O fator Melquisedeque

1 | 2 | 3 | 4

Juliana 04/04/2017

O Fator Melquisedeque
Olá Cronistas,

Nada melhor do que começar nossa semana com resenha, né? E hoje venho compartilhar com vocês sobre o livro “O Fator Melquisedeque”, que já entrou para minha lista de melhores leituras do ano.

Antes de mais nada, é importante dizer que esse livro é bem antigo, se não me engano, foi escrito mais ou menos quando eu nasci (faz tempo), então, alguns termos podem ser bem antigos, mas a mensagem central do texto é muito mais atual do que se possa imaginar.

A proposta do autor é mostrar como Deus tem se revelado, durante vários anos para muitas culturas e de formas diferentes, mas que no final, significam a mesma coisa. Assim, o livro fica dividido em duas partes, a primeira é chamada de “O Fator Melquisedeque” e a segunda, chamada de “O Fator Abraão”.

Quanto o autor fala em Fator Melquisedeque se faz referencia clara a este individuo citado em Gênesis 14: 18-24 por abençoar a Abraão em nome do Deus Altíssimo. Ou seja, se Abraão foi o primeiro patriarca, era ela quem deveria abençoar a Melquisedeque, certo? Isso significa que antes de Abraão conhecer a Deus, Melquisedeque já o conhecia e o adorava. Como? Porque Deus já havia s revelado a ele, mesmo sendo de Canaã, Deus buscou alcança-lo, como a vários outros povos também.

Por outro lado, quando o autor fala em Fator Abraão, ele destaca a promessa que Deus fez (Gênesis 12: 2-3) “2 E farei de ti uma grande nação, te abençoarei e engrandecerei o teu nome e tu serás uma benção 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei que te amaldiçoar; e todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de ti.” Resumindo, Abraão não prosperaria por nada, mas para ser uma benção e para abençoar todas as famílias da terra. E antão, vemos o trabalho missionário, que já teve o caminho preparado por Deus.

O livro inteiro é surpreendente. Ver como Deus se revelou aos atenienses antes da chegada de do apóstolo Paulo; aos coreanos antes da chegada de missionários protestantes; a tribos indianas desconhecidas antes dos missionários; ao povo Inca antes da chegada dos espanhóis; e como iniciou a Grande Comissão.

Meu único ponto contra é a capa, que merecia uma renovada. Fora isso, é leitura obrigatória para quem não entende muito sobre o que é, realmente, missões, e principalmente para quem ama missões. Sem dúvida, uma das melhores leituras do ano de 2017, e da vida também.

E pela primeira vez, a resenha saiu junto com o vídeo. Espero que gostem e não deixem de comentar!

site: http://www.julicronicas.com.br/2017/04/o-fator-melquisedeque.html

Taina.Dias 27/07/2023

Ele está fazendo
Incrível como esse livro abriu a minha percepção acerca de como Deus realmente está no controle e de que Ele não precisa de homens para que o seu propósito seja cumprido. Claro que somos instrumentos que podem ser usados para participar dessa incrível obra, no entanto, Deus tem feito apesar de nós.
Essa reflexão me fez pensar em como nos colocamos como protagonistas em algumas situações, e esquecemos que a obra é dEle.

Raquel.Albuquerque 10/10/2023

Foi uma leitura muito reveladora , te faz questionar as culturas e como o DNA da salvação está incluída nelas

Talita.Wondracek 11/08/2020

quanto conhecimento!
livro objetivo, de leitura leve e MUITO informativa. há muito tempo queria ler ele e agora tive a oportunidade e QUE experiência.

Jeremias 20/02/2024

Incrível!
O livro é muito bom, e traz uma perspectiva muito válida para os cristãos. Entender como Deus age e agiu em diversas culturas mostra que, mesmo vindo ao mundo encarnado, mesmo assim ele não achou que tinha feito "até demais" e preparou para nós um terreno para podermos semear a semente do evangelho no coração dos necessitados.

Caio.Silva 15/04/2024

Nota 1000
Amei o livro, abriu muito minha mente sobre a vida missionária. O modo como deus organizou toda história para salvar milhões de pessoas.

1 | 2 | 3 | 4