O detetive Parker Pyne

Agatha Christie

Resenhas - O Detetive Parker Pyne

Samara 04/09/2022

Bom...
Um livro da Rainha do Crime com um personagem marcante, mas confesso que a história em si do livro não me prendeu. Não é um livro ruim, afinal estou falando de Agatha Christie, mas não é do melhores da autora. São quatorze histórias nas mais variadas situações onde Parker Pyne encontra uma solução para tudo. Tem uma escrita fluida e fácil de ler e com um protagonista bem inteligente.

Naldo.Vieira 04/09/2022

Interessante
Parker pyne um detetive diferente, alguns casos que a gente não tá acostumado nos livros de agatha, mas são casos alguns bons outros mais ou menos.

Fabio.Falkenstein 03/09/2022

AC fora do padrão
Apesar de ser um livro fora dos padrões normais da autora, as histórias são boas e divertidas. Com pequenos contos, ela consegue manter o mistério até o fim de cada parte

Bruna3285 21/07/2022

Você é feliz?
Gostei bastante desse livro, que une várias histórias com o ?detetive? Parker Pyne. São espécies de contos, mas bem construídos. De longe meu livre de contos favoritos da Agatha Christie.

Amanda 20/07/2022

Você é feliz? Se não for, consulte o Sr. Parker Pyne
É esta a frase que está estampada nos jornais que circulam as terras da rainha no mundo ficcional de Agatha Chistie. Os mais variados problemas de infelicidade chegam a porta desse detetive que encontra formas de resolver estes problemas com base nas estáticas.
Confesso que as soluções para o vários problemas que surgem são um tanto novelescas e fantasiosas mesmo. O livro é organizado em 12 contos que têm como protagonista o detetive Parker Pyne. Metade desses contos são pessoas indo ao escritório do Pyne para resolver a sua infelicidade. A outra metade são crimes que ocorrem nas viagens que o Parker faz, e são tão bem solucionados como os do lendário Hercule Poirot. O enredo dessas histórias é bastante simples com casos na sua grande maioria bem previsíveis, não há um grande mistério, até por que não há tempo de se criar um suspenses com histórias tão curtas. Não é um dos melhores livros, o romance policial da Agatha ainda é imbatível. É uma boa leitura para se distrair,  conhecer novos personagens do mundo da Christie, mas nada que deixe o leitor entusiasmado. Se você pretende começar a ler essa autora não comece por este livro. Mas tenho que ressaltar a belíssima edição da Harper Collins: capa dura, ilustração linda, folha amerelinha = PERFEITO. Veio junto com o box 9 e já quero a coleção completa.

Mari 20/07/2022

São várias histórias num livro só. O Pyne começa como um tipo de coach amoroso às avessas, com um trabalho no estilo Tommy e Tuppence e depois vira um Poirot descobrindo diferentes crimes (roubo, assassinato, sequestro) em vários países, passando pelo Iraque, Irã, Síria, Egito e Grécia. Um dos contos inclusive se chama Morte no Nilo rs

As histórias são legaizinhas e rapidinhas de ler, vale a pena para conhecer um personagem diferente da Agatha Christie.

Thiago 17/07/2022

Um dos melhores personagens de Agatha Christie
Este é um livro diferente de Agatha Christie, uma coletânea de contos estrelados por Parker Pyne, um personagem que, ao contrário do que o título afirma, não é um detetive, mas alguém que se apresenta como um fornecedor de felicidade.
Ao contrário da maior parte das obras da autora, o tema central não é, necessariamente, como desvendar os crimes ocorridos. Especialmente a primeira metade dos contos mostra situações de pessoas com angústias e como Parker Pyne as resolve. Essa dinâmica é muito diferente do que estamos acostumados, sendo interessante, divertida e engraçada pra caramba.
A segunda metade tem elementos mais tradicionais de solução de crimes, mas, pelas características de Parker Pyne, eles se mostram menos batidos do que poderiam soar.
É uma pena que ele não foi mais usado pela autora, sendo esse seu único livro, o que faz com que esse volume seja ainda mais recomendado a todos.

Anna:) 12/07/2022

Eu adorei a proposta do livro, nunca imaginei q a autora tinha um livro assim, de contos rápidos porém centrados na figura de uma pessoa.
Mesmo sendo surpreendida, eu gostei muito do livro, as 18 histórias são ótimas e interessantes, esse novo ? detetive? é diferente dos outros dois q usualmente nos vemos, mas ainda sim ele se mostra tão competente e interessante quando eles.

Gláucia 06/06/2022

Um livro bem leve, sim isso mesmo que você leu, um livro da Agatha Christie que eu considerei bem leve. Acho que é um ótimo livro para curar uma ressaca literária. É composto por vários contos, cada um contendo um caso diferente.
Parker Pyne é um detetive que ao conhecer uma pessoa, principalmente se for um cliente, a classifica de acordo com os conhecimentos que obteve trabalhando como especialista em estatísticas em uma repartição pública durante 35 anos. Seu trabalho como "detetive" é trazer felicidade para os seus clientes, de uma forma nada usual.

Clau Melo 29/05/2022

O Detetive do Coração...
O DETETIVE PARKER PYNE,1934
Adorei o Detetive Parker Pyne e suas pérolas.
Ele entende, principalmente, dos assuntos do coração.
1. O Caso da Esposa de Meia-Idade (3)
2. O Caso do Soldado Insatisfeito (4)
3. O Caso da Senhora Angustiada (4)
4.O Caso do Marido Desgostoso (4)
5.O Caso do Empregado de Escritório (3)
6. O Caso da Milionária (4)
7. Você tem tudo o que quer? (4)
8. O Portão de Bagdad (3)
9. A Casa de Shiraz (3)
10. Uma Pérola Valiosa (3)
11. Morte no Nilo (4)
12. O Oráculo de Delfos (4)

Mandy 27/05/2022

Adorei. Agatha Christie é uma das melhores escritoras que eu já vi. Seus livros te prendem do começo ao fim. Super recomendo.

Emely 26/05/2022

Bem diferente
Esse livro foi de longe o melhor livro de contos que já li da Agatha Christie, os contos são bem diferentes. São leves e gostosos de ler, quando você vê já terminou o livro.

Thaisa 03/05/2022

"Você é feliz? Se não for, consulte o sr. Parker Pyne"
Esse anúncio no jornal faz com que diversas pessoas infelizes, em diferentes situações, decidam procurar o detetive Pyne. E essa é a premissa dos 12 contos encontrados nessa coletânea de Agatha Christie, que giram em torno desse senhor que, já aposentado de seu trabalho no governo, diz entender dos males do coração e é capaz de saber exatamente o que fazer para trazer, novamente, a felicidade para esses personagens.
Como a grande maioria das obras de Christie, não é difícil devorar esse livro, tanto por ser muito fluido quanto por instigar o leitor que desejará saber a conclusão de cada história.
Mas confesso que, até agora, minhas opiniões sobre o protagonista são turvas: ao mesmo tempo em que, em alguns contos, ele realmente utiliza métodos de dedução e investiga vários crimes (algo genial!), em outros ele se mostra mais como um personagem malandro, enganador, que usa artifícios mentirosos para dar aos outros uma felicidade que não vem de uma fonte real, mas que perdura dentro deles.
Além disso, o livro acaba se dividindo em duas partes; na primeira, Parker Pyne em seu escritório; na segunda o investigador em uma viagem por Bagdá, Egito, Grécia... E a verdade é que gostei mais da segunda, pois é quando Pyne brilha realmente como um detetive.
Algumas observações do protagonista (e até mesmo "soluções" para a infelicidade de certos clientes) me incomodaram, pois se baseiam puramente em ideais machistas da época, assim como certas falas racistas e xenofóbicas na hora de caracterizar estrangeiros.
Tirando isso, foi um livro interessante, com um protagonista que foge dos detetives clássicos de Agatha, que geralmente são completamente justos, e isso, por si só, torna o enredo menos previsível, já que as resoluções que Parker Pyne chega, ao final dos casos, nem sempre são óbvias. Mesmo não amando todas as histórias, preciso destacar três contos que, de alguma maneira, eu gostei demais e que, pra mim, valeram essa leitura: "O Caso da Esposa de Meia-Idade", "O Caso da Milionária", e "O Oráculo de Delfos".

Bia Armond 02/05/2022

Primeiro livro da Agatha que eu leio
Olha, livro é bem curtinho, dá para ler em um dia só. A história é bem legalzinha, são vários contos do detetive, mas esperava algo diferente das histórias. Ainda não parei por aqui,
vou definitivamente tentar outro livro dela, mas não compactuou com as expectativas.

Larissa.Passos 25/04/2022

Agatha sendo Agatha
Não tenho nem o que dizer, sou muito fã dessa mulher. O livro possui vários contos, que não são interligados, mas que estão em ordem. Às vezes o conto anterior é citado, mas não interfere na história. Claro que recomendo, de olhos fechados.