O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Sozzi 04/03/2024

Um livro triste
Saramago é muito corajoso. Se expõe nos seus livros. É desafiador.
Este livro é forte, triste. Chorei algumas vezes. Mas é um livro vivo, que fica palpitando na gente. E não vai ser esquecido.

Elaine 02/03/2024

Estilo Saramago
Este foi meu segundo livro do Saramago. Gosto do estilo dele e acho que já consegui me acostumar com a pontuação e tal.
Deve ser comum comentar sobre este livro que ele humaniza a história de Jesus, deixando José, Maria, os apóstolos, Maria de Magdala, Marta, enfim, todos eles vivendo uma vida normal com sentimentos humanos normais. Isso é bem interessante, dá um tom cotidiano aos importantes acontecimentos bíblicos.
Sensacional a composição de Deus e do diabo.
E apesar do narrador estar contando a história de um perspectiva bem futura, Deus ainda é um Deus vingativo do antigo testamento.
O livro é bem interessante, recomendo.

Marcos774 09/02/2024

Maravilhoso!
Um livro maravilhoso sobre a história de Jesus Cristo, desde a sua concepção até a sua morte. Saramago não vai contar a história literal da bíblia, mas colocará suas ideias nessa história. Excelente obra que faz você pensar e refletir. O final é algo sensacional.

Amanda3913 07/02/2024

Meu Deus esse livro aqui UM LIXO, eu odiei, custei pra ler, era uma tortura. A escrita é toda estranha e é tipo uma releitura da história de jesus mas ficou tipo???? Odiei. Ridículo, deveria ser até pecado ler esse livro. 0 estrelas

Ezequiel.Cesar 29/01/2024

Sensacional!
O livro mostra-nos o período da vida de Jesus que não é contado com muitos detalhes na Bíblia que seria a infância até os doze anos e após isso até aos trinta anos.

A obra mostra um Jesus ?homem? cheio de dúvidas e questionamentos quanto a efetividade de sua missão.

Como toda obra de Saramago, tem uma verve crítica, nessa, seria contra a religião. Argumentos para isso é o que não falta.

Recomendo a todos que apreciam um livro que te fará pensar por muito tempo no assunto!

Thiago Duarte 15/01/2024

A conflituosa humanidade de Jesus em estadia pela Terra
Desprezo já as ladainhas de que ler Saramago é difícil, pois com essa obra não é diferente, porém não a faz inacessíve. Pontuo ainda que somos privilegiados de ter um livro como esse em mãos. Se fosse em outra época, estaríamos sendo condenados por aquela instituição que conhecemos muito bem por sua excitação com fogueiras ou outros tipos de crueldades.

Fenomenal é como descrevo essa homérica obra, isto porque o autor não quis trazer uma espécie de conversão aos leitores, mas sim à reflexão a respeito da história do nosso mais conhecido amigo e admirado Jesus Cristo.
Além disso, me surpreende a licença do narrador para contar a trajetória de Jesus assim como os quatro evangelistas. As diferenças entre eles se dão pelo fato do nosso narrador não ter o privilégio de estar no livro sagrado. Porém tal fato não o impediu de contar a trajetória do Messias de forma autoral, preenchendo as vazias lacunas deixas pelos grandes evangelistas.

A partir das colocações, este livro conta a trajetória de Jesus não da forma que já conhecemos, mas trazendo uma reinterpretação dessa narrativa que, sendo sincero, esteve mais interessada em o humanizar, tratando-o não como um ser celestial em todo momento, porém como um homem simples, normal, com desejos carnais o que pode chocante a algumas pessoas. Mas só aquelas que tem um olhar quadrado e não leem textos "sagrados" como literatura.

No livro, acompanhamos Jesus desde o seu nascimento com a sua fase de criança; de adolescente rebelde, e presunçoso, e egoísta; adulto desfrutando dos seus desejos carnais, e aqui coloco o saboroso romance dele com a prostituta Maria Madelena, uma figura muito importante para o nosso amigo, pois é dela que virá o seu conforto e refúgio. E como não seria diferente, também acompanhamos a sua triste e simbólica morte a fim de salvar a humanidade.

Gostaria ainda de brevemente trazer duas figuras emblemáticas nessa história: Deus e Pastor. A perspicácia de Saramago em relação a essas duas personagens é estupenda, isso porque são essas duas figuras que nos darão o deleite dos diálogos mais conflitantes e de tirar o fôlego com Jesus. Ainda há a atribuição paradoxal da inversão de valores que ambos carregam; pois, se por um lado, temos a figura de um que está mais preocupado em trazer uma reflexão e questionamento a Jesus acerca de sua conduta enquanto homem na terra; por outro lado, há a figura do outro que está mais preocupado em ser o centro do mundo, o qual foi capaz de matar milhões de pessoas e pasme: de entregar o seu próprio filho para que morresse a fim de salvar a humanidade. Porém essa última citação é da mais fajuta quando, na verdade, descobrimos que esse ser quer apenas ser reconhecido mais ainda no seu mundo, o qual ele mesmo criou, impedindo assim que as pessoas parem de adorar a outros deuses, sendo ele o único passível de adoração, cometendo diversas atrocidades para que isso aconteça.

O final desse livro foi de tanta emoção que valeu a pena a insistência para eu concluir essa grande obra. Destaco ainda ao arrepio que senti na última frase desse livro, a qual era tudo menos que eu esperava que fosse acontecer.

Luiz111 28/12/2023

A salvação não é suficiente, a condenação é definita
Para quem não está habituado, a escrita de Saramago pode ser bem desafiadora: a ausência de parágrafos, o pouco uso de pontuação, a necessidade de se identificar o sujeito da fala... Porém, ultrapassados esses obstáculos, temos uma obra densa, ainda estou processando. Aqui temos um Jesus crível, humano, falho. José, Maria e Maria Madalena são bem explorados. Aqui o humor é um disfarce para a revolta sobre o egoísmo e megalomania de Deus; incrível como o sofrimento é banalizado e inútil (lembrei muito do filme "Glória feita de sangue" de Kubrik). Na verdade me faltam palavras para descrever o que li aqui. O máximo que posso fazer é repetir as palavras do próprio Saramago: "Nenhuma salvação é suficiente, qualquer condenação é definitiva"

Hera 26/12/2023

Pai é quem cria
O livro é tudo isso mesmo que falam. Temos uma atenção a mais pro percurso do pai José, da mãe Maria, da Maria de Madalena, e dos irmãos mais velhos depois de Jesus. E temos um Jesus mais humano com suas complexidades e dúvidas.

Excelente leitura!!!!!

Isa 19/12/2023

"Não aprendeste nada, vai"
A Bíblia é um livro cheio de historinhas, pode ter peso moral ou religioso, mas não deixam de ser histórias.
Saramago faz uma releitura dessas histórias, mas do seu jeitinho irônico e crítico.
Ao final, temos uma história poética, humana e sensível.

Eu amei do começo ao fim. Pode trazer várias reflexões sobre quem é o deus "misericordioso" e as bases do catolicismo, ou pode ser apenas divertido. Mas, claro, católicos fervorosos vão odiar.

No final, fiquei com essa frase do diabo para Jesus, "Não aprendeste nada, vai".
Realmente, ele foi engano por deus do começo ao fim, só aprendeu quando era tarde.
Jesus buscava seguir um deus perfeito que não existia e, quando percebeu a vaidade e sadismo, já estava condenado. Sua rebeldia era apenas um ato manipulado e previsto por deus.

Nota: top ?

taisbellini 16/12/2023

Debochado, criativo, maçante
O livro do Saramago é uma especie de releitura do Evangelho, expondo contradições que o autor vê na história de Jesus de Nazaré. Há momentos em que a leitura é cansativa, não tanto pela maneira de escrever do Saramago - com quase nada de pontuação - mas pela história em si que por vezes é monótona. Há passagens, no entanto, muito fluídas, interessantes e criativas. O texto é definitivamente ofensivo àqueles que são devotos de Deus e Jesus, acredito que se eu tivesse lido em algum outro momento da minha vida de menos tolerância à fé cristã teria gostado mais.

tfernandav 06/12/2023

Saramago reconta de forma crua e sem preâmbulos o evangelho de Jesus Cristo.

O que mais chamou a atenção aqui é a forma como o livro retrata Deus e suas intenções com seu filho Jesus.

Afinal, sendo Deus quem é e conhecendo todas as coisas do passado e do futuro, porque colocou seu filho na Terra para sofrer como sofreu, e depois dele tantos outros sofrerem também, alguns por crerem e outros por não crerem na igreja?
?É preciso ser Deus para gostar tanto de sangue?.

Saramago apresenta Deus, o Diabo e Jesus de uma forma muito mais humanizada.

Peter.Molina 03/12/2023

Uma vida de Jesus
Neste romance de Saramago, ele nos conta uma versão romanceada da vida de Jesus, desde seu nascimento, passando pela infância, adolescência e seus feitos na vida adulta bem como a crucificação. O livro tem pontos emocionantes, como a vida de seu pai José, a importância de Maria de Magdala, além das cenas do encontro entre Jesus e Deus, todas essaa cenas carregadas de muita emoção e dor. É preciso ter uma mente aberta para enfrentar o livro, e quando nos despimos de preconceitos, podemos encarar a leitura de uma forma mais intensa. Um livro forte,contundente e questionador.

Suelli.coelho 02/12/2023

Gostei
É um jeito diferente de ver a historia tantas vezes ja contada,mas eu curti o jeito que foi mostrado,muito humano e sem nenhum brilho