O Livro da Filosofia

O Livro da Filosofia Clive Hill...

Resenhas - O livro da filosofia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

blogger.diego 07/06/2015

"O Livro da Filosofia" é com toda certeza uma ótima porta de entrada para aqueles que já se interessam por filosofia ou para quem quer começar.
O livro traz os grandes nomes da história da filosofia, sintetizando de forma didática e clara as ideias que constituem a base de nossa formação como sociedade.
A diagramação do conteúdo, ilustrações e outros recursos usados para explanação das ideias são primorosos e fornecem um ótimo apoio ao leitor leigo.
Apesar de não ser um livro acadêmico, ainda sim é uma ótima fonte de pesquisa para trabalhos.

Erica 28/03/2015

Excelente! Traz o pensamento de cada filósofo de forma leve e clara. Lerei outras vezes.

Challis 23/06/2014

A filosofia é uma prática tão grandiosa que influenciou ou até mesmo criou diversas 'áreas' políticas, econômicas, sociais, científicas e artísticas. Por isso, o livro vai agradar desde leigos e estudantes, até especialistas no assunto. Certamente, O Livro da Filosofia vai saciar sua sede de conhecimento. Mas apenas temporariamente, pois, como Sócrates nos ensinou com seu "só sei que nada sei", essa busca pelo saber é eterna.

Leia a resenha completa: http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/05/resenha-o-livro-da-filosofia_31.html

Lis 03/03/2014

Sou apenas uma curiosa, não estudo filosofia, então achei o livro cansativo mas valeu pelo resumão dos pensadores. Deu pra ter uma boa ideia da linha que cada um seguiu. O livro é muito bonito, bem colorido, bom acabamento.

Rafaela Rezende 09/12/2013

Lendo para sempre.
É o livro de cabeceira ideal para todo admirador/a da filosofia.
Livro ideal para folhear, buscar e compreender. Há páginas obrigatoriamente lidas de clássicos, e páginas de filósofos completamente desconhecidos que valem a pena cada segundo que são descobertos por alguém. Vale a pena ter!

Lu Kraemer 31/08/2013

O Livro da Filosofia é muito bom para iniciantes da filosofia (como eu). Não é para ser lido como um livro normal de literatura, com começo, meio e fim, é para ser usado como uma enciclopédia, quando você tem dúvida sobre um filósofo, você abre o livro e ele está lá!
Tem uma ótima divisão: em épocas. Por exemplo, começa no Mundo Antigo, de 700 a.C. até 350 d.C.. Todo início de “época” vem com uma introdução, fazendo uma contextualização com a época e o filósofo correspondente, o que aconteceu: guerras, nascimentos de grandes nomes, morte de grandes nomes. É muito fácil de entender.

As épocas são: Mundo Antigo, como já falei, O Mundo Medieval, de 250 d.C. até 1500 d.C., A Renascença e a Idade da Razão, de 1500 até 1750, A Era da Revolução, de 1750 até 1900, O Mundo Moderno, de 1900 até 1950, Filosofia Contemporânea, de 1950 até os dias atuais. Ou seja, ele engloba de Tales de Mileto, Sócrates, Santo Tomás de Aquino, Descartes, Hume, Kant, Hegel, Marx, até Nietzsche, Sartre e Foucault, entre inúmeros outros filósofos, são 107 filósofos com até 6 páginas próprias, todas esquematizadas e de fácil entendimento, e mais filósofos listados e resumidos em 10 páginas ao final.

Todos os filósofos têm suas principais frases ou filosofias como título. Por exemplo, em Maquiavel a frase introdutória é “Os fins justificam os meios”, em Rousseau é “O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado”, em Marx é “A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta de classes”.

O livro foi elaborado por vários estudiosos da matéria, como Will Buckingham, Douglas Burnham, Clive Hill, Peter J. King, John Marenbon e Markus Weeks, foi produzido pela editora Dorling Kindersley, mas editado e comercializado no Brasil pela editora Globo.

site: http://gimmeflowers.blogspot.com.br/2013/08/resenha-2-o-livro-da-filosofia.html

eriksonsr 21/05/2013

A primeira vista parecia ser bem superficial, e creio que seja um pouco.. Porém tem muito mais conteúdo do que imaginei, falando de forma sucinta e explanando as ideias e algumas obras de vários filósofos, indo de pensadores do século VI a.C até os dias atuais.

Além de ter um design bem elaborado e um ótimo acabamento. Da a impressão de se estar lendo uma revista.

É um ótimo ponto de partida pra começar a estudar algumas ideias e filósofos e depois ter uma direção do que ler e estudar mais a fundo.

Algumas citações e pontos que gostei ou achei interessantes:

"Novas ideias surgem por meio da discussão, investigação, análise e crítica de ideias alheias";

"A superstição deixa o mundo inteiro em chamas, a filosofia as extingue" Voltaire;

"As tentações do mundo são a fonte de todo sofrimento e deve-se resistir a elas" Buda;

"Não há "eu" que não seja parte de um todo maior" Buda;

"O que não deseja para si mesmo, não faça para os outros" Confúcio;
"Algo é ético ou certo apenas porque uma pessoa (ou sociedade) o julga assim" Protágoras;

"O mundo material pode estar sujeito à mudança, mas o mundo das ideias de Platão é eterno e imutável";

"Quando nascemos nossas mentes são como folhas em branco, e quaisquer ideias que alcançarmos só podem ser recebidas por meio dos nossos sentidos. Ao nascer, não temos ideias inatas, então não podemos ter noção de certo e errado";

"Não existe nada na mente que já não tenha passado pelos sentidos" John Locke;

"A noção grega de filosofia como uma investigação racional independente de doutrinas religiosas foi contida com a ascensão do cristianismo. As questões sobre a natureza do universo e o que constitui uma vida virtuosa acreditava-se, deveriam ser respondidas nas Escrituras";

"Podemos dizer coisas sobre Deus, elas devem ser compreendidas como referência aos atos de Deus, e não ao "ser" de Deus" Maimônides;

"É necessário que ao menos uma vez na vida você duvide, tanto quanto possível, de todas as coisas" Descartes;

"O hoemem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado." Rousseau;

"O homem é um animal que faz barganhas" Adam Smith;
"Em nosso anseio por tudo o que há de melhor na humanidade (amor, compaixão, bondade), imaginamos um ser que incorpora essas qualidades no mais alto grau possível e o chamamos de Deus" Feuerbach;
"Devemos focar menos em integridade celestial e mais justiça humana: são as pessoas nesta vida, nesta Terra, que merecem nossa atenção" Feuerbach;

"A abolição da religião como felicidade ilusória do povo é necesessária para a felicidade real" Marx

"Marx tendia a revestir o proletário com atributos totalmente virtuosos e a sugerir que a sociedade comunista daria origem a um novo tipo de ser humano. Ele nunca explicou de que maneira a ditadura desse proletariado perfeito seria diferente de formas anteriores e brutais de ditadura, nem como ela evitaria os efeitos corruptores do poder. Ele supunha a pobreza como única causa real da criminalidade";

"Nossa compreensão é sempre partir da perspectiva de um ponto particular na história" Gadamer;

"A cultura de massa não apenas nos torna estúpidos, mas também incapazer de agir moralmente" Theodor Adorno;

"Ninguém nasce mulher, torna-se mulher" Simone de Beauvoir;

"Gostamos de usar a linguagem ética para reclamar dos outros, mas somos menos inclinados a condenar a nós mesmos".

LaraF 17/10/2012

Pros fãs de filosofia é um resumão sobre as ideias e obras de diversos filósofos divididos cronologicamente, com links para filósofos que os influenciaram ou foram influenciados. Um bom livro para quem é curioso e quer conhecer um pouco de varias ideias filosóficas.

Ive Brunelli 16/10/2012

Manual inteligente, resumo competente
Quando conheci esse livro e o identifiquei como um manual de filosofia, fiquei desconfiado: afinal, pode-se categorizar a filosofia? Como enquadrar as ideias e conceitos milenares do pensamento humano em caixinhas? Como classificar o inclassificável, delimitar essências, fixar estruturas para essa área do conhecimento? Querem "objetivizar" a subjetividade? Temi que transformassem a filosofia em receitinhas de bolo, o que me soou como uma estratégia perigosa de banalização do conhecimento e, o que é pior, um jeitinho meio safado de comercializar livros.

Entretanto, o projeto editorial me pareceu muito convidativo pelo uso inovador de recursos gráficos criativos, plenos de cores, fotos e diagramas. E esse é um atributo genial do livro: em lugar de textos, puramente textos, os editores facilitaram o acesso aos mais diversos temas filosóficos promovendo o casamento entre esse ágil projeto editorial de imagens, esquemas, tabelas e... bons textos produzidos por sérios profissionais da filosofia, formados majoritariamente em universidades britânicas de renome.

Aos poucos, percebi que esse manual poderia funcionar como facilitador do acesso à filosofia para jovens e pessoas que pouco ou nada conhecem sobre o assunto.

Mas mesmo aqueles que já tiveram algum contato com a filosofia e até professores da área podem se beneficiar da obra para refletir. A maioria dos resumos e compilações encontradas no livro são bem realizados, capazes de conduzir os já iniciados à reflexão e à crítica sobre fatos da história da filosofia e sobre as contribuições de cada filósofo para essa área do conhecimento humano.

Alguns resumos são tão bem realizados que me proporcionaram reflexões que eu não tinha conseguido alcançar lendo diretamente as obras de determinados pensadores.

Compilar pode ser mesmo uma arte. O próprio resumo da história da filosofia em cada época mundo antigo, medieval, renascença, etc. é bastante eficiente. Ele nos dá uma ideia do todo sem generalizações ingênuas, sem categorizações apressadas, pelo menos na maioria das vezes. Serve como embrião para prosseguirmos em leituras mais aprofundadas sobre a filosofia. Leva à reflexão sobre a importância da filosofia em diversas áreas de conhecimento: política, linguagem, epistemologia, sociologia, ambientalismo, idealismo, entre tantas outras.

Exemplos disso: os resumos sobre Sócrates, Platão e Aristóteles, que estão na base do pensamento filosófico de todos os tempos, são pertinentes. O mesmo se pode dizer sobre Tomás de Aquino, Descartes, Hume, Hegel, Rousseau, Marx, Popper e Sartre (Resumir essa galera não é fácil!) Richard Rorty, que estudei em meu mestrado a duras penas mereceu uma compilação de seu pensamento que eu gostaria muito de ter conhecido antes, bem antes de tê-lo estudado na universidade.

Contudo, há os percalços, os momentos de pouca inspiração e cuidado, que não me deixaram classificar este livro nem como "ótimo" nem muito bom, mas apenas como bom (embora bom seja um conceito louvável para qualquer livro).

Entre as compilações menos bem-sucedidas, há as incompletas: Walter Benjamin e Herbert Marcuse, ambos da Escola de Frankfurt, tiveram apenas parte de sua produção abordada. Simone de Beauvoir mereceu abordagem competente, mas muito do que ela escreveu ficou de fora. Roland Barthes teve apenas um aspecto de sua semiologia explorado. A Arqueologia de Michel Foucault também teve apenas um de seus aspectos mencionados: praticamente nada se compilou sobre seus relevantes estudos sobre a loucura, a clínica, as prisões e a linguagem. Noam Chomsky foi citado por sua atuação na política, porém nada se falou sobre suas incursões sobre a linguística geracional, o cognitivismo e o behaviorismo, campos em que ele atuou indiscutivelmente como grande pensador. Kierkegaard, Husserl, Hannah Arendt e Emmanuel Levinas foram tão resumidos que era melhor que nem tivessem sido mencionados.

E, imperdoável mesmo, foi a completa exclusão de Claude Lévi-Strauss e Mikhail Bakhtin. Lamentáveis omissões na obra.

No fim do livro, há ainda duas compilações extras:

1) Um glossário sobre palavras-chave da filosofia, definindo idealismo, filosofia analítica, dualismo, fenomenologia, etc. Verbetes filosóficos que nos servem como um norte, um referencial terminológico que ajuda os não-iniciados a entender rapidamente esses conceitos.

2) Uma seção denominada Outros Pensadores, mas essa achei ruim: trata-se do resumo do resumo do resumo. E, aí sim, resumos pobres, que pouco ou nada contribuem para o entendimento das obras e vidas de determinados filósofos. Sem falar que gente graúda, como Frege, Comte, Bachelard, Althusser, Morin e Deleuze foram reduzidos a poucas linhas insossas. Félix Guattari mereceu uma rápida menção dentro da caixinha de Gilles Deleuze. Isso, também, muito lamentável.

Então, embora competente, o livro é apenas um manual. Não vai fazer de você um especialista. Não é um manual burocrático, meramente categorizador, mas, mesmo assim, um manual. Sério, abrangente, um bom referencial. Inovador, colorido, ágil, muito simpático.

Ao tratar da importância das grandes ideias de todos os tempos, ele também nos propicia pensar sobre as nossas próprias ideias, sobre o nosso lugar no mundo, sobre nossas vidas cotidianas, nossas opções, nossos destinos. E, por isso, fiquei extremamente agradecido a esse livro pelos momentos de reflexão que me proporcionou. Serviu como iniciador de um processo reflexivo que pretendo aprofundar.
André 20/12/2013minha estante
Se o manual gerou uma resenha sofisticada como esta já aumentou o meu interesse..

Marcel 31/03/2014minha estante
Sua resenha foi bastante relevante. Tive a certeza que fiz bem em comprá-lo.

A minha intenção é iniciar-me no assunto e imaginei que o livro me daria uma noção interessante, de forma mais geral. Para um principiante, acredito ser a leitura recomendada, após ler as suas impressões sobre a obra.

Juliana 03/03/2015minha estante
Acabamos de comprar e sua resenha ampliou meu interesse pela leitura.

Nelson.Franca 16/09/2015minha estante
Obrigado pela bela e bem escrita resenha, ajudou bastante.

Cristian 24/12/2017minha estante
Excelente resenha. Não tinha dado relevância para a obra pelos mesmos motivos dados por você no início da resenha. Você me convenceu a lê-lo. Obrigado por compartilhares sua experiência de leitura conosco.

loro 06/05/2012

O Livro que gostaria de ter escrito
O Livro que gostaria de ter escrito

Paulo Silas 30/03/2012

Excelente! Magnífico! Altamente recomendável!

A obra traz a história da filosofia, explanando sobre os conceitos e abordagens de temas e escolas que surgiram desde a metafísica de Tales de Mileto até a filosofia contemporânea.

Com uma linguagem bastante clara e conceitos apesentados em textos e "tabelas", o livro apresenta a filosofia em linhas do tempo com os principais acontecimentos e temas abordados pelos grandes pensadores.

Uma grande obra!

1 | 2 | 3 | 4 | 5