A Chegada

A Chegada Shaun Tan

Resenhas - A Chegada

Pedro 09/03/2012

Magistral!
A experiência da imigração ganha força e beleza neste trabalho de Shaun Tan. Sem usar uma única palavra, ele consegue, paradoxalmente, traduzir a incomunicabilidade entre os estranhos, nesse difícil processo de convivência e aceitação entre nós e o outro.

Shaun Tan narra em belíssimas imagens a viagem de um pai de família que foge de um país ameaçado pela sombra de uma serpente gigantesca (numa fortíssima imagem que nos remete tanto à guerra quanto à economia em frangalhos). Sua chegada a um lugar estranho, povoado por seres fantásticos e gente de todo tipo, leva o leitor da aflitiva sensação de mudez diante do outro (somada à urgente necessidade de falar...) ao alívio do desfecho conciliador, quando a família se reúne num final de arrepiar e comover. Muitas histórias se cruzam, e delas decorre não o lamento dos expatriados, mas a possibilidade de redenção num lugar sempre em construção: nossa pátria, nossa casa, nosso lar.

Aline Naiara Melo 09/09/2021

A chegada
Um livro sem imagem escrita, mas é um dos melhores que li neste ano deixa nosso coração ? muito mexido.

Willjf 12/12/2021

A experiência de um imigrante não é o tipo de coisa monótona que pode ser descrita como uma experiência padrão.
Não é como se a entrada de cada imigrante em uma nova cultura seguisse um caminho singular e bem trilhado. As circunstâncias da introdução e incorporação de cada indivíduo em um novo patrimônio nacional são tão diversas e variadas quanto os próprios expatriados. Ainda assim, existem certas semelhanças que muitas vezes surgem em cada nova experiência.

O que Shaun Tan faz em A Chegada é propor um corte dessas experiências de imigrantes de tal forma que qualquer pessoa consiga sentir empatia. Tan se oferece para envolver os leitores em uma experiência que é confusa, desorientadora e alienante. Ou seja, Tan quer nos tornar todos imigrantes para o espaço de seu livro. E ele consegue.
A Chegada, com todas as suas páginas repletas de obras de arte complicadas e detalhadas, toca apenas uma nota. Tem apenas um tema, apenas uma agenda. A chegada é simples e não se distrai de seu propósito. Dizer que o livro de Tan toca uma nota não deve ser confundido com dizer que o livro é uma nota em qualquer sentido pejorativo. Pode não combinar temas e arcos de personagens que se entrelaçam. Pode não exigir sete leituras consecutivas para descobrir seus significados. Não precisa. A Chegada faz o que pretende e o faz tão bem que não precisa de mais nada. Na verdade, a adição de mais elementos do enredo ou direções temáticas provavelmente serviria apenas para prejudicar o trabalho que Tan entregou.

Maria.Batagin 08/06/2022

Que livro
Que livro sensível, apenas ilustrado e com uma sensibilidade tremenda.
Esta é uma história em quadrinhos, que parece também um álbum de fotografias antigas, em tom sépia, cuja narrativa visual, sem palavras, conta a partida de um pai de família para um país estrangeiro em busca de melhores condições de vida

Daniel 19/06/2022

Incrível
É impressionante como Shaun Tan consegue poetizar uma narrativa completa através da imagem. O livro apresenta uma história com ares surrealista, mas de fundo e sensibilidade altamente realistas. É o tipo de narrativa que representa a história de vida de muitos imigrantes do passado e do presente, em qualquer lugar do mundo.

O livro é uma obra de arte para apreciação não apenas da narrativa que ele apresenta, mas também das imagens que traz para concretizar tal tarefa.

Lindo demais!

Laura 17/07/2022

A chegada
Incrível a delicadeza que cada ilustração tem de tocar o coração do leitor tão profundamente sem mesmo existir palavras. O livro tem uma mensagem tão linda e necessária!

Jonas 03/09/2022

Genial
Shaun Tan foi simplesmente genial.
A HQ nos toca profundamente e te leva para a história que fala sobre a imigração. Essa história é bem surrealista e real ao mesmo tempo. Retrata exatamente o que alguém sente ao imigrar para outro lugar, acha diferente, assustador e bonito. A ilustração é linda e dá para ver a clara dedicação do autor. Sem ao menos uma palavra, a história te emociona e te faz refletir. Há imagens bastante abstratas também, mas de fácil interpretação. No geral, a história vai mostrar as dificuldades enfrentadas por imigrantes.
É uma história bem simples, mas que tem muitas mensagens.
Recomendo para todos.

Emerz 03/10/2022

Fazia um bom tempo que não tinha uma experiência nova lendo quadrinhos. Mesmo consumindo vários gêneros e autores, não tinha uma experiência NOVA de verdade, algo que me fez parar e passar um bom tempo olhando e tentando digerir.

Isso tudo por conta da arte e como ela me impressionou.

A história também me agradou muito, gosto muito dessas narrativas sobre linguagem e trabalhar esse tema em uma obra muda é genial. O autor consegue com excelência passar esse sentimento de chegar em um lugar novo e a comunicação.