Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

Zenaide.Mota 26/07/2021

Um bom resumo para este livro: ??
Enquanto houver guerra no seu interior, nenhum lugar no mundo lhe trará paz. Por isso, cuide bem de seus pensamentos e de suas emoções.
Muito bem detalhado, com estudos e suas fontes, importância de termos uma educação emocional desde criança e ao longo da vida adulta.
Recomendo para quem quer entender a inteligência emocional em nós e nos outros, benefícios e a sua prática. ?
Para mim, também ficou a reflexão do quanto precisamos disso, principalmente aos jovens.

Sidney.Muniz 23/07/2021

O livro mostra através de dados científico o quanto a inteligência emocional é boa para a saúde.

Aryta 17/07/2021

Para quem gosta do gênero: Excelente
O livro é muito bom. Obviamente não é ficção, portanto, não é meu gênero preferido, o que me fez levar um pouco de tempo extra para ler.
Além disso, senti necessidade de fazer algumas anotações e isso me tomou mais tempo. Na verdade, a leitura desse livro foi um estudo, para mim.
O livro é muito esclarecedor sobre o quanto nos cobramos e somos cobrados a ter ?conhecimento? desde sempre e que, muitas vezes, nossa inteligência emocional não acompanha a inteligência racional o que acaba prejudicando as duas e nos prejudicando em vários aspectos da nossa vida.
Gostei muito de ler esses livro. Além da reflexão, aprendi muito.
Recomendo demais para pais ou tutores!

Bel 12/07/2021

Um livro muito bom, de leitura fluída e acessível a todos. Interessantes pontos a observamos e colocarmos em prática para ajudarmos nossos filhos a reconhecerem suas emoções e a aprender a lidar com elas. Gostei muito!

Frank 09/07/2021

Este livro foi revolucionário à época e traz a teoria de um outri tipo de inteligência que não costuma ser desenvolvido durante a educação formal. Ele defende, baseado em diversos estudos científicos, que o QI (Quociente de inteligência) representa apenas pequena parte do futuro sucesso pessoal de qualquer pessoa. Ele apresenta estudos que indicam que mesmo pessoal com QI alto na infância não chegaram ao sucesso por falta de desenvolvimento de sua inteligência emocional. Para ele inteligência emocial engloba, entre outras aptidões o autocontrole, a capacidade de empatia e a capacidade de resolução pacifica de conflitos. Defende de que mesmo pessoas com baixo desenvolvimento nestas aptidões, podem ser educadas emocionalmente.
O que me foi apreendido da leitura, porém, é a maior facilidade de aprendizado durante a infância, antes da solidificação dos traumas da vida e causados por essa inaptidão. A boa notícia são alguns estudos em q se é possível aprender mesmo adulto, mas como falei, o processo é mais demorado.
É um livro que deveria ser lido por todos os futuros pais, para ensinar desde cedo estas capacidades tão essenciais para a vida.

Zaqueu 03/07/2021

É preciso ter inteligência emocional
Eu particularmente só tenho um arrependimento de não ter lido esse livro antes. Confesso que com esses aprendizados que a leitura me trouxe eu poderia ter evitado muitos conflitos pessoais. Seja no âmbito pessoal e profissional todos nós precisamos ter inteligência emocional para que tenhamos boas comunicações com as pessoas que amamos e conhecemos. Eu particularmente tive bastante dificuldade para aprender me comunicar bem pois era uma pessoa muito fechado. Mais graças há cursos e leituras como essa eu me desenvolvi muito. Vemos no dia dia muitos conflitos seja no mundo político,empresarial e pessoal que deveria ser evitados e muitos casos terminam em tragédias. É nossa obrigação como seres civilizados entender o outro e respeitar as diferenças pois é assim que teremos um mundo melhor a cada dia.

Kassya.Demes 03/07/2021

Um ótimo livro com bases científica é comportamental, que nós ajudar a entender o que está por trás dos comportamentos e como a nossas emoções reagem a determinadas situações. E a importância que a IE tem no desenvolvimento pessoal e profissional.

sara 27/06/2021

Maturidade Emocional
Esse livro é como uma bússola da psicologia emocional para quem não é psicólogo formado; É como um manual de emoções: como elas funcionam? Como lidar com elas? Eu gosteo bastante.

LarisseGomes 15/06/2021

Bíblia do autoentendimento
Neste livro a gente começa a entender o porquê faz o que faz, e porque nossa educação, é nossas vivências da infância falam tanto do que somos hoje.

Este livro é simplesmente necessário para todos aqueles que desejam ser melhores.

Lany 15/06/2021

Completo e didático!
Ganhei esse livro no trabalho, em um dos meus processos de ?desenvolvimento? profissional.
Como exalo ranço de aquariana, resistir a ler.
A gente sempre acha que o livro de autoajuda apresenta os mesmos clichês?

Mas confesso que logo nas primeiras páginas mudei minha forma de pensar. Esse livro me ajudou tanto, inicialmente como profissional.
Ele aborda vários temas no qual a nossa mente desse ser explorada.

Acho uma boa opção para livro de cabeceira!

Evelin Bianca | @paginasete7 15/06/2021

#9 Inteligência Emocional
Você se considera uma pessoa inteligente? O mundo tende a relacionar o sucesso na vida à capacidade intelectual, ao esforço acadêmico e profissional. Mas algumas pesquisas têm demonstrado que apenas isso não é garantia de realização e excelência no que fazemos. Daniel Goleman é um pioneiro no estudo de um outro tipo de inteligência, a emocional.

Depois de desvendar o funcionamento do cérebro, das nossas emoções e explicar os diferentes tipos de inteligência, Goleman traz os cinco pilares da inteligência emocional: autoconsciência das próprias emoções, autocontrole emocional, motivação, empatia com as emoções alheias e lidar com relacionamentos.

Em seguida, o autor apresenta a aplicação dessa inteligência na prática. Casamento, trabalho e saúde são relacionados à ciência das emoções. Daniel Goleman fala sobre o ambiente familiar, os traumas e o desenvolvimento do temperamento, especialmente nos primeiros anos de vida, e a seguir parte para a alfabetização emocional, trazendo exemplos da execução desses princípios em programas escolares de desenvolvimento de aptidões emocionais e sociais.

Com muitas informações neurológicas e psicológicas, o livro aborda um tema essencial para o desenvolvimento de uma emoção saudável, mostrando como aprender a lidar com nossos sentimentos - e com os dos outros - nos ajuda a evitar transtornos como ansiedade, depressão e raiva. Um conteúdo bastante completo e de relativamente fácil compreensão. Um leitura bastante recomendada!

9/24
383 páginas
Lido: de 14/03  a 14/05/2021

Brunno 10/06/2021

Socioemocional
Esse ano me deparei com um desafio, apesar de estar ligado a psicologia, como estudante, comecei a lecionar educação Socioemocional para adolescentes, e esse livro tem me ajudado bastante! Muito bom!

Bruna 07/06/2021

Daqueles livros que dá vontade de sair na rua gritando, perguntando porque não estamos investindo nisso ainda!
Essencial pra aprendermos que saber o que sentimos é urgente pra melhorar nossa relação com a gente mesmo (lidar com nossos gatilhos, nossas explosões, nossa reclusão) e com o outro. E é simplesmente mágico ler como isso já está sendo estudado e implantado em escolas com crianças/adolescentes e como em poucos meses de ‘alfabetização emocional’ já muda o curso da vida daquelas famílias. Meninos menos violentos, meninas menos autodestrutivas...aqui já é tão real!
Já foram feitos esses experimentos sociais, com estudos e comprovações científicas sobre tudo que ele aborda aqui (e que ele vai nos mostrando ao longo do livro)...PORQUE NÃO ESTAMOS DEFININDO ISSO COMO BASE PARA A EDUCAÇÃO DE TODOS OS SERES HUMANOS? Em todas as escolas! Começando com as crianças, envolvendo os pais e aos poucos criando toda uma nova cadeia de pessoas mais socialmente aptas pra um mundo melhor (aí a gente lembra que ‘ah é, porque pessoas equilibradas não são interessantes pra governos/mídia/capitalismo que querem pessoas manobráveis por meio de emoções. Medo e desejo principalmente)
Isso pra mim tem relação direta com a violência do mundo, esses chefes de estado, milícias, empresários inescrupulosos, e todo mundo que vive em função desse sistema opressor. Todos eles cresceram acreditando na lei do mais forte, do mais impiedoso, aprendendo que pessoas que abaixam a cabeça mostrando vulnerabilidade estão ‘pedindo’ pra serem pisadas...e se eles tivessem aprendido 10% do que li aqui?
Sei que os aprendizados da humanidade vem a seu tempo, um passo de cada vez...mas é lindo ver que este livro e tudo o que ele representa já estão aí, já estão no mundo. Ainda é uma semente não germinada, ainda é um cultivo local, de uma ou outra pessoa que tem um jardinzinho e acredita naquilo. Mas em breve essas sementes se multiplicarão a partir desses jardins e vão tomar o mundo, tenho certeza

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Ana Maria 03/06/2021

O autor é extremamente didático e gradual ao explicar o tema, ele inicia o livro com as premissas biológicas básicas, dá alguns exemplos cotidianos da aplicação, ou falta, da inteligência emocional e, só então, explana sobre os pilares e a importância dessa ferramenta nas nossas vidas.
Umas das coisas mais interessantes é como ele abrange ?n? situações que muitas vezes vemos todos os dias e como a IE poderia ser aplicada, mudando drasticamente o rumo de alguns conflitos.
Outro ponto forte do livro é a esperança que o autor passar da possibilidade de mudarmos, independente da idade e das variáveis individuais da vida de cada um, e desenvolvermos essa inteligência e os efeitos transformadores disso.
Livro fundamental pra todas as pessoas, acho ideal algumas releituras dele, especialmente em momentos de transição como início da vida adulta, casamento, gravidez, enfim, muito
edificante.

jg4br1el 26/05/2021

Inteligência emocional é super importante, mas esse livro...
Achei esse livro grande demais, assim como o poder do hábito, pois tem um conteúdo interessante, mas existem tantos exemplos que acaba tornando-se chato. Obviamente, ele fala da inteligência emocional em muitas áreas da vida da pessoa, acho importante ler pois você pode encontrar um capítulo específico para você, mas se não quiser comprar, assista a um vídeo famoso do Pedro Calabrez sobre inteligência emocional e coloque em prática e você verá uma mudança grande em sua vida.
Inteligência emocional não é negar emoções e sentimentos ou apagá-los, mas identificá-los antes deles surgirem na superfície, assim você os controla e coloca sua reação debaixo das asas da razão.