O Livro da Filosofia

O Livro da Filosofia Clive Hill...

Resenhas - O livro da filosofia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cynara.Maira 21/06/2022

Eu achei essa coletanea interessante e óbvio que ela não é completa, mas fiquei incomodada com certas questões. Ao longo do livro inteiro houveram 6 mulheres como figuras principais e apenas uma delas teve mais do que uma página de informações. Isso me incomodou porque mesmo que existam muitos filósofos no mundo e infelizmente a gente sabe que a maioria foram e são homens ainda é assustador como mesmo no período contemporâneo praticamente só citou-se uma mulher quando o foco era feminismo e da maneira mais rasa possível. Estou tão incomodada com isso que não ligo do tamanho do período que eu escrevi kkkk. Isso tudo sendo dito, o livro consegue explicar alguns conceitos complexos de maneira simples, o que gostei bastante, e houve um claro empenho pra facilitar o entendimento. Porém mesmo assim, ainda percebi momentos de silenciamentos bem óbvios em alguns teóricos e as questões sobre raça e imperialismo só foram citadas pra dizer que não teve. É um livro mais branco e liberal do que eu esperava pensando que a versão do feminismo buscou ser mais inclusivo. Valeu a leitura mesmo assim, aprendi bastante sobre homens brancos cis heteros que pelo menos eram inteligentes kkkk
Giovana 13/01/2024minha estante
Pesei o mesmo!!

Sonally.Cecilia 06/05/2022

Muito útil!
O livro serve para ter um panorama geral dos principais autores e ideias que formaram o pensamento filosófico no decorrer dos anos. Além de abordar os temas de forma organizada e resumida, os autores criaram mapas mentais e imagens que ajudam a entender melhor o pensamento de cada um. Na página de cada filósofo vemos também as conexões que o mesmo fez com outros autores, em quem ele se inspirou para criar sua ideia central e a quem ele inspirou.

É bastante útil para quem quer ter uma noção básica, conhecer as principais ideias para depois se aprofundar no filósofo que desejar.

tortajulia 03/04/2022

O livro trata de inúmeros filósofos, fala dos aspectos gerais da filosofia e aborda os filósofos considerados mais influentes, exemplificando suas ideias e pensamentos. De forma geral eu adorei o livro, ele tinha o que eu esperava e recomendo pra quem deseja conhecer um aspecto mais geral da filosofia. Demorei um mês pra ler, o que foi um tempo bom pras leituras que faço (levando em consideração que eu estudo o dia inteiro). Recomendo!

gaturna 14/03/2022

filosofando
me interessei recentemente por filosofia, e honestamente foi uma ótima leitura! conseguiram resumir muitos filósofos de forma didática, sem contar com o design do livro!

Anderson Souza 12/02/2022

O Livro da Filosofia
Este é um daqueles livros ótimo para te inspira a lê outros livros, já tinha lindo o livro sobre religião da série e tinha tido uma boa experiência, nesse livro sobre a filosofia tive uma experiência muito similar, o livro é bem ilustrado e isso ajuda a visualizar as partes mais complexas dos temas.
Neste livro os filósofos são descristo de forma simplificada, mas como comentei, acredito que esse tipo de livro serve para que você conheça um novo assunto de um modo geral e se aprofunde nos tópicos que mais te interessarem.
Falando da temática do livro ele despertou em mim a percepção de como tudo em nossa vida é um conjunto de convenções, e convenções podem ser revistas e repensadas ou até mesmo questionadas.

João 05/02/2022

Um geralzão
Essa publicação da editora Globo Livros conta com vários autores que compilaram breves resumos do principal pensamento de uma imensa quantidade de pensadores, classificados desde a época antiga até a contemporânea.

Nessa enciclopédia filosófica, temos conhecimento dos mais diversos autores, com um curto trecho sobre sua vida, obras que os influenciaram e que eles influenciaram, além de explicações de suas principais contribuições para o pensamento filosófico.

É um ótimo livro para quem quer iniciar na filosofia e se situar dentro desse vasto campo de estudo, sendo também um ótimo livro de consulta. Recomendo, no entanto, a leitura a todos, pois a filosofia é uma área que todos deveriam ter contato, pelo menos mínimo, devido sua grande importância individual e social.

Michel.Nascimento 09/01/2022

Livro muito bonito. Capa dura. Os filósofos são comentados em ordem cronológica com suas principais ideias, influências e temas. Este livro nos dá uma noção geral da filosofia, servindo como introdução ao tema. O único contra seria em relação a fonte ser um pouco pequena.

Bebeto 26/08/2021

Proposta cumprida
Um livro que recebe o apelido de manual da filosofia, um título que soa prepotente, pois a filosofia é uma arte complexa. Mas creio que o apelido em si seja pela proposta, que ao meu ver é ser um livro que te apresentará a linha do tempo da filosofia, com seus respectivos autores e obras.
Com gráficos, imagens, colorações, mapas mentais (de premissas, idéias), se tornam livro de entendimento para jovens também, daí o fato de ser uma proposta de iniciação ao meu ver. Além de também de nada ser aprofundado de uma maneira complexa.
Usando um pouco de figura de linguagem digo, é como se fosse um menu de apresentação, traz uma ideia central e a desenvolve, caso tenha interesse, você acabará indo buscar sobre a obra ou autor por conta.

Alex 16/08/2021

Ótima introdução
Comprei o livro há alguns anos e mantive na prateleira para consultas esporádicas de início. Recentemente concluí a leitura. Trata-se de um ótimo livro para buscar referências em filosofia, principalmente para quem está iniciando os estudos. Deixando de lado as preferências filosóficas de cada um, aquilo que pode ter sobrado ou ficado de fora (o homem dos líquidos não foi citado nem na menção honrosa no final do livro, a propósito), o livro peca em algumas imprecisões (Kierkgaard colocado como existencialista, por exemplo). O formato do livro também não ajuda muito, introduzir o autor com uma frase que se relaciona a sua teoria é interessante, mas pode meio induzir a um reducionismo. Enfim, ressalvados esses detalhes, o livro é muito bom, vale a pena adquirir essa coleção como introdução, mas para conhecer as teorias só buscando cada autor na fonte mesmo.

Arthurcm 28/07/2021

Ótimo resumo
O livro é brilhante no que se propõe a fazer: um resumo das principais ideias filosóficas da humanidade.
Embora conciso, é possível captar a ideia central da tese de cada pensador e entender suas afirmações a partir de cada frase, contexto e visão.
O livro é estruturado de uma forma que se pode pesquisar rapidamente sobre o autor ou sobre sua obra e as principais ideias dela, mas também trás um resumo de como o autor descreveu seu pensamento, muitas vezes em obras que não são interpretadas corretamente devido a frases fora de contexto.
Uma bela obra para entender o básico da filosofia sem recorrer a obras muito profundas, pois os resumos são muito bem feitos!

rdrg 26/05/2021

Na real já estava lendo esse há séculos mas finalizei só nesse ano. É bem resumidinho mas interessante pra quem quer ter uma noção bem geral sobre os principais filósofos e linhas de pensamento.

Rodrigo 23/02/2021

O livro é exatamente como promete ser, um ótimo compilado dos principais filósofos e suas idéias principais. Muito bem escrito e extremamente direto.

Miti 27/08/2020

Manual
Um livro bom para consultas e conhecimento geral dos temas abordados por cada linha de pensamento. É um resumo que possui poucas inconsistências, mas, como todo livro generalista, não passa inerte.

Brenda 30/07/2020

O primeiro livro que comprei da coleção e me levou a comprar mais 4, ainda pretendo ter os outros no
Essa ideia de condensar a filosofia em um livro suuuper dinâmico e atrativo, quase como um revista, simplesmente foi feita pra mim!

Apresentar os fatos em origem cronológica e histórica faz você relacionar cada palavra com a época e também com a atualidade!

A linguagem é simples e o máximo de complicado que vc vai encontrar são palavras direcionadas da filosofia que são explicadas no glossário ao final.

Qualquer amante da filosofia vai amar esse livro!

Allisson 13/06/2020

Direto ao alvo
Sucinto e muito útil para consultas rápidas. Gostei muito .

1 | 2 | 3 | 4 | 5