O Circo da Noite (eBook)

O Circo da Noite (eBook) Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Biazinhainha 22/01/2024

Não sei muito o que pensar
Muito provavelmente esse não é o meu tipo de livro e por isso achei arrastado é um pouco confuso em algumas partes. Comecei e parei esse livro várias vezes e nem estava nos meus planos ler por agora, mas resolvi dar mais uma chance.

É uma estória muito boa e cativante, mas é um livro calmo e lento. Então se é como eu, que gosta de ação, romance intenso, conflitos etc, esse livro não é pra você, melhor procurar por outro. Mas se você gosta de algo mais tranquilo, mas que ao mesmo tempo tem um mistério por trás, pode ser que você goste.

Definitivamente não é um livro pra todos. Não entre procurando por magia e romance, pois, mesmo que tenha ambos, não é as estórias de fantasias que estamos (pelo menos eu) acostumados.

IndieIngrid 21/01/2024

Não tenho palavras...
Ultimamente tenho lido livros muito mornos. Não faço ideia se é a minha idade e falta de paciência para determinadas narrativas e plots, ou os próprios livros. A cada 20, apenas 1 ou 2 tenho o prazer de dar 5 estrelas e lembrar com carinho.

O Circo da Noite é um deles.

Particularmente nunca foi muito fã de circos, detesto palhaços e sinceramente, os vejo de forma mais macabra do que engraçada, mas achava lindo as apresentações de circos como os de Soleiu.

Mas esse livro, ele trouxe a magia do circo de uma forma que é impossível simplesmente enxerga-lo como um pano de fundo. Ele é uma casa, um espetáculo, um presente.

Igualmente aos seus personagens bem descritos e desenvolvidos, não é bom ou mal, há tantas nuances...

É uma história de amor, uma história de magia, bem contra o mal, amizade e família, e ao mesmo tempo não é. Tudo isso está lá, de forma tão orgânica que nada sobra ou falta.

E tudo isso se deve a escrita genial de Erin. Ela sabe como dar vida ao menor dos personagens, tive medo de não serem desenvolvidos, mas a mulher conseguia dar mais desenvolvimento a eles em um capítulo de 11 páginas do que outras sagas de 3 a 7 livros deram aos seus supostos protagonistas.

Foi uma grata surpresa, um livro de mistério, que embora me compelisse a tentar descobrir o que havia por trás, nunca me prometia grandes descobertas e quando as fazia, eram ótimas, pelo ao menos ao meu ver. Não há pontas soltas, não a diálogos verborragicos que me tratam como alguém incapaz de interpretar a mais simples das frases.

Esse é o tipo de livro que eu trataria como meu, que eu pegaria uma caneta e post its sairia fazendo anotações, sobre minhas reflexões e reações.

Amo o fato da autora não o ter explorado em mais um ou duas continuações, ele tem tudo e deixa o resto para a imaginação. Seu fim não é o fim, e isso basta.

"Alguém precisa contar essas histórias. Quando as batalhas são travadas, e vencidas e perdidas, quando os piratas encontram seus tesouros e os dragões comem seus inimigos no café da manhã com uma bela xícara de chá preto Lapsang souchong, alguém precisa contar os pedacinhos das narrativas sobrepostas. Há magia nisso. Ela existe no ouvinte, e para cada ouvido será diferente, e afetará as pessoas de formas que jamais podem prever. Das mais mundanas às mais profundas. Você pode contar uma história que marcam a alma de alguém, que se torna o seu sangue, identidade e propósito. Essa história vai movê-lo e impeli-lo e quem sabe o que mais poderá fazer por causa dela, por causa das suas palavras. Esse é o seu papel, a sua dádiva. Sua irmã pode ser capaz de ver o futuro, mas você mesmo pode moldá-lo, garoto. Não se esqueça disso. ? Ele toma outro gole de vinho. ? Há muitos tipos de magia, afinal.

Miah.Kan-Po 21/01/2024

Acho que O Circo da Noite é um daqueles livros que torna especialmente difícil escrever uma resenha adequada e, para ser totalmente honesta, tenho que admitir que nem sei por onde começar. É diferente de qualquer outro livro que já li.

Meus sentimentos são tão conflitantes em relação a esse livro.

O Circo da Noite nos apresenta a uma história cheia de mistério, magia e romance, ambientada em um circo itinerante. A cada página, somos levados para dentro desse universo cheio de ilusionistas, contorcionistas, acrobatas e, é claro, o protagonista: o próprio circo!

A quantidade aparentemente obsessiva de pular encontros explodiu minha cabeça. Existem cronogramas entrelaçados. Saltamos décadas para frente e para trás no tempo, desaparecemos em personagens que a princípio não têm nenhuma relação com o circo e depois têm papéis menores.

Foi muito difícil ler; ela estava em 1895 para um capítulo, pulava pelos anos para cinco ou mais capítulos, depois voltava para 1985 como se esperasse que eu me lembrasse de tudo o que aconteceu antes, e na maioria das vezes seria com pessoas diferentes daquelas que eu já li muitos capítulos atrás. Foi difícil, deixe-me dizer, mas o que me empurrou para continuar a leitura, como um colete salva-vidas que a autora me jogou, foi a escrita.

A escrita da autora é maravilhosa, e ela criou uma história peculiar, fazendo uso de um plano de fundo, o circo, para explorar elementos mágicos e bem surreais. Um enredo cheio de reviravoltas, com uma boa construção, mas com falhas em alguns pontos.

Infelizmente, eu não achei que os personagens principais foram bem desenvolvidos, mas confesso que gostei do romance entre Celia e Marco, que tinham tudo para querer mal um ao outro, se não estivem sendo manipulados, claro.

A magia é tão obviamente mágica que fiquei irritada em alguns momentos. Tudo era feito com uma piscadela e um aceno de cabeça para que as pessoas não percessem que era magia de verdade, para que acreditassem que você acabou de executar o melhor golpe de todos os tempos. Claro, os truques eram fantásticos demais para serem acreditados, e ninguém questiona isso.

Animais de madeira que respiram... Jardins de gelo e labirintos nebulosos feitos de nuvens, fogueiras que NUNCA se apagam, ninguém no circo ou parente dele parece envelhecer, exceto as crianças, tendas de circo montadas por pessoas invisíveis etc...

Enfim, esses são pontos que me fizeram dar apenas três estrelas.
Ika 26/01/2024minha estante
Além dos pontos que você levantou, uma coisa que me deixou muito indignada foi a falta de consciência dos personagens principais com as consequências da competição. Personagens secundários sofrendo destinos terríveis e os dois assim "aii não tinha o que fazer né, não é culpa de ninguém ?????"

Miah.Kan-Po 27/01/2024minha estante
O Hector e o Alexander são dois tiranos, que usam pessoas para se satisfazerem... Juro que não entendi o sentido desse jogo entre eles. O que ganharam? Nada!

Jasmim.Lauren 16/01/2024

Não é só uma história, é um sentimento...
Eu sei, a frase acima pode parecer até clichê, mas não há melhor descrição da experiência de ter lido esse livro! Foi um daqueles que fechei e tive vontade de abrir de novo na primeira página, mergulhar intensamente de novo.

Ele estava nos meus planos pra ler há anos, e agora me arrependo de não ter pego ele antes. Ele é um livro, creio eu, pra você apreciar a experiência e pouco os plots. Ele é um livro pra você viajar por entre as páginas, somente aproveitando a vista.

O primeiro livro favorito do ano e com louvor! Sinto que essa história vai ficar ainda por muito tempo em minha cabeça, e tudo o que eu queria era olhar pela janela e ver um circo preto e branco misterioso que chegou sem aviso... Quem leu esse livro e não morreu de vontade de ir a esse circo, leu errado! É uma ambientação sensacional e que me trouxe um conforto que poucas leituras já me trouxeram.

Preciso ainda dizer o quanto recomendo? Embarca nessa jornada!

May 16/01/2024

Uma ambientação fantástica não sustenta uma história ruim
Infelizmente, o título dessa resenha resume muito bem a impressão que a história me deixou. Nem a fantástica construção narrativa ao redor do Circo ? o verdadeiro protagonista desse livro ? foi suficiente para, no fim das contas, disfarçar a mediocridade do plot.

Como uma leitora assídua de fantasia, o meu repertório sobre os elementos clichês de tal gênero já é relativamente robusto, e isso com certeza atrapalhou a minha experiência com essa leitura. Achei tudo muito genérico ? novamente, com exceção apenas da ambientação ? e mal explicado, raso demais mesmo para uma história de volume único.

E, claro, me ocorreu o pior que pode acontecer com um leitor: Eu não fiquei cativada com os personagens principais. Na verdade, eu repudiei a maioria das decisões e atitudes deles ao longo da história, o que fez com que eu não ?comprasse? a ideia do romance e não me apegasse de modo algum ao casal. O que, claro, impediu que eu me impressionasse ou me emocionasse com o desfecho ? previsível ? de ambos.

Em conclusão, essa história claramente não funcionou comigo. Poderia enumerar os poucos pontos cativantes nos dedos de uma mão (os gêmeos, o circo, a história da Tsukiko e também toda a jornada do Bailey), mas também não acho que eles foram trabalhados o suficiente pra isso.

Uma pena.

tati 15/01/2024

Le Cirque des rêves
O circo que chega sem aviso é maravilhosamente lindo, misterioso e mágico, capaz de te intrigar durante todo o livro. Ao meu ver isso foi justamente o que deu "errado", porque a autora focou em desenvolver o cenário da história (de um jeito que eu achei bem cansativo) e deixou a história em si meio vazia e confusa, abandonando alguns personagens do nada e só trazendo eles de volta quando conveniente ou necessário, sem nenhuma explicação sobre eles, e sem detalhar muito o plot para fazer com que o leitor compreenda tudo (eu gosto quando tudo fica bem claro, mas aí vai de cada um). Não vi muita química no casal principal e não consegui me conectar com os personagem, exceto Herr Thiessen, os gêmeos e Bailey, que são super divertidos e me identifiquei com eles, acabando me prendendo mais. Também achei super interessante como duas narrativas diferentes se conectaram de um jeito significativo e crucial pro final. Enfim, a ideia é incrível mas não foi aproveitada ao máximo, mas a magia do circo compensa a leitura. Eu adoraria ter a chance de visitar todas as tendas!

Gabi Mauruto 15/01/2024

Sim, eu quis conhecer o circo!
Quando comecei a ler fiquei meio receosa quanto as outras resenhas, com infinitas críticas sobre o livro. Agora que finalizei, devo concordar com pouquíssimas delas, uma vez que o livro me prendeu muito!

O livro é muito mais sobre o circo do que sobre os personagens em si. No fim, sob a minha perspectiva, os personagens SÃO o circo. Quem chegar ao fim entenderá bem essa colocação.

Os personagens principais, sinceramente, não me prenderam muito e a história de amor entre eles não é o tipo de narrativa que me prende. Fiquei mais curiosa sobre o desenrolar de todos os outros, seus mistérios e como estariam ao final do livro. Celia e Marco foram bem construídos, não discordo disso, mas no fim a magia que envolvia eles não era mais tão envolvente assim.

No começo é um livro confuso, até você pegar o ritmo das diferentes linhas temporais. Depois que pega, no caso, depois que peguei, fiquei ansiosa.para saber em que momento as duas linhas iam se encontrar.

No geral achei um livro ótimo! Descrições ótimas, sem lenga lenga

Senti falta de descobrir alguns segredos de alguns personagens, mas ai que entra a parte boa, nunca saberemos, e esse mistério fica a cargo nosso inventar.

tearscent 14/01/2024

Tentei buscar explicações lógicas para alguns aspectos do livro e falhei miseravelmente. é um livro puramente escrito para ser sentido, e a escrita me cativou mais do que esperava. foi a primeira leitura de 2024 e a primeira em três meses de ressaca. não dei uma avaliação muito alta, mas a sensação de estar imersa no circo vai me acompanhar por um tempo. gostaria de um livro extra narrando aventuras dos gêmeos e de bailey. fiquei encantada por poppet, widget e seus gatinhos acrobatas, bem como a cena em que dois amantes como estátuas estão gravitando um sobre o outro mas jamais se tocam.

Lauren / Biblioteca de Lilith 12/01/2024

Imersão circense
O circo da noite te faz mergulhar num universo de magia, mistérios e sonhos (im)possíveis. Sua imaginação flutua por este cenário circense e o que pareciam apenas truques e ilusões se tornam possibilidades muito reais. Tão gostoso estar Imersa numa fantasia que se mistura com reflexões bastante cotidianas, onde tudo se mostra mais complexo e cheio de camadas do que as aparências. E que nem sempre é fácil de explicar, mas temos estar abertos pra vivenciar, entender e sentir. E aqui percebemos a linha tênue entre sonhos e um mundo cinza, onde as vezes cabe a nós um olhar sensível para navegar para um desses lados.

"Isso não é magia. É o que o mundo é, só que pouquíssimas pessoas param pra notar. (...) Nenhum deles faz a mínima ideia das coisas que são possíveis nesse mundo e, o que é pior, nenhum dele ouviria se você tentasse esclarecê-las. Querem acreditar que a magia não é nada além de um truque habilidoso, porque pensar que é real os manteria acordados à noite,com medo da própria existência."

Mari 12/01/2024

Melhor livro da vida
Mt bom o livro, poderia ser facilmente uma série de livros, gostei mt, pretendo ler mais livros da autora ela escreve de uma forma q sempre tem algo q lhe instigue a ler mais e mais e a leitura sempre é interessante, simplesmente melhor livro q já li na vida!!
Sou eu 12/01/2024minha estante
Esse livro é magnífico

miriboshi 12/01/2024

Poderia ter sido melhor
Eu senti que a escrita foi muito vagarosa e meio prolixa, poderia ter menos páginas
É uma boa história, mas me senti muito cansada e pouco focada.
Não é um livro que eu devorei

Karine.Ballock 09/01/2024

Eu adorei.
A única forma de explicar a experiência de leitura, é dizer que é um quebra cabeça. Onde vc vai encaixando as peças, mas não sabe qual vai ser a figura que vai formar. E não tem uma ordem de encaixe. O que torna tudo mais misterioso.