A Civilização do Ocidente Medieval

A Civilização do Ocidente Medieval Jacques Le Goff

Resenhas - A Civilização do Ocidente Medieval

Lidosdasu 13/12/2023

Le Goff é um pai
Realizei essa leitura em um grupo de estudos e ela cumpre o que propõe e muito mais.
O Le goff faz um geral muito bem construído com tópicos que conversam entre si, ele faz uma escolha de assuntos, então alguns acontecimentos ele apenas cita, o que não é uma crítica.
Algumas discussões do Le Goff são a frente do tempo em que ele escreveu o livro e eu acho isso simplesmente incrível, coisas que outros historiadores só iriam discutir anos depois.
Ele consegue transmitir e desmistificar muitas coisas da idade média e de uma forma muitas vezes poética.
É com certeza uma ótima leitura. Aprendi bastante.

Lucas1429 24/11/2023

Passei raiva lendo, mas é muito bom
Le Goff, por mais que hoje esteja datado, em sua época sua obra revolucionou a historiografia e como o mundo via a idade média.

Apolo.Lima 17/08/2022

Jacques Le Goff apresenta essa obra fantástica desmontadora das duas lendas que cercam a idade média: a "idade das trevas" e a "idade da luz". Como toda história, ela deve ser compreendia não apenas a partir dos documentos históricos, mas em conjunto com as ciências sociais, as ciências econômicas, a política, a arte e a literatura. Um bom livro introdutório ao estudo do medievo.

Breno 08/05/2022

livro essencial para qualquer pessoa que queira estudar a idade média. Jacques Le Goff narra o saber, usos, costumes, religiões, culturas da Idade Média, destruindo o Pré-Conceito usual de "Idade das Trevas"

Caroline.Sandin 18/09/2021

Mais um dos estudos de história , de um período que me fascina talvez pela falta de informação correta . Leitura simples , muita informação que requer atenção . Bom pra criar uma base de conhecimento sobre a época , preparando para um estudo mais aprofundado

Luiz.Goulart 15/09/2021

A Idade Média é um barato
Livro de Jacques Le Goff, um dos maiores medievalistas do mundo e traduzido em mais de 20 países. É um dos livros mais importantes sobre a Idade Média e trata dos principais aspectos daquele período como os religiosos, políticos, econômicos e sociais do ocidente medieval. Para quem gosta dessa parte da História (eu adoro), é um livro essencial e saboroso.

Gerônimo 18/11/2020

O livro é excelente. O autor tenta passar o "sentimento", o "feeling" da idade média e, pra isso, ele utiliza diversos exemplos de citações, histórias e acontecimentos. É possível passar a vida inteira pesquisando o que é citado nesse livro, tamanho o volume de informações.

Shaftiel 21/08/2009

Jacques Le Goff é um dos maiores historiadores do nosso século. Difícil encontrar alguém que entenda mais de história medieval que ele. A obra desse autor é sem dúvida uma das melhores que você vai encontrar se quiser aprender sobre esse tempo, o meu predileto, ainda mais quando se trata de cavalaria.

A Civilização do Ocidente Medieval é um trabalho impressionante em que Lê Goff discorre continuamente sobre os séculos da Idade Média, falando do desenvolvimento político, econômico, religioso e terminando com a mentalidade do homem medieval. A leitura não é difícil, mas exige atenção, pois os detalhes não param de aparecer. As informações surgem consecutivamente, com algumas ligações que o leitor deve saber prender e selar para perceber todo o valor da obra e realmente acumular o que está no texto.

As análises de Le Goff são as de um verdadeiro historiador, sem dúvida. O leitor nunca será pego por anacronismos, recalques ou informações tendências para respaldar crenças próprias. Aqui há uma análise fria, porém bonita, do que foi o tempo medieval.

Você pode estar se perguntando então: Por que ele deu nota 4 sendo que falou tão bem do livro? Respondo facilmente. A nota 4 aparece porque o livro todo parece ter escrito de cabeça pelo Le Goff, como se fosse uma compilação da obra dele. É como se dissessem para ele: Le Goff, senta aí e escreve um resumão da Idade Média para gente. Ele sentou e escreveu tudo de cabeça. Atenção! Isso não é uma crítica negativa quando se trata do Le Goff. Estamos falando aqui do Le Goff! A nota 4 dele é superior a de qualquer outra nota 4 e só é 4 aqui porque todas as outras obras dele são melhores e mais completas.

Em suma, é um bom livro para se começar a entender a história medieval sem ser por esses pseudo-historiadores que têm surgido, sempre ávidos a usar a história para fundamentar suas próprias crenças. Antes de ler esse livro, também recomendo A Idade Média: O Nascimento do Ocidente, do Hilário Franco Jr. Apesar das críticas que já ouvi sobre ele, ainda considero um dos melhores livros para introdução à Idade Média. É escrito por um historiador que conseguiu vencer na Academia, a despeito do preconceito que a maioria dos historiadores brasileiros têm pelo estudo da história medieval e antiga.
Julião 27/04/2012minha estante
Rapaz, dê logo a nota 5 que o Le Goff merece.

História Nerd 04/07/2018minha estante
Le Goff é sinônimo de qualidade!

Henrique 10/07/2009

O Ocidente Medieval
Na introdução do livro Le Goff explica que centralizou seu trabalho na Idade Média Central, isto é, nos séculos 10 a 13 d.C. um momento de escolhas e decisivo para Europa Ocidental. Esse tempo viu nascer à cidade medieval diferente das cidades antigas, o arranque da economia monetária, as inovações tecnológicas que influenciaram o crescimento rural, o artesanato pré-industrial e a construção em larga escala.

A fabricação de relógios e bússolas marca o tempo e a distância. A Igreja exerce sua influência criando uma doutrina nova “o Purgatório”.

Um tempo de violência, fome, temor religioso e lutas sociais.

O começo fala sobre a instalação dos bárbaros, o autor fala dos grupos como Normandos, Lombardos, Visigodos e outros que começam a desestabilizar o Império Romano que começa seu fascelamento apartir do 3°séc., pois as classes mais pobres de Roma prefere o domínio dos bárbaros do que a exploração das classes dominantes romanas, então com isso a resistência é quase uma entrega voluntária a esses novos conquistadores que vivem numa guerra constante sem uma liderança máxima até o inicio do Império Huno de Atila e no séc. 7° o aparecimento do Islã criando uma reviravolta no mapa do ocidente.

É importante ressaltar que toda essa crise criada com a devastação econômica, demográfica e social dado às invasões bárbaras, houve definhamento das cidades e uma ruralização forçada com os pequenos submetidos à servidão aos grandes proprietários e um modelo de hereditariedades de profissões e encorajando aos grandes proprietários a fixar nas suas terras colonos.

A Igreja toma lugar de destaque consolidando o primeiro Papa, tomando parte nos conselheiros dos monarcas, e pregam o fim do mundo e que o homem se apegue as coisas espirituais.

No séc. 8º o Ocidente tem o seu poder unificado por Carlos Magno no Império Carolíngio, são o começo com uma organização germânica validada na fidelidade vassala, nos séc. 9º e 10° os povos do Norte entram no cenário, os Normandos nas Ilhas Britânicas e os povos Vikings que saqueiam os trajetos e algumas cidades. Mais o maior problema deste inicio de organização está no conflito interno pelo poder que é continuo e pelas rivalidades econômicas e étnicas que começam a tomar forma e ficam depois por toda história da Europa. Os séc.11º a 13º viram o crescimento populacional com firmamento da agricultura medieval, construção de pequenos diques e fundação de novas aldeias.

A Cristandade se expandiu no Norte e no Leste apesar do Cisma de 1054 em que a Igreja dividiu o Ocidente do Oriente, países que estavam caminhando para o paganismo reforçaram sua fé no Cristianismo. Começaram também as Cruzadas contra o Islamismo e também as rivalidades nacionais nascentes neste período, que acentuava a hostilidades entre Latinos e Gregos. No inicio as cruzadas eram internas trazendo de volta países como a Espanha que havia se tornado islâmica, e depois sim as cruzadas para Jerusalém numa guerra santa contra o Oriente.

A Igreja teve um papel importantíssimo no desenvolvimento do comércio, mudando a mentalidade greco-romana sobre os comerciantes que eram mal vistos pelos senhores feudais, e também serviu de motivador a abertura de seus tesouros guardados no período anterior, pois estava se vivendo escassez de recursos e falta de investimentos.

As cidades que nasceram na Europa e continuam em destaque são na suas maiorias erguidas na época medieval, às cidades antigas tirando Roma perderam seu poderio político econômico e por volta do séc.12º houve a necessidade do cunho de moedas para atender a demanda do comércio que deixou de ser à base de trocas e que mudou seu itinerário fugindo das rotas terrestres inseguras, sujeitos a todo tipo de perigos para rotas marítimas desenvolvendo assim os portos.

Com o renascimento urbano, a educação desenvolve criando os primeiros centros universitários fora da Igreja, o estudo e o ensino viram um oficio e o livro começa a ser difundido.

Nesse tempo a Igreja enfrenta mais uma crise, os Valdenses que são expulsos por serem os mais críticos, a criação da ordem de Francisco de Assis para silenciar as camadas eclesiásticas contra a riqueza do clero, tudo isso, por causa da popularidade alcançada por este grupo de padres. Outros movimentos são calados nas fogueiras e nos tribunais da Santa Inquisição, derrubando cada vez mais a imagem da Igreja e do Papa. Fora as batalhas contra reis ou regiões que aderiam ao paganismo e o islamismo.

Vale lembrar que as revoluções políticas, econômicas e religiosas tiveram seu nascedouro neste período teocêntrico, em que o homem dormia com o medo da ira divina.

No fim o mundo medieval estava deixando o feudalismo clássico e fortalecendo as monarquias, os estados, as nacionalidades, sabendo que estes povos enfrentaram a peste negra uma epidemia que assolou todo o continente europeu.

Sendo que Le Goff é um dos maiores historiadores medievalistas do mundo.