Vá aonde seu coração mandar

Vá aonde seu coração mandar Susanna Tamaro
Susanna Tamaro
Susanna Tamaro

Resenhas - Vá Aonde seu Coração Mandar

LiviaDimas 23/12/2023

Surpreendeu de forma positiva
As cartas foram uma forma que a avó buscou de se conectar com a neta distante nos seus últimos momentos de vida. O desenvolvimento da escrita da Dona Olga ocorre de uma forma sensível, que transcorre desde histórias pessoais a reflexões sobre a vida.

O que me surpreendeu foi como teve profundidade nessas cartas pessoais. Eu esperava um livro mais melancólico e focado principalmente nos momentos finais da Dona Olga. Felizmente, eu estava errada. Tanto na história de vida narrada quanto pelas reflexões sobre existir foram instigantes e muito bem elaboradas, mesmo em um livro relativamente curto.

Bia 16/12/2023

Nostalgia e saudade dos meus avós
Olga tem oitenta anos e sente falta da neta, cuja mãe faleceu ainda mais nova.

❤️Um oceano as separa e os dois continentes aumentaram essa distancia. As diferenças entre elas, suas discussões e os limites viraram uma corda afiada, que as separou.

Enquanto uma jovem vive em liberdade, buscando uma nova vida nos EUA. Sua avó já viveu tudo o que podia, mas deseja reencontrar a sua menina e lhe falar algumas coisas.

História curtinha, que traz como protagonista uma idosa solitária que só quer rever a neta e contar como foram seus dias. Através de cartas direcionadas, ela fala com o seu coração e relembra a vida no passado.

Com sensibilidade, ela e seu fiel companheiro canino atravessam as lembranças e pede perdão a neta. Eu apreciei muito a leitura, visto que é algo mais dramático e tem monólogos reflexivos.

🥺Essa história trouxe saudade dos meus avós. O tempo passa rápido e esquecemos que nossa família é o nosso bem mais precioso. Que nosso coração guia nossa mente.❤

site: https://www.instagram.com/meus2literario/

Carol 25/09/2023

Fofinho
Demorei pra entender o que estava acontecendo e pra me apegar, mas quando foi, aí foi.
Dá pra chorar se você se esforçar
Tem umas reflexões bacanas também

melnoliteraverso 14/03/2023

Vá Aonde seu Coração Mandar
É um livro que nos mostra muitas lições que só a idade pode trazer. Emocionante e poético. Toca no coração de uma maneira muito forte, ainda mais quando se acha significado nas pequenas coisas.

Thyanne.Ribeiro 26/03/2023

Talvez esse livro só faça sentido para pessoas (especialmente mulheres) que estejam nas suas terceira/sexta/sétima década de vida. Mas o que sentido que faz é visceral, profundo, avassalador.

Quando acordei hoje abri o telegram e um dos grupos que estou por lá tinha postado uns 30 livros durante a madrugada, nenhum me chamou atenção, sequer li aquela descrição básica, fiz o download apenas e exclusivamente pq achei a capa bonita. Também sem motivo (considero heresia gravíssima não ler a sequência programada), no começo da tarde abri o arquivo e li as primeiras páginas quando fui pra academia (leio enquanto faço elíptico). Parei agora, quando o terminei.

Meu domingo com esse livro foi uma mistura homogênea de flash?s do passado, tormentos do presente e insights sobre o que pode (99% de chances) ser o futuro. Eu não estava preparada antes, me sinto mto menos agora.

Mas é um livro fantástico de muita sensibilidade, descobertas, reflexões? não sei mais o que dizer, estou atônita.

Vivi 18/07/2023

É uma história sobre avó e neta, contada através de narrativa da avó.
A história conseguiu me cativar minimamente no final. Através da história a gente pode extrair várias lições, mas para isso, tem que ter muita paciência para ler.

Beatriz3345 06/07/2023

Reflexivo e envolvente
Confesso que ao iniciar, esperava uma leitura bem clichê e melancólica. Mas há diversos momentos no livro em que o eu-lírico nos permite repensar as relações interpessoais atuais. O livro rememora também vivências do passado em que a personagem principal precisa reprimir sentimentos, desejos e vontades em decorrência dos possíveis julgamentos sociais. É interessante observar as consequências da (falta de) liberdade de ação que se tinha antes e se tem hoje.

Kaue Garcia 30/03/2023

Emocionante
Um romance lindo, uma história encantadora e cheia de ensinamentos que fala sobre uma avó e amor por sua neta! Impossível não terminar o livro emocionado e com o coração apertado

Mari Siqueira 24/04/2023

Uma história emocionante e que me fez chorar por horas, Vá Aonde Seu Coração Mandar é um retrato da vida de uma senhora solitária, que percebendo o fim da vida, deseja compartilhar suas memórias.

Escrevendo cartas para a neta, de quem sente falta, ela abre seu coração e revisita seu passado - suas escolhas, erros e acertos. Cada lembrança é colhida como as flores que ela cultiva no seu quintal.

Com cada vez mais dificuldade, a idosa e seu fiel cachorro, também velhinho, atravessam os dias sozinhos, esperando, se despedindo e relembrando bons momentos. Estamos todos sozinhos, afinal. Que honra é ter um companheiro de quatro patas ao nosso lado.

Enquanto escreve as cartas que serão encontradas pela neta, a avó pede desculpas e jura que não queria incomodar, que gostaria de ter podido se despedir, mas não quis atrapalhar a vida da jovem. Foi brutal, me destruiu. O tempo é cruel e não espera.

As reflexões lindas escritas por ela nos fazem pensar sobre nossas próprias vidas. Somos fruto não só das nossas experiências, mas das experiências dos que vieram antes de nós. Ouvir a história deles é conhecer nossa própria origem. Que nunca lhe falte tempo para ouvir seus avós, seus pais. Que você entenda que o tempo é um presente. E que suas escolhas sejam sempre guiadas pelo seu coração. ❤

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Iparisclarke 18/05/2023

Triste e emocionante
Li sem ver a sinopse e felizmente foi um acerto, a história é em muitas vezes dolorosa e crua e com certeza nem todo mundo vai gostar. A querida Olga está morrendo e com isso decidiu escrever cartas à sua neta sobre seu dia à dia, neta essa que só foi embora e esqueceu da mesma.

O livro é bem comovente, mas infelizmente achei certas partes cansativas, porém não atrapalhou a leitura. É uma boa leitura e quase tudo é monólogo, são poucas as falas dos personagens.

Bella Nine 11/04/2009

Horrível
Decidi ler este livro porque na época alguém que eu admirava muito havia recomendado esta obra. Qual não foi a minha surpresa ao constatar que este livro era simplesmente monótono, sem ações, sem absolutamente nada que me acrescentasse. Uma verdadeira perda de tempo. Não conseguir terminá-lo faltando menos de 20 páginas.
Matheus656 04/04/2023minha estante
Senti a mesma coisa.