O céu é logo ali

O céu é logo ali Lilian Farias

Resenhas - O céu é logo ali

Carolina165 25/01/2023

Poético e triste
É um livro interessante, reflexivo, filosófico. Achei a construção das frases estranha, o que atrapalhou meu envolvimento, já que várias frases ficaram confusas pra mim; além dos erros de português que encontrei ao longo da narrativa.
Mas é um bom livro e a história da Clarice me tocou profundamente, triste demais.
Para um livro de poucas páginas acho que cumpriu o objetivo, embora a escrita não seja o meu estilo.

MSaverna 05/12/2020

Achei a história um pouco confusa, mas é uma leitura interessante.

GianiPlata 26/01/2014

O CÉU É LOGO ALI - Lilian Farias
Olá!

Essa semana viajei nas asas de uma borboleta que me mostrou de perto a história de duas mulheres que viveram a mesma história, mas ao contrário.

De um lado, Clarice, moça jovem e bonita que sempre aproveitou todas as oportunidades que a vida lhe deu!
De outro, Dolores, uma mulher madura que sempre esteve fechada em seu casulo e acabou deixando a vida passar sem ser notada.

A história das duas é contada em poucas páginas na forma de poesia. Não sou fã de poesias, mas a Lili escreve de uma maneira tão doce e simples que é impossível não se emocionar com as lutas, perdas e vitórias das personagens.

A autora nos mostra desde a alegria do nascimento até a libertação que a morte pode proporcionar, e também vice e versa.

A história dessas duas mulheres nos ensina que não devemos desistir de nossas vidas, mesmo quando nada mais parece importar. Mesmo que nossa perda tenha sido monstruosa, não estamos sozinhos, existem pessoas que se machucam com nossa dor.

Não sei como falar sobre um livro de poesia, pois ela tem uma ideia fixa, mas sua interpretação depende do estado de espírito de quem a lê.

Recomendo essa leitura para aqueles que precisam de um momento para refletir sobre suas vidas.

Beijokinhas Poéticas da Giii

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/

Ana Carolina 03/05/2020

Não gostei muito
O livro traz algumas reflexões sobre a importância da transformação na vida

Nati 27/08/2022

Não é uma história, é uma reflexão da vida.
"O céu é logo ali" nos conta duas "histórias" de Clarice e Dolores, duas mulheres diferentes, mas com mais coisas em comum do que se imagina.

Através dessas duas mulheres, a autora reflete sobre a vida, ser mulher, amor, entre outras coisas.

Se você gosta de livros filosóficos, ele com certeza vai ser perfeito para você!

Books Chemistry 04/01/2012

Encontros para liberdade por Lilian Farias
Uma leitura rápida e muito agradável, um livro fininho que quando eu menos esperava já havia acabado, uma escrita tão leve que eu nem percebia o passar das páginas.
Na verdade a escolha da leitura deste livro não foi exatamente minha, mas eu estava bem curiosa para conhecê-lo. Quando eu resolvi participar do book tour do blog Clube dos Novos Autores (que por sinal foram muito simpáticos comigo), fiquei empolgada pois este seria o primeiro livro do primeiro book tour que o blog estaria participando, o Clube após organizar os blogs, separaram cada livro para cada qual blog, e quando eu vi o meu escolhido fiquei bastante animada e bem curiosa depois da sinopse do livro que eu pude ler lá no blog deles.
Enfim, agora um pouco da história....
É um livro, que não possui uma história muito densa, nem tem uma grande quantidade de personagens, mas para cada personagem e cada situação você consegue perceber e sentir todas as sensações e emoções deles, eu diria até que talvez os leitores possam se identificar com esses sentimentos, ideias ou situações.
Basicamente, as personagens principais são duas mulheres Dolores e Clarice, duas jovens que apenas buscam uma mesma coisa, a liberdade. E é isto que liga a história dessas duas.
Descobri após toda a história um final que eu nunca teria imaginado, e fiquei bem surpresa, pois em momento nenhum da história encontrei pista alguma e tal ideia me intrigou tanto que se eu fosse a escritora ou pudesse fazê-lo diferente, eu não o teria feito, provavelmente não teria mudado nada do que ela colocou neste ótimo livro com uma ideia bem diferente e acolhedora em suas linhas e entre-linhas.

Anna de Leão 19/02/2012

Encontros para Liberdade
“ O coração de uma mulher nunca deveria deixar de ser menina.” (pg. 52)

Como me identifiquei com esta frase do livro Encontros para Liberdade, de Lilian Farias! O livro é forte, sofrido e muito poético. A autora mostra que sabe escrever e que tem um estilo próprio.

A obra conta a hisória de duas mulheres ligadas por um destino bem peculiar. Uma é praticamente o oposto da outra, mas mesmo assim com muitas coisas em comum, talvez a própria essência feminina, que permeia toda mulher, mesmo que esta não tenha consciência dela. Lilian retrata o ser mulher de uma forma bem profunda o que inegavelmente enaltece a sua trama.
“ Foram para um motel. Quem diria, Dolores em um motel? Ela estava se sentindo uma prostituta, adorou a sensação, queria saber tudo o que elas sabiam, o mais rápido possível, queria todos os segredos de mulheres. Não compreendia porque via as prostitutas com caras tão tristes, mas isso era muito para a sua mente limitada compreender...” (pg.79)

A autora ousa na narrativa em que escolheu fazendo um paralelo da vida das duas protagonistas. Vai ao passado, volta ao presente, narra trajetórias de vários personagens em capítulos específicos. Mas Lilian ousa mais ainda quando em um mesmo capítulo mistura as passagens das personagens . Mesmo assim, o tempo todo parece que as duas histórias nunca irão se encontrar, mas Lilian dá o xeque-mate no leitor com um final surpreendente e instigante, que ao meu ver enriquece de maneira sublime a obra.

“Quem criou as gaiolas vendeu a própria alma, quem se submete a uma gaiola não possui alma. Os caminhos podem parecer estranhos, mas são o batismo do homem para consigo, calar-se para si é suicídio mórbido e gradual, que pode ser abruptamente corrigido quando nos permitimos “ser”. E para “ser” é necessário, cá dentro, o perdão contínuo por tudo que deixamos de fazer.”(pg. 67)

Um livro sensível, bem cuidado e profundo!

Resenha por Anna Leão

Reniére 21/04/2016

O Céu é Logo Ali, por Lilian Farias
Em um misto de poesia, filosofia e muito sentimentalismo, Lilian Farias apresenta aos seus leitores as vidas distintas de duas mulheres: Dolores e Clarice. A primeira, já com trinta anos e farta de sua vida de monotonia decide exteriorar seu eu feminino através da vaidade; a segunda, com uma vida perfeita e tudo o que qualquer pessoa poderia desejar, vê sua vida cair aos pedaços abruptamente. Ambas mostram faces de realidades diferentes de diversas mulheres do mundo e ensinam a quem lê que o viver vai muito além do ter e do desejar.

O livro de Lilian pode ser curto em suas cento e poucas páginas, mas seu conteúdo é extremamente denso. Não somente pela narrativa resbuscada e complicada que, confesso, em alguns momentos me fez reler alguns parágrafos, mas também pela carga emocional presente em sua obra. É possível perceber, através da leitura, o quanto de si Lilian depositou em suas palavras. Sua vivência de mulher, seus anseios, inseguranças e certezas.

Sendo muito sincera, O Céu é Logo Ali não foi uma leitura fácil de ser feita. Isso porque a história não é de compreendimento imediato, as intenções de Lilian para com os caminhos de suas personagens, bem como a mensagem que pretende passar, só são inteiramente entendidas e interiorizadas através de uma leitura cautelosa. A autora exige que você pare um pouco, respire e desfrute de seus escritos.

Um livro tocante, belíssimo e muito profundo que eu certamente indico aos leitores menos apressados em ser capturado pelo enredo logo a princípio.

site: www.palavrasradioativas.com

Tatu 24/12/2021

O livro tem como pano de fundo a vida de suas mulheres: Clarice e Dolores. Elas têm vidas muito diferentes mas que se cruzam, ou não. Essa parte foi meio nebulosa pra mim. E tudo muda na vida delas...ou foi sonho? Pesadelo?

Maria1691 09/10/2017

O Céu é Logo Ali, de Lilian Farias
Dolores, uma mulher com trinta anos que trabalha em um restaurante, não tem amigos muito menos vaidade; ela está farta da monotonia de sua vida e decide que vai dar a volta por cima, e faz isso através da vaidade. Clarice, tem uma vida perfeita, mas sua vida muda de forma drastica depois de um acidente de carro. Mulheres tão diferentes, mas que vão em busca de um mesmo objetivo: A liberdade que só as borboletas tem.

O Céu é Logo Ali de Lilian Farias é um livro curto, são apenas 126 paginas, mas sua historia não deixa nada a desejar se comparada à obras maiores, a escrita da autora é densa, cheia de poesia e realismo. O livro carrega uma carga emocional que é marca registrada de suas obras; já havia lido seu livro anterior Mulheres Que Não Sabem Chorar, que, assim como esse, me fisgou desde sua primeira pagina.

Os personagens da Lilian são extremamente bem construídos e verossímeis, é impossível não se pôr em seus lugares, mesmo com a narrativa em terceira pessoa, é fácil sentir suas angustias, inseguranças, mas principalmente suas certezas. A leitura, apesar de densa, correu de maneira fácil e prazerosa. Mas acredito que mesmo com essa rapidez da leitura, eu consegui absorver todas as mensagens implícitas ao longo das paginas.

Enfim, essa foi uma leitura extremamente tocante, profunda e emocionante sobre liberdade, seja ela da forma que for, principalmente a liberdade de ser mulher e poder sentir o que quiser sem as amarras que o mundo insiste em nos colocar.

Eu, com toda certeza, indico mais essa obra nacional aos leitores que apreciem uma leitura poética e crua, que não usa de romantismo para manipular quem à ler.

site: http://internautanerd.blogspot.com.br/2017/10/o-ceu-e-logo-ali-de-lilian-farias.html

garotadovlog 07/07/2016

O CÉU É LOGO ALI | por Carol Sant
Boa tarde, leitores!
Tudo belezinha com vocês?
Hoje venho trazer a resenha de um livro que me fez refletir bastante durante a leitura e também, após terminar de lê-lo. Curiosos?
Estou falando do livro "O Céu é Logo Ali", da autora e parceira aqui do blog "Lilian Farias", que foi super gentil comigo e me enviou dois livros maravilhosos, então fiquem ligados que muito em breve sairá a resenha da outra obra da autora aqui no blog. Ok, ok, vou para de enrolar (haha), vamos começar?!
O livro vai contar a história de duas mulheres muito distintas, mas, que possuem algo em comum, almejam a liberdade!
Dolores é uma mulher de vida simples e já teve muitas experiências. Ela possui um amigo que sofre de esquizofrenia e é alguém a quem ela trata com muito carinho. Dolores é feita de gestos e detalhes, uma simples chuva já a faz uma mulher muito feliz e livre.
Já Clarice foi a típica "filhinha de papai", sendo sempre mimada pelos pais e sempre teve tudo o que queria. Também é dona de uma beleza magnífica, porém, ela sabe que a vida pode destruir a vida dos sonhos com uma simples ventania!
A narrativa da Lilian é super fluída, li o livro em apenas um dia e meio, e o que posso dizer sobre a minha experiência como leitora, é que a escrita da autora é "M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A". Apesar de ser um livro pequeno e de poucas páginas, contendo apenas 115 páginas, o livro se desenvolve de uma maneira simples e rápida de se entender.
A história dessas duas mulheres são realmente inspiradoras, diria até que chega a ser uma lição de aprendizado para muitas mulheres e homens também, que só sabem reclamar e dizer o quão ruim é a vida... (sqñ, né!).
Não achei que o livro iria me cativar de tal forma, mas cá estou eu admitindo que me surpreendi muito com a escrita da autora e com a sensibilidade que ela conseguiu transmitir nessa linda história!
Sem contar essa capa maravilhosa (MIGA, ARRASOU). Com certeza, é um dos livros com a capa mais bonita da minha estante!
Junto com os dois livros que a autora me enviou, ela me mandou esse marcador super fofo do livro, estou in love nele!
Leitura super recomendada, com certeza. O livro levou uma classificação de 5 estrelas lá no Skoob, estão esperando o que para ir correndo adquirir seu exemplar?
Beijos da Cah *-*

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-ceu-e-logo-ali-lilian-farias.html

Fernanda 13/02/2014

Resenha O Céu é Logo Ali
Olá!

Leitores, hoje trago a resenha do livro O Céu é Logo Ali de nossa parceira Lilian Farias.

Simples, mas cheio de conselhos e ideias, para uma vida cheia de liberdade. Neste livro o que representa a liberdade são as borboletas.
Dolores e Clarice são mulheres que buscam tal liberdade.

Dolores é uma mulher de muitas experiências, de vida simples e sem amigos. O único que possui é esquizofrênico e a trata com muito carinho.

Clarice é cheia de mimos e sempre teve de tudo, mas o que as liga são suas tribulações de sentimentos e busca por liberdade.

Dolores fica encantada com o mais simples dos gestos, um pingo de chuva sobre sua pele faz dela a pessoa mais feliz e livre do mundo. Já Clarice tem a vida dos sonhos, mas o destino pode destruí-lo com rapidez.

O livro da Lilian é profundo e tocante. Ele nos mostra que devemos aproveitar o momento porque tudo pode acabar em um piscar de olhos.

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Michelle Trevisani 09/02/2016

Leve
"Quem interrompe o processo de metamorfose, deixa uma borboleta sem asas".

O livro, O Céu é Logo Ali da Lilian Freitas não é um livro que agradará a todos. É um livro diferente, intercala duas histórias, mas que se mesclam no final. Alguns trechos são bem reflexivos, e traz assuntos de nosso cotidiano como perda, o que há depois da perda, perdemos apenas pessoas ou também perdemos quando não colocamos sentimentos nas coisas? também nos perdemos de nós mesmos e muitas vezes deixamos o sonho escapar por medo. Um livro profundo e de leitura leve. Um tanto poético, um tanto questionador, mexe com nossa zona de conforto. Livre - como um bater de asas de borboleta.

"Quem criou as gaiolas vendeu a própria alma, quem se submete a uma gaiola não possui alma."

@biaentreleituras 09/03/2016

Dolores é uma mulher no auge de seus 30 anos. Trabalha em um bar, é solitária e tem a auto-estima muito baixa. Contenta-se com simples prazeres da vida como as gostas da chuva ao tocar-lhe o corpo, o som da música que invade a alma, gosta de filmes e novelas, fica ansiosa com os romances fictícios e até mesmo aflita, Dolores é uma mulher simples.

Clarice cresceu em uma boa família, sempre foi estudiosa e muito inteligente. Linda, por onde passava era notada. Fez questão de viver intensamente e sem se importar com opiniões alheias. Namoradeira, soube curtir sua vida e aproveitar o máximo cada segundo de seus dias. Conheceu Luiz e apaixonaram-se. Clarice era desinibida e se entregava aos seus desejos sem se importar para nada, admirava seu corpo cheio de curvas e vivia com certas futilidades. Tudo ia muito bem para ela, até que um acidente muda completamente a sua vida.

Duas mulheres com vidas e costumes diferentes mas que sentiram a necessidade de uma mudança. Dolores decidiu mudar e extravasar, deixou para trás anos de frustrações e resolveu tornar-se uma nova mulher. Passou a se arrumar mais, comprou roupas novas e se permitiu viver uma história de amor, uma loucura que foi ganhando espaço em seus pensamentos e tornou-se real para ela, Dolores começou a se sentir viva.

Para Clarice a história foi diferente, com o acidente tudo lhe foi tirado e agora vivia amargurada com o sofrimento latejando em seu peito, sentia-se sufocada. Com o passar dos anos, depois de muito sofrimento, Clarice sonhava com o dia que entraria em seu casulo e alcançaria seu voo, nascendo para uma nova vida, longe de sofrimentos e entregando-se à liberdade que tanto almejou.

Duas mulheres que escondem o passado, o presente e o futuro de muitas outras. Dolores e Clarice trazem histórias diferentes e nos mostram que é preciso sair do casulo, abrir as asas e dar o primeiro voo.

Um livro lindo, com uma linguagem poética encantadora e com muita filosofia. Sinto-me agradecida por ter conhecido essa obra, as palavras de Lilian invadiram minha alma. Dolores e Clarice são personagens fictícias mas são muito reais, sentimentos, desejos e prazeres, o que vemos nessas duas mulheres é a transformação. Enquanto acompanhamos suas lutas e suas mudanças, podemos ver nessas personagens nossa própria luta e nossa própria história.

Me faltam palavras para elogiar essa obra, um livro que merece ser lido por todas as mulheres, às vezes a maior libertação é libertar-se de si mesmo. Não pude falar muito pois a leitura é incrível e a surpresa ao ler cada página é essencial, espero que com minhas palavras eu tenha conseguido expressar o quanto me encantei e o quanto essas histórias me tocaram.

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br
Poesia na Alma 09/03/2016minha estante
Obrigada

Fernanda @condutaliteraria 02/04/2016

Poético!
"Quem interrompe o processo de metamorfose, deixa uma borboleta sem asas."

O céu é logo ali narra a história de duas mulheres em busca da liberdade, um livro curto, mas muito intenso!

Dolores é uma jovem batalhadora que sempre se fechou para o mundo e nunca aproveitou o que a vida lhe ofereceu. Até que um dia, dá seu basta e resolve mostrar ao mundo do que é capaz e de se deixar apaixonar.

"Agora é hora de voar. Ninguém segura uma borboleta pronta para o seu primeiro voo. Ninguém cala uma voz que foi sufocada e que está pronta para o primeiro grito."

Clarice, o oposto de Dolores, sempre foi uma jovem expansiva, a garota perfeita, que sempre aproveitou tudo que pode da vida, até que seu mundo desmorona após um acidente.

As histórias das duas se encontram em algum momento nos presenteando com um enredo envolvente e profundo. A trama é desenvolvida de forma rápida, porém muito bem trabalhada.

"O coração de uma mulher nunca deveria deixar de ser menina."

O livro me surpreendeu muito. Não achei que em tão poucas páginas fosse sentir tantas emoções.

Lílian é poética, escreve com a alma e consegue passar uma mensagem que mexe com a gente, você sente como se a história fosse a sua história. Como se a transformação das personagens, o descobrir-se e a busca pela liberdade fossem seus. O seu recomeço!

A capa do livro é muito delicada e perfeita! Não encontrei nenhum erro durante a leitura.

Escrever uma resenha para O céu é logo ali não foi fácil. Ele tem que ser lido e sentido!

Fiquei apaixonada pela escrita da Lílian e com certeza quero conhecer outras obras da autora.

Leitura mais que recomendada!!