O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago




Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo


427 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Tatá 11/07/2022

“Se o diabo não vive como um diabo, Deus não vive como um Deus”
Jesus Cristo de um modo acessível, no sentido de conseguir ver a sua humanidade, os seus defeitos, os seus questionamentos quanto às vontades de deus. É um livro de pura filosofia, ao meu ver, sendo Jesus um homem muito questionador. Estou encantada com a fluidez de pensamento de Saramago, a ousadia corajosa em escrever esse livro num contexto político de tanta violência.
Uma das partes que mais me marcou nesse livro foi o trecho de Jesus com Maria Madalena. Ele falando dela tão apaixonado, com tanto respeito e carinho é de arrepiar.
comentários(0)comente



Carol 06/07/2022

“Saramago é para leitores fortes.”
No texto, assim como nos outros livros de Saramago, é comum tropeçar em parágrafos densos que incluem diálogos separados apenas por vírgulas quando duas ou mais pessoas falam, todos amontoados em grossos blocos de páginas que se prolongam para sempre. Esse é um traço de Saramago, algo que o separa de todos os outros autores. Entretanto, com o desenrolar da trama, o leitor vai se acostumando com a escrita.
Além da dificuldade de acompanhar a escrita, este livro provavelmente será um grande desafio para quem mantém - e não quer abrir mão - uma leitura muito tradicional e ortodoxa dos evangelhos tradicionais. De fato, não é para qualquer leitor. Ateu, Saramago foi criticado, perseguido e proibido pelo governo português de concorrer ao Prêmio Europeu. Com extrema perspicácia e um profundo conhecimento acerca das escrituras, Saramago brilhantemente faz uma releitura a história mais famosa do mundo em uma outra perspectiva, em que Jesus Cristo é humano, feito de carne e osso. Assim como nós, está sujeito a falhar, “pecar”, ter relação carnal e sentir tudo o que é possível.
A reviravolta por trás da morte final de Jesus foi um gancho engenhoso que me deu arrepios por horas. Li em dois dias, não conseguia parar de ler e, quando terminei, fiquei tentando absorver tamanha complexidade durante toda a semana. É uma obra-prima excepcional, arrisco dizer que o melhor romance que já li.
Livro colossal e visceral, cheio de significados, simbolismos e inversões de arquétipos GENIAIS ao longo da obra. Na releitura de Saramago, é a desumanidade de Deus que precisa do perdão da humanidade. Metáforas e críticas camufladas ao machismo e religião.
Não é uma leitura que recomendo a todos, mas acredito ser fundamental para questionar algumas “verdades absolutas”. Duvidar, questionar, pensar por si próprio, é o primeiro passo para abrir o caminho da verdade.
comentários(0)comente



HonorLu 26/06/2022

O Evangelho segundo um Ateu
Até a presente leitura, toda cultura que tive até então com o autor se localizava entre suas obras publicadas após o Ensaio Sobre a Cegueira. Com exceção dos livros de poesia, ainda não tinha lido nada anterior à obra que lhe garantiu o Nobel. Saramago deixou um legado de delicada coesão, certamente, mas a um olhar acostumado com sua literatura a partir de 1995, é possível perceber como o desenvolvimento aqui é mais prolongado, principalmente na primeira metade do livro. Demorei um pouco mais do que costumava dentro de uma obra do autor. O que não a faz enfadonha ou menos prazerosa, mas me parece digno de nota.

Quanto ao romance, eu preciso dizer que não há nada mais perspicaz e irônico do que a subversão de uma religião por meio da humanização. O que aqui Saramago faz, ao inundar de sensibilidade a narrativa do Nazareno e reapresentar as figuras de Deus e o Diabo, nada mais é do que uma forma sutil e genial de traçar uma tapeçaria que encanta, frustra, indigna e transmite a mensagem crítica à instituição religiosa.

Chorei em diversas passagens, chocado em como algumas frases possuíam uma força que tocava a alma no ponto em que a humanidade dói. Dói-me o mundo, dizia o autor. Pois é doloroso admitir quão banhada em sangue é nossa humanidade.

Por fim, fica essa narrativa belíssima, humana e sensível.
comentários(0)comente



Cris609 07/06/2022

A concepção desse romance é de extrema genialidade. Perfeito em diversos pontos. Contudo, em certas partes é um pouco enfadonho. De qualquer forma, vale a pena ler até o fim.
comentários(0)comente



Lucas 05/06/2022

Leitura obrigatória(para agnósticos e religiosos igualmente)
Maravilhoso livro no qual José Saramago visita a figura mais famosa de todos os tempos, não para contradizer as centenas de versões existentes da Bíblia, ou estudiosos da história que procuram separar fato e crença, mas para pintar a história com sua visão de mundo e com reflexões muito interessantes e intrigantes sobre a humanidade, sobre a história, a religião (em especial o cristianismo) e até sobre a natureza do bem e do mal.
laralia 05/06/2022minha estante
falou tudo ?????




Kecia.Viana 11/05/2022

Apaixonada por Jesus
Um ateu me fez amar mais Jesus Cristo!

Hoje não sou cristã, mas sempre tive verdadeira fascinação pela imagem de Jesus. Após essa leitura, eu posso afirmar com certeza que é um dos personagens que mais amo.

O cara é gente como a gente, mas numa versão bem melhorada! ?? ??

Diálogos fantásticos entre Jesus, Deus e o Diabo me fizeram refletir sobre tantos dogmas. Coisa de pura reflexão.

Cheiro de perfeição.
comentários(0)comente



Paulo 28/04/2022

Uma obra prima
Saramago consegue com sua forma escrita ímpar, trazer Jesus, Apóstolos, Maria, Deus e até o Diabo para a esfera humana. O destaque especial fica para o diálogo entre Jesus, Deus e Diabo. Excelente
comentários(0)comente



Danieli75 28/04/2022

Gostei da evolução da história, que parece historicamente correta em alguns momentos, e depois se revela mais fantasiosa. Interessante, mas não me prendeu. Demorei para conseguir terminar de ler.
comentários(0)comente



fredfredfred 14/04/2022

Perfeito, porém difícil
é uma escrita complexa
mas você se acostuma depois de alguns capítulos
é a história de Jesus Cristo, de uma maneira mais "real"
a capacidade narrativa é espantosa
dá até impressão de que Saramago viu tudo acontecer
pra quem já tem um contato com a Bíblia, é mais rica a experiência.
Mal posso esperar pra ler outros títulos do autor.
comentários(0)comente



Sleifer 14/04/2022

O Evangelho segundo Saramago.
Em seu livro mais polêmico ou dos mais, fica a critério do achismo do leitor. Saramago propõe uma história diferente das apresentadas pelos 4 evangelistas do novo testamento. Neste evangelho Saramago mostra a vida de Jesus Cristo baseado em seus estudos dos evangelhos apócrifos. Um outro Jesus. No evangelho Jesus abraços sua "humanidade" ou seja, Jesus prefere viver como um homem comum do que ser filho de Deus. As relações de poder são constantemente questionadas na obra de Saramago pelo próprio Jesus Cristo diante de Deus.
No evangelho segundo Jesus Cristo Jesus é muito mais democrático, tolerante e menos autoritário. E não importa o rumo que os personagens vão tomar no decorrer da história, o que vai acontecer com Jesus por exemplo. O que de fato importa e deve ser questionado é, os limites de Deus ou até onde Deus pode chegar para adquirir poder ?
comentários(0)comente



Jhonny Moreira 07/04/2022

Um livro difícil e provocante.
Um livro difícil, provocante e ?Desconfortável?. Mas uma obra que nos traz grandes reflexão entre o Bem e o Mal.

Os finais dos livros do Saramago são geniais e aqui não é diferente. Eu fiquei perplexo com esse desfecho.

Livraço, sem mais.
comentários(0)comente



Matheus.Giovanazzi 06/04/2022

Um livro muito denso, mas não menos impactante. Saramago nos apresenta a história de Jesus revista: vemos um Jesus humano e em conflito, um Deus egoísta e arrogante e um Diabo que consegue obter mais empatia que o próprio Deus. A parte que Deus recita as mortes dos santos uma por uma é muito forte, e nos faz lembrar de quanto sangue foi derramado em nome da religião.
comentários(0)comente



Ricardo.Silvestre 04/04/2022

Jesus e sua história
Uma abordagem muito interessante daquele que foi o Rei dos Judeus, trazido ao mundo como peça fundamental de um plano de Deus, seu pai.

Não vou dizer que não tive dificuldades em alguns pontos da leitura. Já todos sabemos que a falta de pontuação característica de Saramago pode fazer com que assim aconteça. Apesar de se ganhar algum hábito com esta forma de brincar com a pontuação, tive muitos momentos em que precisei voltar atrás e reler o mesmo parágrafo. Ossos do ofício, alguém dirá.

À parte disto, e também porque esta foi a obra que levou José Saramago a ganhar o prémio Nobel de Literatura em 1998, aconselho muito a sua leitura.
SimoneSMM 04/04/2022minha estante
Um dos melhores que li de Saramago, se não for o melhor. Certamente, um dos livros que mais me impressionaram na vida!


Ricardo.Silvestre 04/04/2022minha estante
Eu confesso que gostei mais do ?Ensaio Sobre a Cegueira? mas este não deixa de ser um bom livro por causa disso. ?


SimoneSMM 04/04/2022minha estante
O Ensaio sobre a Cegueira é impressionante! Um livro que toca profundamente. Esse toque de humanidade e realismo que Saramago coloca em seus livros, é o que me encanta. Mesmo com a dureza que ele expõe. O Ensaio é um livro que dói.


Ricardo.Silvestre 04/04/2022minha estante
De todos os que já li até agora, esse foi o que mais me marcou.


Bragança 09/04/2022minha estante
Quero ler.


Ricardo.Silvestre 09/04/2022minha estante
@Bragança
Vai em frente que não se arrependerá!!! ?




daniel.vasco.716 09/03/2022

Falar sobre a Bíblia é um tabu, principalmente se você acredita em uma versão diferente dos fatos, e O Evangelho Segundo Jesus Cristo é exatamente isso, a vida de Jesus por outra perspectiva.A primeira coisa que você fica sabendo sobre Saramago é que a escrita dele é muito difícil, que ele não é chegado a parágrafos e pontuações, e isso é verdade.
comentários(0)comente



427 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR