Um Sonho Dentro De Mim

Um Sonho Dentro De Mim Júlio Emílio Braz

Resenhas - Um Sonho Dentro De Mim

Jessica.Cacko 17/09/2023

Um livro que me surpreendeu, tive a sensação de ler um filme de sessão da tarde.

Uma leitura fácil, simples e rápida.

Aqui nos deparamos com uma moça que irá enfrentar algumas dificuldades na vida e uma doença que no passado e até mesmo na atualidade o preconceito ainda vive.

Bruna 09/09/2022

O livro é bem curto, a leitura é fácil e prende. A história pode apresentar gatilhos de machismo, suicídio, preconceito e doenças psicológicas. Gosto muito desse livro, li no fundamental e re li novamente agora mais velha. A leitura é muito necessária, mostra uma realidade que pode acontecer facilmente ao nosso redor. Tem momentos bem tristes e pesados, não recomendo ler quando está com a mente "fraca", mas também mostra um começo de superação.

akame7 14/02/2022

Um livro para educar e refletir
Hiper despretensiosamente peguei esse livro na biblioteca da escola onde eu trabalho e me surpreendi. Que temática sensível e importante. Perfeitamente discutível e aplicável a todos os jovens dentro e fora das salas de aula.

O primeiro amor, uma gravidez na adolescência, um suicídio, uma IST, os preconceitos, tabus e a desinformação da época, mas que se perpetuam até hoje em nossa sociedade, o ambiente familiar onde o pai é extremamente complicado e autoritário e a mãe é submissa...

Enfim, esse livro é um retrato da nossa sociedade que traça o caminho cerceando uma doença que se alastra a cada dia e que por vezes não é levada a sério, principalmente entre os jovens, a aids. Quanta perspicácia a do autor. É uma leitura que educa e que mostra a dureza e os imprevistos da vida. O espectro caótico e amedrontador que nos cerca até a morte. Os altos, mas enfaticamente, os baixos.

Trechos que me tocaram:

"Mais umas linhas cinismo no grande livro da hipocrisia mundial."

"Depois de alguns anos de casamento, acaba o amor e fica alguma coisa que muitas vezes pode ser afeição e, no outras tantas, apenas indiferença."

"Os meus maiores temores de Ana em relação ao casamento nasceram e floresceram à sombra das decepções que a mamãe acumulava diante do casamento dela."

"Muitas vezes, é preferível a solidão aos olhares cheios de curiosidade e as palavras de falsa solidariedade de algumas pessoas."

"Decidi esquecer tudo e fugir da falsa piedade de alguns e da ingratidão de outros tantos. Decidi dar todo o tempo que eu tinha a mim mesma e esquecer todo o resto."

"A felicidade não está no tempo em que a vivemos, mas no que fazemos com o pouco tempo que temos para aproveitá-la. Eu não vou abdicar dessa possibilidade por nada deste mundo."

tícia. 03/08/2021

Didático.
Um bom livro, trata de assuntos necessários: gravidez na adolescência, dst, preconceitos, etc. Mas ainda sim uma linguagem bonita e tocando. Um lindo livro.

Aline.Rodrigues 10/05/2021

Livro didático
Mais um ótimo livro do Júlio Emílio Braz,na história ele fala sobre gravidez na adolescência,HIV e a superação pra lidar com as adversidades da vida.

Aline.Rodrigues 10/05/2021

Livro didático

Nadíly 04/07/2020

Memorável
Provavelmente meu primeiro contato lá na adolescência com questões sexuais tão delicadas. Foi uma leitura obrigatória do Colégio que me marcou para toda vida e lembro com carinho que na época devorei o livro.

vsc80 24/11/2016

Gravidez com AIDS
Ana tem 17 anos e fica grávida de Rubinho. No entanto, chega a notícia do suicídio dele e através de um bilhete, descobre que ele era portador do HIV.
O livro é fininho, menos de 70 páginas, e dá para ler rapidinho.
Temas abordados: AIDS, gravidez, suicídio, relacionamentos familiares
Natalie Lagedo 24/11/2016minha estante
Que coisa maravilhosa ver este livro na tua estante! Não lembrava que tinha lido há tanto anos, é bem legal.

vsc80 25/11/2016minha estante
É sim, é uma história curtinha e rápida de ser lida, e com uma mensagem de como evitarmos sofrimento com uma doença tão triste que é a AIDS. Se prevenir ainda continua sendo o melhor remédio.

Lana 25/04/2012

Aos 17 anos, Ana engravida de Rubinho e os dois resolvem se casar. Para espanto e desespero de Ana, o rapaz comete suicídio. Ela descobre que ele era aidético e pode tê-la contaminado e ao bebê. No começo, Ana se isola, mas aos poucos as amigas a visitam e solidarizam-se a ela. Ana descobre também um grupo de apoio aos portadores do vírus da AIDS e encontra mais solidariedade e mas amigos. O nenê nasce e, um ano depois, descobre-se que ele não tem o vírus da AIDS. Ana continua levando a vida com otimismo.

viniicius 21/09/2011

um sonho dentro de mim
É a historia de uma menina de 17 anos,ela tinha um namorado chamado Rubinho um dia ela ficou gravida,mais seus pais não sabiam,um dia ela decidiu se abrir com seus pais,seus pais aceitaram.A garota estava comprando o enxoval de bebe de seu filho com suas amigas muito alegre contente,quando ela voltou para sua casa sua mãe estava muito triste chamou sua filha e disse o Rubinho esta morto.A garota foi desesperada desacreditando o fato para casa dos pais de seu namorado.Quando chegou disseram para ela que era verdade,Rubinho tinha se suicidado.Há disseram que ela havia se matado porque tinha contraído o vírus da aids.Ela foi fazer os exames para ver se tinha contraído o vírus também,a resposta foi dada ela tinha aids.O namorado de uma amiga a recomendou uma instituição que um amigo dele participava pois ele também tinha o vírus no final da história a menina e o cara ficaram juntos o filho da garota nasceu bem.
MINHA OPINIÃO.
Eu recomendo o pois ele diz que aids mata mais como é preciso ter esperança para passar por essas fases ruins da vida.
EU RECOMENDO O LIVRO
VINÍCIUS ANDERS

viniicius 21/09/2011minha estante
prof. eu fiz a resenha sabado é q eu entrei na resenha ai eu coloquei em enviar por isso q ta dia 21 do 9 mais eu fiz sabado

Prof. Angélica Zanin 01/10/2011minha estante
Valeu, Vi. Gostei, viu!

Isabella. o. f 18/09/2011

"Um Sonho Dentro de Mim"- Isabella Franco 8° ano V.
Esse livro conta a história de uma garota chamada Ana que engravida com 17 anos, ela e seu namorado Rubinho estavam felizes com a gravidez, até que Rubinho se mata porque descobre que é portador da IDS.
Ana faz os exames e descobre que adquiriu o vírus, ela e seus pais ficam desolados, Ana fica muito depressiva porque alguns amigos rejeitam ela, a família se afasta etc.
Mas algumas amigas resolvem aparecer e animar Ana, elas indicam um grupo de portadores do vírus HIV e depois de um tempo Ana resolve frequentar, lá ela conhece Fabiano, e eles começam a namorar.
O Filho de Ana nasce, completa um ano, e ela aprende a conviver com a IDS.

Opinião:
Eu gostei muito desse livro pois fala muito sobre a IDS e mostra outros pontos de vista da doença, além de mostrar como a garota vive com isso.
Gostei muito do livro ser pequeno e abordar tantos assuntos importantes e polêmicos, não é aquele livro que cansa de ler, ele é surpreendente até o fim, e como é pequeno, é rápido de ler.

Prof. Angélica Zanin 01/10/2011minha estante
Valeu, linda!

giulia 18/09/2011

Um Sonho Dentro de Mim
Eu gostei muito desse livro pois ele conta sobre a realidade dos dias de hoje , e ajuda a alertar os adolescentes sobre os perigos da gravidez na adolescência e como lidar com ele.