Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

Lelê 16/03/2024

"Tudo isto sucedeu porque me atrasei cinco minutos."
Que leitura boa? rápida e que prende a atenção fácil, fácil. Não sou muito de ler livros nacionais, mas esse em específico me deixou presa, literalmente. O amor genuíno e recíproco dos dois é lindo? isso que eu chamo de reciprocidade, independente das circunstâncias.

Carlota, você tem o meu coração!
Moço que deu sua vida por Carlota, tens o meu respeito!

Leticia 12/03/2024

"Pensava que devia haver no universo algum lugar desconhecido, algum canto de terraainda puro do hálito do homem, onde a natureza virgem conservaria o perfume dos primeirostempos da criação e o contato das mãos de Deus quando a formara."

Lucas1429 11/03/2024

Um livro curto mas que te prende do começo ao fim, um livro que fala sobre o amor, as diferentes formas de encontrá-lo e das suas diferentes formas de se manifestar.

wendymarques 05/03/2024

5 minutos que pode mudar uma vida toda
Um livro sobre tempo e amor, sobre como as coisas precisam acontecer daquele jeito, que tudo tem um motivo, que nem sempre as portas fechadas foram fechadas atoa.
Foi o primeiro livro que eu li na minha vida e embora não lembrasse da história eu nunca esqueci o nome e essa semana um outro livro me inspirou a ir atrás dele de novo e foi ótimo.
A linguagem não é fácil por conta da época, é um livro curtinho mas a leitura não é tão rápida, (pela quantidade de páginas) mas é um livro ótimo. A trama é boa e por isso mesmo que a linguagem antiga não deixe a leitura ser corrente ele te envolve e você quer saber o final, não consegue parar até saber qual vai ser o final da carta.
É um romance em forma de carta, muito gostoso de ler, um clássico de um autor muito bom que sabe colocar em palavras os sentimentos de forma transparente.
Eu amei ler ele a anos atrás e amei mais ainda ler ele agora novamente com outra maturidade. Super recomendo a leitura.

Morena.1950 03/03/2024

Cinco minutos de atraso e sua vida pode mudar por completo.
O livro Cinco minutos, de José de Alencar, te obriga a refletir sobre as possíveis formas de encontrar o Amor. Além de ter uma leitura gostosa, ele é envolvente.

Trechos:

"(...) Se há uma felicidade indefinível em duas almas que ligam sua vida, que se confundem na mesma existência, que só têm um passado e um futuro para ambas, que desde a flor da idade até à velhice caminham juntas para o mesmo horizonte, partilhando os seus prazeres e as suas mágoas, revendo-se uma na outra (...)."

"As almas como as nossas quando se encontram, se reconhecem e se compreendem."

Impossível não amar essa literatura arrebatadora!
Love love ??

Maria 29/02/2024

Tempo tempo tempo tempo
Cinco minutos me faz pensar no tempo. Em como sempre estamos correndo para ter mais tempo e consequentemente perdendo todo esse tempo procurando o tempo. Tive a oportunidade de ler isso na adolescência, no ensino médio. Me marcou pra sempre. Alencar foi gigante nesse aqui..

Carla1359 17/02/2024

"Se eu pudesse fazer outra loucura..."
O livro em si é bem curto, (passei um mês pra ler porque fiquei com pena de acabar ?) e se você não ficar com pena de ler, acaba em uma tarde...
A leitura é um pouco complicada, mas quando você começa a ler mesmo você começa é entender, é assim por causa do vocabulário da época. Para os amantes de romance clássico esse livro é perfeito! Um amor repleto de renúncias, sacrifícios e loucuras. Ele faz tudo por um sombra de mulher, que mal ele sabia o nome.

OBS: Recomendo a partir de 10 anos

Kiki 16/02/2024

Envolvente
José de Alencar conseguiu me envolver na trama, eu simplesmente nao queria parar de ler.
Livro é muito bem escrito!

Charly1 15/02/2024

Meu fim trágico
Ganhei esse livro de um ficante e ele disse que por mim faria o mesmo que o rapaz do livro, fez pela moça, um mês depois a gente nunca mais se falou. por que ele preferiu acreditar nas mentiras de um ex meu! porem a literatura é muito boa, agora possui em especial um pouco do sentimentos que pude sentir e experimentar durante meus tempos louros de paixão!!

Camaradalopes07 08/02/2024

Releitura!
A primeira vez ouvira um áudio book do livro. Desta vez preferi ler o livro e a trama da história e desenvolvimento foi excelente e com algumas reflexões de como era visto na época sobre o romantismo brasileiro. Cada página valeu apena ser lida e encantar com o que há de melhor de nossa literatura.

Joana 02/02/2024

" Non ti scordar di me!..."
Eu fui pega completamente de surpresa por esse livro, não estava esperando absolutamente nada e acabei me surpreendendo.

Bobo e apaixonante, o livro te faz rir e constrói um rapaz tão amável que te impede de largar a leitura. Muito fofo.

"Todas as minhas loucuras e os meus sofrimentos foram compensados pelo sorriso de inexprimível gozo com que me acolheu."

"Podia dar-lhe outra resposta mais breve, e dizer-lhe simplesmente que tudo isto sucedeu porque me atrasei cinco minutos...Isto prova que a pontualidade é uma excelente virtude para uma máquina; mas um grave defeito para um homem."

Maria3897 31/01/2024

Belíssimo conto
O José de Alencar escreve de uma forma tão bela que fiquei deslumbrada! Aqui vão alguns trechos que me marcaram:

?Sabe que sou o homem o menos pontual que há neste mundo; entre os meus imensos defeitos e as minhas poucas qualidades, não conto a pontualidade, essa virtude dos reis, e esse mau costume dos ingleses.?
- me identifiquei, infelizmente kdjdk

?O aspecto desta natureza quase virgem, esse céu brilhante, essa luz esplêndida caindo em cascatas de ouro sobre as encostas dos rochedos, serenou-me completamente o espírito.?

?As almas como as nossas quando se encontram, se reconhecem e se compreendem.?

?Se pronunciavam o teu nome diante de mim, corava e na minha perturbação julgava que tinham lido esse nome nos meus olhos ou dentro de minh'alma, onde eu bem sabia que ele estava escrito.?

?Porque para mim o único céu
que hoje me sorri, são teus olhos; o calor que pode me fazer viver, é o do teu seio.?

?Mas o amor não compreende esses cálculos e esses raciocínios próprios da fraqueza humana; criado com uma partícula do fogo divino, ele eleva o homem acima da terra, desprende- o da argila que o envolve, e dá-lhe força para dominar todos os obstáculos, para querer o impossível.?

?A cidade começou a erguer-se do seio das ondas, linda e graciosa, como uma donzela que, recostada sobre um monte de relva, banhasse os pés na corrente límpida de um rio.?

Adma.Maverick 22/01/2024

A Carlota é meio insuportável. tudo bem que ela achava q ia morrer e tal, mas msm assim... se ela sabia que ele ia atrás dela pq ela ficou mudando de cidade o tempo todo? fiquei foi c raiva. o livro é mto bom. amei! beijos José de Alencar ?

Mariana113 10/01/2024

Foi minha primeira vez lendo José de Alencar e eu adorei! Os dois contos são curtos, dinâmicos e com uma escrita linda. São excelentes para quem quer começar a ler os livros do autor.
Felipe1503 10/01/2024minha estante
??????

Maria14000 10/01/2024minha estante
Amo José de Alencar, meu autor brasileiro favorito! Espero que tenha outras boas leituras dos livros dele! ?