A garota do outro lado da rua

A garota do outro lado da rua Lycia Barros

Resenhas - A garota do outro lado da rua

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mah 22/05/2012

Um livro pra sorrir.
Este é o terceiro livro que leio da Lycia Barros e tenho gostado cada vez mais da autora. Uma leitura rápida e leve, que me fez sorrir bastante. Um livro bem juvenil, bom para ser usado para escola – se eu fosse professora adotava #ficaadica. Inclusive tem no final aquelas fichas com perguntas para melhor compreensão do texto e debate sabe?

Antes de falar sobre o livro em si, primeiro preciso comentar que o maior sorriso que dei sem sombra de dúvidas foi quando li o quote do Sirius Black tirado do livro “Harry Potter e A Ordem da Fênix” no início do livro e só com isso já ganhou vários pontos da Pottermaníaca aqui. xD

Enzo é um garoto tímido, e “nerd” – como são chamados hoje em dia – que não é notado pela garota que ele “ama” desde criança: Rafaela, sua vizinha e colega de classe. O livro tem partes narradas pelos dois, e tenho gostado bastante disso por poder conhecer a visão dos dois lados.

O livro se passa no Rio de Janeiro, e durante uma excursão escolar à Floresta da Tijuca os dois são separados do grupo e acabam perdidos na floresta por 72h, o que dá a Enzo o tempo que ele sempre sonhou para que Rafaela finalmente o conhecesse, entretanto após algum tempo juntos é ele que começa a conhecê-la e perceber que ela não é nada daquilo que ele passou anos idealizando.

Eu como boa paulista, cidade cinza, não conheço a floresta mencionada (ou nenhuma outra para ser sincera) mas as palavras da autora me transportaram pra lá e me fizeram sentir os cheiros e os sons e isso é algo notável, não são todos os autores que fazem eu me sentir assim – que mexem com meus sentidos.

Claro que meu personagem favorito é o Enzo, afinal na idade dele eu estava na “sua turma” e não na de Rafaela – a garota popular, fútil, que liga para aparências e para o que os outros pensam. E que mesmo conhecendo melhor o garoto, e em seu interior querendo ficar perto dele, ela luta contra isso porque é o que os outros esperam dela.

Momento especial para falar sobre o amigo de Enzo, o Leandro que apareceu pouco na história mas me fez rir muito ao pensar em alguns amigos ‘no sense’ que tenho nessa vida. E claro, para a fofa da Alana … E meu nojinho de hoje vai para o Matheus e toda a corja que ele representa =p

O final pra mim foi surpreendente e delicioso, daqueles de aplaudir de pé – sabe como é?! Recomendo demais a leitura, e agora quero esse livro pra minha estante. ;)

Originalmente postado em: http://www.tocporleitura.com/2012/05/resenha-a-garota-do-outro-lado-da-rua-lycia-barros/

Fábio Abreu 20/05/2012

A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA
A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA

Sinopse Original
Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?

***

Muito contente em poder fazer esta resenha.
Não só pelo livro, uma leitura rápida e agradável, mas pela autora que conquista cada vez mais espaço no disputado mercado editorial brasileiro.
A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA da Lycia Barros é um romance dedicado ao público adolescente, mas garanto que sua leitura vai conquistar qualquer um.
As aventuras de Rafaela e Enzo são tão reais e detalhadas que você se sente na história acompanhando seu desenrolar com certa apreensão em alguns momentos.
A linguagem bem leve facilita a leitura que fica dinâmica e super descontraída.
Se o desenrolar da história não te surpreender, o que duvido, prepare-se para o final nada convencional para esse romance adolescente.
Em certos momentos você se pega torcendo a favor, hora contra. A história traz ao leitor um mix de emoções gostoso de se sentir.
Apesar da temática teen, certamente é um livro para todas as idades.
As vezes os amor se esconde onde você menos espera!
A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA de Lycia Barros, eu super indico!!!

Giovanna 17/02/2013

Resenha para o blog Sonhando com Livros
Resenha no link: http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/2012/10/resenha-garota-do-outro-lado-da-rua.html

Oi gente! Tudo bem com vocês? Hoje trago pra vocês mais uma resenha de um romance leve. Queria começar falar do primeiro quote do livro que foi de Harry Potter awwwn e melhor do meu livro/filme favorito!

"O mundo não se divide em pessoas boas e más.Todos temos luz e trevas dentro de nós.O que importa é o lado o qual decidimos seguir.Isso é realmente o que somos.- Sirius Black (Harry Potter e a Ordem da Fênix)"

Enzo é o garoto tímido, inteligente, poucos amigos ou oque muitos apelidam ''CDF''. Adora biologia e está sempre pronto a responder as mais diversas perguntas da professora. Ele é apaixonado por Rafaela a tipica menina metida, chata e que se acha. Ela namora Mateus o garoto bonitão da escola e que não tá nem ai pra ela.

“Começo a perceber que sempre quis admirar esse tipo de cara. Talvez já admirasse secretamente, embora reconheça que não são populares. Mas é como se Enzo cutucasse uma parte boa dentro de mim. Tenho plena consciência disso, muito embora acredite que jamais darei o braço a torcer. Minha vida era tão simples antes de conhecê-lo... Eu a quero de volta.Ainda faço um pedido secreto: se houver realmente um Criador neste mundo, por favor, transforme Enzo em alguém atraente!”

Enzo e Rafaela sempre foram vizinhos e estudaram na mesma escola, na mesma classe, mas nunca foram amigos, basicamente por causa de ''status'', ela a patricinha nunca iria falar com alguém CDF feito Enzo. Até que um dia, a escola faz uma excursão para um parque, quando toda a turma é vitima de um assalto e graças ao Mateus querendo se aparecer todos tem que fugir. Enzo foge, mas puxa a mão de Rafaela, e assim os dois ficam perdidos na floresta, sem comida e água.

Não, fique aqui. Olha – abri minha mochila-, fique com isso. – Entreguei-lhe meu desodorante, me esforçando para manter a seriedade. – Bichos têm medo disso, se algum aparecer e te ameaçar, espirre com toda força. Mas se eles não se meterem com você, fique quietinha.Intrigada, Rafaela deu uma rápida borrifada no ar.- Eu gosto do cheiro, por que eles iriam fugir?Segurei uma risada.- Por causa do barulho, não do cheiro.”

Enzo terá a chance de descobrir quem Rafaela realmente é, longe de paqueras, amigas ou qualquer outra pessoa e descobre que ela é uma garota comum, com medos e ansiedade. Já Rafaela terá a chance de conhecer a pessoa que ela vem esnobando a vida inteira. Será que pessoas tão diferentes poderiam se apaixonar?

“Às vezes, eu ficava durante horas sentado na calçada com a minha caixa da coleção de insetos colocada entre os joelhos, pensando em chamá-la para brincar, mas nunca tive coragem.”

A garota do outro lado da Rua, é um livro leve, rápido e de fácil entendimento. Eu adorei o final, acho que foi muito bom e confesso que nunca imaginaria que fosse acabar desse geito. Como já disse a linguagem é de fácil entendimento, quanto a erros eu achei alguns mais como foi em e-book pode ser que seja só no livro digital, não sei. Ah capa é linda demais, e eu recomendo a leitura, apesar da história não ser tão original eu adorei, prende o leitor e você fica curioso para saber como ela resolverá o final. E posso dizer que o final é uma das melhores partes do livro porque achei que iria acabar como todo livro meloso e tal mais para nossa surpresa não acabou e isso deixou a história um pouco menos clichê. Recomendo, Um beijinho ;*

Lala Paes 07/06/2012

Enzo sempre foi apaixonado por Rafaela, a garota que estudava com ele e morava em frente à sua casa. Porém, eles nunca tinham se falado. Certo dia, em uma excursão da escola, eles são assaltados e Enzo corre para dentro da densa mata com Rafaela. Lá, enfrentando os perigos do lugar, sendo forçados a viverem juntos, eles conhecem melhor um ao outro. Ela descobre nele um garoto que nunca tinha sido notado, mas que ela teria muito respeito, por todas as coisas que sabia e tudo o mais. Ele descobre nela alguém que ele realmente não esperava que ela fosse. Depois de aproximadamente três dias presos na mata, são salvos. E o que o futuro na escola reserva para Enzo? As coisas que passaram perdidos na mata irão ficar apenas lá? O que acontecerá aos amigos de Enzo em relação a ele?

Leitura rápida e fácil, A Garota do Outro Lado da Rua.

Flah 12/07/2012

A Garota do Outro Lado da Rua - Lycia Barros
Admito que no começo eu não dava absolutamente nada por esse livro. Eu o encontrei perdido em uma das lojas da Leitura e, como estou querendo dar uma ajudinha aos autores nacionais, acabei dando meu jeito de consegui-lo. Mas não estava tão afim assim de lê-lo.

Na verdade, acho que eu ainda tenho um preconceito muito grande por livros pequenos. Não sei bem porque, talvez seja pelo fato de que, com poucas páginas, não consigo me apegar aos personagens, à história e muito menos me emocionar com o desenrolar das coisas. Então, sempre quando eu pego um livro com menos de 300 páginas, fico com aquela sensação chata na cabeça de que será uma história pobre e rápida demais.

Acontece que, nesse caso, eu me surpreendi realmente muito! O livro é muito mais do que 115 páginas: tem uma história bonita, cheia de reviravoltas e não é nadinha clichê.

Enzo é um garoto estudioso, daqueles bem estereotipado, o tipo de nerd que todas as salas de aula têm. Para variar, ele tem uma paixão antiga por uma vizinha que ele observa e admira de longe, certo de que jamais terá chances de se aproximar. Até porque, os dois moram perto e estudam juntos há anos e nunca trocaram palavras.

Porém, em um passeio organizado pela escola, onde vão visitar a floresta da Tijuca, o destino dos dois acaba se cruzando quando ambos se perdem na floresta e são obrigados a trabalhar juntos para sobreviverem até que a ajuda chegue. É em meio a esse ambiente hostil e “selvagem” que eles acabam descobrindo um ao outro e percebem que existem pessoas de verdade por detrás das aparências. Ali, durante aqueles dias em que pensam que podem morrer a qualquer momento, acabam deixando o coração falar por eles.

Esta é a típica descrição de um romance que tem tudo para ser clichezinho, mas, conforme a história vai acontecendo, você percebe que o livro é muito mais do que somente isso. Ele trata justamente dos maiores medos que esses dois lados distintos do mundo escolar passam durantes os anos de estudo. Ele trata das aparências, dos receios e da verdade que todos nós já vivemos algum dia.

Eu fiquei surpresa quando percebi que eu gostava, torcia e aconselhava o Enzo, vendo nele um pedaço de mim mesma. Não só me apeguei ao personagem, como também devorei o livro inteirinho só para ver o que ele conseguiria tirar daquela experiência pela qual, cá para nós, todas as pessoas deveriam passar algum dia.

Adorei a narrativa, as passagens, as cenas, a história e, principalmente, o desfecho! O livro me trouxe sentimentos muito gostosos e uma sensação de intimidade com os personagens e os acontecimentos. Fazia muito tempo que um romance não prendia tanto a minha atenção, e olha que estamos falando de 115 páginas!

Aliás, apesar de reclamar tanto quanto ao número de páginas, posso afirmar que, nesse caso, ele foi perfeito. Lycia disse tudo àquilo que precisava ser dito, criando uma história curta, porém completa e que prende a atenção do leitor até a última página. Estou realmente ansiosa pelos outros livros da escritora.

Jan Gomez 06/08/2012

Fugindo de Clichês
Um amor platônico.
uma chance unica,
uma frustração, ou duas...
porque a garota também tinha uma ideia pre formada.
Ambos erraram feio!
Isso comprova o que fazemos direto: julgamos mal as pessoas,
quase sempre.
A maioria das historias revelam um fim 'meio' esperado
Lycia, fugiu do clichê e deu outro final.
amei!

"Ana Paula" 11/09/2012

11/09/2012
Enzo é apaixonado por Rafaela, mas ela é aquele tipo de garota que não encherga a beleza interior de ninguém. Uma menina fútil, mesquinha e que só pensa nela. Enzo é um cara super fofo, inteligente, dedicado e que é dificil de se encontrar.

Enzo nunca sequer falou com Rafaela, e vê sua chance de a conhecer mais, quando os dois se perdem na floresta da Tijuca e passam 3 dias perdidos na mata. Mas o que era pra ser romântico, acaba mostrando a Enzo que Rafaela não é o que ele pensava.

"Eu não queria sentir aquele prazer incompreencível e ofuscante que ela sempre me causava. Meu sentimento por ela apenas crescia, mesmo depois de descobrir os seus defeitos." Enzo Pag: 50

Me peguei varias vezes dizendo: "ai!!! que fofo!!!" dos pensamentos de Enzo. E chinguei muito a Rafaela. Eles perdidos na mata e ela pensando em Big Brother? Pelo amordedeus!!!! Mais adorei o livro e o final foi surpreendente!!!!

"Coisa mais estranha: Enzo me fascina. Nunca havia reparado nele até chegarmos aqui. Ele era como parte do mobiliario daquela escola, totalmente ignorável, e no condomínio, praticamente invisível." Rafaela Pag: 76

Um livro muito teen, mas vale a pena ler pelos ensinamentos que ele nos tras. Em uma época onde a beleza é o centro das atenções, um livro assim faz as pessoas enchegarem a verdadeira beleza dentro de cada um.

AIL 27/08/2012

Resenha no AIL

Bitinha 20/09/2012

A garota do outro lado da rua, escrito pela Lycia Barros, conta a estória de Enzo e sua paixonite por Rafaela, sua vizinha. Ele é um cara inteligente, gentil, paciente, e apaixonado, claro. Ele nutre essa paixão por sua vizinha e colega de classe desde que se entende por gente (lê-se: desde sempre, praticamente) mas a paixão não é correspondida. Enzo e Rafaela são opostos um do outro, o típico nerd e a típica garota popular. Quando se perdem na Floresta da Tijuca, surge a oportunidade inesperada deles conviverem por alguns dias e se conhecerem melhor.

A primeira parte do livro é narrada por Enzo e a segunda por Rafaela. A narração é fácil; quando você se dá conta já está quase terminando a leitura do livro. É bem rapidinho de ler e a escrita não deixa buracos na estória, assim como nada que acontece é desnecessário.

A construção dos personagens foi feita de forma impecável e a autora fez um ótimo trabalho nisso. Tomei uma simpatia gigante por Enzo logo nas primeiras páginas, e é impossível não gostar dele da mesma forma que é totalmente possível odiar Rafaela. Os outros personagens que aparecem poucas vezes não passam despercebidos.

A trama é bem desenvolvida e Lycia nos traz um assunto batido mas que não deixa de estar por aí. Ela nos mostra o que, muitas vezes, está estampado na nossa cara (e, às vezes, até em nós mesmos!) e como isso pode ser prejudicial. Rafaela é a garota que se importa com o que os outros pensam sobre tudo; acredita que sua imagem tem de ser a melhor possível - e quanto mais longe de nerds, melhor. Mas, isso não é abordado de forma infantil e sim da melhor forma para que possa mostrar a futilidade que a personagem esbanja. E como esse "defeito" pode ter conserto mas descartamos a oportunidade de melhorar.

A obra de Lycia Barros me pareceu completa, por isso a avaliação em 5. Recomendo a leitura para quem gosta de algo mais tranquilo. O livro é mais "teen", como descrito na própria capa, e trata mais sobre adolescência, seus conflitos e as descobertas. Sem contar que é uma verdadeira aula de escoteiro esse livro, rsrs. Vale a pena realizar essa leitura.

Danni 03/11/2012

"Borboletas"
"O mundo não se divide em pessoas boas e más.
Todos temos luz e trevas dentro de nós.
O que importa é o lado o qual decidimos seguir.
Isso é realmente o que somos." Siris Black (Harry Potter e a Ordem da Fênix) pág 5

Lycia sempre ensinando os valores através dos seus livros.
Não me canso de ler os livros da autora e de elogia-la sempre.

A garota do outro lado da rua mostra a estória de Enzo e Rafaela, que em uma excursão de escola na Floresta se perdem, e passam 3 dias lá.
E e lá que Enzo realmente vê quem é a Rafaela, onde ele sempre foi apaixonado por ela.
A estória é clichê, Rafaela é uma garota fútil, que se importa mais com a opinião de outros do que dela mesmo.
E no final Enzo percebeu que fez a mesma coisa.E quer saber o que aconteceu?
Leia o livro.
Mais do que recomendado!!!

Dea 22/10/2012

O livro trata de um romance adolescente. Enzo é um garoto apaixonado pela sua vizinha. Não sei se foi intenção da autora, mas me lembrou bastante do filme de homem aranha, no qual Peter Parker, o cdf da turma, é apaixonado pela Mary Jane, uma garota bastante popular no colégio. É uma história pequena, mas mesmo assim, é bem interessante. O final também me agradou muito. É um ótimo livro que nos leva a refletir sobre diversas escolhas que fazemos em nossas vidas e o que realmente devemos dar importância, tanto para o relacionamento amoroso, quanto para os relacionamentos sociais e familiares.

Lina DC 03/11/2012

Antes de começar a falar o que eu achei do livro, é importante ressaltar que o público alvo da autora é um público mais jovem (por isso tem o “teen”) na capa. Eu digo isso porque ao ler “A garota do outro lado da rua” eu tive que lembrar como eram os meus sentimentos na época da adolescência, como eu me sentia ao ver aquele garoto que eu achava bonito. Foi com esses sentimentos em meu coração que eu dei início a leitura. Como explica a sinopse, Enzo é apaixonado por Rafaela desde a sua infância, mas ela não tem ideia da existência do garoto. Enzo é um garoto introspectivo, muito inteligente, que entende de biologia. É aquele garoto que todos se referem como “nerd”. O interessante em Enzo é que ele é simplesmente um ser humano maravilhoso, com um grande coração, e uma maturidade um pouco além do normal para um garoto de 16 anos. Rafaela é uma das garotas populares da escola, que desde a oitava série saí com Mateus, um garoto que segundo Enzo, é um dos mais esnobes da escola. É claro que Enzo poderia estar sendo imparcial, pois nutre um amor platônico por Rafaela há tanto tempo, e nunca se interessou por mais nenhuma garota. Na verdade, nunca parou para observar quem estava ao seu redor. Rafaela, por sua vez, aprendeu desde cedo a usar a sua beleza para conseguir o que quer, e nunca pensa nas consequências que as suas “brincadeiras” podem trazer as vidas alheias. Pois bem, em uma excursão da escola, alguns bandidos resolvem abordar os jovens no meio da mata e acaba se tornando uma confusão só. No meio desse caos, Enzo segura a mão de Rafaela e começa a correr sem direção certa, o que no final das contas, faz com que os dois fiquem perdidos no meio do nada. Apesar de não ter se perdido de propósito, Enzo aproveita a situação para conhecer mais Rafaela e mostrar a ela suas habilidades de sobrevivência. E é nesse instante que Enzo percebe que existe uma grande diferença entre a garota idealizada pela qual ele é apaixonado e a verdadeira Rafaela. Rafaela também começa a avaliar suas escolhas, desde amizades e relacionamentos fúteis ao seu comportamento. É interessante observar a influência que um personagem realiza no outro, mesmo inconscientemente. O que eu achei da história? Primeiramente, a Lycia como sempre escreve de modo espetacular, com uma lição importante no final da história e sempre bem desenvolvida. Apesar do livro ser bem curtinho, eu simplesmente não consegui largar até terminar a história, pois queria saber o que iria acontecer com os dois, se eles teriam ou não um final feliz ou se Enzo finalmente iria abrir os olhos. A trama é simples, porém bem elaborada e com referências atuais. O livro é super cut cut, daqueles que você termina a leitura e faz: ahh.... Achei a capa bonitinha, mas não tão marcante quanto dos livros anteriores da autora. Quanto à diagramação, achei ótima. A editora e a toda equipe estão de parabéns. A escolha da fonte foi ótima, principalmente no meu caso que leio muito à noite. Para os leitores que estão sentindo saudades da adolescência, ou estão a procura de um livro leve, “A garota do outro lado da rua” definitivamente é uma ótima pedida!

Douglas 02/11/2012

A garota do outro lado da rua.
Um livro que trata de romance adolescente, tendo um tema desses
misturados com a narrativa impecável de Lycia Barros. Gostei muito, inclusive, indico-o para maior parte dos adolescentes.
A Linguagem é boa, que dar um toque de realismo na história, bem escrita e voltada para o público jovem. Gosto de histórias
que eu me identifico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6