Ortodoxia

Resenhas - Ortodoxia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 12/03/2023

Ortodoxia: a heterodoxia da Modernidade
Ortodoxia, tá aí uma palavra desprezada pela modernidade.

Sua origem é grega e vem da junção de "orto" (correta) e "doxa" (opinião), ou seja, significa a "opinião correta". Como se pode presumir, o mero anúncio em voz alta de uma palavra como "ortodoxia" atrai rapidamente olhares reprovadores das autoridades intelectuais contemporâneas e quase sempre a suspeita de que aquele que a defende é um intolerante.

Se a palavra "heresia" pode ter um uso secular, é razoável dizer que a ortodoxia cristã é a heresia dos nossos tempos secularizados. Não obstante, no mar da loucura da liberdade irrestrita de pensamento, o Cristianismo é a barca com a âncora que nos permite manter a sanidade.

Um exemplo particular dessa descoberta vem de um escritor britânico com um forte senso de humor (intragável para alguns), G. K. Chesterton.

Em sua obra "Ortodoxia", Chesterton conta como quase fundou sua própria heresia e que, quando finalmente o fez, descobriu que não era heresia coisa nenhuma, mas a própria ortodoxia e que já a haviam descoberto a 1800 anos atrás. O escritor relata que nenhuma das filosofias dominantes do final do século XIX (as quais consumiu veementemente em sua juventude) satisfez suas indagações sobre os mistérios do mundo.

Enquanto o materialismo defendia que só existia aquilo que era físico, Chesterton sempre soube da verdade contida nos contos de fadas. Enquanto o racionalismo advogava que a única autoridade digna de crédito era a razão, Chesterton sempre confiou na autoridade espantosa do senso comum. Enquanto os pessimistas deixavam de admirar o mundo, Chesterton nunca deixou de se surpreender com ele.

E, como ele relata, de todas as indagações que formulava, apenas a chave cristã era capaz de encaixar em todas as fechaduras. Nietszche, Spencer, Tolstoi, Shaw, Blavatsky e outros, um a um eram rejeitados por suas contradições ao quererem explicar racionalmente os desvios do mundo, os quais só podem ser compreendidos a partir de uma visão valiosa e mística das coisas.

Contudo, foi na ortodoxia, mais especificamente a cristã, que Chesterton encontrou que "é preciso amar o mundo sem nele confiar; como é preciso amar o mundo sem ser mundano" (p. 100), bem como que se há algo estranho na teologia cristã, geralmente também há algo estranho na Verdade (p. 105).

Paro por aqui, mas fica o convite de conhecer essa doutrina que é ao mesmo tempo tão espantosa e tão verdadeira, tão restritiva de certo modo e tão libertadora, tão áustera e tão bela, tão pacífica e tão militante. O Cristianismo é um paradoxo e é o paradoxo mais digno de se ter fé.

Cristiana.Fortes 08/03/2023

Que livro!!!
Impressionante como um livro escrito há mais de 1 século pode ser tão atual. Só não é mais atual porque já estamos vivendo no tempo sobre o qual Chesterton apenas vislumbrou. O tempo em que os homens negam os manicômios e desacreditam a tabuada.

vcheliga 29/09/2019

Livro da mais alta cultura
Escrito de maneira magnifica, Chesterton utiliza um arsenal teológico e não teológico, amarrando os dois e diante as comparações, dá a sensação de justificação a fé de maneira simples e clara. Livro marcante.

site: http://querigma.com/livro-ortodoxia-altacultura/

Gutenberg Carlos 18/02/2023

Produndo
Chesterton de forma clara e direta explica porque não crê em algumas filosofias e como foi arrebatado pelo cristianismo.

O livro é um tanto rebuscado (normal pra época em que foi escrito).
Mas, é bem interessante.

Resolvi ler alguns Clássicos como Ortodoxia, e Confissões de Agostinho.

Apesar de não ter lido, e sim ouvido, achei um bom livro, mas, acho que algo se perdeu pelo formato.

Carol 23/03/2020

Para conhecer o Cristianismo por meio da mente brilhante de Chesterton e suas reflexões criativas que mesclam humor, crítica à sociedade inglesa e seus pensadores e a fé no Eterno.

Murilo 29/04/2020

A história da conversão de Chesterton
Chesterton tenta, nesse livro, responder aos seus críticos sobre qual tipo de filosofia em que acreditava. Para tanto, usa a história da sua conversão ao cristianismo para explicar como encontrou a verdade na filosofia cristã.

almeidalewis 02/05/2020

Um clássico
Leitura obrigatória para os leitores de lewis.uma obra que atravessou o tempo

mateus.biazin 06/03/2024

Para pensar!
Livro muito bom! Bem crítico! Critica desde a filosofia materialista ao ateísta. Não indico para iniciantes na leitura nem para novos convertidos por conta das inúmeras expressões e jargões que são utilizados. Indico para pessoas maduras na fé e com bom tempo hábil de leitura. Li em 8 dias!

beatlesisland 30/12/2020

Um abrir de horizontes
Mostra de maneira lógica tudo que está inscrito na realidade, mas é pouco percebido. Durante toda a nossa vida, vivemos em uma intensa hipnose em que nos esquecemos do mais necessário - este livro ajuda a elucidar algumas questões essenciais.

Danilo 08/03/2022

Fé x cientificismo
Pontos muito importantes de Chesterton sobre a fé cristã e como é importante acreditarmos nas coisas invisíveis, acreditar mais no país das fadas e menos nos jornais.

Sergio21 25/07/2021

Descubra...
Acho que Chesterton está entre os 3 maiores articulistas, argumentistas e escritores de língua inglesa. Aqui um ensaio / manifesto sobre a existência e a filosofia. Acertivo, debochado, estético, ferido e pontual, aqui ele apresenta um ponto de vista absolutamente lógico e sedimentado. Em tempos estranhos como os nossos, um belo farol.

João Vitor 26/02/2021

Um clássico não é clássico à toa!
É maravilhoso quando conseguimos colocar nossas mãos num livro considerado clássico e tirar um tempo para ler só para chegar no final e descobrir porque o livro é considerado um clássico.

Ortodoxia gera justamente essa sensação. Sempre ouvimos falar do agudeza intelectual e do humor sem igual de Chesterton, mas quando sentamos à mesa para conversar com ele diretamente, provamos isso em primeira mão, e ficamos deslumbrados de ver como é muito mais do que esperávamos.

Posso dizer que esse livro, como ocorreu a muitos outros cristãos, batizou minha mente para ver a realidade, a fantasia, a vida intelectual e o cristianismo ortodoxo como nunca via antes. Por favor, adquira esse livro e se deleite em suas páginas. Surpreenda-se com o hábito de Chesterton de virar de ponta cabeça os argumentos dos seus oponentes e de escancarar a janela do mundo para você. Se deixe levar pelas suas provocações e dê boas risadas. Descubra ao longo de 208 páginas por que motivo a última palavra do livro é ?alegria.?

Marcos.Nunes 26/04/2019

Leitura imprescindível
Anglicano convertido ao catolicismo, um dos escritores mais divertidos que já conheci, o mais inteligente sem dúvidas. Chesterton, é fantástico!
Dizem que Ortodoxia é uma boa porta de entrada para seu universo litarário.

“Se nossa vida realmente quiser ser bela como um conto de fadas, devemos nos lembrar de que toda a beleza de um conto de fadas está no seguinte: que o príncipe tem um espanto que quase chega a ser medo. Se ele temer o gigante, será o seu fim; mas também se ele não se sentir atônito diante do gigante, será o fim do conto de fadas. A questão toda depende de ele ser ao mesmo tempo suficientemente humilde para espantar-se e suficientemente orgulhoso para desafiar”

- G. K. Chesterton. “Ortodoxia.”

Hérico 09/02/2015

Chesterton, com uma ironia refinada, faz uma defesa do Cristianismo contra as filosofias anticristãs do séc. XIX. Afirma que a fé não deve ser uma virtude esquecida pela humanidade, pois só ela pode dar sentido a tudo. (comentário de 14/03/2011, encontrado agora).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6