A Sombra da Serpente

A Sombra da Serpente Rick Riordan

Resenhas - A Sombra da Serpente

Agnes 07/12/2012

Riordan. Rick Gênio Riordan.
Como não amar os livros do Rick?

Acabei de terminar a Sombra da Serpente, depois de três dias lendo. Se eu não estivesse tão ocupada, com certeza teria devorado em algumas horas.

A Sombra da Serpente, o terceiro e último (infelizmente) livro da série, é simplesmente brilhante. Apenas Rick Riordan, o gênio em pessoa, sabe me cativar tanto com um livro. Considero esse o melhor livro da série. Carter e Sadie estão mais maduros, mesmo após apenas nove meses depois do primeiro livro, e isso pode ser visto claramente em suas atitudes.

A mitologia egípcia continua bastante presente, e Rick nos faz amá-la. Admito que, antes de Percy Jackson e As Crônicas dos Kane, eu não sabia nada de mitologia grega, romana ou egípcia. Riordan me fez apaixonar por elas.

Como não amar Sadie, mesmo sendo tagarela e irritante? Como não amar Carter, mesmo ele sendo um nerd certinho? Os defeitos deles os fazem únicos e especiais, assim como todos os personagens do autor. Alternando a narrativa a cada dois capítulos, em primeira pessoa, o livro em nenhum momento perde o ritmo ou te deixa entediado.

Na verdade, assim que acaba os capítulos do "Carter" ou da "Sadie" você quer ir correndo ver o que irá acontecer, porque Rick dá um jeito de acabar todos os capítulos daquela maneira que te deixa: askfjaslkfjaslkfj.

Ah, e como não amar Anúbis? Ou Walt? Ou Zia? Bes e Bastet? Todos eles te cativam na história inteira. Repleta de mistérios, você clama para que eles sejam respondidos. Quando você está perto de uma resposta, outra pergunta surge, e você quase morre de ansiedade.

O final é daqueles quebra-coração. Mesmo. EU QUERO MEU ANÚBIS DE VOLTA *-* AQUELA COISA PERFEITA E LINDA.

Ahn, acho que perdi o foco. O final. Enfim, ele satisfaz plenamente, amarrando todas as pontas soltas e não deixando nenhum personagem esquecido. Além disso, mesmo sendo apenas uma trilogia, o final fica aberto a continuação! O que é ótimo porque a série pede mais livros.

E o que era aquilo relacionado a Percy Jackson? Meu Deus, pela série inteira, Rick mostra que PJ e os Kane existem no mesmo mundo. Personagens de PJ até chegam a aparecer e, no final, parece que haverá alguma coisa relacionado a isso...

Rick, você é meu autor preferido e o maior cliffhanger desse mundo.

Vocês não vão se arrepender de acompanhar essa série.
Guilherme 20/12/2012minha estante
Que personagem de PJ que aparece no fim que eu não vi?!

Rennan 01/01/2013minha estante
Drew Tanaka, ela aparece em O Herói Perdido no chalé de Afrodite, rival da Piper

Agnes 01/01/2013minha estante
Isso mesmo, Guilherme e Rennan :)

SimplesDaniel 19/08/2013minha estante
Também adoro o Rick Riordan. Sei que já sou muito velho para gostar de livros "juvenis", mas os do Rick são escritos de uma forma que conseguem me prender e exploram muito bem as mitologias,seja a Grega, Egípcia ou Nórdica (aguardo ansioso por essa última).
Nas Crônicas dos Kane, Rick encarou um grande desafio, transpor para o mundo moderno boa parte da mitologia Egípcia, que é uma das mais extensas e menos conhecidas pelo grande público, sem contar que muitas das histórias são muito "adultas" e cheias de requintes assombrosos.
Mas o talentoso escritor soube como adaptar essas lendas e explicar essa cultura milenar e rica para os seus leitores.
Mas, em se tratando da Sombra da Serpente, Rick conseguiu se superar, os dois primeiros livros apresentam os irmãos Kane de uma forma leve e dinâmica sem esquecer os diversos dilemas que eles enfrentam em suas aventuras.
Mas nesse o texto flui muito melhor, talvez por já conhecer um pouco mais os irmãos Kane, a leitura do livro surpreendeu-me com a facilidade com que as páginas corriam pela tela do meu PC (eu li em E-book)tornando uma experiência muito mais prazerosa.
Os personagens adquiriram uma maturidade melhor que nos outros livros, com exceção da Sade, cuja imaturidade é o alívio cômico do livro inteiro, suas tiradas são ótimas e a forma com que encara as situações mais constrangedoras me geraram gargalhadas.
Ressalto o incrível arco do Walt, um personagem introduzido logo no começo do Trono de Fogo mas cuja história tão fascinante que tornava Kater e Sade Kane simples coadjuvantes.

Ariane Escudero 06/04/2014minha estante
Um livro só do Anúbis plssss *.*

Pry 26/05/2021minha estante
Assim como Sadie, me apaixonei por Anúbis ?
Rick me fascina com seus livros... sensacional ?

Lilica 05/11/2021minha estante
Qual o primeiro??

Gabriel 31/12/2021minha estante
Lilica, o primeiro livro da série é ?A pirâmide vermelha?

lissamed 15/07/2022

As Crônicas dos Kane: A Sombra da Serpente (+13)
Classificação: +13 anos.

Gatilhos/Aviso de Conteúdo:
? Racismo.
? Morte.
? Perda de um ente querido (passado).
? Lugares fechados/pequenos.
? Separação de irmãos.
? Machucados.

A Sombra da Serpente é definitivamente o meu favorito de As Crônicas dos Kane. Eu acabei colando muita espectativa nesse livro por ser o último da trilogia e ele conseguiu alcançar elas.

Em minha opinião, As Crônicas dos Kane é subestimado e deveria ser mais valorizado, a leitura é rápida e te prende do começo ao fim, a história é muito interessante e o desenvolvimento dos personagens é incrível.

Aline MSS 13/12/2021

Trilogia rápida de ler e super empolgante!
Amei essa trilogia! Gosto mto da série Percy, mas as "Crônicas de Kane" roubou meu coração!
Achei a historia um pouco mais "simples", com menos detalhes q as do Percy, mas não perde em nada no quesitos: aventuras, amizades, perigos e reviravoltas.
Gostei mais pelo fato da leitura ser rápida e com menos enrolações. A linha dos acontecimentos é mais clara e os perigos bem definidos. Os personagens não entram em arcos desnecessários e não são feitos de idiotas como acontece na outra série. Tenho memória afetiva por conta dos filmes da Múmia e só pelos livros me remeteram ao filme sinto q valeu a leitura. Recomendo!

moraespdr 13/01/2024

O livro encerra a história perfeitamente, além de abrir espaço para que outros personagens demonstrem sua importância na história, o que é incrível. Simplesmente tenho que dizer que todos os livros de ?As Crônicas dos Kane? são perfeitos

Andreia Santana 13/11/2022

Porque representatividade importa e muito
Os três livros que formam a série As crônicas dos Kane, de Rick Riordan [no Brasil publicados pela Editora Intrínseca], deslocam o protagonismo das histórias inspiradas em mitologias antigas do mundo greco-romano ou da Escandinávia para o continente africano, mais especificamente para o Egito, o primeiro grande império humano. Essa trilogia segue a mesma premissa de ‘Percy Jackson e os Olimpianos’ e de ‘Os heróis do Olimpo’, séries bastante populares de Riordan inspiradas nos deuses da Grécia e de Roma.

O autor norte-americano tem uma fórmula que funciona bem e ele vai fazendo variações dentro dela em suas sagas mitológicas. As histórias geralmente unem a rotina de protagonistas adolescentes, com as respectivas famílias, vida escolar e namoros, à descoberta surpreendente de que esses mesmos adolescentes são ora semideuses ora dotados de alguma forma de magia poderosa.

Não falta à receita, os sacrifícios típicos da jornada do herói das histórias clássicas. E tem sempre uma grande batalha contra forças sinistras no final; além de pitadas de muito bom humor e informações no melhor estilo ‘Almanaque Abril’ sobre a mitologia explorada na série da vez. Nesse caso, os deuses egípcios em toda a sua glória!

Os três livros da saga - A pirâmide vermelha, O trono de fogo e A sombra da serpente -, além de aplicar a fórmula de sempre e suas variações - porque os fãs de Riordan gostam mesmo é do conforto de suas historinhas fofas e previsíveis – tem o mérito de abrir pertinente e necessária discussão sobre o racismo a partir dos protagonistas afro-americanos e descendentes de antigos faraós.

Acredito que seja muito estimulante para adolescentes pretos e pardos encontrarem um espelho tão cheio de representatividade e de poder em Carter e Sadie Kane, a dupla de irmão e irmã que protagoniza as três histórias. Principalmente porque a literatura ainda peca em garantir espaço de destaque para protagonistas negros em histórias para o público jovem.

Sobre a trilogia

A série As crônicas dos Kane conta a história de Carter e Sadie. Carter, o irmão mais velho, vive viajando com o pai, um egiptólogo de prestígio. Sadie, a irmã caçula, por sua vez, mora na casa dos avós maternos. O casamento dos pais da dupla é inter-racial e cada uma das crianças tem traços mais parecidos com um lado da família:

Carter é negro como seu pai e escuta dele diversos conselhos sobre como sobreviver em um mundo racista [adolescentes que ouvem o mesmo de suas famílias em um Brasil onde a violência é maior a depender da cor da vítima, vão se identificar com muitas das frases ditas pelo Senhor Kane]. Já Sadie tem a pele e os cabelos claros de sua mãe e vive uma vida mais privilegiada com os avós brancos em Londres, no Reino Unido.

Irmão e irmã foram separados após a morte da mãe em circunstâncias misteriosas e, em um feriado natalino, quando Carter e o pai vão para a Inglaterra passar as festas com Sadie é que a história das heranças mágicas familiares dos jovens começam a se revelar.

No primeiro livro, A pirâmide vermelha, os leitores são apresentados aos personagens principais e embarcam com Carter e Sadie na longa jornada da dupla para descobrirem mais sobre suas famílias, a morte de sua mãe e uma sinistra conspiração do Caos contra a humanidade. No segundo, O trono de fogo, os adolescentes e um grupo super treinado de guardiões e magos precisa resgatar Rá, o deus do Sol, porque só ele tem a força necessária para lutar contra o Caos.

O terceiro, A sombra da serpente, é o desfecho da história, quando os mistérios são desvendados e ocorre a tão esperada luta final que já é tradição nas sagas mitológicas de Rick Riordan. O final, inclusive, traz uma surpresa para os fãs de outras séries do autor.

Em 2020, a Netflix anunciou a compra dos direitos de adaptação de ‘As crônicas dos Kane’ para uma série. O projeto, no entanto, ainda não teve atualizações do andamento até a publicação dessa resenha, em novembro de 2022. No site de Riordan, por sua vez, o fandom do autor encontra material extra e contos que fazem crossover entre as sagas.

Os exemplares que eu li

A saga pertence à coleção do meu filho, que é um grande fã das histórias de Rick Riordan. Escolhi ler a série durante minhas férias, para descansar das durezas da vida, e me surpreendi, mais uma vez, com a grande capacidade desse autor americano de contar histórias envolventes, divertidas e que falam a linguagem universal dos adolescentes como poucos autores são capazes. Já tinha lido anteriormente as séries Percy Jackson e os olimpianos e Os heróis do Olimpo. Na estante do filhote e na minha fila de leitura – quem sabe nas férias de 2023 – estão ainda os cinco livros da saga As provações de Apolo e a trilogia Magnus Chase, essa última inspirada nos deuses nórdicos (Asgard, me aguarde!).

Fichas Técnicas:

A pirâmide vermelha
448 páginas
R$ 42, 10 (livro físico na Amazon), R$ 24,90 (e-book Kindle) e R$ 23,60 (Estante Virtual)

O trono de fogo
400 páginas
R$ 34,09 (livro físico na Amazon), R$ 24, 49 (e-book Kindle) e R$ 39,90 (Magalu)

A sombra da serpente
352 páginas
R$ 42,90 (livro físico na Amazon e Magalu) R$ 24,90 (e-book Kindle) e entre R$ 14,00 e R$ 25,00 (usado, Estante Virtual)

P.S.: Optei por fazer um único texto analisando os três livros em vez de uma resenha separada para cada obra que compõe a trilogia

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Dih 19/05/2022

Excelente como sempre
Rick Riordan sabe como me fazer rir, queria que novos livros dos Kane fossem lançados, apesar da trilogia estar bem amarrada

Priscila 20/06/2012

O melhor livro da série, realmente bom!
No último livro da trilogia, os irmãos Kane tem que lidar com a tentativa do Caos de destruir o Ma'at e para isso, eles tem que vencer Apófis (Aphophis), o próprio Caos, que está atacando A Casa da Vida e os próprios Deuses. Nesse livro, os Kane lutam contra os Magos rebeldes que se recusam a seguir as ordens do Sacerdote-leitor Chefe e pedem a morte dos irmãos, além dos demônios (dias normais da família Kane).

Carter e Sadie precisam encontrar o Livro de Toth, que contém o conhecimento que eles precisam para ter alguma chance contra o Caos e a destruição do mundo, mas para isso, eles tem que confiar em um novo personagem (totalmente psicótico e extreamente perigoso, como tudo que os Kane precisam) para mostrar-lhes o caminho.

À parte, os irmãos tem que lidar com seus dramas amorosos. Sadie e seu triângulo amoroso com Walt e Annubis tem uma resolução fantasiosa demais, mas que provávelmente agrada os fãs de forma certeira. Carter, apaixonado por Zia, obrigado a manter seu espaço pelas dúvidas da maga, que além de tudo, mostra ser uma personagem chave pro sucesso, consegue uma resolução mais do que esperada e agradável.

Finalmente nesse livro não tenho nada o que criticar à respeito da divisão da atenção do autor entre os irmãos Kane. O Carter foi brilhante como deveria ser, carismárico e muito humano em suas escolhas e perfeita liderança. A Sadie foi uma maga poderosa, destemida e com seu drama habitual, mas nesse livro ela não foi irritante como em algumas partes dos outros, talvez porque seja o tipo de personagem que demoramos um pouco pra nos acostumar devido ao extremo na personalidade. No todo, não tenho nenhuma crítica pro último livro da série, pois ele foi realmente bom e mais, foi o melhor livro da série. A única razão pra não ter dado nota máxima pro livro é o fato de eu ainda preferir a série Percy Jackson e os Olimpianos, mas realmente, vale a pena comprar e ler a série dos Kane.

Aliás... Final? Último livro? Acho que não. Quem já leu alguma série do Riordam sabe que ele tem problema com finais. As histórias nunca terminam e algumas se juntam, então podemos esperar ver Carter e Sadie aparecendo em alguma nova série dos heróis do Riordam por aí, já que ele deixa uma abertura gigantesca pra isso, mostrando a sombra de uma das suas artimanhas preferidas pra levar nosso dinheiro: profecias (que envolvem a junção de deuses de diferentes mitologias em novos livros, portanto aguardem mais).
Dayane 22/06/2012minha estante
Oww ... eu qro ler demais !!! Terminei o segundo livro há pouco tempo e estou suuuuuuuper ansiosa pelo terceiro !

Felipe Guilherm 29/09/2012minha estante
O Carter é meu personagem preferido da história, Espero realmente que esse não seja o último livro da série, tem muita história aí pela frente!!!

Ceci 20/10/2012minha estante
acabei (literalmente) agora o livro e me deu uma vontade de chorar. Por que o Tio Rick fez isso comigo, eu ammooooo essa serie ja li e reli os outros dois tipo 1.00000000000000 de vezes, e eu quero mais historia. Recado que se nao botar vou explodir: SADIE EU TE AMOOO! voce é mtooo perfeita!

Thaise66 24/03/2021

DEVOREI * *
"Tenho certeza de que vou me arrepender do que vou falar, e de que Carter jamais vai me deixar esquecer, mas a realidade é que eu contava com meu irmão desde nossa mudança para a Casa do Brooklyn. Eu passei a depender de sua força. Confiava que ele sempre tomaria as decisões certas, mesmo quando ele não acreditasse em si mesmo. ao descobrir seu nome secreto, eu vi uma característica muito clara entretecida em sua personalidade: liderança"

Simm, terminei essa saga incrível, e estou completamente encantada com o final da história dos irmãos Kane.
Carter e Sadie agora tem em si a consciência de que devem deter Apófis e para isso precisarão se unir as pessoas que menos pensaram em amizade. Novos cenários, novas lutas, novos desafios, mas principalmente....Novas lideranças.
O relacionamento dos irmãos agora passou para um outro nível, esse muito mais sólido e permanente, eles sabem que necessitam um do outro para sobreviverem e que fariam de tudo para proteger um ao outro.
O livro é cheio de cenas hilárias e diálogos mais engraçados ainda, amei cada cena, e tudo o que os envolvia. E na metade do caminho senti uma vontade enorme de voltar a ler Percy Jackson (de novo), mas consegui me conter.
Amei demais e recomendo muitíssimo a leitura dessa trilogia

Jujubsâ¨ï¸ 12/12/2023

INCRÍVEL
Livro maravilhoso, autor maravilhoso, adoro como o autor consegue explicar coisas atuais com mitologia egípcia.

Adorei como ele explicou o "fim do mundo" que aconteceu em 2012.

Amei tudo desse livro.

5 estrelas

?????

cinthyaarruda 06/06/2021

O mundo acabou?
Em a sombra da serpente, Carter e Sadie continua correndo para salvar o mundo de Apófis. Sadie continua em dúvidas sobre Anúbis e Walt, Carter ainda não teve seu tão sonhando encontro no shopping e ainda não temos Rá em sua perfeita glória. Como se não bastasse, a casa da vida está dividia.
Como salvar o mundo?
É isso que vamos encontrar nesse livro, aventuras e mais aventuras até o possível último dia sem caos.

Como sempre tio Rick trás um livro incrível, cheio de histórias da mitologia e um mundo a ser explorado.

art.pedro 08/05/2021

Um final digno da grandiosidade da mitologia egípcia
Em ?Sombra da Serpente?, vamos ver o desfecho da trilogia ?Crônicas dos Kane?, que acompanha q jornada dos irmãos Carter e Sadie para salvar o mundo da destruição pelo Caos em forma de cobra.

Infelizmente, tive que parar a leitura por um bom tempo (3 meses basicamente kkkk) por causa da faculdade, mas agora que voltei a ler, consegui terminar em poucos dias. O ritmo do livro é perfeito, as tramas são fechadas de forma ?simples? e aparentemente óbvias, mas não deixam de ser bem amarradas. Sendo novidade para um total de 0 pessoas, Sadie conquistou muito meu coração por ser a personagem mais icônica da trilogia e, como sempre, protagoniza momentos muito engraçados seja em seus pensamentos seja em suas falas/enredos. Já o Carter protagoniza muitos momentos legais tb e sua sequência final é muito boa mesmo.

Os outros personagens também são bem aproveitados durante a história, principalmente Zia, Amós, Walt, Anúbis, Set e Rá, que acabam sendo pontos centrais em toda a trama do livro. E temos a adição de um personagem que ditou os rumos do livro e que odiei bastante, apesar de também gostar dele em alguns *poucos* momentos: Setne.

Mas o mais impressionante é como o Rick conseguiu gerenciar todas as tramas dos dois livros anteriores e terminá-las nesse livro com um final esplêndido e amarrado, que me deixou muito nervoso em quase todos os momentos, principalmente quando trocava o ponto de vista do narrador entre os irmãos, deixando um leve cliffhanger que só me fez ler mais rápido do que eu pretendia kkkkk.

Bart 14/02/2021

A Sombra da Serpente ? As Crônicas dos Kane 03
*Rick Riordan*
Editora Intrínseca
352 pág, 2012.
??
NÃO LI OS 2 LIVROS HOJE, deixei a resenha do anterior p/quando terminasse o 3° livro... e terminei ?!!
Depois do 2° meio fraquinho, o Sr. Riordan consegue dá uma melhorada e encerra bem a trilogia dos Kanes.
Vocês vão ver como os romances serão resolvidos... basta que leiam p/saber, principalmente com Sadie e seu triângulo amoroso... leia!!
Na trama, eles tinham que ressuscitar Rá p/evitar que Apófis detonasse tudo, mas não deu muito certo... pronto acabou o mundo... caaaaalma!
Eles deram um jeito ?, é só prestar atenção no título do livro, a estratégia tá toda ali (olha o spoiler do autor!! Kkkkkk) ?.
Essa trilogia tem um problema com personagens que não são bem aproveitados, e acho que esse 3° livro acabou sendo mais curto por conta do livro anterior, e o escritor conseguiu fazer um bom livro, com leitura gostosa, mesmo que o 1° livro seja o melhor deles!!
Um bom livro ?? ?? ?? ?? vale a pena passar pelo 2° livro e terminar a trilogia!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!!

Gabriel 30/09/2021

Um livro leve e engraçado, e é isso
Com certeza a empolgação e a qualidade da narrativa dessa trilogia diminuiu conforme os livros avançaram. Nenhum dos 3 foi extremamente cativante, mas o primeiro foi muito bem escrito e pensado, com um Universo muito rico e diferente do que eu já tinha lido do autor. Porém senti que o livro 2, apesar de bom, foi meio "encheção de linguiça" e o 3 também. A história teria sido muito mais dinâmica e fechadinha se fosse uma duologia.

Achei algumas passagens de "A Sombra da Serpente" bem problemáticas. A construção da Sadie, que tem 12/13 anos, em volta de relacionamentos amorosos com alguém de 17 anos não é nem um pouco "bonitinha". E também tem a fatídica parte em que o Carter comenta que na infância ele tinha um "cabelo afro horroroso".

A narrativa é bem formulinha do Rick Riordan (e isso não é algo negativo para mim), porém nada no 3° livro me surpreendeu. Achei tudo muito fácil e previsível. Os personagens não amadureceram quase nada em relação ao primeiro volume e o desfecho foi bem ok.

De longe Percy Jackson e Os Olimpianos e Heróis do Olimpo são bem melhores do que As Crônicas dos Kane (talvez eu esteja muito velho p literatura infanto-juvenil? talvez.)

Ao todo não é um livro ruim, mas também não me trouxe prazer. Os 50% são muito arrastados e eu só não abandonei pq era o último de um trilogia. O final é rápido e interessante, mas de longe eu gostei mais do primeiro do que do segundo e mais do segundo do que do terceiro.

carol2557 18/03/2022

amo os kane
arrisco dizer que esse é o melhor livro da saga. Rick, como sempre nos entregando um livro incrível, com personagens maravilhosos, escrita absuuurda e história cativante. simplesmente, te amo rick, carter e sadie
Thabi.Almeida 18/03/2022minha estante
???? pra mim se dúvidas, este foi o mais divertido ????

Ps:* não que os outros não fossem bonskkkk amo Tio Rick
Ja leu Magnus Chase?

carol2557 20/03/2022minha estante
os outros foram ótimos, mas esse com certeza foi o melhor!
vou começar magnus essa semana