O fator Melquisedeque

Resenhas - O fator Melquisedeque

1 | 2 | 3 | 4

Fer 26/01/2022

Impressionante amor de Deus
Nesta obra de Don Richardson encontramos não só sua incrível habilidade de contar histórias, mas também suas analogias e a aplicação dos princípios missiológicos os quais nos faz exultar com o grande amor de Deus aos povos primitivos, de culturas exóticas, lugares remotos onde vários acontecimentos e relatos mostram como o autor os via e os usava como uma ponte para o conhecimento do Evangelho e como Deus plantou sua semente em cada cultura.
Esse é o Fator Melquisedeque: embora não tenham tido nenhum contato com o cristianismo, tais povos tinham algo que os remetia a conhecer o Deus Criador.
Atenas sofria com uma praga, uma maldição, pois fizeram um compromisso na batalha e não o honrou. Já haviam feito sacrifícios de expiação a todos os deuses, mas nada havia mudado. Chamaram então Epimênides, um grande sábio da região de Creta e ele faz um ritual para o Deus Desconhecido, que na verdade, é o nosso
Deus criador. O milagre acontece, porém com o passar do tempo, os atenienses se esquecem da grande maravilha operada?.
No entanto, um altar foi reparado por Demas e seu amigo e, seis séculos mais tarde, Lucas narrando sobre Paulo em Atenas descreve o momento em que ele encontra tal altar e o apóstolo faz a seguinte declaração ?Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio? (Atos 17.22-23). Paulo até chegou a chamar Epimênides de profeta!
Don Richardson conta inúmeros relatos de povos que ainda não tinham ouvido falar de Jesus, entretanto sempre havia um ponto de contato entre a cultura desses povos e o cristianismo em si. Na pág. 62 lemos o seguinte sobre uma tribo da África, os Mbaka, que acreditavam em Koro, o Criador: ??Ele enviou uma mensagem dizendo que já mandara seu Filho realizar uma coisa maravilhosa em favor da humanidade?? E foi assim que os missionários acharam a brecha necessária para pregar evangelho a esse povo.
E o que dizer sobre os povos Karen espalhados pelas montanhas de Tavoy que ouviram os ensinamentos do sr. Boardman sobre ?o livro perdido? guardado por 12 anos e reverenciado? Tratava-se do Livro de Orações Comuns e Salmos impresso em Oxford. Ouviram então as boas-novas!
Sem mencionar os povos canibais com a história dos yali e o ?lugar de refúgio? e outros tantos alcançados?.
Reflitamos: Estamos aproveitando os fatores Melquisedeques que a nós se apresentam diariamente e fazendo nossa parte?

?Se representarmos o fator Abraão, recusarmos qualquer parte como fator Sodoma e reconhecermos o fator Melquisedeque com o dízimo de crédito merecido, poderemos cumprir esta missão!? Don Richardson

fabio.ribas.7 02/01/2021

O fator melquisedeque
Acredito que o “Fator Melquisedeque”, obra de Don Richardson, seja o melhor, o mais completo, instigante e desafiador livro já escrito para a missiologia até o seu tempo. O problema é que ele foi publicado em 1935! Qualquer leitura que se faça dele hoje precisará passar pelo crivo de sua datação. Sinceramente, creio que ele foi a mais audaciosa peça missiológica escrita em resposta às críticas da antropologia acadêmica e ao cientificismo daquela época.

site: https://medium.com/@ribaseribas1

Adriel.Macedo 22/12/2020

Deus em todas as terras
Quem acha que Deus só se revelou a Israel pode ter uma surpresa ao ler "O fator Melquisedeque", nessa obra o autor nos conta diversos relatos que indicam que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, também pode ter sido o Deus Viracocha dos incas ou uma série de outros nomes ao redor do mundo.
Se você deseja compreender mais sobre a obra Missionária, esse livro é indispensável.

Lani's 23/11/2020

Deus é Deus de Longe e de Perto
Livro emocionante. Para os que crêem no Deus da Bíblia, sabem que Ele deu prova de si ao povo judeu em diversos momentos. É especial notar que Ele dá prova de si mesmo à todos os povos, que podem alcançar a graça de se tornarem filhos.

Kindle da Lay 26/03/2022

É um livro muito bom e essencial para quem quer se apaixonar por missões. Sensacional mesmo. Porém teve alguns erros teológicos que me deixarem tristes.

Ellen 31/03/2021

Um dos melhores livros sobre missiologia que já li!
Foi o meu primeiro contato com a obra desse autor. A forma como Dom Richardson escreve é envolvente e divertida. O tema é bastante pertinente e nos faz repensar e refutar preconceitos antigos.
Muito bom!

G.L. 10/07/2020

Ótima leitura
Gostei muito da leitura, foi uma grande surpresa, pois sempre me questionei sobre o fato de se havia povos primitivos, que não os hebreus, que adorassem a um Deus parecido com o cristão (que, na minha opinião e na do livro, é o mesmo). O livro menciona diversos casos de abordagem missionária com povos completamente distintos, sempre citando a importância de reconhecer e respeitar as culturas locais.
Uma das minhas críticas ao livro é em relação a conceitos de antropologia, sociologia e filosofia que foram mal abordados, de forma até tendenciosa, eu diria. Não acho que o autor precisava disso para ter sido convincente na sua argumentação, pois ele apresentou outros dados consistentes que eram suficientes. Acho que ele "forçou a barra" para tentar provar que o ponto de vista dele estava certo.
Fora isso, gostei bastante, esclareceu muita coisa para mim, em assuntos que geralmente são tabu no meio cristão.

lalidesu 24/05/2021

Dá vontade de pesquisar
Só lendo pra você entender os sinais que Deus colocou nas mais diversas culturas pelo mundo. A Leitura rápida e objetiva deste livro Histórico é excelente, arrepiante, e desperta no leitor a vontade de pesquisar maia culturas para encontrar mais sinais do Senhor.

Larissa 20/05/2020

Esse deve ser um livro guia para todo aquele que ousar levar Cristo a outras culturas. O livro acaba sendo bem histórico e informativo. Tenho ele como um livro de estudo e fonte bibliográfica.

Leh 12/06/2024

Instrutivo e acadêmico
Esse livro me surpreendeu pois eu esperava uma escrita fácil. No entanto, ele tem um cunho quase acadêmico, teologicamente falando. De toda forma, é muito interessante. Além disso, por trazer muitas histórias relativas à culturas e povos diferentes, ele é muito instrutivo. Recomendo, vale a pena.

Victor, the Reader 04/04/2020

Corações finitos, anseios eternos
Penso que a melhor forma de descrever esta obra é através do seguinte texto bíblico:

"[...] Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender o que Deus fez." Ec. 3.11

Que o Senhor levante obreiros para pregar à seara dos corações sedentos e incompreendidos.

Mandy Nerújo 09/12/2021

Fascinante
Um olhar totalmente novo pra mim, sobre como Deus se apresentou a todas as nações. Antes eu tinha a ideia (errada) de que todas as religiões e crenças antigas eram mais reais que a crença dos Hebreus, mas nunca me veio à mente de que todas elas tinham como base o mesmo Deus. Eu achei a escrita desse livro bem simples e fácil de entender, mas gostaria de que o livro tivesse maiores informações sobre as culturas e as semelhanças com a Bíblia. Algo como os livros do André Reinke (Que inclusive recomendo pra quem gostou desse)

RyFarias 31/12/2022

Cavando mais fundo
Este livro foi indicado por um grande autor que respeito e admiro. O Daniel Mastral. E fez muito sentido para mim conhecer pelos relatos e estudos as maneiras como o Senhor tem se apresentado nas diferentes culturas ao longo da história.

Rafa.Guma 16/06/2023

Verdadeira idéia sobre missões.
As vezes achamos que sabemos sobre missão, e quando lemos este livro, possamos a entender que de verdade , não nos ensinam em nossas igrejas, ou muitas vezes passam a ideia glamourosa sobre o ide.
Este livro vai abrir o olhos e o entendimento a respeito do que é o ide, do que é fazer missão.
Recomendo a leitura para todos os cristãos.

Jéssica Silvestre 20/06/2020

Essencial
Livro desconstrói a linearidade história da religião e o eurocentrismo.

1 | 2 | 3 | 4