Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

Maria Paula 01/12/2021

"(...) o problema não está na emocionalidade, mas na adequação da emoção e sua manifestação."
"Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope."

Maria16331 26/11/2021

Ótimo para a época (e para curiosos)
Provavelmente não seja a melhor opção no sentido didático por ser dos anos 90, e por isso um pouco obsoleto. Mas para alguém que apenas se interessa pelo assunto e quer, apesar de não ser um livro de auto-ajuda, se instruir um pouco (de forma consciente, claro) é um ótimo livro.

Senti falta de algumas questões que não foram abordadas: como as sexuais e de ideologia de gênero, que não estão no livro muito provavelmente por serem problemáticas e tabuísticas para o período. Eu compreendo, mas consequentemente, sem levá? las em consideração, algumas coisas ? como a parte que trata do desenvolvimento de acordo com o gênero da criança na infância ? ficam um tanto superficiais.

Mas tirando isso, não tenho qualquer outra queixa. Todos deveriam ler livros como esse!

Raul 13/11/2021

Essencial
A leitura (atual, inclusive) é necessária para se entender a formação das relações humanas. Compreender a inteligência emocional é entender que os traumas e alegrias de infância nos moldam e repercutem no relacionamento interpessoal. Vale a pena se aprofundar!

Kauane Parra 06/11/2021

O autor é um estudioso renomado no assunto e traz uma narrativa que pode ser acompanhada por qualquer leitor, mesmo tendo vários dados científicos de estudo que só enriquecem ainda mais o conteúdo. Vale a pena a leitura!

André Gonçalves 28/10/2021

Minha sincera opinião sobre o livro
O livro de Daniel Goleman nos leva a uma reflexão muito importante sobre o papel das emoções em nossas vidas. Ele nos trás muita matéria para compreendermos porque somos o que somos e que existe a chance de reescrevermos a forma como REagimos às situações da vida. Neste exercício de auto aprendizado desenvolvi a maior das habilidades para se relacionar melhor com o próximo: a consciência dos meus atos.

Não conseguimos controlar o ambiente e as pessoas. Nosso único e maior poder é para dentro de nós mesmos. REaprender a agir tem me permitido oferecer um ambiente mais positivo e construtivista, principalmente com quem eu pensava não gostar. Colhemos o que plantamos, simples assim.

Não existe a pretensão de dominação plena das emoções, mas sim aprender a compreendê-las e a lidar com elas.

Possuímos em nossa sociedade instituições que indiretamente nos amparam no desenvolvimento de nossas competências emocionais, mas quando teremos acesso as instituições e programas sociais para o fomento da inteligência emocional aqui no Brasil? Todos sabemos que a educação é a base de transformação social para o indivíduo. Agora posso afirmar que a educação das emoções é o alicerce para transformação social. Dominar nossos impulsos e ações são o fiel da balança para todas as decisões que tomamos dia após dia.

Thi 13/10/2021

Livro muito bom, com explicações através de estudos científicos e não frases feitas. Vale a pena a leitura

Madeira 26/09/2021

Inteligência emocional: artigo de luxo
Pros dias atuais, pode parecer banal o conceito de inteligência emocional. Mas nem sempre foi fácil radiografar isso na literatura mundial. Daniel Goleman compila com maestria os dados acerca desse ?artigo de luxo? com muitos dados tabulados e uma maneira agradável de contar histórias curtas pra fazer os conceitos serem mais facilmente assimilados! Obra brilhante. Mais uma daquelas que deveria ser obrigatória nas escolas.
Janaina 27/09/2021minha estante
Muito boa a resenha, estou lendo este TB, por sua indicação.

Madeira 27/09/2021minha estante
Ah que bom, preta! Obrigado ?? acho mesmo que é o tipo de leitura que c gosta. Acrescenta muita coisa pra gente!

Pagliuca 05/09/2021

Não foi como esperado.
Não que seja ruim, mas achei que faltou mais atenção para soluços mapas/trilhas para ajudar a gente, mais atenção às condições do adulto e a pouca inteligência emocional, ou quando já se é adulto nada mais pode se fazer para melhorar? Entendo que trabalhar a inteligência emocional desde a infância é a melhor saída, mas o que fazer o com adulto que não teve essa chance?
Gabrielle 28/09/2021minha estante
Tive esta mesm impressão com a leitura do livro.

Luh 30/08/2021

Interessante
O livro traz uma nova abordagem de inteligência, mostrando como a inteligência emocional (QE) pode ser tão importante quanto o QI que é tão divulgado na nossa sociedade. Através de inúmeros exemplos (o que achei que ficou sendo muito repetitivo) o leitor é levado a observar como a aplicação dos conceitos de inteligência emocional podem ser utilizadas no dia a dia e em diversos segmentos: casamento, trabalho, estudos, etc.

Anderson 29/08/2021

Livro altamente interessante para quem quer ter um conhecimento profundo sobre inteligência emocional. Em nadanse parece com um livro de autoajuda, mas sim com um livro que trás um conhecimento baseado na ciência, ajudando ao leitor tomar conciencia de como adquirir realmente a inteligência emocional do qual tanto necessitamos para evoluirmos profissionalmente e também como seres humanos.

Priscila Furtado 08/08/2021

Inteligência Emocional - Daniel Goleman
Tem título de livro de auto-ajuda, mas não é!
Esse é um livro muito bem escrito e profundo, que mostra a teoria e biologia das emoções, e quais os impactos dela na vida.
Quais os custos de se não ter uma inteligencia emocional desenvolvida? e quais os programas mais atuais para desenvolvimento emocional existem e os impactos que eles podem ter na vida de uma sociedade.
O livro é incrível, com certeza daqui um tempo vou reler.
Acredito que ele seria de grande valia para pais, terapeutas e professores.
Uma vez que o período da infancia é decisivo no desenvolvimento da inteligencia emocional, pessoas mais bem preparada para oferecer esse tipo de ensinamento,seria muito util para a sociedade como um todo.
Amei, favoritei e recomendo.

Rodrigo Fernandes 06/08/2021

I.E.
"Redefine o que é ser inteligente" porque antes era qualificado com o Q.I. e agora percebe-se a importância de educar quanto as emoções.

45% do livro foi proveitoso pra mim. Se você for pai/mãe este valor vai aumentar. Sim ele foca na educação e é interessante.

Se você quer aprender a controlar suas emoções, o primeiro passo é percebe-las, ou seja autoconhecimento.

bi.rezendee 29/07/2021

Aprendizado emocional
Livro que ensina todas as bases sobre inteligência emocional, muito interessante para quem é leigo. É uma leitura deliciosa

Wadi 28/07/2021

Bom, mas complexo
Eu gostei um pouco até, mas achei ele chato e complexo e não foi o que eu procurava, não achei que ele falaria apenas de experimentos e testes mas sim te ajudar a aplica-lá no seu dia a dia.

Tchau!!!