Meu livro de cordel

Meu livro de cordel Cora Coralina

Resenhas - Meu livro de cordel

isa.dantas 27/08/2017

Versos singelos e nem por isso menos belos!

Hester1 26/07/2017

Me encanta esta autora. Sua doçura e simplicidade. Gosto como construiu seus versos singelos e doces falando das coisas simples do cotidiano sem pretenção alguma a não ser encantar.

Alberto 28/06/2015

Cordel aqui não se encontra
Este livro de Cora Coralina é um livro de poesias intitulado inapropriadamente de Meu livro de cordel. Infelizmente, apesar da notoriedade da autora, ela não escreveu um livro de cordel. O cordel é uma forma de literatura difundida no Nordeste do Brasil oriunda de Portugal, embora tenha sido originada em tempos remotos na antiga Grécia, Roma, Cartago, Fenícia... Inicialmente era transmitida apenas de forma oral pelos antigos trovadores. Caracterizou-se por ser uma literatura popular, cantada pois era declamada pelos seus criadores. Por ser cantada, carecia de ser rimada.
O fato é, que apesar de belas poesias inseridas neste livro pela autora, a sua grande maioria é sem rimas.

Leia a resenha completa no meu blog - Verdades de um Ser.

site: http://verdadesdeumser.com.br

Ge 17/10/2014

Cora foi uma surpresa para mim. Peguei o livro por acaso, sem esperar muito del; mas a leitura foi, aos poucos, me surpreendendo.
Muitas vezes, a linguagem de Cora remete a uma rotina simples, quase nostálgica até para quem lê, e é gostoso ser levado a um cotidiano diferente. Em outras, Cora volta-se para dentro de si, revelando um eu-lírico bonito e intenso, com o qual eu fui capaz de me identificar.

"Numa ânsia de vida eu abria
o voo nas asas impossíveis
do sonho."

z..... 05/03/2014

Belo livro! Com uma visão transformadora do cotidiano em poesia. É dessa forma que a natureza, a cidade e lembranças são apresentadas, conservando ainda uma simplicidade e emotividade tocantes.

"Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi."
(Cora Coralina)

Pablo L. de Blanco 24/10/2012

Cora...coração...Coralina
Nosso país é rico em grandes autores; alguns, infelizmente, pouco conhecidos. Acredito que Cora Coralina seja um desses casos. Claro que a maioria de nós já ouviu falar de sua obra mas nas aulas de Literatura Brasileira passamos "meio por cima" quando falamos de sua poesia.
Peguei o livro despretensiosamente numa biblioteca pública de minha cidade pois queria ler algo diferente, conhecer um novo autor...grata surpresa! Cora é intensa, sua poesia é o retrato de uma vida rústica, simples, dedicação doméstica e um enorme universo interior de emoções e pensamentos.
Viajamos em seus versos por um Brasil rural - muito distante de nosso dia-a-dia das grandes cidades. "Meu livro de cordel" não é um livro de poemas de versinhos rimados; é lírica fluida, rica de significados, imagens e lembranças.
Ave, Cora!
Foi uma feliz surpresa conhecer um pouco mais do seu olhar sobre o mundo.