Meu livro de cordel

Meu livro de cordel Cora Coralina

Resenhas - Meu livro de cordel

Gabriela 24/05/2022

Cânticos, memórias, toadas
Mais uma vez, Cora Coralina demonstra que, através da simplicidade, a beleza pode se manifestar em sua forma mais intensa e cintilante. Uma coisa que muito me agrada na poesia de Cora Coralina é sua capacidade de transmitir o essencial sem se prender à forma e à estrutura. Seus poemas são construídos com espontaneidade e singeleza, com metáforas que nos lembram a vida no campo, com a presença das flores, do trigo, dos rios.

Neste livro, vemos em ação não só a poeta que transcreveu em seus versos sua história de vida, mas também a poeta que explora um pouco mais do mundo: homenagens a Pablo Neruda, religiosidade, conselhos para os jovens poetas.

Sempre presente e nunca ultrapassada ?

Eduviges 06/03/2022

O singelo no cotidiano
Neste livro fazemos uma aventura desafiadora, a de conseguirmos enxergar a grandeza em cada detalhe do cotidiano.
Simplesmente lindo

*Day* 17/12/2021

GOSTINHO DE SAUDADE

"Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi." (Cora Coralina)

Esse livro foi como retorno a minha infância e época em que morei no Piauí, porque em cada poema e poesia senti um gostinho de saudade. É claro que não tem nada de cordel como o título fala, mas é uma leitura leve, fluida e rápida.

Natalia Livia 14/12/2021

Leitura leve
Gostei muito! Nunca tinha lido nada dela antes. Confesso que me surpreendi, achei que não ia gostar...
Por isso é bom a gente sair um pouco da nossa zona de conforto e dar a chance para novos estilos de leitura.
Recomendo.

Lorena 15/10/2021

Pra mim, o melhor poema do livro é o ?Cora Coralina, Quem É Você??.
Escrita simples, leve e sincera.
Tenho um carinho e admiração muito grandes pela autora, admiro a simplicidade e honestidade dos versos. ?

Giselly 26/08/2021

Cora, nasceu com a palavra, o dom fácil, simples, profundo, sensível!
Atrasei-me na leitura de suas poesias, não queria terminar, não queria partir. Me perdi nos seus versos cadentes e surreais e dali não quis me afastar mais.
Cora, como não sorrir com a virtude em suas mãos?

Donatti 16/06/2021

Leitura rápida e gostosa!
Peguei este livro querendo uma leitura rápida e leve, entretanto, encontrei uma leitura rápida, mas reflexiva, também. Os cordéis de Cora Coralina não são do tipo a que estou acostumada a ler, com aquela melodia na leitura, com rimas, e um fundo irônico ou engraçado, seus poemas retratam a mulher que Cora era, tratam de assuntos sobre seu trabalho e seu cotidiano e tem o objetivo de homenagear os grandes cordelistas brasileiros. É uma boa leitura!

Juliana Amaro 03/06/2021

Bom livro
Neste livro, a literatura de cordel, enquanto gênero literário, é trabalhada em 43 poemas. Cora Coralina homenageia os menestréis nordestinos, que para ela são 'irmãos do nordeste rude'. Apresenta a alma dos rios, das pedras, dos gestos exaustos das lavadeiras, a simplicidade da vida, do amor e da morte.

EvaíOliveira 10/05/2021

Meu Livro de Cordel traduz a ligação obstinada e profunda de Cora Coralina com os anônimos poetas nordestinos. A literatura de cordel, enquanto gênero literário, é trabalhada neste livro em 43 poemas. Cora Coralina homenageia os menestréis nordestinos, que para ela são irmãos do nordeste rude.

Maria.Cecilia 25/04/2021

Relaxante
Cora Coralina coloca de modo simples os traços da sua vida em versos. Conseguimos perceber pela leitura a sua realidade, através do olhar rimado de suas palavras.

camila.c.frederico 11/04/2021

As palavras de Cora
Cora conta de forma muito singela as passagens de uma vida vivida no seu tempo.

Joaquim 06/04/2021

Sensacional!!!
Os versos de Cora Coralina encantam mesmo aos marinheiros de primeira viagem. Li, gostei e recomendo!

Maria.Oliveira 18/07/2020

Meu Epitácio

Morta... serei árvore
serei tronco, serei fronde
e minhas raízes
enlaçadas às pedras de meu berço
são as cordas que brotam de uma lira Enfeitei de folhas verdes
a pedra de meu túmulo
num simbolismo
de vida vegetal.
Não morre aquele
que deixou na terra
a melodia de seu cântico
na música de seus versos.

Cora escreve a partir das memórias e dos afetos relembrando descobertas e momentos da sua vida. É um livro muito gostoso de ler!

Nat 02/05/2019

Cora Coralina faz uma homenagem em 43 poemas aos menestréis nordestinos. Ela os considera 'irmãos do nordeste rude'. Apresenta a alma dos rios, das pedras, dos gestos exaustos das lavadeiras, a simplicidade da vida, do amor e da morte.

Cora Coralina é uma autora que eu só conhecia por nome, nunca havia lido nada dela, então quando achei na biblioteca este livro, foi fácil pegar e ler. Poesia não é comigo, mas decidi arriscar porque não conhecia nenhum outro autor nascido em Goiás. E a leitura me levou a perceber como nós não valorizamos o que é nosso, muitos escritores brasileiros que o público em geral desconhece, e como isso se revela uma perda para nós. Gostei de ter encontrado o livro e a autora.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/04/lendo-o-brasil-goias-meu-livro-de.html