Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

Othon.Carpe 27/09/2023

Cinco Minutos" é uma novela escrita por José de Alencar, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira do século XIX. Publicado em 1856, este romance se destaca por sua abordagem sobre temas como o amor, a sociedade e a busca pela identidade.

ther 11/09/2023

Romantismo
ótimo conto do romantismo nacional, li por um trabalho e é bem necessário a descoberta dessas obras de literatura.

utasaan 21/08/2023

Um livro verde
Como este é o primeiro livro de José de Alencar ele ainda está verde, mostrando sinais de que irá evoluir (por sinal em "A Viuvinha" já é perceptível uma certa evolução) mas achei extremamente monótono. Amo livros da escola literária romantismo mas esse não me desceu de jeito algum.
beca 17/09/2023minha estante
Nossa, eu me apaixonei por este aqui, acho muito diferente de "Senhora", mas tão gostoso quanto.

Instagram: @leitor_eduardo 20/08/2023

Cinco Minutos
- Título: #CincoMinutos
- Autor: #JoséDeAlencar
- Ano: 1856
- Nota: ?????

"Cinco Minutos" é um conto escrito pelo renomado autor brasileiro José de Alencar, que faz parte de sua coletânea de contos intitulada "Cinco Minutos e outros contos". Publicado pela primeira vez em 1856, o conto apresenta características marcantes do romantismo brasileiro, explorando temas como o amor, a fugacidade do tempo e a intensidade das emoções.

A história narra o encontro entre uma jovem e bela mulher, Carlota, e um estudante de medicina que está prestes a fazer uma viagem. O título "Cinco Minutos" faz referência ao breve período de tempo que os personagens têm para conversar antes da partida do jovem. Durante esses minutos preciosos, eles compartilham um diálogo repleto de sentimentos, revelando suas emoções mais profundas e íntimas.

A narrativa é permeada por um tom melancólico e uma atmosfera nostálgica, típicos das obras românticas. José de Alencar habilmente explora as emoções humanas, retratando a intensidade do amor em um espaço de tempo tão curto. Através das palavras trocadas entre os personagens, o autor captura a efemeridade da vida e do amor, ressaltando como momentos preciosos podem ser vividos em questão de minutos, deixando uma marca eterna na memória.

A história destaca o poder das palavras e a profundidade dos sentimentos, mesmo em um curto espaço de tempo. Com sua poesia e profundidade emocional, o conto continua a ser apreciado como uma obra literária que captura a essência do romantismo brasileiro.

Laya3740 15/08/2023

Resenha do livro Cinco Minutos- José de Alencar
A obra Cinco minutos, da autoria de José de Alencar é narrado em formato de carta direcionada para sua prima, a história se inicia quando um rapaz se atrasa cinco minutos para pegar seu ônibus então tem que esperar o próximo, ao pegar o ônibus ele se senta do lado de uma moça que não é possível ver o rosto, o jovem ficar encantado por ela, mas algumas perguntas se geram em seu pensamento: será que és bela? Quem es essa moça que me deixou perdidamente apaixonado?
Após fortes emoções no ônibus se inicia uma busca intensa atrás de seu amor, e de respostas para suas perguntas, mas infelizmente falha miseravelmente, então resolve arejar seus pensando em bailes e teatros, frustrado e chateado com a situação aliás com muita razão, quem gosta de perder o seu amor? Pegou suas mágoas e seu cavalo e partiu sem destino.
Esta história conta com emoções intensas que o autor deixa muito claro ao longo da narrativa, drama, saudade, idealização da mulher, com direito a loucuras de amor, será que ele conseguiu encontrá-la? Será que seu amor foi recíproco? Será que es bela? Para você conseguir descobrir o que acontece neste lindo livro romântico, você pode lê-lo, mas prestes atenção ele é cheio de detalhes que fazem toda a diferença.

Laura.Barreiros 10/08/2023

Que escrita linda
É tão bom quando você não dá nada por um livro e é surpreendida.
Esse livro foi leitura obrigatória da minha escola, especificamente Cinco Minutos, no entanto, depois de um tanto de enrolação, decidi ler o livro todo de uma vez.
Confesso que não estava com muitas expectativas, mas o ingênuo pensamento de que a D..., para quem o eu-lírico direciona as cartas, seria a tal da Viuvinha.
Durante a leitura, tive a necessidade de parar para comentar com os meus amigos o quão linda é a escrita do José de Alencar, que não pude apreciar com a devida atenção na leitura da primeira parte da obra devido a situação de obrigatoriedade.
Que magnífica descrição de cena, de emoções.
Um ótimo livro, de fato um romancista.

Lelê 08/08/2023

Maravilhoso.
José Alencar foi simplesmente perfeito quando fez esse livro. Experiência arrebatadora! O amor verdadeiro e como ele foi representado nessa história faz com que sintamos esse sentimento ao ler essa tão romântica história.

Mari Uchôa 06/08/2023

A viuvinha
É uma leitura bastante rápida, mas eu achei bem agradável. As características da sociedade da época aparecem de maneira forte, valorizando a fidelidade, trabalho, honra. Também achei que a culpa é um sentimento bem presente entre o casal principal.
Indico a leitura para quem estiver com vontade, ou obrigação no caso dos alunos de ensino médio, em entender melhor a fase do romantismo e/ou os valores e visão da sociedade da época. Não é uma leitura cansativa e achei uma boa distração.

Thayna283 27/07/2023

Interessante
É um livro interessante e a leitura é bem rápida. É um clássico romance e apesar de esse não ser meu gênero preferido a leitura foi muito leve e a história dos dois é fofinha.

Tofuuu 23/07/2023

Non ti scordar di me.
Um dos livros mais lindos que já li na vida, há diversas passagens sublimes, praticamente poéticas!
É bem breve e dinâmico, nada cansativo.
A linguagem também é de fácil entendimento.
Devorei em um domingo preguiçoso, ansiosa para descobrir o desfecho da história de amor.

"Ele não tem ciúmes de minhas flores, nem podia ter, porque sabe que só quando seus olhos não me procuram é que vou visitá-las e pedir-lhes que me ensinem a fazer-me bela para agradá-lo". ??

Lou 18/07/2023

Non ti scordar di me... ??
Sobre o livro, eu me apaixonei por tudo, personagens, enredo, escrita, tudo! principalmente as magníficas citações dele. Ele é um livro tão curtinho e bom de ler, a história é cativante e flui naturalmente, tanto que se tornou um dos meus livros favoritos! Sem dúvidas, José de Alencar é um autor excepcionalmente brilhante!
Eu li ele lá em Abril, e foi bem aleatório como aconteceu KKKKKK
Comecei a ler por causa da apresentação de um trabalho, levei o livro como exemplo de uma das obras de José de Alencar e deixei dentro da mochila (era um livro que desde que tinha achado nas coisas de meu pai, tinha uma vontade enorme de ler), nesse dia, tive a sorte de ter aula vaga, e na brincadeira, disse aos colegas de sala que ia começar a ler o livro pra eles KKKKKKKK somos uma turma pequena e até que bem unida, então ficou por isso mesmo. Todo mundo se conectou a história, e todo dia eu levava o livro pra poder ler um pouquinho na sala, li até metade com eles, e o restante em um simples sábado, mas na segunda, contei todo o restante da história pra eles. Uma simples ação se tornou uma coisa muito legal entre a gente, enfim foi o meu pequeno relato KKKKKKKKKKK

Estevão Henik 03/07/2023

Uma enorme mistura de emoções!
Esse livro realmente mudou uma parte importante de mim. Não esperava muito de tão poucas páginas. Me amadureceu e despertou uma vontade grande em conhecer a literatura nacional.

O fato dele ser tão pequeno me fez querer ler sempre mais do que eu achava que iria ler e depois ficava um pouco triste por estar lendo muitas páginas por sessão. Parecia que o final do livro iria ser uma despedida pra mim rs.

Wylarii 01/07/2023

Resenha Cinco Minutos
Muitos podem até não gostar desse livro ou achá-lo chato, mas eu amei a história toda em si, acho que o charme do livro foi o protagonista masculino sempre em busca da mulher do trem.
Algum dia lerei novamente ?

Hendrya 21/06/2023

Cinco minutos
Gostei bastante da escrita, da história em si bem como o enredo cativante que se passa os personagens. Considerei uma obra vívida e dinâmica de leitura, durante o texto consegui imaginar tudo o que acontecia, o cenário, o diálogo dos personagens. Provavelmente, lerei outras obras do autor com certeza.