Vá aonde seu coração mandar Susanna Tamaro
Susanna Tamaro

Resenhas - Vá Aonde seu Coração Mandar

Moon.night 03/04/2024

Vida, morte e o coração
Que livro para ser impressionante, tocável, memorável e cativante em todo o seu percurso. Conhecer do seu ponto de vista sobre sua vista, senhora Olga. De puder aprofundar junto consigo seu caminho, suas escolhas, seus feitos e também outras pessoas que fizeram parte de suas vivências e momentos. Do seu eterno e grande amor que o teve desde o primeiro dia até além da morte, da sua filha e da sua criação e relação que criará com a neta que agora deixa suas cartas para a mesma quando um dia retornar até sua casa e conhecer sobre si mesmo que não tenha a contado diretamente, mas o deixado registrado. Tive muita vontade de chorar em alguns momentos que me pegaram de um jeito sem fim, mas contive devido meu sono (por ler de madrugada) e outras situações. Impressionante como traz várias reflexões em muitos âmbitos e suas importâncias como um todo. E apesar da ambiguidade mais que compreensível durante o enredo, é dinâmico e excelente livro. Ainda mais, pelo o fator essencial que uma pessoa tão bela e impressionante me recomendou essa trajetória, obrigado, meu amor

Analita.Bastos 29/01/2024

Vá aonde seu coração mandar
Esperava bem mais. O enredo é bem reflexivo sim, porém a grafia não é mto sedutora. O livro é escrito em cartas, onde só a avó narra. Criei mtas expectativas e não me surpreendi

LiviaDimas 23/12/2023

Surpreendeu de forma positiva
As cartas foram uma forma que a avó buscou de se conectar com a neta distante nos seus últimos momentos de vida. O desenvolvimento da escrita da Dona Olga ocorre de uma forma sensível, que transcorre desde histórias pessoais a reflexões sobre a vida.

O que me surpreendeu foi como teve profundidade nessas cartas pessoais. Eu esperava um livro mais melancólico e focado principalmente nos momentos finais da Dona Olga. Felizmente, eu estava errada. Tanto na história de vida narrada quanto pelas reflexões sobre existir foram instigantes e muito bem elaboradas, mesmo em um livro relativamente curto.

Bia 16/12/2023

Nostalgia e saudade dos meus avós
Olga tem oitenta anos e sente falta da neta, cuja mãe faleceu ainda mais nova.

❤️Um oceano as separa e os dois continentes aumentaram essa distancia. As diferenças entre elas, suas discussões e os limites viraram uma corda afiada, que as separou.

Enquanto uma jovem vive em liberdade, buscando uma nova vida nos EUA. Sua avó já viveu tudo o que podia, mas deseja reencontrar a sua menina e lhe falar algumas coisas.

História curtinha, que traz como protagonista uma idosa solitária que só quer rever a neta e contar como foram seus dias. Através de cartas direcionadas, ela fala com o seu coração e relembra a vida no passado.

Com sensibilidade, ela e seu fiel companheiro canino atravessam as lembranças e pede perdão a neta. Eu apreciei muito a leitura, visto que é algo mais dramático e tem monólogos reflexivos.

🥺Essa história trouxe saudade dos meus avós. O tempo passa rápido e esquecemos que nossa família é o nosso bem mais precioso. Que nosso coração guia nossa mente.❤

site: https://www.instagram.com/meus2literario/

ThalitaSantos. 26/10/2023

Vá aonde seu coração mandar

Neste livro, narrado em formato de cartaa, conhecemos três personalidades diferentes (uma avó, a sua filha e a sua neta)
A narração é feita por Olga, uma senhora que descobre uma doença terminal e resolve deixar cartas para sua neta, que está em outro país e a quem ela que criou desde criança.
Ela narra sua juventude, suas desilusões e conquistas a modo de que quando ela partir, sua neta terá algum conforto em ler essas páginas, já que as duas estão sem se falar.
É um livro curto, de leitura rápida mas extremamente poético, e sensível, que nos leva a refletir que a vida tem seus altos e baixos, e a importância dos laços familiares.

Carol 25/09/2023

Fofinho
Demorei pra entender o que estava acontecendo e pra me apegar, mas quando foi, aí foi.
Dá pra chorar se você se esforçar
Tem umas reflexões bacanas também

Nihil 17/08/2023

Que escrita maravilhosa. Me senti triste, feliz, perdida e realizada junto com a personagem. O conhecimento que ela vai mostrando para nós com o passar das páginas e como ela foi amadurecendo na vida é muito legal. Achei uma leitura super leve é importante para refletirmos sobre a vida, a morte e quem somos

Maria.Luiza 06/08/2023

Entediante
Livro muito parado e não envolve a neta, o que é um tiro no pé porque fica muito pacato. Não gostei mesmo, tinha tempo que não lia nada tão sem sal kkkkkk

Ananda Faria 27/07/2023

Vá aonde seu coração mandar
O livro é uma carta de uma avó, nos seus dias finais, para sua neta.
A avó, após a morte da mãe, foi quem criou a neta que agora está na América.
Na carta, vamos conhecer a história da avó e toda experiência alcançada.

Books.da.Glau 24/07/2023

Vá aonde seu coração mandar, da autora Susanna Tamaro, é um romance que me fez chorar logo nas primeiras páginas, pois trás pensamentos e lições de vida de uma avó, que doente e sozinha, escreve cartas em forma de diário para sua única neta, cuja qual a relação não anda muito boa.

?Órfa? É assim que se diz quando morre uma avó? Não tenho certeza. Talvez os avós sejam considerados tão acessórios que não mereçam um termo específico para indicar sua perda. De avós ninguém fica órfão nem viúvo. Deixamo-los ao longo do caminho de forma natural, tal como deixa-mos pelo caminho, por distração, os guarda-chuvas.?

Olga é uma senhora de 80 anos, que sofre as consequências de um derrame e ao se sentir próxima do fim, resolve deixar para a neta suas lembranças dos erros e acertos no decorrer de sua vida, bem como recomendações repletas de amor e carinho; tudo como um testemunho de quem já viveu muito e tem muito a ensinar, mas acima de tudo, uma forma de sua neta compreender fatos e poder se reconectar com o passado.

É um livro que nos faz pensar, aprender e olharmos para nós mesmo a fim de conhecermos nossas motivações e o porquê lutar.

Vá aonde seu coração mandar vendeu mais de 800 mil cópias somente na Itália antes de chegar às listas de mais vendidos do mundo todo e alcançar a marca de 25 milhões de exemplares comercializados em quarenta países. Acho que isso atesta o quão maravilhoso é esse romance! ?

Vivi 18/07/2023

É uma história sobre avó e neta, contada através de narrativa da avó.
A história conseguiu me cativar minimamente no final. Através da história a gente pode extrair várias lições, mas para isso, tem que ter muita paciência para ler.

Beatriz3345 06/07/2023

Reflexivo e envolvente
Confesso que ao iniciar, esperava uma leitura bem clichê e melancólica. Mas há diversos momentos no livro em que o eu-lírico nos permite repensar as relações interpessoais atuais. O livro rememora também vivências do passado em que a personagem principal precisa reprimir sentimentos, desejos e vontades em decorrência dos possíveis julgamentos sociais. É interessante observar as consequências da (falta de) liberdade de ação que se tinha antes e se tem hoje.

Víctor Morais 01/07/2023

Mini-querido...
Eu sinto que, depois de Norwegian Wood, esse livro veio como um alívio. Começamos bem o segundo semestre do ano, visto que começamos com o pé esquerdo o ano com três leituras de mediana para ruim, eu sinto que irei ter três leituras boas nesse segundo semestre...assim espero.

Enfim, o que falar de Vá aonde seu coração mandar? É um livro deveras simples, não nos dá grandes reflexões, não há plot-twists, não há enormes reviravoltas, sua cabeça não explode. É um livro que apenas conta os sentimentos de uma avó que está com saudade da neta que está longe, narrando fatos da vida dela. Mas o jeito que essas coisas são contadas, nos dá um aquecimento no coração...e um pequeno aperto também. Eu chorei várias vezes lendo esse livro, que, por mais que não nos traga grandes reflexões, faz a gente parar um pouquinho para pensar no que a gente está fazendo com o rumo de nossa vida.

Ele com certeza não é cinco estrelas, mas é com certeza um bom livro.

"O que crescia dentro de mim era apenas uma serena consciência de existir."

Tay ð· 13/06/2023

"Fique parada, em silêncio, e ouça seu coração."
Através de uma narrativa epistolar somos levados a uma viagem de autoconhecimento e reflexão, desafiando-nos a enfrentar verdades universais que muitas vezes preferimos ignorar. Tendo em vista o mundo agitado e superficial em que vivemos, a obra nos leva a refletir sobre a importância de uma introspecção profunda, estimulando-nos a mergulhar nos dilemas existenciais que nos cercam.

Somos desafiados a enfrentar medos e dores, entendendo que as cicatrizes do passado moldam quem somos no presente. Por meio de uma carta de uma avó para sua neta, a autora expõe a vulnerabilidade inerente à condição humana, explorando temas como a solidão, o arrependimento e a fragilidade dos laços familiares.

No entanto, é importante notar que esta não é uma leitura superficial e intransigente. A profundidade das reflexões exige do leitor a disposição de sair de nossa zona de conforto, enfrentar nossos limites e repensar as escolhas que fizemos ao longo de nossas vidas.

Diante disso, eu te pergunto: você está disposto a enfrentar as verdades incômodas que o livro nos apresenta? Você tem coragem de abraçar a complexidade de nossas emoções e enfrentar as contradições que residem dentro de nós?

Se você estiver a fim, tenho certeza que será uma boa leitura. No entanto, eu não recomendaria para aqueles que buscam apenas uma leitura leve e descomprometida. Além disso, o livro também pode ser considerado melancólico e triste em certos momentos.

Para quem quiser arriscar, desejo uma boa leitura!