Cantiga de Esponsais

Resenhas - Cantiga de Esponsais

Grace 13/03/2018minha estante

Gabriel.Vilas 08/03/2018

gabriel vilas 2J
Cantiga de Esponsais de Machado de Assis, narrado em terceira pessoa, conta-nos a história de mestre Romão, músico conhecido no Rio de janeiro, nos idos de 1813.
Seu comportamento, normalmente circunspecto e triste, transformava-se ao reger. Diante da orquestra, mestre Romão experimentava intensa alegria e satisfação.
Durante toda a vida, o mestre acalentou o sonho de ser um grande compositor, contudo faltava-lhe inspiração, apesar de ser exímio executor de peças alheia.
Logo que casou, aliás, mestre Romão, começou a composição de uma peça – uma cantiga de esponsais, a qual, mesmo após a morte precoce da esposa, permaneceu inacabada.

Ana Luiza Borges 09/03/2018

Cantiga de Esponsais
Na igreja do Carmo, Mestre Romão regia a orquestra da festa, ele não tinha o dom que o pai tinha de compor. Com o tempo ele começou a compor um canto esponsalício, três dias de casado. Sua esposa faleceu a anos depois, e o canto não foi terminado, ele ficou muito triste com a morte da esposa. Em um belo dia ele ouviu uma moça cantando pro marido uma nota musical que ele tanto procurava, ele ouviu e no mesmo dia só que á noite morreu.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Samuel.Victor 08/03/2018

Em 1813, na igreja do Carmo, Romão Pires regia a orquestra da festa, com alma e devoção. Ele era um velho de cabeça branca, bom músico, bom homem.
A missa cantada acabou, mestre Romão jantou e foi para casa, onde morava com pai José.
Tinha um cravo, o qual tocava algumas vezes. Mestre Romão gostava muito de ter o dom de compor músicas. Possuía dentro de si um mundo de harmonias originais, porém não conseguia expor no papel. Isso causava tristeza.
Começou a compor um canto esponsalício, três dias de casado, em 1779. Sua mulher faleceu anos depois, e o canto nunca foi terminado.

Vitor.Miranda 09/03/2018

a triste historia de romão
o livro conta sobre o personagem chamado romao pires, ele era orquestrador muito conhecido aonde morava,ele nao era uma pessoa super animada,morava com seu pai jose,um preto velho.
o livro tambem relata que ele tinha um cravo,na qual muitas e muitas vezes ele tocava para ele, romao pires tambem era conhecido como Mestre romão.
Ele sempre teve vontade de ser um belo compositor,mas sempre que tentava compor algum tipo de letra musical ele nao conseguia, muitas vezes ele sempre repetia as mesmas notas musicais,e isto o deixava um ser humano melancolico.
Um dia ele comecou a escrever um canto enquanto era casado,mas sua esposa faleceu depois de 3 anos
E depois de um belo tempo ele pegou este canto e tentou continuar o resto do conto ja que ele nao havia terminado,e ele chegou ao ponto de irritaçao que chegou a rasgar o papel de tenta impaciencia ja que ele nao conseguia escrever.
enquanto o papel rasgado ia caindo ele ouviu uma cançao que uma moça estava cantarolando,esta moça havia acabado de se casar, e o que ela cantarolava era simplesmente tudo que o mestre romão tinha vontade de escrever
logo apos ele ouvir estar cançao,ele ficou triste e veio a falecer

Cathy 09/03/2018

Resenha do livro " Cantiga de Esponsais "
O livro " Cantiga de Esponsais " retrata uma historia que se passa no ano de 1813, na igreja do carmo, de uma bom homem que tocava bem a orquestra da festa, quando a missa acabou, Mestre Romão jantou e foi para casa, onde morava seu pai e um preto velho, ele gostava muito de compor músicas, possuía um dom próprio de suas canções mas não conseguia exprimir no papel. Isso lhe deixava triste. Sua mulher faleceu, e o canto nunca conseguiu terminar, depois de um tempo, adoeceu, com problemas cardíacos, pegou o canto guardado na gaveta, mandou trazer o cravo e tentou acabar a obra. Após ver um casal passando pela janela, reproduziu algumas notas, sem inspiração; impaciente, rasgou o papel escrito. Surpreendeu-se quando viu a moça cantar para o marido com a ritmo que tanto procurou por anos, então, houvia tudo da janela e ao anoitecer, faleceu.

Bia 2°C 09/03/2018

Um sonho inacabado
O conto trás a história do mestre Romão um músico muito conhecido por sua belas orquestras ,mas ,também muito infeliz pois não conseguia compor sua própria peça. Após se casar ele queria tentar expressar toda a sua alegria numa composição que se chamaria cantiga dos esponsais , porém não conseguiu achar palavras para se expressar. A mulher morrer poucos anos depois e assim a peça continuou inacabada. Pouco antes da sua morte ele tentou retomar essa peça, mas, no final morreu com a peça inacabada e escutando a melodia que tanto queria no seu subconsciente.
O conto fala sobre a frustração das pessoas quando não conseguem alcançar os seus sonhos e objetivos , e no quanto isso pode acabar impactando na sua felicidade.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Grace 04/04/2018minha estante

Vitor.Alexandre 2°C 09/03/2018

Romão e a frustração
O grande sonho de Mestre Romão era ter um dom considerado por ele maior que a música, o dom da composição, que para tantos é natural e para ele era uma missão impossível...embora aclamado pelos que o viam tocar e reger uma orquestra, o velho músico possuía uma dor imensa de ser apenas um reprodutor de canções escritas por outros, não sendo assim, um artista completo. Obsessão pela arte? Desejo de glória, de imortalidade? São questões apresentadas por Machado de Assis que através de sua literatura realista apresentada personagens intensos em situações comuns do cotidiano. Afinal de contas, qual seria a razão da melancolia de um homem solitário aclamado como regente?
Ana Paula Paim 18/04/2018minha estante
Apresentam aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.

Larissa Pimentel 09/03/2018

Cantiga de Esponsais 2 ano G
Conta a história de Romão Pires que reagia a orquestra da festa na igreja do Carmo. Ele era velho e bom músico. Ele morava com o pai José e gostaria de ter o dom de compor músicas. Recomendo o livro.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Bruna.Ferreira 09/03/2018

2ano J
O conto relato a história do mestre Romão, um grande músico muito conhecido por suas belas orquestras, porém muito infeliz, porque não conseguia compor sua própria peça. Após se casar ele queria expressar toda a sua elegria numa composição que se chamaria antiga dos esponsais, mas não conseguiu palavras para se expressar. Sua mulhher morreu poucos anos depois e assim a peça continuou inacabada. Pouco antes de sua morte, tentou retomar sua peça, mas, acabou morrendo com a peça inacabada, e escutando a melodia que tanto queria no seu subconsciente.
Morrendo então sem alcançar seus objetivos, causando impacto na sua felicidade.
Grace 04/04/2018minha estante

Aizile 09/03/2018

Atividade- 2°ano J
O conto "Cantiga de esponsais", de Machado de Assis, escrita em 1890, convida o leitor a retornar aos remotos anos do século XIX, em 1813, onde na igreja do Carmo, o maestro Romão e sua orquestra se apresentavam, ascendendo o fogo nos corações dos telespectadores. Entretanto, apesar de todo sucesso, nunca compôs uma obra autoral o que entristecia seu coração, além da morte da esposa, levando ao desenvolvimento de uma doença que lhe foi fatal.
Machado de Assis, no conto faz uma breve crítica a escravidão ainda vivenciada no século XIX. Mas, o foco principal da narrativa, é a melancolia e a solidão, no qual é expresso o desejo do personagem em ser lembrado, assim através de sua literatura realista, põe em evidência situações do cotidiano.
Segundo Friedrich Nietzsche " Em todos os tempos os sábios fizeram o mesmo juízo da vida: ela não vale nada". Então, fica o seguinte questionamento:  vale á pena morrer pela glória de ser lembrado ?.

Edu 09/03/2018

Excelente conto produzido por Machado de Assis com história muito interessante e que faz com que você se a pegue ao personagem principal da história.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.