Eu Sou a Lenda

Eu Sou a Lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

TAbata37 26/03/2024

Bom demais
Virou umas das minhas ficções científicas favoritas, o tempo todo fiquei pensando como o autor foi um gênio ao pegar a lenda dos vampiros e tentar explicar cada detalhe dela com ciência, através de um personagem completamente doido, muito difícil de não simpatizar. A história é bem curtinha e o final explicando o título explodiu minha cabeça kkkk

NormanFuckingRockwell 24/03/2024

"Eu sou a lenda."
Contém spoilers

O livro foge quase que totalmente do perfil de vampirismo contemporâneo. Aqui,os vampiros queimam na luz do sol,odeiam alho, têm medo de crucifixos e morrem com uma estaca de madeira em seus corações. O Richard usou muito bem a sua escrita, os vampiros dele conseguem ser vampiros românticos,e ao mesmo tempo conseguem ser uma coisa totalmente totalmente nova dentro do universo dos vampiros literários e folclóricos. A infecção é causada por germes que foram trazidos por tempestades de areia. O cara simplesmente uso do romantismo dos apocalipses zumbis e colocou vampiros no lugar. O que mais me impactou e me deixou assim " cara, será que eu li direito esse livro?" Foi o fato de que ele é imune,e isso é óbvio. O que eu não entendi foi o fato de quererem ele morto, fiquei muito indignada com esse final. E impressionada com o tanto de detalhe que a produção do filme distorceu ou deixou passar batido. Apesar de tudo,tanto o livro quanto o filme são realmente incríveis,mesmo com suas diferenças. Tudo que conhecemos sobre zumbis e vampiros é elevado ao um nível superior,muito complexo,e é isso que faz esse livro ser bom.

Albner 22/03/2024

O último civilizado em um mundo bárbaro.
Acredito que Eu sou a lenda é uma obra que possui inúmeras leituras possíveis. Uma delas seria a que venho tratar aqui. A qual, o livro é uma exaltação ao reacionarismo.

No livro acompanhamos Robert Neville, um homem branco, loiro de olhos azuis, heterossexual cis gênero. No qual foi ensinado por sua mãe desde criança a gostar de música clássica. Aqui vemos o ideal norte-americano. Um homem de família tradicional. No qual perdeu tudo para os vampiros, símbolos de uma corrupção do mundo. Da mesma forma que em Dracula de Ben Stoker,, em eu sou a lenda os monstros podem ser vistos como uma corrupção do sangue. Um medo real que assolou a Europa por conta da imigração e que foi passado para os EUA. Afinal americanos odeiam o casamento interracial. Logo os vampiros podem significar a corrupção da família tradicional por grupos minoritários. Sendo assim Nelville sendo a última resistência contra eles. Essa leitura se encaixa muito bem nos dias de hoje. Afinal, o discurso contra cultural Woke nunca se encontrou tão forte. E ''lutas'' contra essa agenda ideológica estão sendo travadas pelos incels. E a falta de esperança de continuidade do mundo conservador está presente ao fim do livro, no qual a corrupção vampírica que é descrita como barbara, toma o mundo.

Vejo que este livro possa ser facilmente sequestrado pela extrema-direita que vai usar Neville com mártir para suas pautas distorcendo o seu conteúdo. Toda via essa interpretação é possível de se ter ao terminar de lê-lo.

No entanto, admito ter adorado a trama, mas velo problemas ideológicos nessa construção de seu protagonista, que é de longe o que mais me incomoda. Contudo, o que eu poderia esperar de um ideal estadunidense?

(Vale lembra que essa é apenas um interpretação, que nem de fato é a minha, mas usei pra evidenciar a ideologia através de seu protagonista. Não quero cancelar a obra rs.)

Gi.Mendes.Ap 18/03/2024

"Bactérias podem sofrer mutação."
Em um cenário pós-apocalíptico, Robert Neville é um sobrevivente solitário, imune a uma praga devastadora que transformou a humanidade em seres vampíricos. A obra "Eu Sou a Lenda", de Richard Matheson, nos envolve em uma narrativa profundamente imersiva e instigante, acompanhando o cotidiano de Neville. Ele luta não apenas contra a ameaça constante desses seres, mas também contra a solidão, angústia, momentos de insanidade e o peso do luto, enquanto se agarra ao desejo de sobreviver. Em sua busca por segurança e respostas, Neville se volta para a ciência na esperança de desvendar a causa e a propagação da pandemia.

O enredo nos desafia a refletir sobre questões profundas como: o que define uma sociedade; como o medo do desconhecido pode moldar nossos instintos de sobrevivência; quem teme algo que considera mal, também pode ser temido se analisado de outra perspectiva.

Altamente recomendado para fãs de ficção científica e terror, bem como para leitores em busca de uma experiência literária que é tão provocativa quanto emocionante.
Vitoria.F 19/03/2024minha estante
Ótima resenha.

Henrique Sanches 19/03/2024minha estante
Este livro é muito interessante e a forma como o autor conta a história, prende a gente... o plot no finalzinho, que leva a gente descobrir o porque do título é sensacional. Parabéns pela resenha, ficou demais!!!

Gi.Mendes.Ap 19/03/2024minha estante
Obrigada Vitoria e Henrique. O plot me deixou de queixo caído!

Fabio 20/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Gi!
Parabéns minha querida!???

Gi.Mendes.Ap 20/03/2024minha estante
Obrigada, Fabio! Fiquei interessada na leitura depois de ler sua resenha ?
Inclusive assisti o filme ontem e realmente, parece que são histórias completamente diferentes, apesar do filme também ser bom.

Matheus656 18/03/2024

Livro incrível, história que prende do início ao fim, autor conseguir unir bem os gêneros de horror e ficção científica, o final me desanimou um pouco, apesar disso a história é muito boa.

camila2911 10/03/2024

Estou pensando se gostei ou não desse livro. Eu não esperava nada, então não tive expectativas. Gostei muito da frase final

Marina.Santos 09/03/2024

Li com expectativas, que não foram supridas, mas desviaram para um outro lado (igualmente bom).
O livro é introspectivo, tratando os conflitos internos do último homem vivo em um cenário pós apocalíptico. O autor conseguiu me passar as angústias e anseios do personagem, sofri junto com ele ao longo do caminho.
Os flashbacks e a parte de ficção científica acrescentaram muito à obra, também.

Natanxd12 02/03/2024

Em "Eu sou a lenda" uma misteriosa praga afeta o mundo, transformando a todos em criaturas sombrias, os chamados vampiros. Robert Neville, o protagonista da história, se vê em um mundo pós-apocalíptico, tomado por criaturas sedentas de sangue. Essa é a sinopse do livro e eu diria que ela é boa o bastante para fazer você se interessar a ler o livro, ainda mais, se você gosta de livros pós-apocalípticos. Aparentemente, para quem deseja saber o livro se difere bastante do filme, porém nunca vi o filme, por isso irei me isentar de opiniões e comparações.
Eu já havia lido esse livro a algum tempo, a cerca de 4 anos atrás mais ou menos, e a opinião que eu tenho do livro é a mesma, o livro é incrível.
Primeiramente é importante deixar claro que o livro não é de ação, os momentos de ação do livro são bem pequenos e poucos, então não leia esperando esse tipo de conflito do Humano contra Vampiro, pois, você irá se decepcionar e vai atrapalhar sua "apreciação da leitura". O livro se trata muito mais sobre o personagem do Robert (O protagonista), os diálogos são muito poucos e na maior parte do tempo acompanhamos o que se passa dentro da cabeça do personagem, e na minha humilde opinião o autor consegue isso com maestria, principalmente, por conta que eu consegui de fato sentir a solidão que o Robert passa.
Em segundo lugar, eu achei o desenrolar da história muito bom, e adorei o final, a primeira vez que eu li, eu fiquei durante um tempo bem considerável pensando sobre ele.
Por fim, essas são minhas opiniões, recomendo muito o livro, só aviso que o livro se difere do filme, que aparentemente é de ação, e já nos livros não vão encontrar tantos momentos assim, sendo um livro mais reflexivo. A quem for ler desejo uma ótima leitura e espero que gostem do livro.
JJr. 02/03/2024minha estante
Eu acabei de ler a alguns dias e achei maravilhoso, eu assisti aí filme que é totalmente diferente e também é bom demais!
Ou seja: Eu AMEI maiúsculo mesmo!
Abraço!

malu517 02/03/2024minha estante
o filme q vc citou, é aquele com o will smith?

Natanxd12 02/03/2024minha estante
JJR. tenho que ver o filme acho que vou gostar também, mas o livro é absurdo de bom!

Natanxd12 02/03/2024minha estante
Malu517 é esse mesmo, a capa dele é o will Smith e um cachorro do lado

JJr. 02/03/2024minha estante
Isso o do Will Smith mesmo.

Wallace50 01/03/2024

"O principal ponto do preconceito contra as minorias é este: elas são odiadas porque são temidas"

O que parecia um imersivo enredo basicamente sobre um homem que luta pela sobrevivência e sanidade,se revelou uma inesperada complexidade com muita fluidez,o autor relatou uma gama enorme associada a peculiares pesquisas científicas feitas por Robert Neville,os flashbacks são outro ponto que adicionou profundidade,mas nada supera um simbolismo implícito nas últimas páginas: os humanos são as criaturas mais perigosas do planeta,algo que eu já tinha como um fato,mas da forma como tudo foi se desenrolando em torno de tal questão subentendida,foi um tapa na cara,não importa se contra vampiros vivos ou não,ou até mesmo contra seres da sua própria espécie,uma nova ordem e uma nova maioria sempre prevalecem e devem exterminar aquilo que for ameaçador.Um choque difícil de esquecer,visionário tendo sido publicado na metade dos anos 50.

Maah 24/02/2024

Eu esperava mais
Infelizmente considerei um livro morno, não me prendeu o suficiente. A história em si e o desenvolvimento é interessante, mas eu esperava realmente uma história de terror e de vampiros e acabei me deparando com um relato do último humano vivo num apocalipse. Acho que o que me fez não amar o livro foram as minhas expectativas.

As partes científicas e de explicação são sensacionais e foi o que me fez não tirar mais uma estrela do livro.

Vou assistir o filme agora para ver se gosto mais da narrativa criada lá.

Rebs 18/02/2024

Solidão e uma boa pitada de metodologia científica
Não sou do terror então não sei oq eu esperava desse livro mas definitivamente não era uma aula de metodologia científica, um doguinho traumatizado e um plot twist imprevisível. Incrível!

Inaco 16/02/2024

Muito bom :)
Eu sou a Lenda era um daqueles filme que minha família vive assistindo, como a Múmia. Enfim, minha visão da história era bem diferente. Isso não tira o fato de ser bom.
Ação é colocado em segundo plano, os pensamentos do solitário Robert Neville são o cerne de tudo. Não é um livro de emoção, mas bastante reflexivo. Dá pra sentir a tristeza dele, e você passa o livro todo de perguntando " Porque ele ainda insisti em viver?"
Eu não esperava um final assim, na verdade acreditei que seria chato e monótono, mas acabou se mostrando muito bom e demorei muito pra processar.
Foi uma boa experiência, um bom livro.

Antunes 15/02/2024

Um homem contra o mundo
Eu sou a Lenda, escrito em 1954 por Richard Matheson, na época com 28 anos, é um retrato do homem médio e suas preocupações.

Ué?! Mas não é um livro sobre um cara cercado por vampiros?

É muito mais do que isso! Essa história traça o perfil daqueles homens (que hoje estão em extinção), responsáveis pelas pessoas a sua volta e que se encontra totalmente perdido, no meio de uma situação que ele não tem controle de nada.

Robert Neville, está isolado em sua casa (ou bunker de guerra) bebendo compulsivamente, tentando entender o que está acontecendo depois que um vírus toma de assalto a humanidade, transformando as pessoas em vampiras. Por um motivo totalmente aleatório, quase uma providência divina, ele é imune e tenta arduamente entender a sua nova realidade.

Esse personagem extremamente poderoso é frágil como uma pequena formiga, ao perceber que não possui mais nenhum motivo para existir, uma vez que sua amada e filha foram tiradas dele durante o crescimento desse peste que assolou nosso mundo.

Com um final digno de um soco na cara, ?Eu sou a Lenda? é essencial para quem quer entender como pensavam os homens de uma época dura, que os forjava e ferro. Eu mesmo me identifiquei diversas vezes com esse personagem incrível, me colocando naquela situação que ele estava e pensando: ?Será mesmo que eu conseguiria ficar assim... dessa forma???

Pra mim uma experiência extremamente gratificante, só passei a detestar o filme que antes eu gostava. Mas isso não é novidade, quando se a condição de fazer algo extraordinário, pode ter certeza que os estúdios vão fazer algo medíocre.
Fabricio268 15/02/2024minha estante
Excelente resenha!! Vou procurar esse livro.

Antunes 15/02/2024minha estante
Obrigado mestre!!!