Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

layhnrqs 21/05/2023

Curto e lindo!
"Desta pequena causa, desse grão de areia, nasceu a minha felicidade; dele podia resultar a minha desgraça. Se tivesse sido pontual como um inglês, não teria tido uma paixão nem feito uma viagem; mas, ainda hoje, estaria perdendo o meu tempo a passear pela rua do Ouvidor e a ouvir falar de política e teatro."

Primeiro romance do escritor cearence, José de Alencar, publicado em 1856, que apesar de ser um livro curto, possui um desenvolvimento incrível do início ao fim. Com uma história de amor cheia de idealizações, renúncias, provas e desejos. E com uma metáfora linda sobre a teoria do caos mesclada ao romantismo. Se não fosse os 5 minutos de atraso, ele não tinha vivenciado tudo isso com Carlota.

Cenourinhablink 20/05/2023

" Li" por causa da escola , por isso não foi tão legal . Só tenho a dizer que fiquei espantada como o cara era stalker , e que se não fosse pela época seria muito estranho

Maria6367 17/05/2023

Non ti scodar di me!
Bom, eu li esse livro pela escola e confesso estar muito grata pela experiência!
5 minutos foi meu primeiro contato com um clássico e eu acabei gostando bastante! Mas infelizmente não posso dizer o mesmo de A viuvinha.
Ambas histórias vão contar romances (malucos), que acabam se interligando, mas você só vai saber como se ler!
Eu particularmente sou apaixonada pela beleza da língua portuguesa e amei poder ter a experiência de ler esses livros e estar cara a cara com nossa língua de uma maneira bem mais complexa e desafiadora!
A leitura é realmente difícil e até um pouco arrastada, mas vale sim muito a pena!
Eu não sei muito bem o que falar sobre as histórias e por isso essa resenha é muito sobre a minha experiência do que sobre a história de fato.
Para mim 5 minutos é um livro 3 estrelas e A viuvinha 2, então tentei fazer uma média.
5 minutos tem uma parte extremamente arrastada que me deixou até um pouco entediada, e em a viuvinha eu estava entediada o tempo todo! Mas a ideia é muito interessante.
Acho que isso é tudo, no fim eu acabei tendo vontade de ler outros clássicos também!
?????

By a lady 14/05/2023

O melhor de José de Alencar
Sempre que fico desesperançosa ao observar os relacionamentos hoje em dia, eu pego pra reler esse romance maravilhoso que me conquistou na adolescência. É o tipo de história te deixa encantada com tanto romantismo, além de ser muito gostoso e leve de ler.

Os diálogos são belos, o amor entre os personagens é do mais puro e sincero, no qual ambos aceitam qualquer sacrifício se for preciso ser feito. Enfim, eu adoro cinco minutos!

Non ti scordar di me ?

Lizzy0 13/05/2023

JOSÉ DE ALENCAR, OBRIGADAA
Primeiro queria agradecer a minha professora por passar um trabalho sobre biografia dos autores e obrigado meu orientador por ter sorteado um dos melhores autores(antigos) que ja vi para eu fazer o trabalho. Mds que história linda, acho que seria mais um conto por ser "curto" mas é incrível. Eu simplesmente amo como ele demonstra carinho por ela mesmo não a conhecendo, me confundi algumas vezes pela escrita, por ser "diferente" de hoje em dia, a escrita e rápida e suave, acho lindo a história toda. Amei tanto. Espero ler mais obra dele pq essa foi incrível!!.

mirai0 12/05/2023

Maio 2023
Non ti scordar di me.

Não esperava uma história tão bonita e emocionante.
Comecei sem dar nada pelo livro (na verdade, já punha um pouco de espectativa porque o José de Alencar é bom na escrita), mas não esperava ser tão romântico, tão emocionante e de fato tão bonito.
É um amor misturado com melancolia e esperança, talvez o balanço perfeito dessas três coisas.
Adorei o livro e recomendo muito! Realmente, é incrível como você consegue encontrar uma grande história em um livro tão pequeno.

Mylenarg 04/05/2023

Um livro pequeno, mas mt amplo no quesito de bom!
Eu já tinha tentado ler José de Alencar duas vezes e falhei nas duas, fiquei inclusive com receio de tentar novamente.. e estou agradecida eternamente a mim mesma por ter insistido.. quando tentei ler José de Alencar antes, eu senti muita dificuldade pra compreender a cena em si, mas agora percebi q o problema é q as tentativas q fiz foi através do Kindle(app no celular), e essa é a questão, eu não gosto de livros digitais, e ler um clássico desconhecido através do Kindle foi forçar a barra!!
Quando vi esse livro em um sebo literário da minha cidade, eu entendi que deveria tentar novamente, porém, de forma física e pimbaaa.. o livro começou a me prender desde a primeira página!!!!!!desde então eu não consegui mais largar, a leitura simplesmente fluiu, e eu achei super fácil, gostosa e envolvente.

No início do livro me diverti horrores ao ponto de gargalhar com o livro na mão.. a leitura começa com o protagonista perdendo seu ônibus, e por causa de cinco minutos de atraso, ele acabou conhecendo o amor de sua vida.. eu fiquei super feliz com o desfecho da primeira história e o final feliz da Carlota. A segunda história achei mais intensa e chocante, o livro retrata o tempo todo aquele amor apaixonado dos tempos de antigamente, em q fazia-se tudo pela pessoa amada, diferente de grande porcentagem dos amores contemporâneos q são bem superficiais.
Eu não podia deixar de favoritar essa obra com poucas páginas mas bem intensa, e uma observação que fica é que: Quero muito mais de José de Alencar. ??

Danda.Rombesso 26/04/2023

?Non ti scordar di mi!?
Confesso que achei que o livro seria chato, porém, por mais que seja um pouco mais complexa do que dos dias atuais, a escrita anda de uma forma boa e a história é bem estruturada, com um certo excesso de romance, esperado pela época que se passa, porém que acaba sendo um pouco cansativo. Recomendo o livro, principalmente pois explícita bem como eram algumas das obras do romantismo e o exagero de sentimentos nele habituado, portanto a obra é boa para um entendimento do movimento artístico da época e para servir como um bom passatempo, curto e intrigante.

Gabriela2336 09/04/2023

Li pela escola e achei excelente
Escrita por um importante autor da literatura nacional, esta obra trata do amor apaixonado, pois ele foi um pioneiro na tentativa de construir uma autêntica cultura brasileira, nesse cenário o início da história é causado por um atraso de cinco minutos e o protagonista perde o ônibus das 18h.
quando o jovem embarca no ônibus das 19h, ele se surpreende ao encontrar uma mulher com um véu preto sentada ao lado dele e um caso começa entre eles, Inesperadamente, a moça se levanta para descer e a única informação que dá ao homem é ?Non ti scordar di me!?, frase que é um fio condutor de toda a trama.
como resultado os amantes iniciam sua jornada em busca de sua amada, este elemento é emocionante porque nos aventuramos em caminhos diferentes apenas para realizar o amor incerto.
essa busca vai chocar as pessoas de hoje que vivem e superam relacionamentos incertos, por isso vale se permitir ser amado mostrando que esse sentimento pode derrubar barreiras, como todos sabemos o livro foi escrito há mais de um século, mas os leitores mais críticos podem identificar os tabus, as superficialidades e a falta de sentido que ainda prevalece na sociedade atual.
você notará que ele está exposto em alguns lugares, por fim, entre isso, as questões femininas e a pergunta "o corpo humano é realmente mais importante do que as boas qualidades?"

Joyce240 08/04/2023

Tô sem criatividade
Li por causa de um trabalho escolar, gostei mais do que pensei que gostaria. Achei o romance dramático, mas tenho certeza que tinha a dose certa de romantismo para a época.

Luana956 08/04/2023

Muito bom adorei a escrita muito romantico unica coisa que nao gostei foi o fud1do ter matado o cavalo assim de graça sabe meio lele da cuca mas legal a historia dois doido se amando
Julia2251 24/04/2023minha estante
JustiçA pelo cavalo