desenvolvimento de Fanny com Edmund, em que o amor dela por ele fica explícito já na sinopse, mas na prática isso fica de lado. Toda a narrativa fica concentrada na percepção de Fanny sobre a sua residência, e não há nenhum desenvolvimento profundo no casal principal. A forma que o livro terminou foi muito superficial. Tirando essa questão, é um livro bom, mas não te prende na história.

Lori Bulhak 08/02/2024

"Ninguém queria magoá-la, mas tampouco se dava o trabalho de tentar confortá-la"

" 'Vamos ter dificuldades sra. Norris', Sir Thomas observou, 'com relação à diferença adequada que devemos estabelecer entre as meninas, à medida que forem crescendo; como preservar em minha filhas a consciência do que são, sem levá-las com isso a desprezar a prima; e como, sem humilhar a menina, fazê-la lembrar que não é uma srta. Bertram. Quero que elas sejam boas amigas e de modo algum hei de permitir que minhas filhas tratem a prima com arrogância; mas elas não podem ser iguais. Sua condição, sua fortuna, seus direitos, suas expectativas sempre serão diferentes.' "

Mary Lúcia 29/05/2024

Qual a forma de ver a vida é mais útil: Sendo mais sincera e ousada?
Ou mais prestativa e precavido? Pensar no agora ou no futuro?

O incrível desse livro é que cada um que lê pensa algo que acaba adicionando a interpretação do outro.
Um livro que tem dois séculos que as pessoas discutem.
A própria Fanny, não é apenas orgulhosa, ou será que ela age como age por ter sido tão rebaixada a vida toda?

Algumas opiniões podem parecer controversas para as pessoas de hoje em dia, mas o curioso é ouvir algumas dessas opiniões criticando as motivações dos personagens e concordar com o que pensava o personagem. Como o que era tido como correto antigamente já é visto de forma dúbia hoje em dia.
Achei o final meio apressado, mas o livro todo é muito agradável de ser lido.