A Sombra da Serpente

A Sombra da Serpente Rick Riordan

Resenhas - A Sombra da Serpente

pks96 27/04/2024

Zia! Zia! Zia! Zia!
No último livro da série As Crônicas de Kane, Carter e Sadie tem apenas três dias para impedir que a serpente do caos, Apófis, desperte completamente e destrua o planeta. E como se não bastasse, a Casa da Vida agora se encontra dividida, com vários magos rebeldes. Além disso, Rá, o Deus do Sol, grande oponente de Apófis, não é de grande ajuda, já que se encontra totalmente senil.

Acredito que esse livro foi um excelente encerramento para a saga, já que o desenvolvimento dos personagens foi muito bom e a dinâmica de Carter e Sadie como sempre continuou inabalável. Eu particularmente gostei muito do desenvolvimento da personagem Zia Rashid.

Bom, vou repetir novamente como nas outras resenhas, mas o meu interesse nessa saga foi em grande parte em relação à mitologia e cultura egípcia. Eu sempre tinha que me segurar para não parar no meio da leitura e ficar pesquisando sobre a história do Egito. Me perguntando se aquelas histórias eram reais ou se eram fantasia, e para meu grande espanto, (ou não) em sua grande maioria, eram reais. Poxa, mas é um livro de fantasia, como eu vou saber o que era ou não real? (E é cada coisa viu). Para a minha sorte, o Tio Rick colocava algumas anotações no final dos livros dizendo o que era realmente retirado da história do Egito.

Algo que gostaria de apontar e que acho legal, é quando o autor nos relembrava algumas coisas que aconteceram nos livros anteriores. Isso demonstra cuidado e preocupação com a história, principalmente para quem estava lendo na época em que os livros estavam sendo lançados. Só achei isso algo interessante de ser apontado mesmo e que derpertou minha atenção! Eu observei muito isso enquanto relia Percy Jackson também.

Acho que ainda gostei um pouquiiinho mais do segundo livro (Trono de Fogo), o ritmo de leitura dele me pareceu um pouco mais agradável que este, mas acredito ser gosto pessoal. As cenas de ação de A Sombra da Serpente são intensas e bem descritas mas também acabei gostando mais das do segundo livro. Apesar disso, o terceiro volume não deixa de ser um ótimo livro e um excelente encerramento da saga, me deixando triste de ter que me despedir dos personagens dessa trilogia.

Recomendo sim a leitura desse livro, para quem tem interesse em aprender sobre mitologia e história egípcia, e gosta de muita aventura, ação, magia, diversão e de acompanhar muitos personagens incríveis.

Matheus Alves Carmo 25/04/2024

Um ótimo fim para uma ótima aventura
"? Conhecimento que tenha qualquer valor não pode ser dado. Deve ser procurado e conquistado.[...]" (Pág. 116)

Um final satisfatório

Esse livro marca o fim da trilogia dAs Crônicas dos Kane, e nos tras a conclusão da história dos dois irmãos. Demorei um pouco a fazer a resenha, mas tentarei lembrar o maximo possivel de detalhes.

Riordan tem im estilo bem característico nas suas histórias com semideuses, em uma dinâmica de sidequests e recompensas, as quais vao ser usadas para compor o panorama geral, como um grande quebra cabeças. Nessa trilogia, foi implementado mais de um ponto de vista (usado tbm em Herois do Olimpo), e isso trouxe também suas dinâmicas.

Gosto do desenvolvimento dos personagens, entendendo que é um livro infantojuvenil, e vai contar com alguns exageros e emoções que talvez pareçam caricatos. É necessario aceitar isso pra seguir de bem com a história. Os personagens principais tem bons momentos, e alguns dos coadjuvantes também.

A história tras um bom encerramento pra saga, não vi nada que fosse incoerente, nem achei apressada. O ritmo das missões secundárias é muito bom, e os acontecimentos fazem sentido e se conectam bem. É um universo muito bom, e gostaria de ler ainda mais dele, e se torna melhor por ser compartilhado com os outros livros do autor.

estantedogabs 25/04/2024

Não senti a mesma conexão com os personagens que rolou no segundo livro, mas esse terceiro é mais um exemplo tô talento pra escrita do Tio Rick. O bom humor típico, a dinâmica dos irmãos segue muito bem trabalhada e amadurecida e agora um fato: o cara sabe fazer um final eletrizante como ninguém!

daisiestars 18/04/2024

"As portas da Casa do Brooklyn estão abertas."
Definitivamente, As Crônicas dos Kane merece mais reconhecimento. É uma trilogia maravilhosa, e te introduz a mitologia egípcia. Os personagens são incríveis, principalmente Carter e Sadie, que narram a história. Adoro a sensibilidade do Carter e o senso de humor de Sadie, que se revelam ao decorrer dos capítulos. Gostei muito do enredo, e acredito que essa trilogia tenha me ensinado bastante (não só sobre mitologias, mas também sobre atitudes e perspectivas).
Os livros falam sobre amizade, perda, confiança, e principalmente sobre o amor. Além disso, aborda assuntos envolvendo orgulho e intenções, trazendo reflexões sobre os laços que desenvolvemos ao longo da vida. Claro que não podemos descartar todas as cenas engraçadas e fofas, que trazem um quentinho no coração e um sorriso naquele dia ruim. Não vejo a hora de explorar os outros livros do tio Rick! Que o Maat os proteja.
gomesannaju 18/04/2024minha estante
Faço das suas palavras, as minhas! Essa saga merece muito mais reconhecimento.

daisiestars 19/04/2024minha estante
A experiência de ler essa trilogia é incrível!!

Alexandre.Melo 10/04/2024

Final maravilhoso para a saga, deixando um gosto de que vem mais por aí. Cada personagem recebeu um desfecho, sem deixar pontas soltas, como é de costume de Riordan.

hianzito 07/04/2024

E temos o melhor da saga
Esse livro é facilmente o melhor de CDK e um dos melhores livros de encerramento do Rick. Finaliza a saga com maestria em uma escrita leve e empolgante.

max ? || cr: hdo5 04/04/2024

Melhor da saga
Admito que me decepcionei um pouco com trono de fogo porque ouvi que era o melhor da saga, mas definitivamente é Sombra da Serpente!!

l3xxxi 04/04/2024

Uma viagem ao Egito antigo
Estava apenas relendo esta saga para poder ler as próximas que até hoje nunca li (desculpa Riordan), mas adoro a felicidade que essa saga curta me trás.
Sadie e Carter são irritantemente perfeitos um pro outros, são irmãos que se apoiam e se perturbam. Gosto do desenvolvimento deles e da relação com todos os outros.
Não vou mentir que sentirei saudades do nomo, dos deuses e da loucura deles.

Biemoraes 03/04/2024

Amei tudo!
Dos três livros d?As Crônicas dos Kane, esse foi o meu favorito!

Do início ao fim, cada parte foi emocionante, relembrando minhas leituras da adolescência!

Me identifiquei com a Cleo e sou apaixonada pelo Anúbis ?? (que final fofoooo ??)!

Enfim, recomendo a leitura! ??

bryangy80 03/04/2024

Um final digno para a trilogia egípcia
Com o ultimo livro das Crônicas dos Kane temos do desfecho de toda a historia, e eu falo sem medo, essa trilogia é perfeita! E digo mais, acho que a trilogia é muito mais bem planejada que a saga Percy Jackson. PJ não é ruim, mas por muitas vezes encontramos erros de continuidade e de planejamento. As Crônicas dos Kane faz tudo com perfeição, explicando como funciona esse mundo nos melhores momentos e criando ambientes incríveis.
4/5

mayuy 01/04/2024

A Sombra da Serpente ?
"A Sombra da Serpente" é o terceiro e último livro da série "As Crônicas dos Kane". A narrativa se desenrola em ritmo acelerado, com uma mistura habilidosa de humor, ação e suspense. Os personagens principais continuam a crescer e se desenvolver, enfrentando não apenas inimigos externos, mas também seus próprios desafios pessoais e dilemas morais.
Acho que o meu maior "problema com o livro é o ritmo dele, fiquei com a impressão que o autor só queria acabar o livro o mais rápido possível, tirando isso eu gostei da finalização da história. Com certeza deveria ter lido mais nova, teria amado muito mais.