Pais e filhos

Pais e filhos Ivan Turguêniev




Resenhas - Pais e Filhos


372 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Cilene 10/01/2024

Uma.das principais lições extraídas do livro é a natureza dinâmica das relações familiares e sociais. Turguêniev destaca como as gerações muitas vezes se distanciam uma.das outras devido a mudanças sociais, políticas e culturais. O autor não toma partido, apresentando as perspectivas tanto dos pais como quanto dos filhos com empatia, permitindo que o leitor forme suas próprias conclusões sobre o conflito central.
Além disso ofere6uma análise perspicaz das ideias niilistas que floresceram na Rússia do século XIX. Basarov o protagonista personifica a mentalidade niilista que questiona e desafia as estruturas tradicionais, antecipando os tumultos sociais que caracterizariam a Rússia nas décadas seguintes.
comentários(0)comente



Marcia.Moutinho 10/01/2024

Obra prima da literatura russa do século XIX. Leitura fácil, fluída e maravilhosa. Vale muito a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Diego Avlis 26/12/2023

Sentimentos em Conflitos
Algumas pessoas adotam filosofias de vida antes do tempo e por isso fracassam nos seus ideais.

Bazarov quer ser niilista sem entender qual o preço que terá que pagar por isso.

Ignora e despreza o amor, mas é incipiente demais para tal ato. Quis assumir um desafio do qual não estava preparado.

Só pode entender que somente quem não ama é livre quando já teve inúmeras desilusões e o coração partido milhões de vezes, só ai você compreende que o amor (romântico) é vaidade das vaidades.

Se negar o amor sendo inexperiente, então será traído pelo sentimento e sem perceber estará agindo como um idiota apaixonado (e dificilmente conseguirá se perdoar por isso).

A experiência acontece quando somos "ação" no decorrer do tempo (os inertes nada aprendem no decorrer dele).

É preciso mergulhar e se afogar as vezes. O fato é que muito do nosso aprendizado, quase sempre, só se logra pela dor (e da pior forma, pela dor própria ao invés da dor alheia).

O amor é um sentimento fingido, egoísta que visa somente a conveniência (paz, conforto, poder etc...)?

Quando mais estudamos e aprendemos a dinâmica da vida e dos relacionamentos, passamos a concluir que sim...

Um livro sensacional, profundo, digno e esperado de um clássico.

Turguêniev é um crítico elegante do povo e do senso comum execrável que está impregnado nele.

Sabe mais do que nunca que quem está em cima quer que as coisas permaneçam do jeito que estão... E não medirão esforços para convencer a "massa" de que eles estão certos.

O assustador é ver que a estratégia funciona até hoje.

O povo tem mais medo da mudança do que da desgraça, por isso permanece na desgraça...

Você não é mais o mesmo quando termina de ler um clássico, portanto, eu já não sou mais o mesmo de uma semana atrás...
comentários(0)comente



gabskaramazov 24/12/2023

As questões geracionais foi uma questão de posicionamento neutro do autor que apesar de existirem conflitos geracionais ele não coloca uma geração como certeza ou errada, ou seja, sem partido algum, acaba deixando a critério do leitor refletir sobre quem está de fato com a razão.
comentários(0)comente



Samanta.Fiordomo 23/12/2023

Esperava um pouco mais, achei bem cansativo. Obviamente retrata conflitos geracionais mas, ao meu ver, de forma tediosa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



DayanePrincipessa 17/12/2023

Que vontade de chorar
O Bazárov é um personagem do tipo: ou se ama ou se odeia. No começo eu estava odiando ele, mas com o tempo me apeguei.
Acho que tudo o que parecia arrogância e soberba apenas escondia um homem que na verdade era um menino, uma criança indefesa. Quando ele falava “suas verdades” e dizia não ter sentimentos, só estava tentando se defender. É meio óbvio que qualquer pessoa que se acha a “dona da verdade” é a criatura mais tola que existe, pois ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo, todo mundo tem algo para ensinar e para aprender, porém ele não sabia disso.
//Spoiller
Infelizmente descobriu que estava errado da pior maneira, quando foi surpreendido por um sentimento de amor ardente, mas platônico. Não foi a doença que o destruiu, foi a dor do amor não correspondido.
Fiquei feliz pelos demais personagens que de algum modo prosseguiram e tomaram rumos aparentemente bons, estáveis, lúcidos, mas a estrela era o Bazárov. Impossível terminar de ler sem sentir tristeza.
Para onde quer que os personagens vão após a morte, gostaria de mandar uma mensagem: Bazárov, eu te amei! (como amiga kkk, mas é amor mesmo assim).
Lido em 13/12/2023
Matheus 19/12/2023minha estante
Odiei Bazárov durante cada segundo de leitura. Pra evitar sofrimento é só se convencer que não sente nada. Tolo. O personagem mexe comigo, com meu senso de justiça, educação, cordialidade? Me dá nos nervos!
Tinha muito a ser ensinado pela vida, mas ele nunca teve a eternidade e sabia que nunca a teria.


DayanePrincipessa 19/12/2023minha estante
o legal é que a própria teoria dele falhou kkk




JonStoker 16/12/2023

"Pais e Filhos" é uma obra-prima do autor russo Ivan Turguêniev, publicada em 1862. O romance explora os conflitos geracionais e ideológicos entre pais conservadores e filhos revolucionários durante a Rússia do século XIX.

Turguêniev retrata as tensões sociais e políticas da época, oferecendo uma análise das mudanças sociais e das relações familiares. Através de personagens complexos e diálogos perspicazes, o autor apresenta um retrato vívido da sociedade russa, tornando "Pais e Filhos" uma leitura cativante e relevante até os dias de hoje.

Sobre o ponto de vista pessoal, confesso que esperava mais diante da proposta de um embate político-ideologico entre duas gerações e o emprego popularizador do termo "Niilismo" na obra que foram obscurecidos pelo emprego do romance na obra.
comentários(0)comente



Paula 13/12/2023

País e Filhos
O romance País e Filhos, de Ivan Turgueniv foi escrito entre 1860 e 1862, um período de transformações políticas na Rússia. Em 1861, o tzar Alexandre II decretou o fim do sistema de servidão no País. Tal sistema era semelhante ao regime escravocrata no Brasil. Além disso, o movimento Terra e Liberdade fomentou revoltas contra a autocracia.
Em se tratando de enredo, temos um conflito entre as gerações de 40 - formada por aristocratas, grandes proprietários de terra - e de 60, formada por intelectuais, filhos de médicos, professores e funcionários medianos da burocracia estatal. O romance se inicia com o estudante Arkádi Nikoláievitch Kirsánov voltando para a fazenda de seu pai, Nikolái Petróvitch Kirsánov. Ele chega acompanhado de seu amigo e mentor Evguéni Vassílievitch Bazárov, estudante de medicina e filho de um médico de província. Bazárov é um niilista, ou seja, alguém que não se submete a nenhuma autoridade, nem a nada que não possa ser comprovado cientificamente.
Na família Kirzanov, Nikolai é alguém que tenta se adaptar à nova situação política e procura ouvir os jovens. Seu irmão, Pável, é ainda mais preso às tradições e é com ele que Bazárov travará os primeiros e mais ferrenhos debates. Os diálogos são, realmente, o ponto forte da obra. Quanto mais a história se desenvolve, mais Bazárov precisa se esforçar para conservar seu niilismo.
Turgueniv foi muito criticado. Aristocratas enxergavam o romance como um apoio aos niilistas, enquanto a nova geração se sentiu alvo de troça. A verdade é que Turgueniv era um aristocrata não afeito a conflitos, cuja intenção era registrar o que estava ocorrendo na sociedade de sua época. Fez isso muito bem, em uma obra que tornou-se um clássico apesar das críticas.

#PaisEFilhos
#IvanTurgueniev ?????
comentários(0)comente



Salim 01/12/2023

Embate de gerações
A obra mostra bem o embate entre as gerações, o idealismo dos filhos versus as desilusões dos pais, na Rússia do século XIX.

Aliás, esse é o ponto forte da obra que, na minha opinião, perde muito da força quando se prolonga demais no romance de dois dos personagens principais.

Recomendo por ser um clássico, mas esperava mais...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ketley7 09/11/2023

Enfim o niilismo
Acho que esse livro trata muito sobre os diferentes tempos e moralidades? de que algumas concepções são consideradas melhores que outras e, portanto, mais dignas?
Pais e filhos é um bom título, afinal? pois traz muito da descendência e geração e os conflitos que perpassam ambas.
A sociedade russa funciona de uma forma diferente e bem patriarcal, os personagens masculinos se destacam aqui, embora as personagens femininas sejam bastante interessantes.
Me irritei com algumas coisas do livros: o machismo muito presente (claro, devo levar em conta a época escrita e o funcionamento da sociedade?. mesmo assim me irritou..), a enrolação para acontecer algumas coisas, e NÃO PODERIA DEIXAR DE DESTACAR ::::: o Bazárov - o niilista - !!!! nunca odiei/desprezei tanto um personagem. Fora isso, é uma leitura ok e bem profunda pois os diálogos e personagens são bem constituídos.

* Li por indicação do meu namorado que é viciado em literatura russa ??
comentários(0)comente



Lucas 06/11/2023

Reflexão atemporal sobre conflito de gerações
Obra prima de Turguêniev, que traz uma reflexão existencial tanto individual, quanto sobre as crenças entre gerações.
Conta a história de dois amigos, que circulam por diversos lugares da Rússia (casa dos pais, casa de prentendentes e uma cidade), que têm pensamentos novos e distoantes da realidade social da época. O desenvolvimento dos personagens e as incertezas e mudanças de pensamento que ocorrem com o tempo e a maturidade são extremamente bem conduzidos, como, em geral, acontece em nossas vidas.
comentários(0)comente



372 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR