Tristão e Isolda

Tristão e Isolda Maria do Anjo Braamcamp Figueiredo

Resenhas - Tristão e Isolda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Reccanello 31/03/2022

Prolixo, repetitivo, até mesmo um tanto cansativo (teve horas que o bocejo foi inevitável), mas não deixa de ser um livro interessante (e até legalzinho) para conhecer um pouco mais sobre as lendas medievais e a romantização dos ideais cavalheirescos do Ciclo Arturiano.
Mauro 03/04/2022minha estante
Só tou gostando de ler coisa assim. Aguinha cm açúcar ?

CoelhaBabyGirl 29/04/2022minha estante
Eu simplesmente abandonei. Nem é amor de verdade, é poçãozinha bebida no desespero da sede

Lívia GM 17/09/2022minha estante
Este é o tipo de história que circulava oralmente na idade medieval, ela toma outras formas quando apenas lida. É normal que haja esse tipo de estranhamento, como o que você teve. Tive a oportunidade de escutá-la sendo narrada, é muito mais emocionante, e por isso me interessei em lê-la. Mas, de fato, quando lida, por vezes parece repetitiva.

Cacá 05/02/2022

Relido
Segundo livro na vida que me permiti reler pra lembrar da história (o primeiro foi um desastre pq a gente muda pesoalmente e eu tinha amado a história. Passou a ser uma decepção após a releitura). Diferente do que eu esperava, me surpreendeu MUITO e até me fez chorar no final (de novo). Gostei bastante!
Cacá 19/02/2022minha estante
Pessoalmente***

@jaquepoesia 26/01/2022

De origem medieval essa lenda foi contata e recontada em diferentes versões ao longo dos séculos, e por isso é comum que em cada novo livro a história sofra algumas mudanças.
O início da origem da lenda teria vindo dos povos celtas, mas é possível ver Tristão até mesmo como cavaleiro da távola redonda da corte do Rei Artur em uma das conjunções feita por alguns autores.

Tristão é um cavaleiro a prestar serviços para seu tio o rei Marcos da Cornualha. Fica incubido de trazer Isolda para se casar com seu tio, mas ao voltar para Grã-Bretanha os dois bebem uma poção de amor e se apaixonam, indo contra seus fortes desejos os dois lutam para não ficarem juntos, mas... 📖
O que eu mais gosto nessa lenda é a dúvida que fica, será que iriam se apaixonar mesmo sem a poção, ou a poção foi só um empurrão do destino pois eles tinham que ser um casal?

Questões familiares, dragões, amor proíbido, magia, traição, sofrimento, desejo, ...seja qual for a versão eu amo essa lenda❤️
Se ainda não leu deixo a recomendação, dessa história que até hoje inspira escritores, poetas, pintores...

Francisco545 25/12/2021

Muito bom!
"Queres ouvir, senhores, um belo conto de amor e de morte? É de Tristão e Isolda, a rainha. Ouvi como em alegria plena e em grande aflição eles se amaram, depois morreram no mesmo dia, ele por ela, ela por ele."

"Senhores, os bons trovadores de antanho, Béroul e Thomas, e monsenhor Eilhart e mestre Gottfried, narram este conto para todos os que amam, não para os outros. Transmitem-vos por meu intermédio sua saudação. Cumprimentam os que são sonhadores e os que são felizes, os descontentes e os apaixonados, os que são alegres e os que são perturbados, todos os amantes. Que possam encontrar aqui consolo contra a inconstância, contra a injustiça, contra o despeito, contra a aflição, contra todos os males de amor!"

O romance de Tristão e Isolda é narrado de uma maneira bela e bem medieval. Aquela conjugação verbal conhecida em textos medievais aparece aqui. As falas dos personagens também é de época.

O narrador não se importa com spolier. De cara já trás os acontecimentos futuros. O importante na história não é saber o que aconteceu, mas como.

Nesse romance o combo vem completo:
Amor apaixonante entre os protagonistas.
Fidelidade e companheirismo medieval por parte dos amigos.
Inveja e traição por parte dos inimigos.

Tudo pronto para virar uma grande novela :D

Drielle01 05/09/2021

Gostei demais
Simplesmente gostei demais da história. Não imaginei que iria gostar tanto. A leitura foi bem rápida e dinamica. Recomendo.

Tatið 29/07/2021

: Tristão e Isolda é uma linda história de amor com leves toques de fantasia, composta por um herói e uma donzela. A relação entre os dois jovens é de um amor puro e verdadeiro, cheia de encantos. O vilão na trama foge dos padrões, já que aqui o vilão que assombra o casal é o próprio amor considerado impossível.

Thata 18/07/2021

Nostalgia
Li quando estava no primeiro ano do ensino médio. Um projeto do governo para incentivar os jovens a leitura me deu por destino esse livro. Como eu amei. Me entreguei e chorei com os personagens. infelizmente não tenho mais o livro físico mas em meu coração ele permanece intacto com seu lugar insubstituível.

DihMoraes 07/07/2021

Romance de cavalaria.
Como em todo romance de cavalaria Tristão e Isolda possuem as principais características de composição das lendas medievais: magia, seres mitológicos, exacerbação da aparência e personagens pertencentes a nobreza. Tudo isso coopera para o enredo, onde há o herói que desbrava aventuras vencendo duelos e seres mitológicos, e a heroína que como em grande parte das histórias, fica condicionada ao papel de prêmio, isto é, o herói mata um Dragão e em troca como prêmio ganha a dama. Isso me lembra um pouco da tragédia grega Édipo Rei, quando o herói decifra o enigma da esfinge e em troca recebe a rainha/mãe jocasta como prêmio.

Vi 25/04/2021

O cálice do amor e morte
O slogam do filme de 2006 de Kevin Reynolds foi: ?Antes de Romeu e Julieta havia Tristão e Isolda?, e eu devo afirmar que nunca fui tão feliz de não ter nascido entre os séculos IX e XVI.

Eu que sabia o que esperar de um romance medieval, amor descompassado, idealização, saudosidade, traição e a cereja do bolo, morte. E mesmo assim, eu odiei. Levei cerca de dois meses para finalmente terminar essa leitura, e percebi que houve tantas reviravoltas e problemáticas que eu sequer me recordava de alguns pontos do livro.

Um livro não extenso, mas completamente recheado. Há de tudo que se imagina de um conto trovador ou de fadas, poções mágicas, batalhas, dragões, tempestades do mar e claro, um romance proibido. Listei apenas as coisas que realmente me agradaram ? ou que eu basicamente me recordo. E a maior surpresa é a leitura ser surpreendentemente maçante.

A história começa já confusa, com Tristão descobrindo quem é e abrindo mão de seu reino. O personagem começa carismático, não nego, mas depois de um certo ponto, eu mesma desejava que um traidor o degolasse. Depois de algumas mortes Tristão conhece Isolda e a ganha depois de matar um dragão, contudo sua missão era entregá-la a seu tio ? o Rei Marc.

Como se a clara atração dos dois já não bastasse, na viagem de volta ao reino ambos tomam uma poção do amor. E assim temos a trama de encontros e desencontros, amor e cólera, e muito melodrama formada.

É afirmar que o céu é azul dizer que eu detestei o livro, mas estou numa nova filosofia de só criticar o que eu realmente provei. Então fica aqui por escrito o meu ódio pelo trovadorismo.

Não recomendo o livro, reconheço sua importância literária e história. Acredito que ao menos trechos deveriam ser lidos, ainda assim eu desgostei bastante dele.

? escrita - ? enredo - ? reviravolta - ? abordagem de temas/desenvolvimento - ? favoritado

Maciel 17/03/2021

Tristão e Isolda é uma história lendária sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa irlandesa Isolda. De origem medieval, a lenda foi contada e recontada em muitas diferentes versões ao longo dos séculos

Rolinzinha 04/11/2020

O que vem antes do clássico?
Difícil descrever a leitura de obras nas quais se basearam os clássicos. Este livro é de fácil e rápida leitura. Um entretenimento pitoresco para quem busca aquele prazer gostosinho depois da leitura de coisa boa. Que nem beber arte quentinha numa caneca. Amei.

carstairs 24/06/2020

Confesso que, antes de ler, não me recordava absolutamente nada das adaptações que já havia assistido na minha vida. Então, eu não sabia o que esperar tanto do conteúdo quanto da escrita. Apesar disso, a leitura foi divertida e prazerosa. Contudo, como estou mais acostumada com livros mais intimistas, foi um pouco estranho ler um livro com um narrador observador “mais distante”.

Rose Gleize 18/07/2022minha estante
Na verdade eu não escrevi essa resenha agora, só marquei o quadro do spoiler e a seção da resenha atualizou como se eu houvesse escrito a resenha agora, mas não é o caso.

jaquelinerss 25/10/2018

"Tristão e Isolda" é uma das gratas "obrigações" que me impõe o curso de Letras. Uma leitura de uma riqueza fascinante, principalmente, para mim, devido à possibilidade de visualizar os costumes, a organização e características de uma sociedade que já tive oportunidade de estudar, mas sob um viés acadêmico. Bonito ver como as diferentes manifestações se relacionam, se complementam, e ganham um sentido para além de seus moldes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5