A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Laize 29/05/2024

Ambição!
A história gira em torno de Guiomar, Estevão, Luís e Jorge.

Todos eles se encantam pela moça de maneiras distintas.

Recomendo!

Nath @biscoito.esperto 22/05/2024

"A mão e a luva" (1874) foi o segundo romance publicado pelo autor. O livro narra a complexa escolha do futuro marido de Guiomar. Será que ela ficará com o apaixonado Estevão? Será que aceitará se casar com Jorge, o preferido de sua tia? Ou se entregará ao sério advogado Luís? O mais interessante deste livro, na minha opinião, é o perfil psicológico muito bem trabalho da protagonista Guiomar. Ela sabe o que quer e é uma personagem feminina extremamente única (considerando que era um momento histórico em que homens escreviam sempre as mesmas heroínas sob a ótica machista).

site: www.nathlambert.blogspot.com

LKkk 07/05/2024

A protagonista é muito bem escrita, existe uma crítica muito bem "escondida", é o livro mais fácil de ler do machado (na minha humilde opinião), incrível, o Estevão (que é um dos personagens) é muito suicida, chega a ser cômico
Adorei.

Alice Vilhena 30/04/2024

?Não igualava, decerto, os dois pretendentes; um era simplesmente trivial, outro sentimental apenas; mas nenhum deles capaz de criar por si só o seu destino.?

Mareufq 27/04/2024

Olhos amantes deliciam-se com letras namoradas.
Morre-se. Quem não padece estas dores não as pode avaliar. O golpe foi profundo, e o meu coração é pusilânime; por mais aborrecível que pareça a ideia da morte, pior, muito pior do que ela, é a de viver. Ah! Tu não sabes o que isto é?

A natureza tem suas leis imperiosas: O homem, ser complexo, vive não só do que ama, mas também (força é dizê-lo) do que come!

Fabricio.Fracaro 22/04/2024

A Mão e a Luva
Primeiramente, como é delicioso ler Machado de Assis, quando já se acostuma com sua forma de escrita cada página se torna um deleite, é viajar no tempo em que se nem era vivo e mesmo assim encontrar um passado que perece ser você o dono.
Mas vamos falar do livro, uma história curtinha com 4 personagens, e mesmo assim é formidável como cada um é descrito e construído, para mim eles são completos e as 2 personagens coadjuvantes também são bem descritas.
A forma como Machado foi narrador desta história também vale ser dito, quebrando a parede entre ele e o leitor foi algo muito bom.
Para mim o que mais me chamou a atenção foi Guiomar, quando lemos um livro de 1800 e pouco imaginamos que toda mulher deve ser romântica, viver em sonhos, mas ela é uma personagem calculista, porém não fria e sem sentimentos, com sentimentos sim mas nunca deixando a razão de lado e isto faz um personagem muito humano e real, uma pessoa que ama mas também pensa sempre e si, para mim romances sempre foi algo que não gosto de ler, por ser sempre aquele romântico como é Estevão, a pessoa que morre de amor e deixa seus sentimentos o leva-lo aonde quiser.
Então cada personagem neste livro é completamente diferente um do outro cada qual vive o sentimento e razão de um forma única, e todos na mesma trama, um livro que vale muito a leitura.

Fabricio.Fracaro 22/04/2024

Lívia 21/04/2024

Legal
A história não me agradou tanto. Quanto mais curta a história do Machado de Assis, menos eu gosto. Não sei se é por ser do romantismo ou sei lá o quê, mas achei muito direta, sem acontecimentos maiores. Fora que não gostei muito de ninguém kk

Aninha 12/04/2024

" A Mão e a Luva" é um romance escrito por Machado de Assis e publicado em 1874. A história gira em torno de três personagens principais: Guiomar, Estêvão e Jorge. O enredo aborda temas como amor, ambição, moralidade e a busca por status social na sociedade carioca do século XIX.

A trama se desenvolve em torno do triângulo amoroso formado por Guiomar, uma jovem bela e ambiciosa, Estêvão, um rapaz romântico e idealista, e Jorge, um homem ambicioso em busca de ascensão social. A narrativa explora as relações complexas entre esses personagens, revelando suas motivações, desejos e conflitos.

ivystrs 07/04/2024

Leitura boa, bem fluída e rápida de ler. Li sem saber da história do livro e não esperava esse final, mas foi o melhor que poderia ter tido

Mariany.M 07/04/2024

Acho q agora sei q livros do romantismo Brasileiro não é pra mim kakamakka o romance é muito emocionado, sem a emoção q geralmente eu gosto de ler, o livro inteiro foca só nisso, sem voltas na história. Não diria q é um livro ruim, pq nao foi uma leitura ruim, tirando a linguagem q Deus me livre. Consegui ler o livro até o prazo e isso q importa

LeandroCastro88 06/04/2024

Certeiro
Mando tem uma escrita tão envolvente. Acho que no fim das contas a guiomar acertou. Um pretendente era um camarada chato de galocha. Quase um pedinte. Quem quer se casar com alguém que vive rastejando aos seus pés de forma humilhante? O outro era um esquisitão que parecia não fazer as coisas por vontade própria. Era completamente sem graça. O escolhido era seguro de si, engraçado e levava uma vida leve. No fim das contas, a estrategista guiomar foi no óbvio.