O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago




Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo


422 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Peter.Molina 03/12/2023

Uma vida de Jesus
Neste romance de Saramago, ele nos conta uma versão romanceada da vida de Jesus, desde seu nascimento, passando pela infância, adolescência e seus feitos na vida adulta bem como a crucificação. O livro tem pontos emocionantes, como a vida de seu pai José, a importância de Maria de Magdala, além das cenas do encontro entre Jesus e Deus, todas essaa cenas carregadas de muita emoção e dor. É preciso ter uma mente aberta para enfrentar o livro, e quando nos despimos de preconceitos, podemos encarar a leitura de uma forma mais intensa. Um livro forte,contundente e questionador.
comentários(0)comente



Suelli.coelho 02/12/2023

Gostei
É um jeito diferente de ver a historia tantas vezes ja contada,mas eu curti o jeito que foi mostrado,muito humano e sem nenhum brilho
comentários(0)comente



Matheus Nunes 25/11/2023

Baboseiras eloquentes: Saramago e o seu cristo que não é O Cristo.
Esse foi o primeiro livro do José Saramago que eu li, e sinceramente eu não tenho certeza se lerei os outros trabalhos dele. Esse O Evangelho segundo Jesus Cristo não é nada mais nada menos que uma historia apenas baseada na vida de Cristo, os personagens tem os mesmos nomes dos personagens bíblicos, o tempo histórico em que a historia se passa é a mesma, e aqui se encerram as "coincidências". Eu chamo de coincidências pois o Jesus desse livro é um Cristo criado a imagem e semelhança do que pensa Saramago sobre Deus e sobre a religião cristã como um todo. Podemos dizer tudo sobre o protagonista desse livro e os personagens que o cercam, menos que eles sejam os adorados da fé retratados nos evangelhos.

"É verdade que nestes assuntos, em geral, não é prudente mostrar certeza, ainda menos absoluta, mas tenho-a, de alguma coisa me serve ser Deus, E por que foi que quiseste ter um filho, Como não tinha nenhum no céu, tive de arranjá-lo na terra, não é original, até as religiões com deuses e deusas que podiam fazer filhos uns com os outros, tem-se visto vir um deles à terra"

Nota-se um grande prazer velado nesse livro em pisar, e até mesmo em tentar desfazer, e em sugerir uma corrupção moral e/ou espiritual nos personagens se comparados ao que se encontra escrito lá na bíblia, prazer esse que eu desconfio com quase toda certeza que apenas um ateu vá saber apreciar com louvor, de mim Saramago não terá isso.
E é claro que não se trata de um prazer escancarado, tudo que é narrado aqui (até mesmo as coisas mais estranhas) são narradas com uma escrita que não é de se jogar fora, eu devo admitir! A escrita de Saramago não é de forma alguma ruim, o que por outro lado torna lamentável que os seus ressentimentos (e eu diria suas coisas não resolvidas com Deus e com o mundo Deste) venham a deturpar uma historia que já é por si só bela, e que se invente coisas grosseiras onde nem há cabimento ou sugestão para isso em seu material de origem, tudo, é claro, em nome do choque e da transgressão, não da licença poética.

Acredito que haja um abismo de diferenças intencionais em obras de ficção históricas regulares que existem por ai aos montes e este livro aqui, que conta que o seu leitor (preferencialmente ateu) deguste cada linha divergente a dos evangelhos, seja quando Jesus se recusar a sacrificar como todo judeus (e a si mesmo!), quando fica em companhia de um anjo de procedência duvidosa e este lhe sugere perversões sexuais, ou quando um anjo aparece a Maria e lhe dá broncas como um marido abusivo faria em seu linguajar mais desleixado e mundano possível. Eu posso ouvir o riso de Saramago nesses parágrafos, não minto.

"A submissão perfeita, o sofrimento perfeito e a morte perfeita não foram somente mais fáceis para Jesus porque ele era Deus; só foram possíveis porque ele era Deus."
- Cristianismo Puro e Simples.
C.S Lewis.
comentários(0)comente



v de vanisse 12/11/2023

A melhor fanfic da Bíblia que eu já li!
Não sou boa com textões, mas vamos lá: PRÊMIO NOBEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEL!!!!!
Um dos melhores livros que já li na minha vida. Saramago é tão necessário, sabe? Vontade de panfletar esse livro na rua. Chorei, me emocionei, surtei? Sabe quando uma história é tão perfeita que você não consegue colocar em palavras? Então.
LEIAM, LEIAM, LEIAM!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz Paulo Silvestre 24/10/2023

Livro marcante e emocionante, lembro mais da surpresa geral de ver um Jesus humanizado e um Diabo revolucionário contra um Deus impositivo e autoritário. Essa troca de papéis e pontos de vista me pareceu genial e muda completamente toda a história e sua narrativa.

Ver toda a história da humanidade do ponto de vista do diabo foi genial. Saramago é brilhante!
comentários(0)comente



Carol 21/10/2023

Foi minha primeira experiência com Saramago, e gostei bastante até. Achei muito interessante o jeito como ele explica a vida de Jesus de uma forma mais humana que não está em nenhum Evangelho. Mas realmente a falta de pontuação e os parágrafos gigantes me irritaram um pouco... Exige bastante do leitor ler um livro de 376 páginas, ainda mais com essa diagramação, sem ter quase nenhuma pontuação além da vírgula, parágrafos enormes e capítulos bem grandes também...
Rodrigo 21/10/2023minha estante
Moça, eu te entendo...




Eliza.Beth 09/10/2023

Jesus falho, Deus falho
Demorei mais tempo para ler esse livro do que eu gostaria, mas Saramago não conseguiu perder as 5 estrelas merecidas!

Como sempre, o ponto alto do livro é a escrita. A história em si já conhecemos, mas Saramago aumenta ou inventa alguma coisa aqui ou ali, coisas que tornam Jesus mais humano e falho. Eu gostei, mas não recomendo a leitura para religiosos mais calorosos.

Algumas imagens acredito que vão demorar bastante para sair da minha cabeça. Entre elas, vou destacar a morte de José. Ao ler esse acontecimento, existe um misto de emoções que se entrelaçam, causando um nó na garganta, desaguando em tristeza genuína. Lembro que parei um tempo após esse acontecimento.

Existem outras cenas que podem ser destacadas, como o encontro de Jesus, Deus e o Diabo em uma canoa, onde os dois menos perfeitos jogam algumas (muitas) verdades na cara de Deus e, pasmem: ele sai pela tangente.
Eu concordei com o Diabo.
Repito: não recomendo para religiosos fervorosos.

Uma obra que com certeza vale a pena ser lida muitas vezes.
comentários(0)comente



Anna Paula 08/10/2023

Reflexivo na medida do profano
Releitura ficcional, filosófica e ácida do evangelho, focando no homem Jesus, sem apegos religiosos ou temporais. Mas exatamente por isso me fez pensar a religião, a igreja, a história e o que a fé faz com ela.

Apesar do nome ?segundo Jesus? achei curioso não ser narrado em primeira pessoa.

Neste livro, fiz as pazes com Saramago e percebi que me faltava maturidade para ler e saborear sua escrita pensada nos detalhes, realmente me senti num filme excelentemente narrado, nem a forma de escrita sem parágrafos e travessões, me tirou do encantamento que, pelo contrário, também advém desse estilo único e fielmente prosaico.
comentários(0)comente



Ana Claudia 08/10/2023

José Saramago me surpreende a cada livro que leio. Só se confirmando como um dos meus autores favoritos.
comentários(0)comente



Ma_ah 13/09/2023

Esta bela obra literária escrita por José Saramago em 1991, apresenta uma interpretação ficcional da vida de Jesus Cristo, explorando questões religiosas, filosóficas e sociais de uma maneira única e provocadora. Conta a jornada de Jesus desde o seu nascimento até a crucificação, mas com enfoque nas complexidades da natureza humana do protagonista e nas tensões entre o divino e o terreno. Ele retrata Jesus como um homem com dúvidas, conflitos internos e desafios pessoais, tornando-o mais acessível aos leitores. Saramago também questiona a ortodoxia religiosa ao explorar temas como a liberdade individual, o papel da igreja, a moralidade e a responsabilidade, que nos desafia a refletir profundamente sobre as questões levantadas. Diria que é uma obra literária provocativa que estimula a reflexão sobre as crenças religiosas e a natureza humana. José Saramago tece uma narrativa complexa e instigante que convida os leitores a questionar, debater e interpretar de maneiras diversas, tornando-a uma leitura enriquecedora e desafiadora. Uma obra que todos deveriam ler.
Gleidson 13/09/2023minha estante
Ainda não li e quero ler. Sua resenha potencializou essa vontade. Bela resenha!


Ma_ah 13/09/2023minha estante
Esse é o livro da minha vida. Uma verdadeira catarse para mim. Amo Saramago!


Gleidson 20/09/2023minha estante
Saramago é bom demais! O primeiro dele que eu li foi As Intermitências da Morte. Fiquei impressionado com a capacidade crítica dele.


Ma_ah 21/09/2023minha estante
Todos os livros dele são excelentes, num nível surreal... mas te recomendo "A Caverna" e "Caim" que, juntamente ao "Evangelho", formam a minha santíssima trindade ..Abraços!




Luana 10/09/2023

Visão realista da Bíblia
Esse livro constrata com a visão idealista da Bíblia e traz um enfoque mais humano no nascimento e vida de Jesus Cristo.
comentários(0)comente



rebecbs 05/09/2023

Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que fez.
Foi meu terceiro do Saramago, é um livro que me trouxe muitas reflexões à respeito do cristianismo, e não só dele, mas também sobre a figura de Jesus Cristo.
É uma obra que traz uma história bíblica recontada através de um personagem (Jesus Cristo) mais humano, com pecados e etc. Jesus ganha destaque no livro a partir dos 13 anos, quando seu pai, José, morre crucificado, da mesma forma da qual Jesus morreria posteriormente.

O livro aborda muitas questões complexas e contraditórias, então se você é cristão, recomendo que só leia o livro caso você tenha prudência o suficiente, rs

Eu não tenho palavras pra descrever o quão belo esse livro é e o quão bem ele me fez, apesar de eu estar à beira do cristianismo hoje em dia; por isso, irei finalizar esta resenha colocando alguns dos meus trechos favoritos ???






"Deus é olho, orelha e língua, vê tudo, ouve tudo, e só por não querer é que não diz tudo, Que sabes tu de Deus, moço, O que aprendi na sinagoga, Na sinagoga nunca ouviste dizer que Deus é um olho, uma orelha e uma língua, A conclusão foi minha, se Deus isso não fosse não seria Deus, E por que achas tu que Deus é um olho e uma orelha e não dois olhos e duas orelhas como os temos tu e eu, Para que um olho não pudesse enganar o outro olho, e uma orelha a outra orelha, para a língua não é preciso, é uma só, A língua dos homens também é dúplice, tanto serve para a verdade como para a mentira, A Deus não é permitido mentir, Quem lho impede, O mesmo Deus, ou então negar-se-ia a si mesmo, Já o viste, A quem, A Deus, Alguns o viram e anunciaram. O homem esteve calado a olhar o rapaz como se nele buscasse umas feições conhecidas (...)"

"(...) não gostaria de me ver na pele de um deus que ao mesmo tempo guia a mão do punhal assassino e oferece a garganta que vai ser cortada (...)"

"(...)Deus não dorme, um dia te punirá, Ainda bem que não dorme, dessa maneira evita os pesadelos do remorso (...)"

"Digo que ninguém que esteja em seu perfeito juízo poderá vir a afirmar que o Diabo foi, é, ou será culpado de tal morticínio e tais cemitérios, salvo se a algum malvado ocorrer a lembrança caluniosa de me atribuir a responsabilidade de fazer nascer o deus que vai ser inimigo deste (...)"

"É preciso ser-se Deus para gostar tanto de sangue."


"Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que fez."
comentários(0)comente



Messias 04/09/2023

O melhor dos evangelistas
Essa é, pra mim, uma das obras primas do Saramago. Li pela segunda vez e, se podia gostar mais, superou a primeira leitura. É interessante notar que as críticas são mais à igreja, especificamente à Igreja católica, do que a uma essência religiosa, se é que isso pode existir. Vale cada palavra. Além da excelência da história, a narrativa envolve e é de fácil leitura, embora Saramago procure usar um tipo de linguagem muito próxima do texto bíblico. Já estou ansioso pela terceira leitura!
comentários(0)comente



Spolaor 29/08/2023

Ótimo
Saramago consegue construir e mostrar a vida de Jesus de uma forma completa e perfeitamente humana..
comentários(0)comente



422 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR