Um Brinde de Cianureto

Agatha Christie

Resenhas - Um Brinde de Cianureto

Andre 18/12/2023

Mais um mistério interessante
Realmente, foi uma boa leitura, típica das obras da Rainha dos Mistérios. Embora o desfecho tenha sido um pouco esperado, não se perde a magia.

gan_nathalia 17/12/2023

Livro arrastado, mas final bom
O livro é super entediante no início, achei desnecessário as primeiras 100 páginas. Depois vai melhorando e indo mais pro lado investigativo. O final eu achei muito inteligente e nada previsível como o morte no Nilo. Enfim, por causa do início o livro poderia ser melhor.

Laysa 14/12/2023

Um brinde de Cianureto
Mais um livro da Rainha do Crime para a conta de leitura. Rosemary cometeu suicídio na frente de uma mesa cheia de amigos em seu próprio aniversário. Ou será que foi um assassinato? Um ano depois, a cena da festa se repete, mas dessa vez pra comemorar o aniversário de Íris, irmã de Rosemary. Na festa, mais um percalço. Se foi assassinato, quem é o criminoso?
Ágatha como sempre, não decepciona e nos pega de surpresa com o desfecho, mas dessa vez eu demorei um pouco mais a pegar o ritmo da história. Ainda assim, um bom livro! ??

bugbia 12/12/2023

A falta que faz um Poirot
"Um brinde de cianureto" foi definitivamente um dos livros mais diferentes que eu li da Agatha Christie.
O formato é muito incomum. Vários livros dela são divididos em partes, mas teve algumas coisas sobre esse que me chamaram a atenção.
Ao invés de manter um único ponto de vista como ela geralmente faz, por exemplo, nessa história ela optou por relatar o ponto de vista de cada um dos "suspeitos". A primeira parte principalmente é muito interessante por apresentar um estudo mais profundo a cada personagem através dos relatos de cada um deles sobre Rosemary. Foi um estilo que deu uma profundidade e uma riqueza muito maior a história, e me fez engajar muito rapidamente com o mistério.
Tipicamente, cada um dos personagens tinha seu próprio motivo para o assassinato, mas foi muito mais do que isso. Eu especialmente me envolvi muito no relacionamento do Stephen e da Sandra. Dois personagens muito bem construídos com um casamento muito bem explorado. Foram definitivamente um ponto alto da história.
Mas, essa exploração mais a fundo dos personagens na primeira parte foi uma coisa que eu senti falta na terceira parte, já que a investigação é conduzida em sua maior parte por novos personagens o que, por serem muito bidimensionais, torna difícil que você torça por eles. Eles estão ali com um único propósito: investigar o caso, e isso eles cumprem, sem duvida, mas não tem mais nada a oferecer além daquilo. Bem diferente do clássico Poirot, que apesar de sempre ter em mente o caso, tem sua própria complexidade e personalidade que se faz presente na investigação. Eu senti muito falta de vários personagens que fomos introduzidos no início, que depois mal apareceram. Algumas coisas sobre o personagem do Anthony também me deixaram confusa por não terem sido bem explicadas.
Em geral, o mistério é bem construído, como sempre, e é envolvente e cativante. Tem alguns bons personagens, mas eu definitivamente senti falta de um bom detetive que conduzisse a trama. Por isso, os romances do Poirot sempre vão ser os melhores da Agatha. Mesmo assim, recomendo muito esse livro pra quem está procurando um mistério rápido e inteligente.

Lulis 11/12/2023

O livro no começo achei bem lento, na minha opinião o mistério começou mesmo a partir da página 150 mais ou menos, que foi aonde eu comecei a criar várias hipóteses. No fim acertei mais ou menos, se é que isso existe.

giomedrado 09/12/2023

Resenha Um Brinde de Cianureto
Esse foi o livro em q eu cheguei mais perto de acertar, com certeza considero isso uma grande conquista desse ano, pq é impossível!!! fazia já um tempo q um livro da Agatha não me prendia, esse realmente me prendeu do início ao fim, infelizmente não li ele em menos tempo por conta das provas finas?faz parte! é impressionante o quanto essa mulher é uma gênia não compreendida, tem total meu respeito! eu recomendo muito esse livro, pra todos q estiverem lendo essa resenha! ? ps: eu ainda vou acertar um assassino dos livros dela, escuta oq eu tô falando!!!

Joicereja 08/12/2023

Um Brinde de Cianureto.
Dividido em três partes, esse livro mistura os melhores elementos de suspense e crime da Agatha, que pra mim são: herança e envenenamento.

Começa com a primeira morte já no passado, sem Poirot ou Marple, todos sendo suspeitos e com motivos para isso (me lembrou ?Punição Para a Inocência?).

Não foi o melhor e nem pior livro que já li da Agatha. Ela pecou em enrolar um pouco na metade da história (deu ressaca), deixou migalhas de que aconteceria uma segunda morte. Demonstrou que nenhum dos casais estavam juntos por amor.

Por outro lado, ela acertou na quantidade de personagens e nas suas apresentações (que fez eu não perder o rumo); E no clima depressivo e de solidão do dia de finados.
Acertei o assassino e parte do plano. Adorei o trio de detetives aleatórios.
A questão não era questionar: Quem? Pois todos são suspeitos. E sim: Como? Pois não houve falha.

Sandrinha 08/12/2023

Brilhante, simplesmente incrível!
Agatha Christie nos apresenta a um jogo de intrigas, segredos, traição e vingança. Uma trama envolvente que desafia a inteligência do leitor a descobrir a causa da misteriosa morte de Rosemary Barton.
Ela morreu, após tomar uma taça de champanhe com cianureto no dia de seu aniversário. Todos tinham motivos, mas, qual dos seis convidados seria capaz de matar Rosemary?

Para nos ajudar a desvendar esse enigma, Agatha nos apresenta a cada personagem, dando assim oportunidade a cada um de contar sua versão daquele dia. Personagens bem construídos e desenvolvidos.
A revelação e a explicação da motivação do crime surpreende.

Um Brinde de Cianureto foi publicado em 1944.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Daiane499 03/12/2023

Um brinde de cianureto
é um ótimo livro. às vezes eu me via lendo e achando chato (principalmente nas partes em que a lucilla aparece, muito arrastado), já em outras eu me via empolgada pra descobrir o final, foi muito 50-50 mas as melhores partes prevaleceram.

gostei demaiss da resolução, eu suspeitava de absolutamente todo mundo e eu só ficaria surpresa se fosse uma certa personagem a culpada, mas o jeito como tudo aconteceu foi o que me pegou bastante. achei a resolução surpreendente.

"É realmente alarmante o quão pouco se pode saber de uma pessoa mesmo depois de morar com ela na mesma casa!"

Nara.Carriel 01/12/2023

Que final cabulosooo!!!
MDSSS, mas nunk q eu ia aceitar esse final, que livro maravilhoso, me tiro da ressaca literaria, li mais de 50 paginas em um dia só de tão bom que ele tava e mesmo sendo antigo tem uma escrita ótima. Esse é o primeiro de muitos q eu vou ler da Agatha Christie!!

PabloBiel 29/11/2023

QUEM IMAGINARIA
Um jantar onde uma mulher, Rosemary Barton, se suicidou.
Por que, depois de 11 meses, varias pessoas que presenciaram a pobre mulher morrendo ticam relembrando e remoendo o passado? A possibilidade de não a verdade ela ter sido assassinada atordoa sua família e principalmente seu marido, George Barton, que recebeu cartas após seu falecimento falando que, na verdade, ela foi assassinada.
Organizando um jantar para tentar encontrar pistas sobre o assassino com um plano mirabolante, mr. Barton morre da mesma forma que sua esposa: Um Brinde de Cianureto.
Sua bebida foi envenenada igual à de Rosemary, então, na verdade, ela não cometeu um suicídio? George sabia de mais?
Inveja, traição, distarces, vingança, tudo isso compõe a trama de Um Brinde de Cianureto.
Com um final surpreendente, Agatha Christie demonstra novamente sua maestria em escrever livros incríveis.

Carolina.Mikovic 27/11/2023

Todos possuíam algum motivo para assassinar Rosemary. Contudo, a forma com que ocorreu o crime leva a todos pensarem que foi suicídio.
Todavia, no decorrer da trama surgem indícios de que realmente se trata de um homicídio e isso fica mais evidente quando ocorre um segundo assassinato nas mesmas circunstâncias: mesmo local, mesmas pessoas, mesmo modo operandi!
O desfecho é surpreendente.

remustarzs 22/11/2023

Meu primeiro livro da Agatha
Bom, um brinde de cianureto foi a minha primeira experiência com a Agatha Christie e o livro é mais a vibe de dramaturgia e obviamente suspense, confesso que em algumas falas eu não entendo muito bem (o que é compreensível considerando o ano em que foi publicado).

Mas de maneira geral o livro é realmente bom, só não digo que superou as minhas expectativas por que não superou, eu confesso. E ademais, eu gostei do plot twist e da forma como foi abordado pela autora de maneira geral.