Adolf Hitler - vol. I

Adolf Hitler - vol. I John Toland

Resenhas - Adolf Hitler - vol. I

Mr_Clio 16/10/2023

Biografia bem completa do Bigodinho
Li o livro de Toland ainda durante a graduação, há mais de 20 anos. Lembro de tê-la achado bem completa. Tenho comigo agora a escrita por Ian Kershaw, com a qual a comparação será inevitável.

Gabi 11/08/2013

“Todo o poder corrompe. O poder absoluto corrompe de maneira absoluta.” Lord Acton.

Louco? Cruel? Grande estadista? Soube aproveitar a ocasião? O certo é que ele não agiu sozinho.

Apesar da proximidade com os judeus Hitler se destacou pelo ódio doentio, o discurso inflamado e antissemita. Várias são as especulações da origem de tanto fanatismo. Sua oratória ganhava seguidores violentos que o idolatravam. Ele tratava a plateia como a “uma mulher”, seduzindo-a. Sua loucura levou-o, por pouco, a quase acreditar que era o Messias.

O ódio fanático aos judeus era infundado, sendo que, sua árvore genealógica poderia ser, parte, judia.

O livro não entra em detalhes dos campos de concentração e faz justiça ao nome ao retratar a vida de Adolf Hitler, baseando em vários depoimentos de pessoas contra a favor do ditador. Seus excessos, mania de perseguição, frieza e instabilidade. Seus próprios generais eram indisciplinados e insubordinados. Perdeu vários camaradas na execução de suas ordens.